eMeSeNe 1.6 – O “clone” perfeito do Messenger

59 Comentários

O emesene é o clone perfeito do Windows Live Messenger. Com um GUI bastante semelhante ao Windows Live Messenger, o emesene é open source e multiplataforma (Windows, Linux, etc) inclui todas as funcionalidades de um verdadeiro Instant Messaging. Existe ainda disponível  uma versão portable, que nos permite, por exemplo, “trazer” o nosso MSN numa PenUSB ou outro dispositivo.

Novidades – emesene 1.6

  • Melhorias a nível de ambiente gráfico
  • Novas opções de configuração
  • Novas preferências relativamente às janelas (arielj, ukblacknight, nicolaide, mehd36)
  • Simples de instalar novos temas (icons e emotions)
  • Alguns bugs corrigidos

10-01-2010 12-25-37

Janela de conversação

10-01-2010 12-07-29

Separador Geral

10-01-2010 12-13-27

Escolher/Instalar novos temas

10-01-2010 12-13-45

Sons

10-01-2010 12-14-32

Instalar no Debian

apt-get install emesene

Instalar no Ubuntu

Obter o ficheiro .deb aqui

Instalar no Archlinux

pacman -S emesene

Outras distribuições (tarball)

Descompactar e correr o script emesene (download aqui)

Licença: GNU General Public License

Sistemas Operativos: Windows/Linux

Download: eMeSeNe 1.6

Download: eMeSeNe 1.6 (portable)

Homepage: eMeSene

Partilhar:
Tags:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Barnabé Matias
    Barnabé Matias

    Clone? Para colonar aquilo que nao presta nao vale apena. Esta versao parace uma cópia foleira feita na china. Existem aplicações bem melhores para quem não gosta do Windows Live Menseger!

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Mas não é. É uma boa alternativa.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim concordo. Pelo que experimentei é um cliente bastante bom e robusto. E a versão portable…excelente.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Que preconceito. Até onde sei, os chineses são bons programadores. 😉
      Mas eu acho que parte do desenvolvimento desse programa é feita pro Argentinos.
      E é um bom programa, que já deixou de ser instável e passou a ser um programa que eu consideraria em colocar numa distro.

  2. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Para Linux é sem duvida dos mais “arrumados” e “clean” …

    Diria até, se tivesse o mesmo potêncial que o aMSN, este seria o melhor Messenger para Linux.

    1. Avatar de Bruno Ferreira
      Bruno Ferreira

      Até tem, uma vez que os dois projectos se uniram. 😉

  3. Avatar de JGomes

    perfeito não, mas sim ele é bom.

    Já o usei mas sinceramente sinceramente considero o KMess melhor.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      JGomes, queres fazer uma análise ao Kmess? Envia artigo para ppinto @ pplware.com

      1. Avatar de Melech
        Melech

        Grande ideia.
        Sempre o quis experimentar, mas nunca tive oportunidade.

  4. Avatar de Fleming
    Fleming

    Vou usa-lo pk tou com problemas na entrega e recepção de mensagens no messenger!

    Pode ser pior que os outros mas é nacional e isso para mim vale bastante 😉

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Esses problemas normalmente ocorrem por falhas do serviço (WindowsLive) e não dos mensageiros…

      Não sei o que se passa, mas estão cada vez piores…

    2. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      nao é nacional:P

      1. Avatar de Fleming
        Fleming

        Nos créditos aparece logo em 1º o nome de um tuga :\

        @Friend – acredito nisso, mas pelo que tou a ver não tou a ter esses problemas com o emesene. No entanto ainda é mt cedo para tirar conclusões.

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Eu tenho tido problemas mesmo com o WindowsLive Messenger “original” no Windows 7, completamente actualizado e entre amigos o que acontece é em conversas alguém não receber o texto todo que vou escrevendo, como o inverso também já aconteceu… e varia muito de dia para dia, mas nota-se que existe alguma falha grave entre emissor e receptor através dos serviços… E outra coisa muito frequente também é não memorizar as fotos e mensagens de estado.

          1. Avatar de Fleming
            Fleming

            Comigo tem acontecido com alguma frequência, então durante o final da última semana era impossível manter uma conversa decente pk perdiam-se muitas mensagens pelo meio.

            Vou testar este emesene e se gostar cheira-me que o messenger original vai com os porcos.

          2. Avatar de wolfytuga

            Olá!

            Também o meu WLM tem sofrido desse mal… Até a janela durante a conversação está sempre a piscar de tanto actualizar estado, imagem e mensagem… já quando estou em Linux com o aMSN não tenho esses problemas… mas noto o pessoal a sair/entrar muita vez durante as conversas 🙁 o que se torna um pouco desconfortável, porque uma pessoa fica sem saber se receberam ou não a mensagem!

          3. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            @wolfytuga

            Tal e qual, noutros messengers não oficiais tipo “Adium” e “aMSN” como “Emesene” acontece-me muito isso…

            Está sempre o pessoal a entrar e sair constantemente, que mais se assemelham a quebras de ligação. Penso que o problema está mesmo nos serviços e embora possam melhorar de messenger para messenger, acaba por existir sempre alguma falha.

        2. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          tens aqui o blog do autor:
          http://marianoguerra.blogspot.com/

          o nome parece ser de um portugues mas n é.. ou é espanhol ou de algum pais q fale este idioma.
          tmb ja tinha pensado nisso antes, e entretanto googlei e dps é q vi q nao era tuga, dai o facto de o ter dito:P!

          cumps!

        3. Avatar de Nuno Almeida
          Nuno Almeida

          Não é Português.
          O autor Luis Mariano Guerra é argentino, se não estou em erro.

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            É sim sr, Argentino 😉

            Admin ID:CR33216388
            Admin Name:Mariano Guerra
            Admin City:Cordoba
            State/Province:Cordoba
            Admin Country:AR
            Admin Phone:+49.4317298523
            Admin Email: luismarianoguerra@gmail.com

  5. Avatar de Melech
    Melech

    Há uma característica que devia ter e não tem: quando recebemos uma mensagem instantânea de alguém, o ícone da tray deveria piscar, como no Pidgin… Este não tem essa possibilidade. 🙁

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      e pisca! ja o uso à bastante tempo, e sempre piscou:O!

      1. Avatar de Melech
        Melech

        :O A sério?? Como meto isso?? Andei imenso à procura…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Pisca e toca :), eu acho que o que falta é o drag @ drop de ficheiros…nao descobri essa funcionalidade.

  6. Avatar de The STK
    The STK

    Já usei Pidgin, aMSN e este emesene serve-me perfeitamente no momento… Muito clean, leve, com bons plugins e bonito 😉

  7. Avatar de MB
    MB

    também o recomendo…

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Alguém lembra daquele recurso do ICQ de chat
    em tempo real, letra por letra?

    Acho que se chamava “Chat Session”. Era uma janela
    à parte.

    Gostaria de saber se tem algum comunicador
    atualmente que oferece isso, muito útil
    quando se quer agilizar a conversa com apenas uma pessoa.

    Grato.

    1. Avatar de Melech
      Melech

      Gosto muito do Digsby… Mas com o passar do tempo, fica pesado e deixa de ter resposta instantânea (pelo menos para quem tem muitos contactos).

  9. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Pedro, tu fazes de propósito não fazes? 😆
    Na parte do download, a versão portable é a mesma da do setup… O correcto será este ( http://downloads.sourceforge.net/project/emesene/emesene-1.6/emesene1.6-portable.exe )
    Nunca mais vou ao #pplware se não estou tramado! 😆
    Abraço… 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim avlis rotiv, faço de propósito para tu apareceres…és a minha sombra (má) eh he eh
      abraço 🙂

  10. Avatar de Fleming
    Fleming

    Já alguem testou a webcam? não consigo por isto a funcionar…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, funcionou as mil maravilhas. A minha é integrada.

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      Eu estou a utilizá-lo no meu Mandriva 2010 e a web cam funciona na boa e ainda só uso a versão 1.5.
      Para mim é o melhor messenger já que o pessoal só usa o protocolo em causa que é mesmo dos piores.

    3. Avatar de Bruno Ferreira
      Bruno Ferreira

      Aqui também funciona.

  11. Avatar de Joao
    Joao

    na minha opinião, o mais parecido com o windows live messenger até em termos de funcionalidades, é o amsn.

  12. Avatar de Fleming
    Fleming

    Ah, as janelas de conversação nunca me aparecem maximizadas, tenho que tar smp a ir lá cima tocar no simbolozito. Há alguma forma de contornar isto?

  13. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Boas,

    Off Topic:

    Alguém, por favor, poder-me-ia enviar um
    “invitation code” do Demonoind? (Colar no post p.f.)

    Os mais sinceros agradecimentos.

      1. Avatar de Miguel Ferreira
        Miguel Ferreira

        Idem…

        1. Avatar de Fleming
          Fleming

          nao me parece q vás ter mt sorte…

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Um obrigadão ao “MalTeaser” que percebeu o que e como eu queria o convite.

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Enviar um “Invitation Code”… num lugar publico?

      Seria o mesmo que largar um bife num campo cheio de lobos famintos…

  14. Avatar de Corvus

    Já experimentei varias alternativas ao msn (por um lado porque uso mais linux que windows, por outro porque conseguie que o msn no pc do trabalho desse o pifo e não quisesse atinar… eheh).

    Continuo a gostar muito do amsn (a versão de desenvolvimento está muito porreira) e descobri à tempos uma pequena maravilha para quando apenas quero trocar umas palavras com o pessoal, sem me preocupar com bonecadas e outras coisas do genero: o finch.

    Cliente de msn para consola, tem o basico necessário, sem atrapalhar muito e sem pesar na máquina (factor importante para quem usa pc’s “topo de gama” como eu).

    Já sei que muita gente vai reclamar de ser para consola, mas fazer o quê? Sou velha vaga, um ecran preto apenas com texto é onde me sinto em casa 😉

  15. Avatar de prom

    É o meu cliente de msn que uso já desde á bastante tempo 😀 Adorei a nova versão.

  16. Avatar de hélder pinheiro

    é o que uso, para já não encontrei melhor para linux

  17. Avatar de R@lf
    R@lf

    Já agora, alguém sabe se isto tem alguma maneira de se tornar invisível com uma combinação de teclas?
    Tipo o MSN com o Plus, em que bastava carregar, por exemplo, em Ctrl+Enter e o símbolo do messenger era substituido por um ícone qualquer e as janelas de conversação eram escondidas.

    1. Avatar de André Lopes

      Tem sim…

      Existe um plugin chamado “AntiBoss” que com a combinação de teclas CTRL + Space funciona como pretendes.

      http://emesene.svn.sourceforge.net/viewvc/emesene/trunk/emesene/plugins_base/AntiBoss.py?view=markup&pathrev=2200

      Clica em Donwload e depois coloca na pasta dos plugins.

      Já agora, para quem for Windows, o melhor será instalar a versão ainda mais recente, com melhor design

      http://www.4shared.com/file/195667519/2c2be5d5/emesene2197-install.html

      E a versão portátil,

      http://www.4shared.com/file/195700543/6842e632/emesene2197-portable.html

  18. Avatar de Albino

    Uso o amsn e é um excelente mensageiro instâneo.

    []’s
    http://www.tux-es.org

  19. Avatar de AFONSO
    AFONSO

    é tão bom, tão bom que nem funciona

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Tu é que deves ser um pouco tosco…

    2. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      No windows (das poucas vezes que lá ponho os pés) uso o miranda que é excelente.
      No ubuntu já utilizei o emesene, o aMSN, o Pidgin, o empathy, o Kopete, o finch, enfim… Uma carrada deles, e acho-os todos bons Lol
      O finch só quando se quer algo que seja leve, e sem grandes floreados, costumo usá-lo quando saio do pc e não o desligo..roftl
      O aMSN parece ser o mais completo, na minha opinião, só que é bem pesado na memória RAM. Não gosto muito do Kopete, nem sequer o explorei bem, os restantes são todos muito semelhantes.

      1. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        Este 2º comentário não era para ter sido resposta ao teu.

        1. Avatar de afonsod
          afonsod

          eu não disse….pateta

  20. Avatar de Pedro Fleck

    O Emesene é simplesmente perfeito, falando de linux, eu usava o aMSN, e era muito lento, feio, e com menos funcionalidades, sem contar que a webcam dava erro aqui… O Emesene tudo isso funciona, é rápido, e bonito.
    Agora falando de Windows, ele é mais rápido, e mais “clean” que o WLM, não que seja mais bonito, mas pra mim está ótimo, e quanto ao Plus, que eu sentia falta, ele vem com todas funcionalidades do Plus, umas até melhoradas, com exceção do envio de sons, mas em compensação, achei um plugin pra ele que faz essa função muito bem 🙂 (http://forum.emesene.org/index.php/topic,2694.new.html#new)

    1. Avatar de LUCAS BERNARDO

      como faz pa fala no emesene

  21. Avatar de hyago

    essa coisa nem pega no PC -_-,e olha q dis q ele pega em widowns 7,ok,tá pegando q nem um burro na agua -_-