Edward Snowden comenta o novo Face ID da Apple

72 Comentários

Durante a tarde de ontem, a Apple apresentou novos dispositivos, com algumas novidades reveladas comprovando muitos rumores e deitando por terra outros tantos. O foco do evento foi sem dúvida o iPhone X e a sua nova tecnologia de desbloqueio, o Face ID.

Snowden não perdeu tempo e já deu a sua opinião em relação a esta nova tecnologia.

Edward Snowden


Como funciona o Face ID?

O Face ID tira partido de um avançado sistema de reconhecimento facial implementado na parte da frente do dispositivo para captar a estrutura facial do utilizador e usá-la como forma de autenticação no novo iPhone. A tecnologia que poderá ser uma revolução no capítulo da segurança recorre à câmara TrueDepth que projeta e analisa mais de 30 mil pontos invisíveis para criar um pormenorizado mapa de profundidade do seu rosto.

Deste modo, é eliminada a necessidade de utilizar um código ou o sistema de impressão digital presente noutros iPhones.

face id

Durante o evento, esta tecnologia ainda ficou marcada por uma falha que muitos entenderam como um erro do Face ID, pela reação de Craig Federighi, mas que não passou de um procedimento comum na grande maioria dos smartphones.

 

O momento que fez cair as ações da Apple

Craig Federighi subiu a palco para fazer uma pequena demonstração do Face ID no novo iPhone, mas aparentemente a identificação falhou, deixando-o meio atrapalhado. Na verdade, não houve qualquer falha. Tal como em muitos sistemas de identificação, depois do smartphone reiniciar, é necessário introduzir o código de bloqueio para que outro sistema funcione. E foi apenas isso que aconteceu.

A atrapalhação de Federighi, segundo alguns analistas, valeu à Apple uma ligeira quebra do valor das ações. Poderia ter sido evitado.

 

Os comentários de Snowden…

Não foi só este pequeno percalço na apresentação levou a milhares de comentários por toda a Internet, houve também muita gente a falar sobre a tecnologia Face ID em geral. O que talvez ninguém esperava era que Edward Snowden se pronunciasse, mas também ele deixou o seu desabafo.

O famoso fugitivo norte-americano e denunciante do sistema de espionagem mundial levado a acabo pela NSA (National Security Agency) utilizou o Twitter durante o dia de ontem para expressar a sua opinião quando ao Face ID presente no iPhone X.

No geral, a opinião dada por Snowden quanto ao novo sistema de autenticação da marca da maçã é positiva. O norte-americano mostrou-se surpreendido e considerou que é um sistema bastante robusto em termos de segurança.

Além disso, o jovem de 34 anos elogiou o facto deste sistema se revelar bastante eficaz para resolver falhas comuns na segurança dos dispositivos.

 

Mas deixa o aviso

No entanto, Edward Snowden alertou para o facto desta tecnologia se estar a tornar banal e acessível a todos. Antigamente, esta tecnologia era apenas usada dentro dos governos como uma forma extremamente segura de autenticação e para permissão de acesso por parte de um indivíduo.

Defensores da privacidade online como Edward Snowden e certas organizações, como a ACLU (American Civil Liberties Union), temem que os governos e outras instituições tirem partido desta tecnologia para recolherem dados dos cidadãos.

reconhecimento facial

De facto, o sistema já está implementado e isso pode ser demasiado tentador para que as autoridades mundiais tentem expandir o seu poder e comecem a tirar partido deste tipo de novas tecnologias. Assim, os sistemas de reconhecimento facial podem vir a ser usados para motivos de espionagem e, deste modo, tornarem-se numa invasão de privacidade.

Na área da informática não existem sistemas infalíveis e se um dia existir algum o Face ID certamente não irá constar na lista.

Sem dúvida, os meios que hoje temos à nossa disposição fazem com que a tecnologia avance cada vez mais rápido. No entanto, precisamos de tomar cuidado com as escolhas que fazemos e decidir de forma sábia que caminho devemos tomar. Os avisos de pessoas como Edward Snowden devem servir como alertas para que nos mantenhamos informados e tenhamos consciência daquilo que é possível fazer com a tecnologia de hoje em dia.

 

Leia também

Reveja tudo o que a Apple apresentou na última Keynote

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raposao
    Raposao

    O Face ID não funcionou porque alguém ligou o celular pela primeira vez e não digitou a senha. Até mesmo para o Touch ID funcionar precisa destravar com a senha na primeira vez. Tanto é que, no video, aparece o aviso “Your passcode is required to enable Face ID”.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Tal e qual, fail…

    1. Avatar de V.T.
      V.T.

      Escreve-se “telemóvel”…

      1. Avatar de Jona
        Jona

        neste caso é mais smartphone….telemóvel é mais do século passado…welcome to 2017?

        1. Avatar de Edwardo Neveden
          Edwardo Neveden

          É para telefonar. É móvel. Portanto é um telemóvel.

          O 1º smartphone chegou ao mercado já depois de 2000 (último ano do século passado), logo telemóvel não é uma coisa do século passado.
          Continuam a ser os mais robustos, baratos, eficientes, e amigos do ambiente. Portanto, bem vistas as coisas, o smartphone foi mais andar para o lado (para a frente numas cosias, para trás noutras) do que um avanço. Mas como o ecrã dá para jogar melhor e ver certos filmes (que todos sabemos quais), o pessoal passa-se com aquilo. Se for preciso, e isto é história verídica, até vende um rim para ter dinheiro para o comprar.

          E no caso do iPhone, um telemóvel que custa 250 € a ser fabricado, mas que é vendido por 1000 €, o nome que melhor assenta é DumbChoice, e se não fosse esse, seria MoneyWaste.

          Welcome to logic?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            “custa apenas 250€ a ser fabricado” – este não de certeza. Só o display são quase 150€.

          2. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            Rui, esse ecrã é vendido à Apple por sensivelmente 110 euros, mas mesmo que fossem os 150 que dizes, o resto todo junto ficará aproximadamente pelo mesmo valor, logo, o preço de custo deverá rondar cerca de 300/310 euros, ou seja, a Apple lucra quase 1000 euros com cada equipamento. Isto claro, acreditando que os valores de custo serão estes, o que pode ser sobrevalorizado, tendo em conta que marcas concorrentes conseguem equipamentos que se aproximama bastante , por preços de venda a publico menores que o preço de custo de um iPhone.
            Mas pronto, cada um tem os seus princípios, e os meus não são compatíveis com extorsão, chulice, fanatismo, aproveitamento, burla disfarçada, etc.

          3. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            Rui, convém indicar que o ecrã custa sensivelmente o dobro dos anteriores, que custavam cerca de 60 euros a unidade.

          4. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Gonçalo, gostava de saber donde é que desenterraste essa tua especulação sobre lucros. Deves pensar que as análises que lês são os custos totais com materiais, produção, comercialização, desenvolvimento e licenciamento.

        2. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          “Telemóvel” é uma palavra resultante da junção entre duas palavras: “telefone” + “móvel”. A palavra “Smartphone” resulta da junção de outras duas palavras: “Smart” + “Phone” (Em Português: “Inteligente” + “telefone”). Logo, conclui-se que tanto um nome como o outro apontam para um telefone, e tendo em conta que se trata de um objecto portátil e “inteligente”, tanto um nome como o outro se aplicam, não se aplicando o segundo (Smartphone) aos telemóveis ditos “antigos”. Conclusão: Um Smartphone é um telemóvel, mas um telemóvel pode não ser um Smartphone.
          Está esclarecido?

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        Celular, senha, destravar…
        Deixa lá o Raposao escrever à maneira dele; pois certamente é brasileiro e não há problema nenhum nisso!

    2. Avatar de Toder
      Toder

      es mesmo fanboy e acreditas em tudo que os outros dizem! mas o face id falhou sim! tenta meter o dedo errado no touch id e se falhar algumas vezes vai te dar para inserires o pin! ou se não quiseres desbloquear o telemóvel com o touch id ou fingeprint scanner nos androids podes desbloquear com o pin, mas patos como tu acreditam em tudo

      1. Avatar de Rafa
        Rafa

        Tu leste o que ele disse ou viste o vídeo? Ele tem razão tal como o artigo o diz, o Face ID não estava activo. E antes de dizeres que também sou fanboy, não, não sou 😉

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        pato és tu! ou foi ligado naquela hora e precisou de código ou quem o esteve ali a colocar para apresentação olhou para ele, o suficiente para errar umas tantas vezes

      3. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        após rever o vídeo retiro o que disse, se assim fosse ele não conseguia desbloquear com o face ID à segunda tentativa

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          ele desbloqueou outro aparelho, não era o mesmo do início!

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            então aí está certo ter pedido código, normal..

      4. Avatar de Bruno
        Bruno

        Com o TouchID no fim vai pedir o PIN mas também vai avisar da falha de autenticação com o TouchID, coisa que não apareceu na demonstração, para além de que nem ocorreram 5 tentativas.

    3. Avatar de Vítor M.

      Tens razão, não falhou obviamente. Quem tem Touch ID sabe que há essa medida de segurança e viu-se bem, mas esta novidade da Apple parece ter feito ali alguma comichão 😉 a alguns 😀

      Os tais que hoje usam o Touch ID mas que também no início diziam mal dele 😀 sempre os suspeitos do costume 😉

      1. Avatar de Andre
        Andre

        Não só falhou como vai falhar muito, os equipamentos estavam preparados para a apresentação e por isso esse argumento é inválido… Será que reiniciou depois de ter sido preparado?

        1. Avatar de Vítor M.

          Provavelmente foram reiniciamos, num evento pode ser um procedimento normal.

      2. Avatar de Conrad Electronics
        Conrad Electronics

        Novidade? Tenho um “Face ID” no Android há já algum tempo…

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Claro que tens! Tens um”foto Id” no teu android 🙂

          1. Avatar de Filipe F.
            Filipe F.

            Leitor de Retina é diferente de Leitor Facial.

            O leitor facial na maioria dos Android é inseguro, basta uma boa foto. O leitor de retina é bem mais complicado…
            É mais facil ir ao Facebook de alguem, usar um programa que transforma fotos 2D em 3D e imprimir um molde (que a Apple diz que nao resulta mas isso era estupido pois a camera apenas lê um padrao de relevo, e não se é pele, se é maquilhagem, se é mascara, etc) , do que tirar uma foto macro a uma retina de um olho com uma camera de infravermelhos para depois imprimir e enganar o sistema usado nos Samsung para Retina.

            Portanto sim vai ser giro ver o quão facil, com fotos a distancia ou redes sociais será fazer ”moldes” 3D para ultrapassar o Face ID.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Filipe F., estúpido é achar que fazer um compósito 3D a partir de fotos retiradas do Facebook é capaz de criar algo com precisão tridimensional suficiente para enganar um sistema especializado para mapeamento facial 3D duma única pessoa, e que analisa mais do que as dimensões da cara – é por isso que a Apple falou que o sistema foi treinado para não ser enganado por máscaras (imitações).
            Não é preciso tirar uma foto macro da Iris (não retina) em infravermelhos para enganar – primeiro porque não precisa de ser “macro”, segundo porque não é obrigatório usar uma foto em infravermelhos. A Chaos Computer na sua análise diz que uma boa foto colocada na internet pela pessoa pode ser suficiente.

          3. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            Filipe F., sou obrigado a concordar com o Bruno, através de uma foto (2D) não se consegue criar um molde 3D com o mínimo de precisão para enganar este sistema, a única maneira que estou a ver que possa eventualmente aproximar-se disso, seria fazer um scan 3D com uma aplicação como a que a MS apresentou num dos seus últimos eventos, em que a precisão e facilidade são pontos fortes, assim como a lata precisão do mesmo, mas fica uma pergunta: será que essa precisão chega para ludibriar um sistema destes? Talvez ainda não, mas com a rápida evolução desta área acredito que será apenas uma questão de tempo se não for já possível.

          4. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Goncalo, a Apple referiu que “treinou” o sistema para não ser ludibriado por máscaras realistas (o sistema usa AI), por isso não basta ter uma reprodução tridimensional da cara.
            A haver algum método terá que ser capaz de reproduzir as propriedades electromagnéticas da cara no infravermelho, a que se soma uma solução para o movimento dos olhos, já que também parece avaliar o olhar da pessoa. Ou seja, não aparentam ser métodos simples.

        2. Avatar de Alberto José
          Alberto José

          Tens nada 🙂 querias ter, sonhas ter, e tão cedo não terás.

          1. Avatar de Snap
            Snap

            O novo samsung saira com leitor de iris… qual sera mais seguro?
            Ja que o Face ID nao consegue destinguir gemeos identicos…

        3. Avatar de kadu
          kadu

          Tens o Trusted face apresentado no smart lock do Lollipop… Já tem 3 anos!
          Se queres ter ter alguma razão no teu comentário ou argumento tens que chamar os “bois” pelos nomes!!
          O Face ID da Apple usa hardware para mapear a tua cara e enquanto o Trusted face usa software (e atenção que a Google tem dos melhores softwares de manipulação de imagem)…
          Uso-o desde sempre e nunca me falhou. Com óculos (graduados) ou sem, com barba ou sem… Já se usar uns óculos de sol não me reconhece!!!
          Já o Face ID tem todo um mapeamento completo incluindo profundidade…

          Minha opinião: Não vejo qual a necessidade de ter de incluir hardware para segurança (consequentemente aumento do preço do dispositivo) quando já têm tanta coisa boa… Talvez saibam que o “Apple Fanboy” nunca questiona a necessidade de nada… Apenas tem que ter só porque sim!!!
          No fundo é uma questão de software vs hardware!!

          1. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            O teu comentário trouxe-me mais umas duvidas: e se tivermos um qualquer inchaço no rosto? ou uma ferida qualquer que de alguma forma provoque alterações no volume do rosto? Ou se esvermos com olheiras? Duvido que funcione, a não ser que a Apple tenha tido isso em conta e ter adicionado uma margem de erro confortável, o que certamente iria retirar imenso da sua segurança.

        4. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Funciona de forma diferente, inicialmente pensei o mesmo, mas depois de investigar sobre esta tecnologia usada pela Apple verifiquei que é muito diferente que o reconhecimento facial usado nos Android. Não sou fanboy da Apple, pelo contrário, mas a verdade tem de ser dita, até agora esta parece ser a opção mais segura existente, mas continuo com a mesma pergunta, será que uma impressão 3D de excelente qualidade não será capaz de ludribriar este sistema? Seria um teste interessante.

    4. Avatar de Sqn+
      Sqn+

      Não deixa de ser um fail para uma apresentação a nível mundial

    5. Avatar de umgajoqueletudoateaofim
      umgajoqueletudoateaofim

      “No geral, a opinião dada por Snowden quanto ao novo sistema de autenticação da marca da maçã é positiva. O norte-americano mostrou-se surpreendido e considerou que é um sistema bastante robusto em termos de segurança.” Duas ao poste, e mais tem o print por cima, primeiro ele diz que o design parece robusto não o sistema operativo ou a segurança, depois não me parece que dizer que o sistema pode ser abusado seja uma coisa positiva sobre a autenticação. Sinceramente senhores, essas palas…

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Se leres o segundo tweet verificas que ele usa design para se referir à implementação do FaceID (SISTEMA de autenticação) e à forma como evita falhas comuns de segurança. Ou seja ao falar em robustez do design está a dar uma opinião sobre a aparência de segurança do SISTEMA (de autenticação), mas ele adverte que é preciso esperar para saber o quão seguro é.
        O abuso que ele fala é sobre a tecnologia de reconhecimento facial em geral, por causa da banalização deste tipo de tecnologia. Ele não está a falar de abuso do sistema de autenticação do iPhone.

    6. Avatar de Jorgejorge@jorge.pt
      Jorgejorge@jorge.pt

      ‘A tech certain to be abused’ não me parece uma reacção positiva à segurança.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        relê o tweet. Ele está a falar sobre a banalização da tecnologia de reconhecimento facial, ou seja não é uma crítica à segurança deste sistema, é uma crítica à possibilidade deste tipo de tecnologia passar a ser aceite pelas pessoas em vários lados, o que pode ser aproveitado para outros fins (abuso).

  2. Avatar de LG
    LG

    O problema do “fail” não foi o FaceID não funcionar … (que pelos vistos bastava do passcode para desbloquear no primeiro uso)… O que foi mau foi a reação de Federighi que não estava a espera do mesmo quando se fala de uma funcionalidade simples e natural como colhar para o iPhone que depois aconteceu exactamente o contrário e depois ainda disse que vai utilizar o “backup”… isso sim foi mau…

    Alguem como o Federighi deveria saber a funcionalidade do produto e saír-se dessa de forma, e cito, “simples e natural”

    Também é estranho após tanta preparação esse iPhone ainda ter sido bloqueado.

    Mas sinceramente considerei este pior: https://www.youtube.com/watch?v=n5jXg_NNiCA&feature=youtu.be&t=30m50s (Tudo que seja com Siri não é uma live-demo)

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      @LG O iPhone pode ter ter crachado.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não crachou nada, o dispositivo irá solicitar o código sempre que:
        – Ligar ou reiniciar o dispositivo
        – Premir o botão principal para desbloquear o dispositivo (pode alterar esta opção)
        – Atualizar o software
        – Apagar o dispositivo
        – Visualizar ou alterar as definições do código
        – Instalar perfis de configuração do iOS

        Não era de estranhar que os dispositivos tenham sido reiniciados antes de entrar em palco e um deles foi iniciado com o código, porque nota-se que reconheceu de imediato, enquanto o primeiro solicita o código para ativar o Face ID. Comportamento normal.

    2. Avatar de Vítor M.

      Exactamente, ele é que não contava com aquilo e não sabia o código 😀 essa foi a cena mais caricata 😀 mas estas cenas acontecem, são o gáudio de alguns 😀

      Seja como for, a tecnologia é brutal, vejam os vídeos da malta a testar no showroom.

      1. Avatar de Filipe F.
        Filipe F.

        Vitor, a tecnologia é tal e qual como ter o Leitor Retina no S8 ou Note8, não tem nada de wow, o procedimento é o memso: ativar o ecra, ter a cara de frente para o telemóvel e demoram pelas demos, ambos a mesma coisa, 1 seg ou menos, mas claramente menos instantâneo que uma fingerprint.

        A diferença é que no iPhone X vais voltar a usar muitas vezes o Pin, porque quando a cara falhar, porque irá falhar, o leitor n irá ser 100% preciso ou era muito facil de enganar, n tens uma fingerprint como método imediato alternativo e portanto precisas de digitar um pin,
        Alem disso a cena de desbloquear com segurança, em cima da mesa sem ter que se mexer o corpo ou rosto para cima do telemóvel e sem ter de pegar nele parece que também acabou na Apple.

        Agora isto é novidade para os Apple clients, mas para quem tem e falo do rival direto, um S8, isto ja é normal, sendo que tens nao um mas dois metodos rápidos e que usam algo do teu corpo para desbloquear (impressão digital e retina). Mas em duvida que finalmente o X é um telemóvel que não tendo nada de novo a não ser os emoji animado, já tem finalmente tecnologia usada noutros topo de gama desde há anos. É bom ver o salto tremendo de modernidade.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Tal e qual? Não sabes o que dizes. Um é um leitor de Iris, outro é reconhecimento facial com mapeamento 3D, o Note não tem esta tecnologia.
          Gostava de saber como é que chegas a essa conclusão de demorar o mesmo tempo e não ser instantâneo? No iPhone X a autenticação não leva automaticamente para o ecrã inicial, continua-se no lock screen até se fazer um “swipe” no ecrã, dando a possibilidade de ler as notificações. A autenticação em si parece ser extremamente rápida.
          Tu não fazes ideia qual é a taxa de falha de reconhecimento no iPhone X para saber que é pior que a do leitor de impressões, para saber que se vai usar mais vezes o “PIN”.

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Podia ter tido mais cabeça fria e dito outras palavras, mas é o estilo típico da pessoa e uma reacção natural a algo que não corre bem. O certo é que naquela situação ele tinha que passar para outro aparelho, pois ele não tinha tempo para avaliar o que se estava a passar, ele não podia correr o risco de poder ser uma falha persistente naquele aparelho.

  3. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Quanto mais se fala da Apple mais força ela ganha… eu cá não volto a dizer nada. lol

    1. Avatar de Foodie
      Foodie

      Mas como no mesmo parágrafo o fizeste, fail!
      Não podes sequer pensar que a marca existe! 😀

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ainda estamos a falar do Windows Hello?

  4. Avatar de Foodie
    Foodie

    “Assim, os sistemas de reconhecimento facial podem vir a ser usados para motivos de espionagem e, deste modo, tornarem-se numa invasão de privacidade.”

    Como a invasão de privacidade não existe apenas quando existe espionagem…..cabe a cada um decidir se quer ou não usar o sistema, optando por usar alternativamente um sistema standard de autenticação.

    Ter um dispositivo com maior avanço tecnológico não significa necessariamente ganhar mais liberdade, infelizmente…

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não é por usar este sistema que ocorre invasão de privacidade a quem usa, os dados biométricos são protegidos de maneira semelhante ao que é feito com o TouchID, segundo a descrição da Apple, ou seja não estão acessíveis ao resto do sistema e aplicações.
      O problema que o Snowden levanta é com a banalização no uso deste tipo de tecnologia, o que pode levar as pessoas a deixar de se preocupar com a recolha de imagens da sua cara, sendo isso aproveitado por outras entidades que não estão interessadas em manter a privacidade desta informação.

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        E o que é gravado no secure enclave não é a “image” da face do utilizador mas sim uma fórmula matemática que representa a face. Como já li mesmo que alguém consiga aceder é praticamente impossível converter essa fórmula numa imagem da face

  5. Avatar de Vitor
    Vitor

    Como este modelo do iPhone só ontem foi apresentado, ainda não foi colocado à venda e o Snowden se encontra “refugiado” na Rússia…quer dizer que alguém da Apple lhe “ofereceu” antecipadamente um “aparelho” para ele analisar e validar as características do mesmo!! Ou escreve esses “twitters” para não ser esquecido…

  6. Avatar de Osvander
    Osvander

    Uma dúvida, se o cara faz o reconhecimento facial no smart com o rosto lizo sem barba e, depois deixa a barba crescer. Será que vai reconhecer o dono?

    1. Avatar de Moto G5 plus
      Moto G5 plus

      Ou numa tentativa de assalto, consegue com que não lhe roubem o iPhone mas fica com a cara aos papos durante umas semanas. lá se vai o face id.

  7. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Na minha opinião, nunca nenhum sistema será seguro enquanto for necessário password como alternativa caso algum destes falhe, finger print, iris, Face ID ou até mesmo padrão desenhado…
    Para mim o sistema mais seguro e prático, seria o uso de impressão digital sem a password caso esta falhe!!!

    Para mim, as impressões digitais seriam guardadas na kernel e usadas mesmo antes de iniciar o OS, depois de iniciado o OS esta seria a única forma de autenticação e em caso de falha após 5 tentativas, o telemóvel enviaria um sms com um código aleatório e com utilização temporária, o sms seria enviado para um número pré registado através de um sistema tipo 112 em que não é necessário o cartão SIM… Assim acredito que a segurança dos nossos dados guardados neste equipamento, estariam seguros…

    Isto sim

    1. Avatar de celso
      celso

      Para isso, preferia o velhinho nokia N9. Ao fim de um certo numero de tentativas falhadas, tens a opção de o smartphone formatar-se automaticamente para prevenir o roubo de dados.
      Claro que isso poderia ser usado para algum malandro formatar-te o tlm de proposito.

      1. Avatar de Jona
        Jona

        mas pelo menos nao te roubava nenhum dado que tivesses nele.
        ps. tambem tive um nokia n9. muito a frente para a altura.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Boas
      O problema reside no facto de, por exemplo no meu caso, ter constantemente as mãos molhadas e consequentemente os dedos enrugados, ou seja, não consigo utilizar a impressão digital e desbloqueio por padrão. Fora do trabalho(no qual o telemóvel também faz parte) é sempre por impressão digital. Seria impensável sempre que quisesse ver alguma informação de trabalho, ter de esperar de secar as mãos!
      Mas percebo o seu ponto de vista
      Abraço

  8. Avatar de Vitor
    Vitor

    FaceID, TouchID, Apple Watch com LTE e bla bla bla…. pouco a pouco um grupo de empresas irao poder “brincar” livremente com a vida das pessoas… skynet is coming

  9. Avatar de Antonio
    Antonio

    Acho que alguém não fez o trabalho de casa. Quando se usa o touchid e este vai pedir o código, aparece o ecrã para digitar o código. No entanto não foi o que aconteceu. Ele pegou no telemóvel, olhou para o telemóvel e este não fez rigorosamente nada. Depois ele desliga o ecrã, volta a ligar e devia novamente ter aparecido o ecrã(se tiveres o ecrã desligado, e carregares no botão, vai logo aparecer o ecrã para por o código) e este só apareceu quando ele tocou na tela.

  10. Avatar de Samuel
    Samuel

    Inventar o inventado é só o que Apple faz. Francamente é uma marca que já me enoja. Foi com a suposta primeira app store que é quase copy/paste do “Gestor de Pacotes Synaptic” (linux). A Apple e a Microsoft só fazem é copiar o Linux e se não fosse o Linux provavelmente ainda era tudo “um utilizador uma tarefa”.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    É por causa do Face ID que pedem mais de 1.000€ pelo smartphone iPhone ?
    É que reconhecimento facial, o Android tem pelo menos desde a versão 4.2, e o Win 10 Mobile e Windows 10 têm o Windows Hello.
    Se é só por isso não estou a entender o preço, pois a tecnologia já existe há vários anos.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O Win 10 Mobile não tem reconhecimento facial, só encontras este tipo de tecnologia em computadores Win 10 mas com hardware menos compacto, tanto quanto eu sei.
      Queres mesmo comparar uma coisa destas com tecnologia de reconhecimento que podia ser enganada facilmente por uma fotografia?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O principio da tecnologia é bem diferente, e mais complexo, e com certeza mais valioso do que qualquer um feito até hoje.

  12. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Feio como é o Craig Federighi acho que qualquer smartphone se recusaria a reconhece-lo.

  13. Avatar de Fabio
    Fabio

    Alguns dizem que o iPhone foi reiniciado, mas a mensagem de reinício no iPhone indica claramente “reiniciar” como o motivo da autenticação extra. As tentativas falhas do touch Id, por outro lado, acabarão com a mensagem que Craig conseguiu no palco. Experimente você mesmo, toque repetidamente o sensor do iPhone com o dedo errado e, eventualmente, você obterá “Sua senha é necessária para ativar o touch id”. O momento decisivo para mim é quando ele esfrega o rosto.A maneira como ele esfregou o rosto instantaneamente implica que ele teve algum problema anteriormente.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Falhas no TouchID dão uma indicação visual de falha antes de sequer pedir a password, coisa que não aconteceu ali, com o teclado só a aparecer quando ele faz o swipe no ecrã.
      Ou seja o telemóvel já estaria na situação em que necessitava de password para autenticar.

  14. Avatar de Xello
    Xello

    Como será com os gémeos? Posso espreitar o IPhone X do meu irmão gémeo?
    PS.: Não tenho irmão gémeo, é apenas uma questão.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Dependerá do grau de semelhança, mas sem dúvida que haverá pares de gémeos que conseguirão enganar.

  15. Avatar de Craig oh oh oh
    Craig oh oh oh

    Acho piada aos nomes que a Apple dá às coisas, Face ID, AirPods, AirPower, Icloud… Designações que mais parece saídos de uma banda desenhada com Super Heróis, onde os JetSkates ou Lazer Guns fazem brilhar os olhos dos mais pequenos levando os seus pequenos cérebros nas ondas da imaginação. Claro que o sucesso de um produto que nada tem para oferecer, depende sempre de uma boa campanha de marketing, se o carro do Batman de chamasse Batman Wheels ninguém ia comprar, então vamos dar um nome bonito às coisas e ficamos com um Batmobile ou uma BatSword sem esquecer o BatTracer… No caso da Apple temos o Iphone e não o Apple Phone, o AirPods e não earphones, o AirPower e não o Wireless Charger, enfim…
    A Apple se tornou especialista em ilusionismo, incutindo nos consumidores de tecnologia a ideia que são eles que inventam tudo, são eles os senhores da perfeição, são eles os mais que tudo, mas no fundo não passa de marketing ilusionista…
    Claro que gostos são gostos e não se discutem, mas dizer que estão a pagar 1359€ por um smartphone inovado e com tecnologia nunca antes utilizada em Smartphones, é no mínimo uma consequência evidente do ailusionismo …

  16. Avatar de somewhereovertherainbow
    somewhereovertherainbow

    …eu penso que a “mensagem do Snowden” vai mais no sentido de chamar a atenção para o facto de que realmente a banalização da tecnologia [porque outros seguirão “as novidades agora apresentadas”] irá permitir no futuro…como em tudo “para o bem e/ou para o mal”…sou um leigo nestas matérias, mas acredito que haja já tecnologia bem mais desenvolvida, por exemplo como ele refere, a nível militar, que muitos julgam ser ainda uma “quimera” mas que acredito ser já uma realidade “ainda bem guardada”…quem “manda” cria a ilusão da necessidade de algo…e nós “carneiros” vamos todos atrás, de uma maneira ou de outra e não importa a “Marca”…não importa a marca! Somos cada vez mais controlados…com a nossa inteira colaboração! [é que sem dar conta acabamos por fazer o suposto “trabalhinho deles” e nem piamos…podemos reclamar depois e ter opinões para fóruns e mesas de café – se é que ainda há gente que se “encontra fisicamente”…esta é mesmo somente uma ligeira provocação! ] 😉