És tu o GURU do mundo das redes?

30 Comentários

Como já devem ter reparado por posts anteriores, eu sou um amante da informática mas se há área da qual eu gosto mesmo, é a da área da redes.

Assim sendo, sou um curioso desta área e ando sempre à procura de novidades e boas práticas. Uma vez que dou formação Cisco, hoje gostava de partilhar com vocês um desafio que existe online e no qual todos podem participar. Lembram-se do programa do Malato  “Jogo Duplo”? ou “Quem quer ser milionário” apresentado pelo Jorge Gabriel? Bem agora imaginem que as perguntas são só sobre o mundo das redes, existe um ranking mundial e que estamos presentes para ter os melhores resultados.. fantástico não? O que vos apresento é o Netspace Challenge.

ciscontspacechallengresults1

O Netspace Challenge é o meu ÚNICO jogo favorito e o qual jogo algumas vezes por semana.

Quem pretender participar, seja um utilizador que pertence a alguma academia Cisco ou um potencial futuro aluno dos cursos de CCNA, FWL, CCIE, etc, terá de fazer um registo na plataforma Cisco.

1 – Vão ao site AcademyNetSpace e procedam ao registo: Aceder aqui

2 – Depois de fornecerem os vosso dados, vão receber um e-mail com os dados de acesso.

3 – Para acederem à competição podem aceder online e inserir os vossos dados de acesso ou através da aplicação criada recentemente para quem pretende jogar offline.

Boa Sorte, a gente vê-se por lá 🙂

Já agora, alguém sabe esta?

19-10-2009 12-24-43

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 (32 ou 64 bits)
Download: Netspace Challenge (Offline) [3 MB]
Homepage: Academy Netspace

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aralmeida
    aralmeida

    Network Layer…

  2. Avatar de Nuno Peralta

    Apenas uma observação:

    ‘Lembram-se do programa do Malato “Quem quer ganha”?’

    Quem Quer Ganha é da TVI e não é o Malato a apresentar 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado Nuno eh eh eh
      A culpa é das apresentadoras…

      Abraço

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Caro Pedro Pinto, voce por acaso não e professor universitario?

        cump.

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Entao se calhar foi meu professor o ano passado, e sera po ano, axo eu.

  3. Avatar de Jaime
    Jaime

    Eu a pensar que estavas a apresentar um programa para sacar passwords de rede e aparece-me isto…

    lol!

    1. Avatar de Jaime
      Jaime

      Era… Ja agora, nao queres uma torrada? Paga tu a tua net em vez de te aproveitares da dos outros.

      1. Avatar de Jaime
        Jaime

        Sou tao nerd que ate me ofendo a mim proprio!!

  4. Avatar de nioxys
    nioxys

    Bastante interessante… 🙂 vou ver se ganho uns trocos.. lol

    Só mais uma observação:

    O programa “quem quer ser milionário” foi apresentado por Carlos Cruz, Maria Elisa, Diogo Infante e pelo Jorge Gabriel. O Malato não apresentou.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      uiiii
      Vamos la ver se é desta…

      1. Avatar de nioxys
        nioxys

        🙂 este é mesmo do Malato..

        jogo viciante, apesar de eu não ser um perito em redes.. se calhar é por isso.. :p

  5. Avatar de manuel
    manuel

    Eu sei. Tu não sabes??

    Estranho…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Manuel acordas-te agora?
      Vieste logo com mau feitio…?

      Levas-te muito a peito o desafio…era só para mostrar o que podes la encontrar, não te obriguei a responder..

      Tem um bom dia em FULL-DUPLEX 🙂

      1. Avatar de manuel
        manuel

        :):):):):):)

      2. Avatar de Gomes
        Gomes

        @ Pedro Pinto

        Bom post 🙂
        estou interessado em tirar o CCNA..vou começar a estudar e tal p dp ir a rumos e pimba passar! alguma sugestão ou dica de documentaçao/livros q aches bons p um iniciante?

        Obrigado.

        Cumprimentos

  6. Avatar de ADB
    ADB

    Estou a tirar o CCNA2 na academiado ISEP.
    isto é capaz de ser engraçado 😀

  7. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Pena que só há para Windows :S

    – off? on? topic –
    @ADB, Para se tirar o primeiro curso Cisco no ISEP é necessário ser-se aluno da instituição? E qual o preço já agora?

    1. Avatar de José Duarte
      José Duarte

      Qualquer utilizador de linux ou mac que se preze n diz “pena só há para windows” xD

  8. Avatar de Ricardo Tomás
    Ricardo Tomás

    Grande jogo.
    Mas se se registarem nesse inscrevam-se tambem no netskill persuit.
    Tem premio para os 10 primeiros lugares e o prémio são algumas ofertas que chegam aos 400 ou 500 dolares ( quando joguei incluia uma nintendo DS, um jogo, uns livros, um quadro,…) acaba por ter uns premios mais interessantes.

  9. Avatar de Renato
    Renato

    @ADB

    Permita-me a correcção, ccna2 não existe. Existe sim, ICND1 e ICND2 o que na prática correspondem ao chamado “CCNA”. Depois temos então o segundo e terceiro grau das certificações Cisco, CCNP e CCIE.

    Abraço.

  10. Avatar de Preto
    Preto

    Vou testar já tinha ouvido falar pelo pessoal do ccna, vou ver se é mesmo como todos me têm dito.

    Obrigado

  11. Avatar de Miguel Martins
    Miguel Martins

    Vou aproveitar o tópico e o facto do Pedro Pinto ser um entendido em redes informáticas para apresentar uma questão que me tem atormentado hà uns dias a esta parte.

    Tenho em casa uma máquina com Windows Home Server, ligado numa rede ethernet ao meu Router Dlink-Dsl 2542B.

    Através dos restantes pc’s ligados na rede, consigo ligar o server via “Wake On Lan”.

    Agora o k pretendia era liga-lo via internet (quando não estou em casa). Pelo que já pesquisei esta funcionalidade e denomina-se “Wake On Wol”.

    O problema é k não consigo “acordar” o server.

    Sei que tenho que ter um IP fixo público ou em alternativa utilizar um serviço do tipo noip, no caso utilizo xxxxxxx.dynip.sapo.pt, facultado pelo Sapo.

    Já localizei o Mac adress do server.

    Localizei o ip do server na rede interna.

    Abri no router a porta 7 (Udp) com referência ao ip interno do router.

    Mas nada, sem sucesso. Que raio me estará a faltar na configuração?

    Agradeço a ajuda prestada,

    Miguel Martins

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Viva @Miguel Martins
      A sua questão é interessante. Vou analisar a sua questão e assim que tenha a solução volto a escrever aqui.

      Cumps,
      Pedro Pinto

  12. Avatar de speedy
    speedy

    ainda me vo meter nisto xD

  13. Avatar de Renato
    Renato

    @Miguel Martins

    Caro Miguel, que eu conheça, existem três formas relativamente simples de conseguir isso, uma delas será instalar um firmware open source chamado dd-wrt (julgo ser suportado pelo seu router) e desta forma bastaria configurar um serviço dns no próprio router (dyn-dns, no-ip, etc) de modo a poder comunicar de forma fiável. De seguida no proprio firmware inserir o endereço MAC do servidor na aplicação WOL (Wake-on-LAN) que é nativa.

    A segunda forma seria utilizar uma aplicação WOL que permita definir a porta em que queremos enviar o pacote que irá “acordar” a máquina, configurar no router o portforwarding dessa mesma porta para o IP do servidor (preferencialmente estático).

    A terceira seria configurar o servidor em DMZ no router.

    PS – Na primeira hipótese é aconselhavel por razões de segurança ligar-se ao router através do GUI de configuração em Https ou SSH por cmd-line, visto que nesse caso o router estaria exposto publicamente.
    Na segunda, é aconselhável utilizar uma porta que à partida não entre em conflito com outro serviço, por exemplo 5900-5950.

    Espero ter ajudado.

    http://www.dd-wrt.com/site/index

    1. Avatar de Miguel Martins
      Miguel Martins

      @Renato
      Quanto à 1ª forma, está fora de questão, dado que o meu router não consta na lista de Routers suportados.

      Em relação à 3ª forma DeMilitarized Zone (DMZ) parece indicar uma zona demasiado insegura.

      Resta portanto a 2ª forma, que é sobre a qual me tenho debruçado. Pelo que parece o router deve ter a capacidade de fazer broadcast e ou de configurar um virtual server, bem no meu nada disso é visivel na configuração por web access.

      Tenho neste momento encomendado o D-Link DVA G3170i, que acompanha actualmente os pacos Sapo s/fios, que, pelo que já pude verificar no manual, possui outras opções de configuração relacionadas com o assunto.

      A ver vamos,

      Grato pela atenção,

      Miguel Martins

      1. Avatar de waze
        waze

        também tenho o mesmo problema… o pacote WOL tem que ser enviado para broadcast (192.168.x.255) mas o router (no meu caso D-link DVA-G3170i) não me deixa encaminhar para o IP de broadcast (na opcção virtual servers), o que não serve de nada visto que se o PC está desligado não tem sequer endereço IP…
        firmwares recentes não suportam, e o router também não está na lista de suportados pelo DD-WRT…

        :\

  14. Avatar de waze
    waze

    (vou adicionar esta frase so pq me esqueci de por a notificação por mail para o caso de alguma alma caridosa encontrar resposta) 🙂