Dropbox Plugin for Windows – nunca foi tão fácil partilhar

28 Comentários

A partilha de conteúdos é actualmente dos actos mais vulgares de se fazerem pela internet, entre amigos ou familiares.

O Dropbox, como um dos mais populares serviços em cloud hosting, vai-se destacando e popularizando e os programadores investem em aplicações que podem facilitar o nosso dia-a-dia, automatizando os mais variados procedimentos.

Qual será o melhor e mais rápido método para partilha no Dropbox? Que tal usar apenas o menu de contexto de um ficheiro e clicar numa só opção? Óptimo!

Antes de existirem os vários serviços de alojamento gratuito que conhecemos (como Dropbox, Skydrive, Live Mesh, SugarSync, etc), quando era necessário partilhar rapidamente conteúdo que ocupasse mais espaço do que aquele disponível num email, normalmente usava-se o IM para passar esse conteúdo ou, mais recentemente, os serviços P2P onde é apenas necessário partilhar um link e password (como o FilesOverMiles, iSendr, PipeBytes, fileai, senduit, etc). No entanto, esses métodos estão sujeitos a falhas, quanto mais não seja de uma hipotética ligação ADSL instável.

É aqui que entra o Dropbox Plugin for Windows. Com este programa, para partilhar um conteúdo, basta usar o menu de contexto do Windows e escolher uma das duas opções disponíveis: “Dropbox: copy to Public” ou “Dropbox: move to Public”.

Assim que uma dessas opções é escolhida, os ficheiros seleccionados serão imediatamente copiados para a pasta Public do Dropbox e os links públicos correspondentes copiados para a área de transferência, prontos a partilhar com quem se desejar.

Como funciona?

  1. O download da aplicação deve ser feito para uma pasta segura, do género “C:\Programas\” ou outra à escolha, de modo a não correr o risco de ser apagado;
  2. Será necessário preencher o campo “User ID”. Para isso deve-se, no browser, ir ao Dropbox à pasta “Dropbox » Public“, clicar no botão direito sobre um ficheiro e escolher “Copy public link” (ou, alternativamente, basta ver o ID do link na barra de estado do browser e memorizá-lo);
  3. Abrir o DropBoxPlugin_v1.4.exe e premir “Paste URL” (caso tenha memorizado o ID, basta escrevê-lo no campo “User ID”);
  4. Devem ser escolhidos os atalhos que se pretendem adicionar ao menu de contexto. Para tal, basta mudar as opções na área “Show in context Menu”;
  5. Premir “Save” e está feito.

A partir de agora, nunca foi tão fácil partilhar algo que estará, a qualquer momento, ao dispor de quem partilhamos.

Note-se que, para tudo funcionar, é necessário ter a aplicação Dropbox instalada e a funcionar no sistema.

Changelog

v1.0 – Primeira versão lançada
v1.1 – Adicionada a auto-detecção do caminho para a pasta “My Dropbox”. Adicionada nova funcionalidade: agora é possível mover facilmente a pasta “My Dropbox” recorrendo ao DropboxPlugin;
v1.2 – Adicionado suporte para o tema Windows Aero;
v1.3 – Corrigidos vários bugs. Corrigido o botão de colar URL. Corrigido bug quando a pasta “My Dropbox” não pode ser encontrada;
v1.4 – Várias correcções. Adicionado suporte para as novas versões do Dropbox v0.8.x;
v2.0 – Código fonte completamente reescrito. Adicionadas várias funcionalidades. Brevemente disponível…

Licença: Qt Public License (QPL)
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 [x86/X64]
Download: DropboxPlugin v1.4
Homepage: Dropbox Plugin for Windows

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jose
    jose

    usar joombla no dropbox é possivel ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Joombla? ou Joomla? 🙂

      Penso que tecnicamente deverá ser possível, deverás no entanto é ter outro serviço para suporte à base de dados….logo, não compensa 🙂

      1. Avatar de jose
        jose

        sim joomla, pois mysql no dropbox é complicado.
        Joomla só funciona com mysql?

    2. Avatar de Alexandre

      Para além de o DropBox não providenciar MySQL, duvido muito que corra ficheiros PHP.

      Logo, mesmo que te ligasses a uma base de dados externa, o software não ia funcionar na mesma.

      1. Avatar de Márcio
        Márcio

        Acho que é possivel fazer, agora não acho que seja o mais indicado.
        Para isso bastava utilizar um programa portatil recomendado aqui no pplware:
        https://pplware.sitedev.pt/windows/software/usbwebserver-8-um-webserver-na-sua-pen/

  2. Avatar de Tigax
    Tigax

    LOL fantastico eu estava mesmo a precisar de uma aplicação destas, eu procurei a tempos encontrei so um addon para o browser que nao servia praticamente para nada mas isto siiiiiim!!! xD

  3. Avatar de João
    João

    Boas,

    não estou a conseguir por a funcionar as opções no menu de contexto. As opções nunca aparecem…

    Só está a funcionar quando largo um ficheiro em cima do programa. Aconteceu o mesmo a mais alguem? Sabem como resolver? Thks

    1. Avatar de Hugo Cura

      Para as opções serem adicionadas no menu de contexto é necessário o programa escrever no registo… logo precisa de permissões de administrador. Experimenta correr o programa como administrador.

      1. Avatar de João
        João

        ups -.-

        tinha-me esquecido disso.

        thks

        1. Avatar de Hugo Cura

          No problem 😉
          Podia ter referido no artigo mas como eu nunca tenho de o fazer, esqueço-me de o mencionar.

  4. Avatar de alan
    alan

    testei aqui e gostei muito, mas não consegui adicionar ao contexto do menu, como o amigo acima, mesmo estando logado como adm.

    1. Avatar de alan
      alan

      agora apareceu… minha dúvida agora é outra: caso eu queira retirar tal opção do contexto do menu, há como? obrigado!

      1. Avatar de Hugo Cura

        Sim: abres novamente o programa, desmarcas as respectivas opções e guardas as alterações.

        1. Avatar de alan
          alan

          Opa, obrigado pela ajuda Hugo! Vou testar 😉

  5. Avatar de Lino Oliveira
    Lino Oliveira

    Eu uso um atalho no menu de contexto “Enviar para” (“Send to”).
    Para surgir nesse menu de contexto, o atalho deve ser criado em “C:\Documents and Settings\\SendTo”
    Em vez de um atalho, pode-se criar uma pasta (ex. Dropbox” e, dentro desta, os atalhos para as pastas do Dropbox que usamos mais.

    1. Avatar de Hugo Cura

      É uma hipótese…. mas aí não ficas com os links na área de transferência prontos a colar… é aí onde se perde mais tempo quando se pretende partilhar algo.

      1. Avatar de Lino Oliveira
        Lino Oliveira

        Não percebi.
        O método que indiquei não precisa de “colar”.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Pois não percebeste. Se fazes o upload em Menu contexto > Enviar para > Dropbox pasta X, onde entra aí o link para partilhares com alguém que pretendas?? O objectivo é esse: Menu contexto > Dropbox: move to Public >> colar o link num mail, IM, whatever, para partilhar com quem pretendermos!

          Como diz o título, “nunca foi tão fácil partilhar” 🙂

          1. Avatar de Lino Oliveira
            Lino Oliveira

            Ok, obrigado pelos esclarecimentos.
            As minhas desculpas pela confusão.

  6. Avatar de Ricardo Praça
    Ricardo Praça

    Perfeito era que desse para escolher qual a pasta do Dropbox em que queremos colocar o ficheiro

    1. Avatar de Lino Oliveira
      Lino Oliveira

      O método que eu indiquei (usando o “Enviar para”) permite escolher a pasta se for uma das criadas dentro da pasta Dropbox do menu de contexto “Enviar para”.

    2. Avatar de Hugo Cura

      Será provavelmente uma das funcionalidades que o programador anuncia na versão v2.0. Vamos esperar, está para breve 🙂

  7. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    http://db.tt/lNVXkId

    Já agora…
    Garante mais 250 mb na vossa conta e 250 mb na minha 🙂

  8. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Não consigo colar ou escrever (só números) no campo ID!!!!!!
    E já agora, porque para a pasta Public se o Dropbox já tem a opção pasta Share?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Se leres o artigo (não digo “releres” porque não acredito que tenhas lido) vais compreender as tuas dúvidas.

      1. Avatar de FNP.PT
        FNP.PT

        Obrigadinho, porreiro pá, mas como fiz exame de Português Técnico a um domingo, não chego lá! As minhas desculpas…

      2. Avatar de FNP.PT
        FNP.PT

        Era isto que queria fazer… mas não consigo com este programa!
        Abraço