Emesene: Uma alternativa ao Windows Live Messenger

43 Comentários

Durante muitos anos utilizei o aMSN como messenger em Linux. Infelizmente não estava satisfeito porque é um programa pesado, não tem mensagens offline e constantemente fica mudo, não sendo eu notificado sempre que chega uma nova mensagem.
Devido a isso, comecei a procurar uma alternativa que me oferecesse as funções que mais utilizo no Live Messenger e tive a sorte de encontrar o Emesene.

logo_emesene.jpeg

Trata-se de um messenger muito leve, cheio de funções e que tenta oferecer uma experiência de utilização o mais parecida possível com o original (tal como o aMSN também o faz).

Entre as várias características podemos destacar:

  • Janelas de conversação em separadores
  • Emoticons personalizáveis
  • Transferência de ficheiros
  • Envio e recepção de mensagens em offline
  • Mensagem pessoal
  • Nudges
  • Muitos plugins
  • Compatível com as funcionalidades do MSN Plus!

emesene_chat_small.jpeg

O Emesene encontra-se na versão 1.0 e está disponível para Linux, Windows e brevemente estará para Mac OS X.
A versão para Windows ainda se encontra em RC (vá-se lá saber porquê), mas em breve deverá ser disponibilizada a versão final.

Por fim, queria deixar aqui um screencast feito pelo Mariano Guerra (criador do Emesene) para poderem observar este messenger em utilização.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Rui Brás para o Peopleware.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux | Windows
Instalar no Ubuntu 8.04: emesene 1.0
Download (win): emesene 1.0 rc [6.80MB]
Download (win): emesene 1.0 rc portable [7.30MB]
Homepage: Emesene


Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Quando sair a versão final para PC, era agradável que fosse postada por aqui.. =D

    Abraço

  2. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    PC=windows LOL

    enganei-me.. Sorry pelo double post!

  3. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    É um software fabuloso. É o meu cliente de MSN de eleição, quer em Linux quer em Windows.

    Gostei do artigo, acho que apenas faltou dizer que se integra bastante bem no GNOME, ao contrário do aMSN, que destoava completamente.

  4. Avatar de NT
    NT

    Bonito mas… Webcam??? Ainda falta essa cousa 😐

    De resto está mto bom. Boa interface. E a possibilidade dos plugins é mto boa, pode ser que metam lá o modulo de webcam…

    Já agora alguém conhece algum soft. para Ubuntu que consiga utilizar o “Messeger” com webcam? Agradecia que é a única coisa que me faz ainda ficar agarrado à instalação do Windows 😐

  5. Avatar de Fabio
    Fabio

    É porreiro, mas ainda tem muitos bug’s. Principalmente quando a ligação vai a baixo, o emesene tem tendencia para ficar colado.
    Algo que gostaria de ver acrescentado numa versão futura era a possibilidade para mudar a cor do fundo das janelas. Estar a falar com fundo branco mata-me a vista , nada como um cinza ou qq coisa que não branco. Detesto janelas com fundo branco 😛

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Para quem quer um MSN simples e prático esta é a escolha.
    É também o meu cliente de MSN no Linux.

  7. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    É o messenger que uso no Ubuntu.
    Gosto muito da aparência e funciona bem.
    No entanto, não suporta conferencia áudio e vídeo e isso ainda é a razão que me mantem “agarrado” ao original da MS.

    @NT
    O aMSN suporta webcam, mas não convence. No entanto experimenta, pode ser que gostes. Eu não gostei.

  8. Avatar de Running_wild
    Running_wild

    Estou sempre a referenciar este mensager para linux, é uns dos melhores suporta webcam, micro e muito mais é totalmente personalizavel aconselho a experiementar. Pode-se tornar um pouco pesado por ser em java mas vale a pena usar.

    http://www.mercury.im/

  9. Avatar de Filipe André
    Filipe André

    Boas..

    Até gostava de experimentar este programa (até porque estou farto de produtos microsoft), mas ao instala-lo dá-me uma serie de erros.. E quando abre não me aparecem os contactos nem nada…

    Se alguem souber qual o problema..

    Obrigado

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    É sempre bom ter alternativas…

  11. Avatar de _BlondieGirl_

    É o meu MSN de eleição!
    Uso-o desde as versões mais antigas, ainda cheio de bugs. Agora está um mimo!
    Suporte a voz e webcam está previsto na próxima versão.
    A razão pela qual os developers têm muita dificuldade em implementar isto, deve-se ao facto da Microshit não divulgar como deveria o protocolo de transmissão de vídeo e voz do WLM. Impasses e mais impasses…

    Sem ser isto, a única coisa que eu sinto falta no emesene, é um gestor de logs decente.
    De resto, smiles personalizados, mensagens offline, nudges, fotos que mudam consoante a capa do álbum que estamos a ouvir, estados personalizados, ver os nicks feitos pelo Plus! e tudo mais, está tudo aqui neste fabuloso emesene!

    Recomendo!

  12. Avatar de Manel
    Manel

    Boa alternativa! Há já algum tempo que procurava um programa que substituísse o msn, Este tá óptimo.

  13. Avatar de keops

    até parece bem interessante mas o nome parece a versão chinesa do msn 😛

  14. Avatar de Diogo Matos
    Diogo Matos

    E para quando está prevista a nova versão ?

    Em comparação com o WLM em termos de recursos qul a diferença? é bastante significativa ?

  15. Avatar de Miguel Jeri

    Bom post! Há muito que não via o Rui Brás por aqui! Gostei do pormenor da conversa na janela de conversação 😉

  16. Avatar de Shogun
    Shogun

    Mais um que uso o emesene no linux,so n uso no windows por causa da falta da webcam e do audio e sejamos realistas o live continua a ser o melhor,penso que n podemos ser hipocritas ao ponto de dizer que um produto n e o melhor so pk somos fas do open source e bla bla bla.Em relacao a implementarem a webcam e o audio no emesene ou noutro cliente qualquer de msn penso que uma boa solucao seria usar um protocolo proprio,como sao ligacoes p2p n vejo que necessidade ha de usar o protocolo da Microsoft,mas esta é apenas uma sugestao de um leigo na materia,mas que gostaria de ter webcam e audio no emesene 🙂

  17. Avatar de hugo
    hugo

    @Shogun

    Só pelo teu comentário mereces os parabéns. Já estamos (estou) fartos de ouvir dizer mal de produtos da Microsoft só por dizer e sem fundamento…Foste explicito na tua escolha e no teu comentário, parabéns. Quando os produtos são bons venham eles de onde vierem, só temos de o reconhecer e tirar o máximo partido deles.

    Já agora em relação a um comentário neste artigo: “A versão para Windows ainda se encontra em RC (vá-se lá saber porquê),..” – é bem fácil de saber. É a menos “urgente”, pois para Windows temos o WLM, que é simplesmente o melhor.

  18. Avatar de Marcio Henrique
    Marcio Henrique

    Rui,
    Ao colocar essas informações (imagens) de um programa seja ele qual for, deves ter em conta que não deves colocar endereços de email visiveis, porque estás a dar a conhecer o teu email a quem estiver a ver este post. (spam)

    De resto, é sempre bom ter alternativas ao msn, falta é mesmo haver uma alternativa em que por exemplo atraves de uma pagina possas interagir com o msn.

    Já fiz há uns tempos atrás mas com alguns bugs.

    Tipo um chat em flash/php que envie dados para a janela do msn.

  19. Avatar de Christophe Silva

    É o meu programa de mensagens instantaneas de eleição do meu linux, só peca por ainda não ter suporte webcam/audio, mas de resto 6* 😀

  20. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Sem dúvida que o WLM é o melhor MSN mas está cada vez mais pesado e cheio de funções que não interessam a ninguém. No ubuntu o emesene e o meu MSN de eleição. No Windows uso o WLM pk o emesene ainda nao tem suporte pa webcam =/

  21. Avatar de Manel
    Manel

    Só tenho pena é que não consiga mostrar a música que estou a ouvir. Alguém sabe de onde é que hei de sacar o plugin? Já fui ao site do programa, mas nicles…

  22. Avatar de Shote
    Shote

    Manel, no Ubuntu tenho isso a funcionar.. já não me lembro bem, mas acho que está disponivel na lista de plugins do programa mesmo. Aparece o nome da música e do artista que está a tocar no rythmbox

  23. Avatar de Nixon
    Nixon

    E o Pidgim?

  24. Avatar de lookez
    lookez

    bravo! muito bom, melhor que o aMSN na minha opinião. Realmente a interface e os recursos são bem parecidos, parabens ao criados.

  25. Avatar de Manjerico

    Maravilha, fico à espera duma versão pra OS X.

  26. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Pois no windows é usar o live, no linux tentei o pidgin mas tem tão poucas funcionalidades que desisti (nem mensagens offline suporta) agora tenho usado o aMSN que suporta mensagens offline ao contrario do que é dito no post, quanto ao emesene acho que não custa nada experimentar, o Mercury …. é em java e eu não gosto de java é “pesado”.
    Quanto ao usar o protocolo da MS para fazer chamadas de video, já pensaste que há pessoas que só usam msn e nem que lhe apontes uma arma à cabeça não querem usar mais nada? (não têm vontade ou conhecimentos/destreza para o fazer)

  27. Avatar de Rui Brás

    @ Miguel Jeri
    Voltei ao activo há umas duas semanas, infelizmente a falta de tempo não me permite escrever mais para o pplware. Mas no verão volto em força e estou disponível para receber mais artigos como aqueles que já mandaste para aqui :P.

    @ Márcio Henrique
    O email mostrado na janela é o que utilizo para o blog e para fóruns, não é o meu email principal. Assim não foi desfocado porque não há qualquer problema, mas obrigado pelo aviso.

    @R00KIE
    Qual a versão do aMSN que usas? O suporte para mensagens offline não está disponível na versão 0.97 final. Durante o desenvolvimento desta versão a funcionalidade esteve disponível (se não me engano o RC1 tinha) mas depois deixaram-na cair porque não estava em condições de ser integrada na versão final.
    No site do aMSN eles têm lá uma sondagem a perguntar aos utilizadores qual a funcionalidade que eles queriam que estivesse no 0.97 mas que ficou de fora, e uma delas são as mensagens em offline.

  28. Avatar de Vítor M.

    Sem dúvida uma aplicação com muito potencial, básica, pois ainda lhe faltam alguns recursos importantes. A versão portátil está muito bem conseguída, é leve, rápida e muito estável.

    Rui Brás, a tua legião anseia pelos teus posts com a qualidade que nos habituaste 😉

  29. Avatar de rui andré
    rui andré

    mas comigo não dá para enviar ficheiros ;_;
    dá para recebê-los mas não para enviar

  30. Avatar de carvalhoi
    carvalhoi

    Funciona sob um proxy server?

  31. Avatar de Shogun
    Shogun

    @Nixon

    O pidgin n é mau, mas cai mt vezes e crasha de vez em kd, pelo menos a mim acontecia-me isso dai ter optado pelo emesene k e mt estavel.

    @Rookie

    Eu n falei em largar o msn,eu falei em incorporar no emesene um plugin de video e audio que n use o protocolo da MS,abrir tipo uma janela a parte entendes?N tenho a certeza se é possivel,mas pelos conhecimentos que tenho parece-me que sim,visto as conversas no msn serem p2p e o servidor ser apenas usado para conferencias e para ver os contactos,penso eu que é assim que funciona,logo se tas “ligado” directamente a outra pessoa deves poder ter uma ligacao udp que permita a troca de video e audio com kk protocolo,mas posso estar errado,provavelmente alg me ira corrigir.
    Em relacao ao Mercury,deixa-me dizer-te que experimentei ainda a coisa de 2 dias e n gostei tanto da interface como por ser pesadissimo,mas pareceu-me ter potencialidades.

    Em relacao ao post tenho a dizer que podiam ter aproveitado para avaliar tb outros clientes e fazer comparacoes,mas gostei da review.

    Continuem o bom trabalho 😉

  32. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    @ Shogun

    As conversas no MSN não são p2p e não estás “ligado” directamente à outra pessoa. Troca de vídeo no WLM também é feita através do servidor e nc estás ligado directamente ao “outro” lado. No audio não tenho a certeza.

    Usar directamente um protocolo para efectuar trocas de video/audio, poderá não ser possível. Não sei se o protocolo MSN permite saber o IP de um contacto.

  33. Avatar de redan
    redan

    pelo que pude ver este programa e bastante “baseado” no pidgin, encontram-se inumersa parcenças…
    é mais um programa…

  34. Avatar de t@ndre

    parece que vou ter mesde de experimentar… 😉

  35. Avatar de Burgada
    Burgada

    …não se perde nada em experimentar…

  36. Avatar de Antonio
    Antonio

    Gosto, bastante do emesene, pela sua simplicidade, já que não sou fã da maioria das “paneleirices” do WLM, como webcam audio, winks, etc… antes e mesmo no windows usava o amsn, já que o wml era um bocadito puxado para os meus 512mb de ram, mas agora no linux não abro mão do emesene

  37. Avatar de Helder Santos
    Helder Santos

    Gostei muito… mas… no gestor tarefas indica um consumo de 38Mb enquanto o WLM cerca de 18Mb! Isto acontece a todos? Não seria suposto ter consumos inferiores?

    Des resto 5estrelas… Andava usar o Pidgin e sinceramente acho que vou ficar mm pelo emesene, consegue promenores que o pidgin n tem.

  38. Avatar de vartaxe
    vartaxe

    só falta suporte a webcam

  39. Avatar de Shogun
    Shogun

    @Pedro Silva

    Afinal eu tinha alguma razao no que disse, as conversas entre 2 utilizadores no msn sao msm p2p.

  40. Avatar de Wbcd

    Helder Santos:

    Estava quase 100% convencido a experimentar o Emesene quando li o seu comentário. Detesto instalar programas que sei que irei ter de desisntalar de seguida porque não obedecem aos meus critérios ou ambições.

    De qualquer forma, o MSN Messenger também ocupa bastante memória. Vou experimentar Emesene sabendo, de antemão, que o Trillian é um devorador de RAM, o aMSN é porreiro (embora tenha dificuldades no envio e recepção de ficheiros) e o Pidgin é uma tortura.

    Enfim, não há software perfeito. Se este não me devorar RAM já me satisfaz minimamente.

  41. Avatar de Coubacias
    Coubacias

    boas!!

    instalei o emesene,mas acontece que quando acabo de fazer o login os meus contactos nao aparecem!!
    alguem pode ajudar me a resolver este problema??

    muito obrigado!
    cumps

  42. Avatar de Coubacias
    Coubacias

    problema resolvido!!:)
    obrigado na mesma!!

  43. Avatar de fluviofortes
    fluviofortes

    estou com mesmo problema instalei e não consigo ver meu constatos ?