Easy Voice 0.0.1.1 – Para pessoas com problemas na fala

15 Comentários

EasyVoice é uma interface Text-to-Speech (TTS) para com pessoas com debilidade na fala.

Em Dezembro de 2009, apresentamos aqui no pplware pela primeira vez o projecto Easy Voice. Hoje, através de um e-mail enviado pelo próprio autor do projecto (Dr. Paulo Condado), fomos informados de uma nova versão desta ferramenta que nos faz olhar para a vida de outra forma.

Paulo Condado, doutorado pela Universidade do Algarve que tem paralisia cerebral, criou o Easy Voice para pessoas com dificuldades na fala ou mesmo ausência da mesma. Easy Voice é um sintetizador de voz que transforma texto em áudio e o envia através do Skype, usando a API (interface) deste.

easyvoice_00

O programa é um género de plug-in para o programa, mas no entanto não é reconhecido ou recebe qualquer apoio da empresa proprietária do Skype.

easyvoice_5

Painel de Configurações

Aqui pode por exemplo activar o Keyboard na aplicação entre outras opções

easyvoice_3

Aplicação agora com Keyboard

easyvoice_4

Quando utilizarem o programa pela primeira vez devem seleccionar a opção “Send voice through Skype”. Podem depois ajustar outras opções de acessibilidade como colocar um teclado na própria aplicação, tendo este características ajustadas, entre outros ajustes práticos.

Vídeo Demonstrativo

Resta-nos dar os parabéns ao Dr. Paulo Condado, em primeiro lugar porque é português e também pelo seu excelente trabalho. Continuação!

Projectos idênticos

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: EasyVoice Beta 0.0.1.1 [1.81MB]
Homepage: EasyVoice

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Muito bom, sim senhor, estás de parabéns por ter trazido isto para aqui. Sou professor de música e trabalho com miúdos com paralisia cerebral. Já tínhamos software idêntico a este embora agora não me lembre do nome… Só acho que este software tem um senão: o interface. Acho que miúdos com paralisia cerebral não têm a motricidade assim tão fina para clicar em cada quadradinho com letras como deve ser. Na minha escola, temos uns teclados com teclas com o dobro do tamanho e até mesmo teclas a que são atribuídas frases. Deviam dar desenvolvimento a isto.
    Isto porque, nem todas as pessoas com paralisia cerebral usam o rato do computador: umas usam um ponteiro de cabeça, outras apenas um dedo, e outras não têm a motricidade para tal, usam a mão e o braço por completo (às vezes até violentamente – para nós que somos mais capacitados).
    Fica aqui o ponto de vista. De qualquer modo, parabéns pela iniciativa. Só mais uma questão: seria uma boa ideia adicionar às subcategorias no Menu, “Software especial” ou outra coisa do género para pessoas com Necessidades Especiais. É que às vezes nós educadores procuramos, procuramos e não encontramos nada que seja relevante. Assim, como confio em ti e nas competências deste site, acho que há a capacidade de, logo que surja um tipo de aplicação, armazená-la como sendo uma aplicação NEE, sendo a procura mais fácil.

    1. Avatar de B80
      B80

      Porque não entra em contacto com o criador do software e faz essas sugestões? Será certamente melhor atendido do que simplesmente as deixando aqui no blog.
      Vá ao site do software e tem lá uma página de contactos onde pode escrever as suas sugestões. 🙂

      1. Avatar de João Caldeira
        João Caldeira

        Só quis dizer que se devia armazenar este tipo de software numa pasta específica para ser mais fácil localizar. Isso não dá trabalho nenhum e é uma simples sugestão para o blog.

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      João,

      Acho que deve entrar em contacto com o criador deste software, mas acho que o sistema de varrimentos nele implementado permite que as pessoas que apenas conseguem interagir com o computador usando switches (através de um simples toque) utilizem o sistema. Essa característica de acessibilidade é explicada no endereço http://w3.ualg.pt/~pcondado/easyvoice/index.php?op=help&id=2

  2. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Excelente software. Afirmo isto não por já o ter testado mas pela mais valia que pode trazer a pessoas que necessitam desta ajuda. Só coloco uma questão. Pelo que li no texto, o software serve para comunicar através do skype mas será que dá para meramente fazer trecho de audio com a fraze escrita e que fiquem guardados no pc?

    Cumps,
    Paulo Carvalho

  3. Avatar de Samuel M

    É um projecto muito interessante na qual eu realizei teste experimentais..

    Era bom que o estado ajuda-se nestes projectos.

    Abraço

  4. Avatar de B80
    B80

    Acho um software muito interessante e que faz muita falta e dá muito jeito a muita gente com dificuldades, além de ser muito acessível (é gratuito) 🙂

    Só acho que em portugal não se investe/investiga muito estes softwares de acessibilidade o que é uma grande falta.

  5. Avatar de Gustavo Santos
    Gustavo Santos

    O rapaz que aparece no vídeo a falar ao telemóvel também tem um projecto interessante! Para quem quiser saber mais: http://deei.fct.ualg.pt/projecto/internet-remote-rover

  6. Avatar de pfizer
    pfizer

    Mto bom! continuem! \o/

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas,
    Sr João Caldeira, de certeza que essa informações/sugestões são muito importantes. O programador, que por acaso é meu amigo, já leu essas sugestões pois é leitor assiduo do pplware e poderá incorporar numa próxima versão. Em todo o caso falarei com ele assim que possivel. Caso tenha mais sugestões para o software, entre em contacto com ele no formulário do site do programa.
    http://w3.ualg.pt/~pcondado/easyvoice/index.php?op=contact
    De certeza que ele vai agradecer.
    Abraço.

  8. Avatar de Rodrigo Araujo
    Rodrigo Araujo

    Boa Tarde !

    Sei que este post é antigo porém me interessa muito esse software mas o link não funciona, alguém tem o software para envio ?

    Abraço

    1. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      Boa noite Rodrigo.

      Eu conheço pessoalmente o programador. vou perguntar a ele como anda o projeto e um link atualizado.

      Abraco

      1. Avatar de Rodrigo Araujo
        Rodrigo Araujo

        Nuno
        Boa Noite !

        Muito obrigado pela atenção !!!

        Abraços

        1. Avatar de Nuno Goncalves
          Nuno Goncalves

          Boas,

          Falei com ele. O programa está disponivel no site dele.
          http://www.paulocondado.net
          Os links lá estao funcionando.
          Espero ter sido util.

          Abraco