Dropbox 0.6.550 – Partilhe consigo e com todos

17 Comentários

Quando vos falei aqui pela primeira vez nesta ferramenta, ficou somente alinhavada a ideia da utilidade do Dropbox ainda era eu um utilizador recente. Hoje com alguns meses de experiência, já não consigo ter uma máquina sem esta pérola. Sabe que existem outras ferramentas também elas interessantes? Leia o artigo e encontrará algumas alternativas também elas ricas em possibilidades.

O Dropbox é um serviço de sincronização remota com suporte online. Isto é, o serviço disponibiliza gratuitamente um espaço de 2GB que serve de armazenamento e ponto de intenção entre duas ou mais máquinas seja em Windows, Linux ou Mac.

Anteriormente o serviço apenas permitia a entrada de utilizadores após convite, agora o serviço está aberto ao público em geral. Para começar vá ao site do Dropbox e registe-se, após estar registado faça o download do cliente Dropbox. Esta aplicação colocará na sua máquina uma pasta normal. Dentro desta serão criadas outras todas farão a ponte entre as máquinas e tudo o que lá colocar será sincronizado. Primeiro passa pelo serviço que criará uma cópia temporal e quando uma outra máquina se sincronizar, receberá os ficheiros que deixou na primeira máquina.

Esta cópia temporal permite que os ficheiros mesmo que sejam apagados sejam recuperados alguns dias depois, se necessário; o Dropbox guarda essas alterações para que possa recuperar algo se for apagado por engano.

Mas onde ficam guardados os meus ficheiros?
Sim é um pergunta importante, pois quem aposta neste tipo de serviço pretende estabilidade, segurança e fiabilidade, mas todos esses requisitos foram acautelados pela equipa do Dropbox. Todos os ficheiros existentes nos servidores Dropbox são enviados por SSL, encriptados com AES-256 e guardados no serviço “Amazon’s Simple Storage Service (S3)” num Data Center situado na Costa Este dos Estados Unidos. Este serviço da Amazon… um dia falo-vos dele 😉 mas garanto-vos que é dos melhores do mundo.

Mas vamos a um exemplo prático e real:
Eu tenho na empresa o meu computador onde instalei o Dropbox. Em casa no meu portátil tenho o mesmo serviço instalado e o mesmo acontece no meu servidor. Sempre que preciso de ter à mão algum documento, palavra-passe ou ficheiro que seja necessário sempre que estou frente a um computador, arrasto-o para dentro da pasta Documents que existe dentro da pasta Dropbox.

Logo que me ligo, o serviço Dropbox sincroniza-se com o servidor do Dropbox e transfere para as pastas existentes no computador o que existe de novo na conta, assim posso de imediato ter acesso ao documento que arrastei na empresa para dentro da tal pasta.

Caso esteja nalgum lugar e precise de algo que está na minha conta Dropbox e tenha um PC à mão, entro no serviço online, com o meu username e password e com isso acesso ao documento em qualquer ponto do planeta, desde que tenha um computador com acesso à net.

Posso também partilhar imagens, fotografias, ficheiros de áudio e de qualquer outro tipo através da pasta Public, que me atribui uma link público para partilhar com o mundo, como por exemplo este.

Outro recurso que utilizo é a partilha de uma pasta com um outro utilizador do Dropbox. Eu e o Pedro Simões, por vários e constantes motivos de actualização de dados e informações, temos uma pasta “Peopleware” partilhada onde rapidamente enviamos informações um ao outro. Para criar uma pasta partilhada vamos ao serviço online e crio na opção do menu Share, uma pasta.

Atribuímos o nome à pasta e na caixa de texto colocamos o endereço para quem queremos enviar o convite de partilha. Se o utilizador for já registado no serviço, basta aceitar o convite e vê ser criada dentro da pasta Dropbox a pasta que partilhamos, caso não tenha conta Dropbox, será convidado a ter.

O serviço gratuito tem um limite de espaço de 2Gb, caso pretenda mais espaço poderá migrar a sua conta para 50GB pelo preço de 99 dólares. Pode gerir o seu espaço tendo noção do que já tem ocupado, para isso o serviço disponibiliza a informação de quota ocupada.

Depois do serviço estar instalado, poderá ter acesso ao mesmo clicando no ícone que se encontra na barra de tarefas, junto ao relógio. Existem mais opções de ligação, principalmente para redes com proxys, poderá ver essa e outra informação, aqui nas perguntas frequentes.

Actualização:

Recentemente os responsáveis pelo Dropbox fizeram saber aos seus utilizadores que estava a ficar insustentável o volume de histórico criado com o sistema actual do serviço. Iriam impor limitações do histórico já a partir de 1 de Agosto (30 dias) para que se melhore o serviço rentabilizando o histórico infinito somente para o serviço pago.

Outra novidade é a inclusão no cliente Dropbox do LAN Sync. Uma opção que permite a sincronização via rede. Por fim, deixaram também a novidade app para iPhone. Desta forma haverá mais um serviço associado às múltiplas plataformas compatíveis.

Alternativas:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download [win]: Dropbox 0.6.550 [14.18MB]
Download [linux]: Dropbox 0.6.550
Download [mac]: Dropbox 0.6.550 [27.92MB]
Homepage Get Dropbox

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Computed Life

    Eu uso o ADrive penso ter conhecido aqui também no pplware.

    Cumps

  2. Avatar de Carlos Veras
    Carlos Veras

    Surpresa! Pirate Bay está de volta!

    1. Avatar de XBUZZY
    2. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Será..?

    3. Avatar de sergio
      sergio

      mas onde tá a surpresa? lol

  3. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    É porreiro.. Eu uso-o principalmente para upload de js, css, para o website que vou abrir 😀 , e funciona perfeitamente..
    Para alem de ser uma ajuda gratida quando queremos um “backup rapido”, ou simplesmente armezenar ficheiros online..

  4. Avatar de p1nha
    p1nha

    Conheci esta app pelo pplware, e estou maravilhado com ele. Tenho neste momento 5 GB. Cada convite que faço, ganho 250 mb. E irei ter mais se der hehe.
    É muito bom! Por exemplo, fui de férias com mais uns quantos. Vim de lá com 480 fotos para espalhar, mas eram 2 gb de fotos. Então convidei todos, e partilhei a minha pasta. E neste momento, tenho 6 pastas partilhadas com diferentes pessoas, e uso para trocar músicas e imagens.
    E acabou o tinypic, rapidshare etc para partilhar alguns ficheiros. Ponho logo no public e dou o link à pessoa em questão.
    Muito bom este serviço, aconselho a todos.

    1. Avatar de sergio
      sergio

      eu uso o syncsimplicity muito bom e tem a possibilidade de partilhar uma determinada pasta enviando so 1 email

  5. Avatar de Geração HD

    Uma vantagem em relaçao ao Windows Live Sync …

    Sincroniza também pela LAN , o que deixa de existir o “cumulo” de sincronizar o portatil com o pc , mesmo quando estamos em casa …

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Também saiu o UbuntuONE, tem a função semelhante ao SkyDrive.

  7. Avatar de delaorden

    bom post, bom tuto. O que receio destes serviços é a longevidade deles em tempos de volatilidade imediata, mas sem dúvida é uma mão na roda sim. Será que haveria uma maneira de saber a confiabilidade dos mesmos ? claro que não, mesmo porque a casa pode cair a qualquer instante. Beleza 😉

  8. Avatar de dc
    dc

    Estou a usar o SkyDrive da M$ e os 25GB são razoáveis, já tenho lá centenas de fotos como Backup e mais uns quantos RAR bem encriptados com outro conteúdo, e as velocidades de Upload são suficientes, e o Download dos ficheiros alojados, no meu caso ronda os 300KB/s o que é mais que suficiente para descomprimir uma fotografia de 3MB ou um RAR de 50MB.
    Qualquer stress com falta de espaço, é criar um email novo e ter mais 25GB noutra conta.

    Só espero que agora de um dia para o outro, os ficheiros não desapareçam ou fiquem corrompidos.

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Uso o Live Mesh. É pena ainda só ter 5GB disponiveis, mas como ainda é beta pode ser que quando saia a versão final eles aumentem para, pelo menos, 25GB como no Skydrive.

  10. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Uso o DropBox somente há alguns dias e já me é uma ferramenta essencial na minha actividade profissional. Chegar a casa e ter tudo sincronizado com o que fiz no emprego, é fantástico! Claro que é importante ter uma boa largura de banda. Pena é ter-mos apenas 2GB no modo free, mas não se pode ter tudo.

  11. Avatar de MacWinLin4You

    Se partilhares o Dropbox com amigos ganhas até mais um giga 🙂

    1. Avatar de p1nha
      p1nha

      Eu já vou nos 5GB. Cada amigo que convidar, ganho 250 mb. Tive que convidar 12 amigos para ter os 5 GB. E acho que não tem limite, se continuar a convidar mais, mais terei.

  12. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Só é pena consumir tanta memória mesmo quando está em standby… No meu anda à volta dos 45MB