Está disponível para download o Thunderbird 8.0

23 Comentários

Provavelmente um dos melhores clientes de e-mail

Apesar de nos últimos tempos terem aparecido outros meios de comunicação entre utilizadores (ex. redes sociais, IMs), o e-mail continua a ser um serviço de excelência e de grande utilidade. Neste segmento, a Google têm apostado forte e são muitas as funcionalidades que disponibiliza num único interface online. No entanto, para quem tem de lidar com muito correio electrónico as aplicações para desktop continuam a ter a sua importância. Acompanhando o lançamento do Firefox 8, a Mozilla lançou também o Thunderbird 8.

thunderbird_00

O Thunderbird é caracterizado por ser um cliente de e-mail bastante leve, ao contrário de outros clientes do tipo. Possui uma interface bastante organizada e limpa e ainda tem suporte para addons.

Principais novidades do Thunderbird 8
  • Baseado no novo motor Mozilla Gecko 8
  • Add-ons de terceiros vêm agora desactivados por omissão
  • Melhorada a acessibilidade e lista de anexos
  • Nova pesquisa e atalhos rápidos para localização

thunderbird_03

Veja aqui todas as novidades

Esta versão traz corrigidas um conjunto de falhas de segurança corrigidas, que foram classificadas como pontos críticos. As falhas deviam-se essencialmente a problema de corrupção de memória RAM e vulnerabilidade que permitiam ataques baseados em XSS (Cross-Site Scripting).

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Thunderbird 8  (Todas as versões)
Homepage: Thunderbird

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Pardinha
    João Pardinha

    Já o uso a muito tempo, e sempre adorei esta aplicação, recomendo vivamente.

  2. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    São hábitos… por acaso gosto mais do windows live mail.

    1. Avatar de João Pardinha
      João Pardinha

      Eu uso o thunderbird, porque posso aceder as minhas 3 contas principais ao mesmo tempo, e tb é possivel usar certificados e assinaturas digitais no mail da empresa, como referiu o Armando.

  3. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Bom dia.

    É possível usar um programa assim sem descarregar os mails para o computador?

    Normalmente uso o Web Browser do Yahoo…

    1. Avatar de Antonio Rocha
      Antonio Rocha

      Não sei se é isto que pretende mas se tiver uma conta GMAIL, pode configurar por IMAP, em que ele replica no PC os mails que tiver no servidor.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Já tive Gmail mas desisti do serviço do serviço. Prefiro o Yahoo. Vou tentar tentar esse IMAP. Obrigado!

    2. Avatar de El Lentinho
      El Lentinho

      Penso que sim. Tem de ser usado o protocolo de recepção imap.

      É só ver as configurações imap do yahoo e colocá-las nas definições da conta no thunderbird.

      Cumps.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Tal como disse antes vou pesquisar sobre o IMAP e ver como é. Muito obrigado!

  4. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Off topic:
    Pessoal, finalmente recebi um convite para o Diaspora, que dizia ser muito melhor que o facebook. Mas pronto, isso foi há um ano atrás, ou assim.
    Acho que já chega um bocado tarde a esta corrida das redes sociais, não? Até a gigante Google está a ter dificuldade em afirmar-se com o G+.

  5. Avatar de Armando
    Armando

    Só para acrescentar que estes programas não têm importância apenas para quem tem de lidar com muito correio electrónico. Quem é titular de certificados e assinaturas digitais muitas vezes só pode usá-los através destas aplicações para desktop.

  6. Avatar de SatoMew
    SatoMew

    Um dia destes tenho de testar o Thunderbird para ver como se porta. A única coisa que não gosto muito é da Mozilla ter exagerado na aplicação do efeito glass no tema da versão para Windows Vista e superior. Ou talvez não seja exagero mas parece-me estranho o tema, especialmente com a barra de menus activada por prédefinição. Sei que se pode desactivar a barra mas um botão principal como o Firefox tem desde a versão 4 seria a solução ideal, a meu ver.

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Sacas outro tema.

      1. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        Eu sei que posso alterar o tema, apenas estava a opinar sobre o prédefinido. Afinal de contas, o utilizador comum que use o Thunderbird poderá não saber dessa possibilidade. Como tal, a experiência de origem é importante para atrair o utilizador ao produto.

  7. Avatar de D@nilo M@thias

    Já esta atualizado!! Já utilizo a tempo, correndo o gmail, hotmail e o da empresa. Recomendo! Juntamente com o ProfilePassword, para criar senha para os diferentes perfis do usuario.

  8. Avatar de José Leite
    José Leite

    Thunderbird 8??Eu já tenho instalado o Earlybird 10(futuro Thunderbird)e está uma bomba.Contudo,o “SatoMew” tem razão,a Mozilla exagerou no aspecto glass.Continua e de que maneira até no Earlybird.O “Ecchin” também tem razão:ontem também recebi um convite da Diaspora para finalmente me juntar a eles,já la vai um ano de espera.O que vos dizer:é muito fraquinha.Não vão por aí,nem queiram.Também pode ser por estar a dar os primeiros passos,mas mesmo assim…E concordo novamente com o “Ecchin” no seguinte:o Google+ não vale nada,nadinha.Vai levar uma tareia do Facebook,ui…

  9. Avatar de Mim
    Mim

    O melhor é a integração do OpenPGP (plug-in: Enigmail) que é muito bom para mensagens encriptadas, que uso com alguns contactos. Para os outros que nem sabem o que é o OpenPGP ou GnuPG ou sequer PGP, aparece lá o cadeado do certificado digital da Comodo ou Verisign conforme a conta que uso. Curiosamente ninguém que eu conheça usa os certificados digitais, embora alguns usem (pouco) o OpenPGP.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      como se criam regras no thunderbird??
      A canonical parece que irá produzir uma espécie de agenda(calendári, tarefas,etc) para integrar no Thunderbird, pois é a maior critica que os utilizadores de Ubuntu fazem relativamente ao Evolution.
      O que achas deste cliente de email actualmente??

      cmps

      1. Avatar de Mim
        Mim

        Eu comecei a usar o Mozilla Thunderbird em 2006, depois de uns anos com o Outlook Express… mas estava sempre a ter problemas de segurança, e em especial problemas com o programa em si.

        O programa para mim é para enviar e receber e-mail’s individuais e personalizados para cada pessoa, logo não sinto a falta do calendário, tarefas e sei lá eu que mais que o Outlook do Microsoft Office tem e faz.

        As regras para classificar e/ ou encaminhar para as pastas, são as únicas que sei que dá para fazer e pode encontrá-las em “Mensagens” > “Criar filtro para o remetente…” (no final da lista).
        Só utilizei uma vez para desviar e-mail’s publicitários directamente para o lixo, mas desde que mudei de serviço de alojamento do meu site, deixei de usar de todo… e para as outras contas, são Gmail que apanha a maioria dos e-mail’s spam, e o resto que não é classificado como spam, defino lá as regras.

        Para o meu caso não faz sentido usar as regras, quando quero procurar alguma coisa, uso a barra de procura que filtra as mensagens e até ver tem sido sempre o que preciso.
        Para o seu caso talvez faça sentido usar as regras.

  10. Avatar de Caetano
    Caetano

    Gosto da alicação.
    Por acaso alguém sabe qual é a tecla de atalho direto para inserir anexos quando se escreve um e-mail?
    Já procurei e não encontro.
    Se escrever na caixa de texto a palavra anexo, surge uma barra ao fundo lembrando o dito. Nesse momento o atalho é “Alt + A”.

    Cumprimentos
    Caetano

    1. Avatar de Mim
      Mim

      Aparentemente a nova versão 9.0 (à altura em que escrevo, na versão Beta 1) poderá vir a introduzir o suporte de atalhos de teclado, pelo menos a acreditar pela lista de alterações a esta Beta:
      * Added an opt-in system for users to send performance data back to Mozilla to improve future versions of Thunderbird
      * Better keyboard handling for attachments
      * Windows users can hide the menu bar (and show it with the “alt” key)
      * Several user interface fixes and improvements
      * and numerous other platform fixes

  11. Avatar de Antonio
    Antonio

    Instalei o thunderbird no imac, é muito bom mesmo. Só tenho um problema que ainda não consegui resolver, o tamanho de texto no menu e em lista de email. Apenas consegui alterar o tamanho do texto das próprias mensagens. Alguém me consegue ajudar?

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    Para ser perfeito só falta reformularem o registo de contactos, a meu ver.
    Precisa de ter mais campos para contactos telefónicos e mail. Em tantas versões ainda não viram isso.
    Acho que a nivel profissional é fundamental.