Efeito cubo no Windows!

51 Comentários

Depois de conseguir meter o meu portátil de testes exactamente como o queria, ou seja, com um triple boot (XP + Vista e Kubuntu) resolvi começar a “estragar” e testei o tão famoso Beryl no Kubuntu. Fiquei fascinado, maravilhado e muitas outras coisas acabadas em “ado”. Aquilo é mesmo muito poderoso! Fiquei de tal modo empolgado que acabei por mandar o Beryl para o céu dos Ambientes Gráficos! Mas sem problemas, já tenho outro a funcionar.

Fiquei no entanto a pensar o quanto seria complicado à Microsoft disponibilizar uma ferramenta daquelas. Pois se bem o pensei, melhor o procurei e aqui o têm.

Dá pelo nome de Yod’m 3D e faz parte do que o Beryl faz, ou seja, o tão bonito efeito cubo!

O mais simpático desta aplicação é que não tem de ser instalada, bastando descarregar o zip e está pronta a funcionar. Tem claro um modo de arranque sempre que iniciarmos o Vista, mas isso fica ao vosso critério.

Mas e como o mundo não é perfeito mas para lá caminha, o “Yet anOther Desktop Manager 3D” pode ser usado no Windows 2000, XP e Vista, requerendo apenas que tenham instalado o DirectX 9.

cube.jpg

Por experiência própria este gestor de janelas, tal como outros tantos que já testei vai ser-vos útil por 5 dias, após os quais ou vão desabilitar ou vão desinstalar porque “é bonito sim senhor, mas eu não preciso disto para nada!”. Mas de qualquer modo aqui fica para testarem e dizerem de vossa justiça! E o mundo Windows fica um passo mais próximo do Linux (que fez o mesmo aos Mac’s).

Licença: Freeware
Download: Yod’m 3D 1.21 [790K]
Homepage: Yod’m 3D

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Covenant
    Covenant

    Eu uso muito no meu trabalho pois a minha barra de tarefas fica cheia rápidamente, assim tenho 4 para encher 😀

  2. Avatar de Diego Marcell²

    o.Ô
    caracaa q toppp, não sabia que existia Desktop 3D para windows
    o.Ô
    Eu tmb tenho o Beryl + Emerald no meu Ubuntu 6.10, é muito show
    vou baixar imediatamente este Yod’m 3D
    Valeuu !

  3. Avatar de meira
    meira

    Muita cool, sim senhor….mas talvez de pouca utilidade!

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Tambem dá para brincar com as janelas como no beryl? ou é só o cubo?

  5. Avatar de psimoes

    @Luis,

    Infelizmente é apenas e só Cubo. Mais que isso recomendo-te um Linux e o Beryl e vais ver o que é “poder”!

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Eu sei… eu tenho 😀 .. por isso é que tava a perguntar, tou tão habituado a usar, que já nem sei trabalhar sem isso.

  7. Avatar de aspirina
    aspirina

    sera que isto da no xp pack2??

  8. Avatar de -BoRiS-

    Eu tenho ele no meu Pc, E só ativarei quando for necessário, o único problema dele, é que ele ocupa grandes 25MB de memória RAM… Eu poderia fazer muitas outras coisas interessantes com toda essa memória.. Um Exemplo Típico é a Tal da Sidebar.. Não deu Uma semana Já desinstalei por esse Motivo, Muita Memória, Pouca importância!

  9. Avatar de -BoRiS-

    Da sim Aspirina, pode usar tranquilo, vc necessita somente o direct x9 😉

  10. Avatar de Fabrizio
    Fabrizio

    Muito bom,ja que se fala tanto em efeitos 3d tanto para linux quanto para Ruindows,gostaria de saber onde acho um tutorial sério para instalar esses efeitos no meu Ubuntu 6.10,pois os que usei até hoje só me trouxeram problemas, mesmo os tutoriais postados no site de prórpio Ubuntu.

  11. Avatar de Luis
    Luis

    @fabrizio
    http://www.ubuntuguide.org. Viu neste site aqui?

  12. Avatar de kromakey
    kromakey

    E um tutorial de como mexer com o beryl ?

    já tenho isso instalado de raiz no sabayon linux mas não percebo nada daquilo … 🙁

  13. Avatar de Fabrizio
    Fabrizio

    Luis valeu pela dica,assim que der eu dou uma olhada pois a faculdade está comendo todo meu tempo mas agradeço desde ja pela sua dica.

  14. Avatar de Migas
    Migas

    da para rodar o quadrado 3 ou 4 vezes e depois desinstala-lo lol

  15. Avatar de tyurias

    ja ta sakado e a iniciar kom o windows mas axo k vai ser so mesmo por uns dias… so pra impressionar uns kts amigos…

    mas e efeito é muito porreiro.

    fikem bem
    hasta

  16. Avatar de psimoes

    @Fabrizio,

    Segui as instruções que estão em http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Xgl_Edgy
    e funcionou à primeira.

    Tenta!

  17. Avatar de dc
    dc

    yah, esta aplicação não dá para gravar a posição de distancia do cubo do ecrã, não dá para atravessar janelas sobre 2 desktops (2 lados do cubo), e o modo de controle é um bocado farrusco!

    Viva o Linux!

    Mesmo assim os 25MB que consome, não sei se valem a pena, sim é algo de bonito de se ver, e usa-lo num portátil de viagem assim só para fazer uma gestão de fotografias e dar um show-off, agora de resto.. para quem tem poucos recursos de RAM, como eu, esta aplicação não agrada lá muito!
    Pelo menos poupa tempo a desinstalar, pois nem instala, 😛

    CUMPS

  18. Avatar de dc
    dc

    ahhh, e descobri um pequeno Bug na aplicação, acho eu!

    Ele no Desktop Original deixa-nos ver as mensagens de ajuda, ponham a seta do rato sobre o ícone dos computadores da Rede Local e ele irá dizer “Local Area Connection, Speed:1.000.0MBps, Status: Connected”

    Mas se mudarem de Desktop e puserem o rato sobre o ícone a mensagem fica debaixo do layer, o mesmo acontece para os AV, FW, etc
    Agora eu que uso a minha Taskbar em DoubleSize, fico sem ver as mensagens dos ícones que estão em baixo, e os de cima ficam cortados!

    Tá engraçado!

    lol

  19. Avatar de aspirina
    aspirina

    bem, ja tou a usar este programa..
    gostei, mas queria mudar de imagem, tipo quando uma pesoa muda o lado do cubo aparece umas estrelas todas foleiras eu queria saber como mudar, pois é um bocado forreta..
    é fixe na mesma….
    CUMPS

  20. Avatar de Rogerfer
    Rogerfer

    Existe também um projeto em Java. Eu ainda não testei, mas parece ser interessante.

    https://lg3d.dev.java.net/

  21. Avatar de psimoes

    @Rogerfer,

    O pplware já tinha falado do Looking Glass no post:
    http://www.pplware.com/?p=3623

    De qualquer modo parece-me que merece ser testado.
    Apenas tem um contra para mim, é em java e eu tenho tido muito más experiências com ele.

  22. Avatar de Ahedonia
    Ahedonia

    Interessante seria um tutorial para explicar o tripple boot, pois é EXACTAMENTE o que eu quero fazer: XP-Vista-Ubuntu
    Já tenho as 3 partições, e neste momento apenas tenho o XP instalado, mas a partir daqui estou a zeros, e com receio por duas razões:
    1-Nunca instalei mais de um SO numa máquina (dual boot) e muito menos instalei alguma vez algum linux
    2-O receio de, ao instalar outro SO, principalmente o Vista, perca o acesso ao(s) meu(s) outro(s) SO(s) instalado(s) anteriormente. É que já li coisas más sobre perder o MBR, e depois apenas ficar com o último SO instalado acessivel, etc etc. Mas não sei bem do que se fala…

  23. Avatar de ddxtreme
    ddxtreme

    eu nao consigo! ja iniciei e quando faço Shift + Esq./Dir. nao acontece nada :s
    alguem me dis o que ta mal?

  24. Avatar de peopleware

    É uma ferramenta interessante, no meu vista fica com mais pinta, alteramos a imagem do fundo, que é um jpg que está na pasta que acompanha o rar, e podemos ter vários ambientes, um com trabalho, outro musica, correio proibido ou imoral e um outro para jogar 😉

    Sempre a somar…

  25. Avatar de ElBelo
    ElBelo

    Caro psimoes

    Isto não tem nada a ver com este post…ou quase nada.
    Também tenho vontade de ter exactamente esse triple boot.
    Alguma dica para acertar à primeira?

  26. Avatar de devnull
    devnull

    Para os que ainda não conseguiram instalar o Beryl/Compiz no Ubuntu Edgy, talvez seja melhor esperar mais duas ou três semanas pelo lançamento do Ubuntu Feisty. Essa versão já terá o gestor de janelas 3D incluído e instalado por defeito e será apenas necessário carregar num botão para activar/desactivar os efeitos.

  27. Avatar de asaaa
    asaaa

    @Francisco Tomé Costa,
    A referência a esta aplicação no seu site é de 27 de Março. Se vir o WebTuga, eles fazem noticia com a mesma aplicação a 25. Quem plagiou quem?
    Acho que há que ter tento na lingua!

    Agora em relação ao que é realmente interessante, este post, conheci-o no WebTuga e instalei. Tem potencialidades para criar diferentes ambientes de trabalho se o computador for partilhado em simultâneo, pouco mais.

    Vitor, sou leitor há mais de ano e meio e este é o primeiro comentário, mas a facilidade com que ultimamente se vem para aqui gritar “plágio”, “ladrão” já chateia!

  28. Avatar de Ahedonia
    Ahedonia

    @devnull
    Estando a iniciar-me no mundo do linux, apenas me recomendaram o ubuntu, e lá me dirigi eu ao site da coisa e fiz o dl da versão 6.10 que queimei num cd. Apenas tinha versão desktop e versão server, 6.06 e 6.10… O que vem a ver então isso de Edgy e de Feisty? TIA.
    Entretanto vou googlando sobre dual ou triple boots com xp, vista e ubuntu, mas não está fácil… já tendo feito isso com sucesso, o pplware podia avançar com um how-to, certamente seria apreciado pelos fieis 🙂

  29. Avatar de leitordopplware
    leitordopplware

    alguém me pode indicar um guia para ter um dual boot(xp ubuntu), vou formatar o meu pc e gostaria de começar a mexer no Linux.

    Obrigado

  30. Avatar de Pedrobomba
    Pedrobomba

    No http://www.newsdown.com.br/ encontras manual de dual-boot

  31. Avatar de Li70
    Li70

    para teres dual boot xp e ubuntu basta ja teres o xp instalado e corres o cd do ubuntu no arranque crias as partiçoes necessarias instalas normalmente que o ubuntu criara um menu de boot a partir dai e so escolheres o SO que keres 😉

  32. Avatar de Li70
    Li70

    este 3d nao tem nada a ver com o do beryl tentaram bem mas nao deu pa xegar perto…para mim ta muito seco. quem ja experimentou beryl axo k deve axar o mesmo para kem nao experimentou ta muito fixe

  33. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    eu prefiro mais perfomance que visual 25 de ram é muito é minha opinião..

  34. Avatar de dc
    dc

    Pessoal, esse assunto do Triple Boot já foi aqui discutido, e eu próprio afirmei que nas ferias de verão irei tentar fazer um Quad Boot com “XP+Vista+SuSe+OS X Tiger”

    Mas aqui fica o Tutorial do Triple Boot

    http://www.pplware.com/?p=3370

    CUMPS

  35. Avatar de Nuno M

    Muito fixe mesmo 🙂

    Talvez de pouca utilidade, mas vou tentar usá-lo. LOL

    😀

  36. Avatar de Antonio Pratas

    Gostei da app, tou a usar, e só acho um bocado lento a começar a transição.

    Para quem quer multiple desktops e não quer usar esta aplicação, tem muitas outras alternativas:

    Free:
    http://www.microsoft.com/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.mspx
    http://www.onyeyiri.co.uk/software/multidesk/index.php
    http://virtuawin.sourceforge.net/
    http://virt-dimension.sourceforge.net/

    Pago :\
    http://www.stardock.com/products/vwm/

  37. Avatar de Laguna
    Laguna

    Eu estou a usar com o XP e o meu problema é o mesmo que o do DDxtreme. Alguém ajuda aqui…. grato!
    ——————————————
    ddxtreme Says:

    Março 30th, 2007 at 6:44 pm
    eu nao consigo! ja iniciei e quando faço Shift + Esq./Dir. nao acontece nada :s
    alguem me dis o que ta mal?

  38. Avatar de Laguna
    Laguna

    OK ddxtreme já percebi, Faz assim, descompacta o conteúdo zip para uma pasta qualquer. clica em Yodm 3d para activar. Quando activo o ícone fica na barra de trabalho. Clica com o botão do rato de lado direito e abre opções. Eu fiz assim. Na aba idioma alterei para pt. Na aba teclas de activação coloquei o visto em ctrl + alt. Quando quiseres ver o cubo clica em ctrl + alt e na set para cima. Aparece-te uma face do cubo “minimizada”. Continuado com as teclas ctrl + alt premidas carregas na seta direita ou esquerda e o cubo vai rodando. Com o ecrã normalmente aberto “full” também podes clicar em ctrl + alt e premir seta direita ou esquerda. O ecrã roda. Vai pesquisando. Creio que não faz muito mais que isso. No fundo é praticamente o mesmo que o acer gridvista ou o deskman mas em 3 dimensões e comendo mais recuros. è engraçado mas, pouco mais que isso. Enfim cada um é livre de usar o que entender claro está. Espero ter ajudado.

  39. Avatar de UKN
    UKN

    Andei a experimentar, brinquei, tirei. Engraçado, mas tira “produtividade” …

    Alem disso depois de o ter tirado, desapareceu-me com o wallpaper …

  40. Avatar de Carlos

    O Aero e o Glass já chegam no Vista o windows mesmo o XP não precisa de tralha para imitar outros SO, afinal tanta critica a piroseiras pesadas e afinal…

    Bem Haja
    Carlos

  41. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Bolas isto para mim não serve, deixa-me o pc muito lento.

  42. Avatar de c4smigu3l
    c4smigu3l

    pessoal ate k e fixe isto… para kem lhe de valor ate tem a sua utilidade..

    portem-se

    abraço!

  43. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    para quem gosta de ter melhor visual é muito bom eu prefiro melhor perfomance..

  44. Avatar de branKo.
    branKo.

    tem como ficar com 4 áreas de trabalho?

  45. Avatar de PedroA
    PedroA

    eae pessoal…

    viu naum to conseguindo fazer funcionar….

    ele abre e eu coloco as opções mas o cubo naum roda…

    oq será q ta acontecendo???

  46. Avatar de PedroA
    PedroA

    viu….eh girar na vertical…

    na horizontal com 4 areas de trabalho to conseguindo…

    ajudem por favor ^^

  47. Avatar de Jose Pedro
    Jose Pedro

    pessoal não consigo fazer funcionar, eu abro ele e simplismente não acontece nada, aluguen poderia ajudar?
    valeu

  48. Avatar de Daiana Martins
    Daiana Martins

    Nao estou conseguindo baixar..

    Download: Yod’m 3D 1.21 [790K]

    me ajude quem souber ;D

  49. Avatar de Vinicius - Lord Kiros - www.ragnadrima.com

    bem legal gostei bastante mas n entendi uma coisa …

    (”
    Por experiência própria este gestor de janelas, tal como outros tantos que já testei vai ser-vos útil por 5 dias, após os quais ou vão desabilitar ou vão desinstalar porque “é bonito sim senhor, mas eu não preciso disto para nada!” “)

  50. Avatar de pietro reiner
    pietro reiner

    Como eu faço para para desinstalar ou excluir este programa?
    ja tentei de tudo mas nada consegui alguem poderia me ajuda!!