E se lhe roubam o portátil?

26 Comentários

Já há várias semanas que ando para escrever alguma coisa sobre este tema. Vi em alguns sites menções ao “LaptopLock” um serviço de protecção e localização de portáteis roubados.

Confesso que tenho andado a testar a aplicação, a ler algumas apreciações quanto à eficácia e a trocar algumas impressões com alguns membros da equipa Peopleware. Mas… passo a explicar como funciona o serviço.

Primeiro e antes de mais temos de nos registar, gratuitamente no serviço, onde deixamos o nosso e-mail e password de acesso, posteriormente, já dentro do nosso perfil damos um nome ao nosso PC. É-nos atribuído um ID, uma identificação.

De seguida do lado direito da página temos a possibilidade de sacar a aplicação para preparar o nosso portátil.

Depois de instalada a aplicação temos de nos conectar ao serviço, indicando o “Account Email, o ID que nos atribuíram e a respectiva password escolhida. Feita a sincronização podemos agora configurar as opções.

Na opção “File Security” podemos acautelar a nossa informação. Aí dizemos o que queremos em caso de roubo que seja encriptado e o que queremos ver apagado, para não haver invasão a documentos sensíveis. Podemos adicionar pastas e ficheiros.

Na opção “Notifications Options” podemos deixar uma mensagem para o meliante, algo que o informa do crime e mesmo adicionar um som que o pc esteja em funcionamento. Para remover este software só sabendo a password ou então.. a ferros.

Na janela seguinte temos a opção de despoletar uma aplicação, talvez uma rotina com uma mensagem para o nosso mail, etc…

Como activamos o alerta?
Quando dermos pelo roubo deveremos de imediato activar a nossa conta online no http://www.thelaptoplock.com e comunicar o roubo.

A partir daqui o serviço ficará à espera que o pc se ligue à net e aí será accionado o procedimento de segurança configurado no software que instalamos. Também será notificado da localização (possível) do portátil. Este serviço fora dos Estados Unidos é muito pouco eficaz.

Pode entrar na página do serviço e ver no mapa onde se ligou pela ultima vez a sua máquina. Pode ser que ajude.

Se a máquina for recuperada, pode usar a opção “Recovery Options” para desencriptar os dados seguros.

Fala-se com alguma insistência neste serviço como um precursor de serviços futuros de qualidade e utilidade nunca vista até hoje, dentro deste exemplo, eu não fiquei lá muito impressionado mas o leitor pode tirar as suas conclusões.

Homepage: LaptopLock

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    Humm.. quando li o título do post pensei que fosse uma solução diferente, muito mais útil… Esta solução só protege os nossos dados, não ajuda a recuperar o portátil..

    O que era porreiro, não faço a minima se dá para fazer ou não, era o proprio portátil ter incorporado uma mini antena GPS (escondida aos olhos dos larápios claro, dentro da carcaça so PC), e existisse algum serviço que quando activado a opção de roubo do portátil, podessemos acompanhar “a viagem do nosso portatil”. Claro que esta solução apenas serviria para o ladrão mais noob, pois quem rouba profissionalmente, penso que o desmonte logo todo para ver o que têm LOL epah.. não sei, sei que ver onde está o nosso portatil em tempo real é que era excelente.. =)

    Cumprimentos,
    Tiago Matias

  2. Avatar de gta
    gta

    ola
    o progarma do roubo de portactil parece ser porreiro
    mas ñ dá para fazer login

  3. Avatar de nunper
    nunper

    Vejo muita utilidade neste tipo de software!

    Se a bios estiver protegida por password, se as drives (cd/rom e usb, por ex.) estiverem sem permissões de arranque e se o software bloquear o arranque do computador, talvez seja eficiente! Não estou a ver de imediato como dar volta ao sistema…

    E para ser mesmo uma excelente solução, era existir uma versão para pdas, que são bem mais fáceis de roubar 🙂

  4. Avatar de Sergio SA
    Sergio SA

    A principio pareceu-me pouco eficaz, mas esta opção fez-me pensar 2 vezes…

    >

    Como ligo a net todos os dias, caso dê para configurar um alerta p.ex. a cada 24h, ficava mais descansado em relação aos dados.

    Vou testar!

  5. Avatar de Sergio SA
    Sergio SA

    ups… opção * What if there is no internet connection? If after a while LaptopLock has been unable to connect to the Internet, it could ask the user to verify their identity by asking for a password. This option is set during installation and depends on how visible LaptopLock’s presence should be.

  6. Avatar de Rodrigo Reis

    Caros, vocês poderiam fornecer o Feed completo para nos, não acha ?

    É muito chato ter que vir aqui para ler algo. Muitas vezes deixo de ler algo que pode ser interessante, por não ter paciencia para abrir o feed.

  7. Avatar de Cláudio Oliveira
    Cláudio Oliveira

    Se a bios estiver protegida com password, nada mais simples do que um clear cmos e está resolvido.
    De resto esta ou outras aplicações irão ajudar a pessoa roubada, se disserem qual foi o endereço ip que se ligou à net, para com esse endereço ip a pessoal roubada ir à polícia e dar uma queixa crime.

  8. Avatar de ZeX
    ZeX

    Não querendo ser assim um grande desmancha prazeres lembrava só que um disco IDE novo para um portátil anda na casa dos 60 euros e um SATA custa por volta dos 80 😉

  9. Avatar de gil

    claro que, tudo isto perde a sua utilidade de se o gatuno simplesmente formatar o “bicho” mal lhe ponha as patas em cima 🙂

  10. Avatar de Carlos

    Util era terem de origem um sistema igual ao dos telemoveis, assim já era mais facil de recuperar . Agora este sistema só proteje os dados, assim os larápios se não conseguirem fazer nada simplesmente destroem o aparelho e nós fica-mos a arder com algumas centenas de € .

    Bem Haja
    Carlos

  11. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    São sempre livres de comprar um localizador GPS e coloca-lo no interior do portátil. Arranjar o localizador é que poderá ser mais difícil. mas logo que o coloquem no interior poderão detecta-lo em qualquer parte do mundo.

  12. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    Navysea, humm.. e existem desses localizadores em mini mini miniatura? LOL É que para caberem dentro da carcaça do portátil tem de ser uma coisinha mesmo pequenina.

    Isso deve ficar é assim num balurdio, não?

  13. Avatar de dc
    dc

    Esta aplicação realmente não tem muito efeito… a solução passaria sempre por uma BIOS encriptada e com protecção de CMOS… esses portáteis creio que existem… caros e bem caros e alguns por encomenda.
    Quanto a localizadores de GPS bem pequeninos, também os existem, e igualmente caros, mas não estou a ver onde é que o poderias colocar, só e o “fundisses” com a carcaça do portátil.

    Mas valeu a dica…

    CUMPS

  14. Avatar de gihr
    gihr

    Se for simplesmente para proteger os dados, não há nada melhor do que colocar password no hdd do portátil

  15. Avatar de Tiago Matias
    Tiago Matias

    dc, por exemplo podia ser um micro localizador que encaixasse como uma memoria RAM numa slot. Tinha energia para o alimentar e passava despercebido como uma ram! LOLOL As coisas que me passam pela cabeça 😛

  16. Avatar de Miguel Jeri

    Eu acho que uma vez que estamos a falar apenas no âmbito de software não de hardware, o programa até é uma tentativa muito engenhosa! Mas é mais útil a quem está mais interessado em proteger informação do que em recuperar o portátil (a maioria de nós, penso!) e os nossos euritos.

    Cumps a todos

  17. Avatar de Paulo Ribeiro

    Protege os dados mas um format resolveria e o ladrao ficava com um pc na mesma. normalmente nao se roubam portateis para roubar dados, para isso o pessoal usa trojans e cenas do genero, quem rouba1 portatil ou o vai vender formatado ou com um disco novo para evitar recuperaçao de dados… Ja vi screensavers que fazem isto de forma mais eficaz, mete-se pass no screensaver, e ta feito, quem o parar de usar mais de X segundos, aparece o screen saver e pede a dita pass, e nesse caso, duvido que haja bruteforce.

  18. Avatar de Arkan
    Arkan

    Tirar senha de descanso de tela é a coisa mais facil em sistemas operacionais windows….e nem precisa de bruteforce, só do msconfig…kkkk.

    a solução tb nem é formatar pois dá para recuperar os dados com qq. programa, até mesmo se forem apagados a partição e criada outra, a solução é rodar o evidence eliminator 2x ultra fast e ele deleta todos os dados. Qnto a soluçao de anti ladrão, é simples, esconder o notebook debaixo do banco do carro, ou evitar de ficar mostrando ele em lugares abertos com wi-fi.

  19. Avatar de Paulo Mendes
    Paulo Mendes

    Pois essa cena do GPS é muito bonito de se ouvir falar.. Eu há uns tempos atrás pensava que o meu GPS TomTom quando fosse roubado eu iria só contactar a empresa TomTom para me o desactivarem o aparelho, já nem digo para o localizarem… A verdade é que me aconteceu esta situação e nenhuma destas opções daria para fazer.. A única solução foi enunciar o código de série que vinha na embalagem para que no futuro eventualmente se o GPS fosse encontrado em reparação, me fosse notificado e ai já recuperava o meu GPS.

    Eu a pensar que nos tempos modernos que vivemos, que esta situação não acontece-se em qualquer lado do mundo.. enfim..

  20. Avatar de Calaça
    Calaça

    Bom era um GPS instalado no portátil. lol… Ainda chegamos lá, quem sabe…!?

  21. Avatar de titan7
    titan7

    Como já foi dito, a utilidade do software é pouca , se o portatil é roubado será formatado, se tiver passwords de bios tambem é facil quebrar. E o portatil ….. nunca mais o veremos, portanto adeus aos dados.

  22. Avatar de RichardCooper

    Nao testei o programa, mas so achei util para proteger informaçao, pq o programa nao impede de formatar o disco, talevez seja mais eficas uma password na Bios.

  23. Avatar de Paulo Ribeiro

    Ja sei o que vou fazer, mal saiam portateis com GPS instalo-lhes C4 la dentro, depois ha duas opçoes, password errada 3x = boom, ou entao, se ta num local nao autorizado, boom.

    tambem ha uma opçao menos espalhafatosa, ácido, uma pastilha ou varias com acido, caso tenha uma utilizacao indevida, elas abrem… caso alguem tente abrir o pc sem autorizaçao… elas abrem… lol. soluções á moda de espião do KGB hehehe

  24. Avatar de 38088
    38088

    Esquecendo a parte de recuperar o pc, porque ninguém consegue, basta ver o exemplo de telemóveis. Apesar de notificar o roubo na policia possuindo o emai o bicho nunca é recuperado porque nunca consegues provar onde para o tlmvl e assim se passa com os pc (podes nunca fornecer os teu dados à fornecedora do serviço movél!).
    Abordando a parte mais importante que é recuperação de dados a ferramenta até é interressante mas mais interessante seria existir um software qualquer com uma rotina que permiti-se após o roubo do pc e através da ligação à net do larápio os ficheiros fossem secretamente postos em upload para uma conta pessoal alojada num qualquer servidor nem que fosse pago. Conheço alguns casos de malta de investigação que lhe foram roubados os pc e preocupação não é a recuperação do bicho mas sim dos ficheiros. Perder dez anos de investigação é muito mais do que o valor de um bom pc!
    Alguém conhece um serviço destes?

  25. Avatar de Caracol
    Caracol

    Acho que recuperar PC’s roubados só com golpes de sorte e ainda não encontrei quem ensine essa arte. No entanto, parece-me bem proteger os dados que temos no computador. O windows xp pro pode encriptar os dados do disco com o EFS. Aqui vai um link para um tutorial que acho bom. http://www.practicalpc.co.uk/computing/windows/xpencrypt1.htm
    Já agora aproveito para dizer que descobri este sítio ontem e estou a gostar imenso, boas dicas, boa gente, porreiro!!!
    Cumps a tutti,
    Caracol

  26. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Se tiver a pass na BIOS tira-se a bateria da motherboard e consegue-se tirar a pass…logo a seguir formata-se e ta o problema resolvido…não existem maneiras completamente eficazes para tirar o acesso ao portatil….muito simples mesmo