Durante muitos anos utilizei o aMSN como messenger em Linux. Infelizmente não estava satisfeito porque é um programa pesado, não tem mensagens offline e constantemente fica mudo, não sendo eu notificado sempre que chega uma nova mensagem.
Devido a isso, comecei a procurar uma alternativa que me oferecesse as funções que mais utilizo no Live Messenger e tive a sorte de encontrar o Emesene.

Trata-se de um messenger muito leve, cheio de funções e que tenta oferecer uma experiência de utilização o mais parecida possível com o original (tal como o aMSN também o faz).
Entre as várias características podemos destacar:
- Janelas de conversação em separadores
- Emoticons personalizáveis
- Transferência de ficheiros
- Envio e recepção de mensagens em offline
- Mensagem pessoal
- Nudges
- Muitos plugins
- Compatível com as funcionalidades do MSN Plus!
O Emesene encontra-se na versão 1.0 e está disponível para Linux, Windows e brevemente estará para Mac OS X.
A versão para Windows ainda se encontra em RC (vá-se lá saber porquê), mas em breve deverá ser disponibilizada a versão final.

Por fim, queria deixar aqui um screencast feito pelo Mariano Guerra (criador do Emesene) para poderem observar este messenger em utilização.
Licença: GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux | Windows
Instalar no Ubuntu 8.04: emesene 1.0
Download (win): emesene 1.0 rc [6.80MB]
Download (win): emesene 1.0 rc portable [7.30MB]
Homepage: Emesene
Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.

















