Dropbox 0.6.470

23 Comentários

Esta semana pretendo falar e explicar algumas técnicas de sincronização remota. Para iniciar as hostilidades falo-vos de novo no Dropbox, agora num formato mais abrangente.

Quando vos falei aqui pela primeira vez nesta ferramenta, ficou somente alinhavada a ideia da utilidade do Dropbox ainda era eu um utilizador recente. Hoje com alguns meses de experiência, já não consigo ter uma máquina sem esta pérola.


Multiplataforma:
O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento e ponto de intenção entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.

Anteriormente o serviço apenas permitia a entrada de utilizadores após convite, agora o serviço está aberto ao público em geral. Para começar vá ao site do Dropbox e registe-se, após estar registado faça o download do cliente Dropbox. Esta aplicação colocará na sua máquina uma pasta normal. Dentro desta serão criadas outras todas farão a ponte entre as máquinas e tudo o que lá colocar será sincronizado. Primeiro passa pelo serviço que criará uma cópia temporal e quando uma outra máquina se sincronizar, receberá os ficheiros que deixou na primeira máquina.

Esta cópia temporal permite que os ficheiros mesmo que sejam apagados sejam recuperados alguns dias depois, se necessário; o Dropbox guarda essas alterações para que possa recuperar algo se for apagado por engano.

Segurança
:
Mas onde ficam guardados os meus ficheiros?
Sim é um pergunta importante, pois quem aposta neste tipo de serviço pretende estabilidade, segurança e fiabilidade, mas todos esses requisitos foram acautelados pela equipa do Dropbox. Todos os ficheiros existentes nos servidores Dropbox são enviados por SSL, encriptados com AES-256 e guardados no serviço “Amazon’s Simple Storage Service (S3)” num Data Center situado na Costa Este dos Estados Unidos. Este serviço da Amazon… um dia falo-vos dele 😉 mas garanto-vos que é dos melhores do mundo.

Mas vamos a um exemplo prático e real:
Eu tenho na empresa o meu computador onde instalei o Dropbox. Em casa no meu portátil tenho o mesmo serviço instalado e o mesmo acontece no meu servidor. Sempre que preciso de ter à mão algum documento, palavra-passe ou ficheiro que seja necessário sempre que estou frente a um computador, arrasto-o para dentro da pasta Documents que existe dentro da pasta Dropbox.

Logo que me ligo, o serviço Dropbox sincroniza-se com o servidor do Dropbox e transfere para as pastas existentes no computador o que existe de novo na conta, assim posso de imediato ter acesso ao documento que arrastei na empresa para dentro da tal pasta.

Armazenamento online:
Caso esteja nalgum lugar e precise de algo que está na minha conta Dropbox e tenha um PC à mão, entro no serviço online, com o meu username e password e com isso acesso ao documento em qualquer ponto do planeta, desde que tenha um computador com acesso à net.

Partilha pública:

Posso também partilhar imagens, fotografias, ficheiros de áudio e de qualquer outro tipo através da pasta Public, que me atribui uma link público para partilhar com o mundo, como por exemplo este.

Partilha privada:
Outro recurso que utilizo é a partilha de uma pasta com um outro utilizador do Dropbox. Eu e o Pedro Simões, por vários e constantes motivos de actualização de dados e informações, temos uma pasta “Peopleware” partilhada onde rapidamente enviamos informações um ao outro. Para criar uma pasta partilhada vamos ao serviço online e crio na opção do menu Share, uma pasta.

Atribuímos o nome à pasta e na caixa de texto colocamos o endereço para quem queremos enviar o convite de partilha. Se o utilizador for já registado no serviço, basta aceitar o convite e vê ser criada dentro da pasta Dropbox a pasta que partilhamos, caso não tenha conta Dropbox, será convidado a ter.

Espaço em disco:
O serviço gratuito tem um limite de espaço de 2Gb, caso pretenda mais espaço poderá migrar a sua conta para 50GB pelo preço de 99 dólares. Pode gerir o seu espaço tendo noção do que já tem ocupado, para isso o serviço disponibiliza a informação de quota ocupada.

Caso convide algum utilizador para entrar, o serviço atribui-lhe a si mais 1gb de espaço, ficando a sua conta com 3gb. No entanto, se o utilizador que convidou, comprar uma conta de 50gb, o Dropbox passa a sua conta de 3gb para 6gb como agradecimento.

Serviço no Windows:
Depois do serviço estar instalado, poderá ter acesso ao mesmo clicando no ícone que se encontra na barra de tarefas, junto ao relógio. Existem mais opções de ligação, principalmente para redes com proxys, poderá ver essa e outra informação, aqui nas perguntas frequentes.

Alternativas:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: Dropbox 0.6 [14.03MB]
Download [linux]: Dropbox 0.6
Download [mac]: Dropbox 0.6 [28.05MB]
Homepage Get Dropbox

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N_Lite

    Já utilizo à algum tempo. Considero-o uma excelente aplicação a todos os níveis.

    http://www.nyzux.net

  2. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    O Wua.la tem um conceito ligeiramente diferente pois não sincroniza, apenas faz storage.

    No entanto adorei este. Estou a instalar agora! 🙂

  3. Avatar de Nuno S.
    Nuno S.

    Eu uso o Live Mesh, sincroniza com o Windows Mobile 😉

  4. Avatar de JP
    JP

    Falta mencionar que o espaço gratuito aumenta á medida que convidam malta.

    Na parte de gestão da nossa conta, tem lá um link para enviar aos amigos, eles registam-se e vão aumentado o vosso espaço.

    já agora se se vão registar á mesma … então:
    https://www.getdropbox.com/referrals/NTkxMDMwMDk

    🙂

  5. Avatar de TouNaLua
    TouNaLua

    O conceito agrada-me, assim evito andar sempre a transportar pen’s ou discos usb, basta arrastar e pronto!

    O espaço disponível pode ser aumentado em mais 3GB, gratuitamente, se convidarmos amigos para o serviço.

    https://www.getdropbox.com/referrals

  6. Avatar de Alohomora
    Alohomora

    @JP

    Aumenta até um máximo de 3Gb,no plano free. (250 Mb por cada referido vosso que se registe e instale e comece a usar o programa – só depois destes 3 passos concluídos é que vos aumentam a espaço! )

    Cumps, Alohomora

  7. Avatar de patCRUZ
    patCRUZ

    Isto é seguro ate que ponto?
    Será algo credível ao ponto de se usar como uma espécie de disco de backup online, ou storage e share de documentos vitais em projectos?

    A ideia agrada-me e estava tentado em usar o serviço, mas colocar a vida e trabalho de meses e anos nas mãos de outros assusta-me!

  8. Avatar de Vítor M.

    patCRUZ a segurança em tudo neste mundo é relativa…

    O sistema tem uma protecção normalíssima de autenticação, depois o alojamento dos dados é também ele ao nível de qualquer outro serviço (do Google por exemplo).

    Nuno S o Live Mesh é uma seca e muito mais lento que este.

    Podem ver aqui o post de apresentação do serviço, desde essa altura o Dropbox tem ganho muita popularidade:
    http://www.pplware.com/2008/08/06/dropbox-o-denominador-comum/

    JP faltava sim senhor, mas aproveitei e adicionei algo mais. Obrigado pelo reparo.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se utilizar um pc que não possa instalar programas, posso aceder ao site e ter acesso aos documentos?
    Obrigado.

  10. Avatar de patCRUZ
    patCRUZ

    @ Vítor M.
    Sim claro, até no nosso próprio computador estamos sujeitos…Quanto mais não seja, um disco que decide amuar e meter ferias… =)
    A dúvida era saber se este serviço tinha fiabilidade para ser usado a nível profissional… Em termos práticos existem empresas já a recorrer a este serviço em especifico?

  11. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    E qual o melhor software que recomendam para fazer backups, por exemplo para um disco externo?

    ——
    http://www.cidadeviseu.com

  12. Avatar de Vítor M.

    patCRUZ o Dropbox está alojado num dos melhores serviços actualmente:
    “Amazon’s Simple Storage Service (S3)”

  13. Avatar de Sérgio Dias
    Sérgio Dias

    Este ou o Syncplicity são serviços obrigatórios. Nada bate o facto de, para partilhar um ficheiro, apenas ter que o enviar para uma pasta.

    Uma dica:
    Para quem costuma partilhar pequenos ficheiros (fotos, trabalhos), coloque um atalho da pasta Public do Dropbox na pasta SendTo do Windows e a próxima vez que quiserem partilhar um ficheiro apenas têm de clicar com o botão direito do rato e escolher “Enviar para > Public”.

    cumps

  14. Avatar de dajosova

    Já experimentei e vale a pena.. só é pena ter apenas 2GB :S

  15. Avatar de dajosova

    Vitor:

    porque é que os post não aparecem??
    A partir de agora estão sujeitos a algum tipo de aprovação ??

  16. Avatar de Blizard

    Segurança é sempre relativa…
    mas realmente parece ser um belo serviço…

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  17. Avatar de Bento Martins
    Bento Martins

    Acho que não foi falado aqui e é de facto uma mais valia a este serviço:

    Se quiserem partilhar um ficheiro conhecido (filme,musica,jogos), penso que sabem do que estou a falar, metem na pasta do dropbox..e o programa automaticamente procura na pasta de outros utilizadores se há igual..se houver não vai ser preciso fazer o upload demorado de ficheiros de 700 MB ou mais! Muito bom mesmo 😉

    Experimentem 🙂

  18. Avatar de ArtD
    ArtD

    Viva,
    O dropbox tem serviço impecável, (actualmente uso-o em 7 computadores (win e linux) e porta-se lindamente.) mas não deve ser usado como ferramenta de backup (que não o é).

    O aviso vem por parte da equipa dropbox que não se responsabiliza por perda de dados. (se bem que o uso a mais de 1 ano e ainda não perdi documento nenhum, mas… nunca fiando.)

  19. Avatar de hornet
    hornet

    Muito obrigado, excelente aplicativo.

    Continua com blog dos melhores por cá.

    Cumps,

  20. Avatar de Luis
    Luis

    Olá.
    De facto não conhecia este serviço.
    Uso um semelhante, mas também não faz sincronização de ficheiros que é o G.ho.st (http://g.ho.st.com). O espaço imediato na conta é 5Gb e depois também ganham mais 1 Gb por cada convite..

    Cumps

  21. Avatar de hornet
    hornet

    A meu ver só um senão, a velocidade de download de files lá alojados é algo lenta.

  22. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Já usei esse tipo de sistemas (experimentalmente) mas tenho um problema, Embora o sistema seja baril, esse tipo de companhias tende a aparecer e desaparecer com alguma frequência e inesperadamente.

    Por isso continuo a andar com a minha pen atrás. 8 Giga (é o máximo que encontrei com caixa metálica) e um backup do backup com 32 gigas (caixa de plástico). É a minha solucção.

    Eu sou paranoico, eu sei, mas os paranoicos não estão protegidos desses problemas.

    Já agora no pen de 32 leva também todo o software que alguma pessoa poderá necessitar na vida, incluindo algum para sincronização. O 8 giga também tem esse software, mas apenas incluindo o essencial, fundamentalmente o software de sincronização, o gestor de passwords o compressor, e um browser.

    (recomendo esse software tirado a partir de http://portableapps.com/apps
    mas outras opções pode haver e eu gostava de saber)

    Usar discos gratuitos na rede só mesmo companhias que, a ir à falência, eu havia de saber com alguma antecedência. Googlle, Yahoo, Microsoft.

    A Yahoo abandonou muito recentemente a sua briefcase. A microsoft é a única que eu confio, mas como não gosto da interface, só uso esporádicamente para coisas que não são para alterar frequentemente.

    José Simões

    PS – se tiverem uma pen, ou qualquer coisa parecida, escrevam na raiz a vossa identificação. Se encontar uma pen no chão não posso fazer mais que por um aviso com foto nas vitrines da fac e depois entregar à polícia, onde qualquer pessoa pode dizer que é dela.

    Excepto se for material de acesso restrito, claro, mas qualquer profissional tem as coisas críticas encriptadas, claro.

  23. Avatar de Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira

    Considerando que ficamos com uma cópia no disco, e que o dropbox serve unicamente para podermos utilizar os mesmos documentos, a partir de varios computadores, actualizando imediatamente após a sua gravação, na minha opinião é um sistema seguro.
    Desconhecia o serviço, mas vou passar a utilizar.
    É excelente para trabalhos em grupo.