EDUC8: A sala de aula no Windows 8

17 Comentários

Apesar da introdução dos computadores na sala de aula com o Magalhães, nunca houve software que tirasse realmente partido da tecnologia ao serviço de professores e alunos. É exactamente neste ponto que a empresa portuguesa CAVEDIGITAL pretende deixar o seu marco.

Se o iPad é uma ferramenta de aprendizagem, então qualquer dispositivo Windows 8 também o pode conseguir, graças ao EDUC8 (pronunciado “educate”). Esta suite é composta por uma app Windows 8 para o professor e outra para o aluno, possibilitando a criação de uma verdadeira sala de aula virtual.

educ8_splash

Recue-se o quanto se quiser no tempo, os fundamentais duma sala de aula, aos dias de hoje, continuam a ser os mesmos – um adulto (o professor) transmite conhecimento, sobre a forma de “palestra” e com recurso a um quadro, a um conjunto de pessoas – os alunos – usualmente mais novas, e fechados dentro de quatro paredes. Os fundamentais continuam a ser os mesmos, e assim, os alunos de hoje aprendem da mesma forma que os avós dos seus avós aprenderam no seu tempo.

É esta a crença da empresa portuguesa CAVEDIGITAL, que motivou a criação de uma comunidade do Facebook e, aproveitando o lançamento do Windows 8, nasceu o EDUC8 .

O EDUC8 apresenta-se como um ecossistema de duas aplicações para o Windows 8, o EDUC8 Learner para o aluno e o EDUC8 Teacher para o professor. Estas duas apps comunicam colaborativamente através de uma rede fechada, sem qualquer necessidade de infraestruturas especializadas ou configurações complicadas. É abrir as apps e estas ligam-se automaticamente.

O professor consegue criar uma sessão (aula) e publicá-la, através da app Teacher. É possível personalizar o nome da aula, o seu sumário e etiquetas.

teacher (2)

Essa sessão é automaticamente reconhecida pela app Learner desde que os PCs estejam conectados à mesma rede. As sessões são agrupadas por etiquetas, para facilitar a pesquisa por temas que sejam do interesse do aluno.

learner (2)

Para ingressar numa aula, o aluno submete o pedido ao professor.

learner (3)

Todos os alunos aceites na aula acompanharão todas as acções do professor na sua aplicação, desde a escrita à partilha de imagens, tal como um vulgar quadro digital. Se o professor autorizar, os alunos também podem participar. As sessões podem ser gravadas e posteriormente reproduzidas em tempo real, como ferramenta de estudo para os alunos.

learner (6)
Vista do aluno.

A suite de apps EDUC8 permite:

  • Criar, apagar e gravar sessões (aulas).
  • Partilhar imagens.
  • Escrever com o rato, toque ou caneta digital, suportando diferentes tipos de marcador (grossura, cor).
  • Partilhar bi-direccionalmente o quadro da sessão.

A diversidade de cenários de aprendizagem é virtualmente ilimitada. Imagine a utilização de dispositivos de transmissão WiFi portáteis levando a sala de aula para fora da escola, por exemplo, na floresta, dentro do autocarro ou até na praia. O EDUC8 foi desenvolvido a pensar na compatibilidade com todos os dispositivos de escrita, desde rato, teclado, toque ou caneta digital. As apps estão disponível em Português e Inglês, mas espera-se o alargamento a mais idiomas.

O EDUC8 vem assim dotar os professores de novas ferramentas interactivas e divertidas que permitirão aos alunos aprender numa sala de aula moderna e inovadora.

Download: EDUC8 Learner | EDUC8 Teacher
Homepage: EDUC8 | Facebook | CAVEDIGITAL

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cover
    Cover

    Diz o nosso amigo Carlos Carvalho que isto é inútil e não produtivo. Devia ter sido feito em Linux para as 2 pessoas que o usam :xx

    1. Avatar de UnCover
      UnCover

      É com ideias como essa “Cover” que não existe evolução no nosso país. Se fosse uma app americana ai sim seria uma grande ideia. A ideia é muito boa, é portuguesa é isso que interessa.

      1. Avatar de Cover
        Cover

        Eu sei que a ideia é boa. 🙂

    2. Avatar de JP (djlinux)

      Com esse comentário ficou provado que qualquer letra dirigida a tua pessoa é uma perda de tempo…

      Muito boa esta iniciativa, espero sinceramente que consiga seus objetivos, para um Portugal mais esperto 🙂

    3. Avatar de CAVEDIGITAL

      Viva Cover,

      Estamos sempre disponíveis para receber as vossas sugestões para que com elas possamos melhorar e evoluir.

      Podem entrar em contacto com a nossa equipa através da nossa página de Facebook em http://fb.me/educ8me.

      Ficamos à espera das vossas sugestões.

  2. Avatar de Luis martins
    Luis martins

    Boa tarde
    Desculpem mas fiquei um pouco à nora, qualquer um pode usar esta aplicação? Estou a pensar instalar o win8 numa máquina virtual posso testar o e-learner desse modo?
    Obrigado pelo artigo

    Cumpz

    1. Avatar de CAVEDIGITAL

      Viva Luís,

      A aplicação é de download livre e gratuito na Store do Windows 8. Para que seja possível experienciar o potencial das aplicações é necessário ter duas ou mais máquinas (tecnicamente é possível executar em ambientes virtuais, mas atenção à performance) uma com a App Learner e outra com a App Teacher.

      Esperamos ter ajudado.

    2. Avatar de A equipa da CAVEDIGITAL

      Boa noite Luis Martins

      Antes de mais obrigado pelo seu comentário. As aplicações EDUC8 (EDUC8 Teacher e Learner) podem ser utilizadas por qualquer pessoa que tenha o Windows 8 instalado no seu computador ou máquina virtual. Para testar o ecossistema EDUC8 Teacher e EDUC8 Learner são necessárias pelo menos duas máquinas e que estas estejam na mesma rede privada (com a partilha ligada).

      Para qualquer informação adicional pode sempre entrar em contacto conosco através da nossa página de Facebook.
      http://fb.me/educ8me

      Esperamos ter ajudado 🙂

  3. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Antes de mais peço desde ja desculpa á Ana Narciso pelo off-topic q vou fazer, eu ja coloquei no forum mas como n obtive resposta vou alargar aqui ao pessoal que visita o pplware mas n o forum

    ”Eu comprei um ultrabook da samsung Serie 5 (Samsung 530U3C-A05PT)
    que trazia de origem o windows 7 (foi dois meses antes do lançamento do mesmo portatil com W8)
    Recentemente tentei fazer o upgrade para o W8 pois tenho acesso a licença da faculdade, decidi fazer a clean install, criei um pen de arranque (como bem explicado aqui no pplware) meti os ficheiros do ISO na pen e arranquei apartir da mesma.
    Mas simplesmente não deu, dizia que não era possivel instalar naquela partiçao, formatei a partiçao voltei a correr a instalação do W8 e nada agora nem o HDD aparece na lista para escolher onde instalar o SO.
    Li algumas coisas acerca destes novos HDD e BIOS que tem UEFI e tem um SSD hibrido…bem n percebi mt bem como aquilo funciona, só sei é que não consigo instalar o W8 pela clean install só por cima do W7 e n é isso que eu quero.

    Portanto se alguem já passou por isto ou sabe como resolver agradecia que me explicassem setp-by-step o que fazer.”

    Um grande abraço a todos e mais uma vez…desculpa Ana Narciso

    1. Avatar de Adão Branco
      Adão Branco

      Com o download do iso e instalação via DVD instala, o problema que acontece é que se introduz o serial enviado na compra e não aceita, segundo a Microsoft Portugal temos de instalar como upgrade do Win7 senão não aceita, temos de ligar para lá dar o numero de serie do Win7 original e do serial da compra, dão-nos uma página web para acedermos e fazermos download do software que serve para acederem remotamente ao nosso pc, onde abrem um programa que pede um serial e introduzem o código deles e este Win8 fica ativo.
      Cumprimentos.

    2. Avatar de QuintaS
      QuintaS

      No arranque F2 pra ir à bios depois desactivas a opção Secure Boot ou algo do genero

  4. Avatar de John Doe
    John Doe

    Já leste este documento?

    http://www.samsung.com/uk/support/win8upgrade/win8guide.pdf

    Lá encontras os diferentes cenários, até o do clean install com o media de upgrade.

  5. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Não critico a aplicação em si, não conheço mas quem a produz deverá pensar rapidamente em torná-la portável para outras plataformas além do Windows 8.

    Conheço vários professores que afirmam que não instalarão o Windows 8 nos próximos anos. Não têm conhecimentos para o fazer, não têm dinheiro para pagar a licença mais o serviço a quem o sabe fazer e não vêm qualquer utilidade em mudar de SO quando o seu está a funcionar bem.

    Parabéns à equipa que produziu a aplicação, precisamos de mais iniciativas destas mas logo à partida limitar a aplicação a uma plataforma que ainda se está a instalar no mercado, em tempo de “vacas magras” e excluir duas plataformas – Windows 7 e XP – que dominam grande parte do mercado…

    Já não falo de Linux e OS X…

    Já agora, é muito triste ver uma empresa portuguesa não ter uma versão portuguesa do seu site.

    1. Avatar de CAVEDIGITAL

      Caro Rui,

      Antes de mais, obrigado pelo seu feedback.
      A equipa da CAVEDIGITAL está a trabalhar arduamente em várias frentes em simultâneo, forçando-nos a fazer determinadas escolhas.

      Efectivamente, neste momento, o nosso site encontra-se apenas em Inglês, opção tomada devido a uma prioridade na nossa estratégia de internacionalização.

      Temos muito orgulho em ser Portugueses, queremos ver o nosso país crescer. Contamos a breve trecho, ter também uma versão do site em português.

      Cumprimentos.

    2. Avatar de CAVEDIGITAL

      Entretanto enquanto não sai a versão em Português do nosso website aproveitamos para disponibilizar o link para a página, em Português, da nossa aplicação.

      http://www.educ8teacher.com/pt-PT/

  6. Avatar de alessandro simon

    Parabéns pelo App , concordo com o @Rui e acrescento que tem que ser portado para OS X e Linux (android etc..) pois o sistema de ensino é multiplataforma. Fico imaginando sendo usado no Brasil.

    saudações.

  7. Avatar de João Marques
    João Marques

    Não sei se ainda funciona, mas qd utilizava o SO Windows, cheguei a usar um software tb mt interessante p professores q conheci num artigo aqui no pplware:
    iTALC: http://italc.sourceforge.net/home.php

    Mais recentemente conheci um software p iPad energyProf, tb aqui no pplware e apenas aproveito p dizer q na página do facebook deles (http://www.facebook.com/energytaps) têm lá 4 códigos promocionais! Não sei se já foram descarregados obviamente, mas eu só descobri dp de a ter pago 🙂 Mas atenção q, na minha opinião vale cada cêntimo. Eu usava o teacherKit, mas esta, para além de mt mais simples de utilização, faz aquilo que promete.