Dieselgate: É hora de atualizar ou mais tarde vão ter de parar

143 Comentários

Foi no final de 2015 que o mundo ficou a saber que a gigante alemã Volkswagen “manipulou” o software de milhões de carros para assim conseguir contornar os testes de emissões poluentes…um caso que ficou conhecido como Dieselgate.

A empresa foi já condenada a pagar uns milhões de dólares e há vários executivos a aguardar julgamento. Saiba como está este caso em Portugal.

Dieselgate - volkswagen


Segundo dados avançados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), em Portugal existem ainda cerca de 22 mil carros que ainda não foram atualizados. Os proprietários têm até maio de 2019 para proceder à atualização de software para resolver o problema da emissão de gases poluentes. Caso contrário vão chumbar nas inspeções periódicas obrigatórias.

Segundo a TSF, em 2015, 125 mil carros das marcas Volkswagen, Audi, Seat e Skoda tinham sido identificados com um programa informático que manipulava a emissão de gases. Os proprietários foram notificados para se dirigirem à marca e fazer uma atualização de software para resolver o problema.

Dieselgate

A SIVA, empresa responsável pela importação dos automóveis, adianta que envia ao IMT a lista dos automóveis que, apesar de ter sido enviada convocatória, os proprietários não se dirigiram a uma oficina da marca para fazer a atualização do sistema. Os proprietários ficam sujeitos à apreensão dos documentos da viatura.

Comentários

143

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lesado VW
    Lesado VW

    Vejam o programa Sexta às 9 de 8 de Dezembro. A partir do minuto 17:30. Aí vão perceber porque é que os proprietários dos veículos se recusam a fazer a atualização!

    1. Avatar de Ask Me
      Ask Me

      Não será mais fácil dizer aqui o porque?

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Ia dizer exactamente o mesmo…

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Por acaso podia dizer logo a razão, mas pronto, fui ver e parece que muitos dos carros que receberam a actualização, avariaram e outros arderam

      3. Avatar de Pedro Coelho
        Pedro Coelho

        Não, porque assim cria mais expectativa, e quando o leitor/expectador for ver o programa vai aceitar melhor a explicação (e dá-la como válida) do que lendo aqui um parágrafo. 😉 A frase do Lesado VW é um teaser 🙂

      4. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        É porque depois de fazerem essa atualização muitas viaturas começaram a dar problemas graves

        1. Avatar de censo
          censo

          Nunca tive problema algum. Melhoraram os consumos. Todo o resto, normal.

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            tambem não tive qualquer problema até à data e já fiz uns quantos kilometros

          2. Avatar de Marco
            Marco

            Sei de quem teve problemas ainda o carro estava dentro da oficina, sim injectores passaram.

        2. Avatar de Luís Pacheco
          Luís Pacheco

          Então mas nesse caso fizeram, é que aqui fala se dos que não fizeram…

      5. Avatar de Pedro
        Pedro

        Alguns carros auto-incendiaram-se

    2. Avatar de Papa Joe
      Papa Joe

      Porqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee? Houve jogo de futebol

    3. Avatar de Tiago Coelho
      Tiago Coelho

      Só vi por alto, mas julgo que os carros ficaram a consumir muito mais e com menos força na aceleração

      1. Avatar de censo
        censo

        Confirmo exatamente o oposto.

      2. Avatar de Joao Carlos
        Joao Carlos

        Exacto.

        O meu carro um WV Polo de 2015 levou essa actualizacao e ficou todo estragado.

        Levou ja 4 actualizacoes e 2 alteracoes nos injectores:
        1- Primeira, o carro nao passava dos 120, passou de gastar 3.4 para 8.7 e desligava-se nas rotundas, sendo ao desligar o volante bloqueia e o travao fica duro e nao trava.
        2- Resolveu o problema de nao passar dos 120, mas mesmo assim continuava sem forca. Passou de gastar 8.7 para 4.8, continuava a desligar-se
        3- Resolveu o problema de desligar-se, aumentou um pouco a forca, continuou a gastar os 4.8
        4- Alem de actualizar software e fazer reset de todas as “settings” do carro mexeram os injectores. Nao notei alteracao na forca.
        5- Nao houve actualizacao de software, nem reset de settings, apenas alteracao nos injectores… Nao houve diferenca na pontencia, passou a gastar 5.8

        Entretanto descubriram que o meu carro em especifico nao era do Dieselgate, apenas tinha um outro problema de origem no sistema de injecao de combustivel, que foi alterado sem me dizerem nada numa das vezes que foi actualizar o software.

        Ou seja, tanta actualizacao e sacrificio, para afinal nem ser preciso levar o tal update.

        Agora dia 19 vai de novo. Pedi para meterem o software original, que estava bom. Vamos ver como fica.

      1. Avatar de Lesado VW
        Lesado VW

        Resumindo:
        -Perda de potência;
        -Problemas nos injetores que, regra-geral, levam à substituição dos mesmos;
        -Problemas na EGR;
        -Regeneração constante de gases do filtro de partículas (altera o funcionamento do carro);
        -Aumento de consumo

        https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/

        1. Avatar de Ze Nandooo
          Ze Nandooo

          Confere.
          Já atualizei o meu SEAT e já foram os injectores à vida.
          A regeneração era constante ate ser intervencionado novamente, mas agora está mais ou menos estável – e fazendo 50km 2x por dia não ha motivo para tal.
          Quanto ao consumo, aumentou ligeiramente, mas as condições meteorológicas e da minha condução tambem afetam.

          1. Avatar de Eduardo Marrafa
            Eduardo Marrafa

            A minha experiência (tenho um Seat Leon 1.6 – 105cv) é o aumento do consumo (cerca de + 1l/Km) e o barulho do motor sobretudo a frio (parece uma Nissan Vanette!!!).
            Tenho a impressão q vou mandar tirar o filtro de partículas e resolvo o problema do aumento de consumo e da regeneração.
            Mais valia ter ficado quieto…

          2. Avatar de Eduardo Marrafa
            Eduardo Marrafa

            Injectores até agora sem problema.
            E agora a cereja no topo do bolo:
            Depois da actualização, já fiz revisão e quando os informei que o carro ficou mais barulhento e a consumir mais, disseram : “É normal”
            Normal??!!
            NORMAL???!!!
            O que é que se responde a isto?
            Ajudem-me, porque a minha vontade foi virar aquilo tudo do avesso

          3. Avatar de Ze Nandooo
            Ze Nandooo

            Pois, “é normal”…
            É normal que a performance e o ‘estado’ do veículo piore, caso contrário esta actualização teria vindo de fábrica!

            Já não me lembrava da válvula EGR que também foi à vida…
            Do mal o menos a oficina tratou das “reparações” sem custo adicional para mim mesmo estando há anos fora da garantia (com exceção da EGR, onde tive um desconto de 50%)

        2. Avatar de ze
          ze

          Tenho um Seat Leon 1.6 de 105cv e depois da actualização ficou melhor do que estava antes :

          Melhorias :

          – Consome menos (fazia médias de ~6.7 e agora faço ~5.8).
          – Não se engasga quando está a fazer regenerações da FAP, e o motor desenvolve da mesma forma, estando a fazê-las ou não.
          – Já não parece um trator quando está a trabalhar a frio.
          – Regenerações mais rápidas e regulares(normalmente a cada 200km, quando anteriormente aconteciam a cada 500km), consigo fazer as regenerações sem ir para uma AE e em condução normal nos meus 15km que faço diariamente para o trabalho. (Segundo info da VW, bastam 7km acima das 2000rpm).

          Problemas:

          – Após cerca de 5000km, radiador da EGR com fugas de água e teve que levar uma nova.

        3. Avatar de Carla cardoso
          Carla cardoso

          Boa tarde.
          Tenho um vw polo de 2010 que foi um dos afetados. Em abril de 2017 estive c o meu veículo na não de penafiel gastei uma boa fortuna em arranjos e supostamente fizeram a correção do veiculo. Ao ler as anomalias apresentadas vejo que o meu carro apresenta todas essas anomalias novamente. O que me aconselha a fazer? Como há forma de saber ao certo se foi revisto ou não?? Obrigada e desculpem o incômodo.

        4. Avatar de João Lopes
          João Lopes

          Caro Lesado VW, confirmo as 3 últimas.
          A minha carrinha Skoda Octavia vai dar entrada segunda-feira próxima numa oficina da marca, por causa da válvula EGR. Neste momento tenho várias luzes acesas no painel, incluindo a em forma de resistência, forma de motor, entretanto a do filto de partículas, sendo certo que a carrinha está em modo de emergência, pelo que não conseguirá fazer a regeneração do filtro em estrada. Já enviei email à SIVA a expor o problema e pedindo comparticipação no custo de reparação.

        5. Avatar de João Lopes
          João Lopes

          confirmo os 3 últimos problemas. a minha skoda octavia vai entrada na seg-feira numa oficina da marca por causa dum problema na válvula EGR.

    4. Avatar de Br
      Br

      Que passou-se? Me pergunto

    5. Avatar de Paulo Carmo
      Paulo Carmo

      Se não queres fazer o #vwfixfail ou estás com problemas assina apetição COM O NOME COMPLETO:

      http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=dieselgate

      1. Avatar de Lesado VW
        Lesado VW

        Já está feito … também ando lá no grupo, tenho acompanhado. Obrigado!

    6. Avatar de tagjags
      tagjags

      Jose Peixoto
      1 second ago isto é um comentário antigo
      Mas está tudo maluco? O que eu quero é um carro com o software BOM que a VW fez; não com a m***a que os seguidores Algoristas inventaram e legislaram do aquecimento global(este se existisse,fazia bem jeito naqueles países do norte da europa onde neste momento morrem pessoas com o frio ,neve e enxurradas) causado pelos carrinhos; estes doídos nem imaginam o que TODOS os milhares de avioes ,petroleiros,etc deitam pelo escape; tambem só os PEIDOS de todas as vacas no mundo poluem mais do que os carros(googlem se duvidam);e se algum vulcão se lembra de expelir durante uns meses,vai lá,vai!
      Mas adiante: esta m….a desta moda (do aldrabão Al Gore,long story,I will not go into details here,you can engage google’s help for that,thanks) é um problema mundial: a VW e TODOS os outros sabem que É ASNEIRA,eles não são burros,sabem mui bem fazer carros BEM,e BONS! Mas é se os deixarem; se meia dúzia de bruxos adivinhantes estão a mandar e a fazer leis contra-natura,é o caso*,as fábricas ficam sem saber o que fazer; oque o povo DEVIA fazer era reunir-se e EXIGIR que as fábricas fizessem carros BONS,o melhor possível,sem ditames de adivinhanços aleatórios,a meu ver muito errados;(o deserto do Sahara já foi planície verdejante com populaçoes,gado,etc etc; tornou-se um deserto,e não havia carrinhos lá`); a história está cheia de casos de povos que desapareceram por decisões erradas nas suas reaçoes a mudanças climáticas; parece que nuns chamados inchas ou incas ,os tais adivinhadores de lá decidiram que a solução para a seca grassante,era ter sangue humano a permanentemente escorrer pela montanha abaixo-e tinha de ser sangue de rapazes muito jovenzinhos,os quais eram criados para isso,e eram sangrados até à morte lá em cima ,no altar-vem do alto- pelos padres,altos especialistas,escolhidos e com altos cursos,para saber sangrar bem,sem o jovem não morrer logo,para o sangue corrente,set ainda do vivo ; no fim todos morreram e/ou desapareceram,como sabemos; esta M***A do aquec. global é mais do mesmo em versão moderna, trata-se nada mais nada menos do que sugar dos donos dos carrinhos,os quais,um a um,são boa presa!
      *O caso é que esses adivinhadores se REALMENTE quizessem diminuir a bruxaria dos gases ,o que deviam fazer era OBRIGAR cada marca a fazer ALTÍSSIMA percentagem dos seus carros com BAIXA cilindrada ,e 50 hp máximo; com a tecnologia que já há,(há mais de 20 anos!!!!!) os carros já queimam MUITO limpo,MESMO LIMPO! e então esses motores pequeninos,melhor,poucos gases!!! TODAVIA isto não lhes interessa muito,pois não permitiria ROUBAR muito!
      800 euros para fazer a atualização do software! eu pagava isso para a inverter! Mas volto à 1ª linha: está tudo maluco? Eu sei que sou o único que vai em contra mão,por isso não sou maluco,pois não?

  2. Avatar de RN
    RN

    É interessante ver estes meios de comunicação, hoje, em catadupa, a copiar noticias uns dos outros. Algum desses meios de comunicação me sabe dizer qual é a legislação portuguesa onde consta especificamente que as autoridades conferiram um grau de obrigatoriedade à ação dos motores EA189 afetados, sob penalização de, não o fazendo, verem os seus veículos reprovados na inspeção periódica obrigatória, nomeadamente pelo IMTT?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Por acaso até foi o própriA SIVA!!!
      “Quem não reparar os carros pode não passar na inspeção, porque em Portugal esta reparação é obrigatória”, administrador executivo da SIVA – Pedro de Almeida
      Que queres saber em concreto?

      1. Avatar de RN
        RN

        Julgo, salvo melhor opinião, que as palavras do Exmo Sr. administrador executivo da SIVA – Pedro de Almeida, não sejam lei em Portugal. Qual é a Lei publicada em Diário da República que obriga que essa reparação seja obrigatória? É que eu já contactei quer a SIVA quer o IMTT e ainda ninguém me soube dizer qual era a lei. O que o Exmo Sr. administrador executivo da SIVA – Pedro de Almeida diz são apenas as orientações do grupo de trabalho criado pelo governo, logo, e correndo o risco de estar errado, parece-me que não configuram nenhuma lei uma vez que não foi publicado em Diário da República.

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          Já existe lei, o carro apresenta funcionamento para o qual não está homologado.
          Pode então o IMT ordenar às autoridades que procedam à recolha dos documentos e os veículos ficam impedidos de circular.
          É como colocares um pneu de perfil que não está homologado no livrete, ou uma jante maior, ou alteração de potência (esta mais difícil de comprovar).

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Nesse caso pode-se ir a tribunal e pedir um carro novo, ou melhor ainda o dinheiro e ir comprar à concorrência.
            Motivo: “o carro apresenta funcionamento para o qual não está homologado.”. Basta ver o que se passou em Braga, em que ninguém fala, mas a Audi entrou em acordo com o dono de um Audi.

      2. Avatar de Ares Portugal
        Ares Portugal

        Pedro Pinto Deixo um desafio a toda a vossa equipa. Uma vez que receberam uma “Cartilha” da SIVA a dizer o que “Acham eles que vai acontecer”.
        Porque nao investigar o porque, em que lei eles supostamente se baseiam, o que acontece aos carros após, porque nao darem garantia de um trabalho realizado nos carros, e depois nas as avarias cobrarem os valores delas todas.
        Alegam que ha a medida de confiança mas essa nao passa disso.. Uma Confiança em que pedem a factura da ultima revisao na marca se o proprietário nao a tiver ja foi.. Toca a pagar uma Válvula EGR ou uma linha de injectores a 400€ cada um Levam 4.. Isto se O FAP nao for ao Ar que sao 1200e mais iva. Ha so um pormenor mesmo trocando as peças o carro volta avariar 😉 Deixei o contacto do Grupo de lesados no email. Caso demonstrem alguma curiosidade e facil de encontrar. Um Abraço

        1. Avatar de Pedro Pinto

          recebemos cartilha? Onde?
          Eu compreendo o que dizes, sou cliente Audi…se fores espreitar o meu Facebook verás qual o meu sentimento relativamente a este caso

          1. Avatar de iDespairing
            iDespairing

            Tinha um Passat mas em 2015 troquei por um Volvo D4. Ate agora excellent e serviço pos venda 5 * Grupo VW nunca mais.

          2. Avatar de RN
            RN

            Se os meios de comunicação receberam a “cartilha” da SIVA ou não, não sei dizer, agora que é estranho que, nos últimos dois dias, muitos meios de comunicação divulguem todos a mesma notícia, pelo mesmo para mim, é estranho. Não é por umas notícias difundidas de forma repetida que, até prova em contrário, não passam de orientações do grupo de trabalho criado pelo governo em 2015, para assegurar a monitorização da ações da SIVA, que passam a ser Lei em Portugal. Onde está publicada essa Lei que obriga a que os carros afetados tenham de fazer o “fix”?

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      A SIVA deu uma palestra encomendada e a comunicação social como sempre informação mal. Nem souberam fazer o trabalho de casa e ir pesquisar um pouco do que é que acontece aos carros após o “fix”. Só para relembrar a quem ainda não fez o “fix” para se deixar estar quieto porque esta não notícias não passa de uma mentira, não existe nenhuma lei que vá obrigar o quer que seja, os centros de inspeções não têm como medir os gases NOX. Por isso abram os olhos e não vão na cantiga das notícias encomendadas.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não és obrigado à intervenção dos motores EA189, tal como ninguém é obrigado a fazer qualquer intervenção aos seus veículos em caso de algum problema que declare o carro inapto pelo centro de inspeção. Agora sem a intervenção como o carro não cumpre os requisitos para passar à inspeção de veículos, como qualquer outro veiculo, podem reprovar esta e serem impedidos de circular.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Falso. Carro não alterado significa que tem o software fraudulento. Este software altera o comportamento do carro quando este está a ser testado. Logo medição nos IPO vai sempre ser normal.

        1. Avatar de Justin
          Justin

          vejamos… software fraudulente na realidade é aquele que é inserido non acto de efectuar um tuning em que os parametros da centralina são alterados para produzir mais binário, mais potência, etc. Mesmo com consumos menores, como nalguns casos, não deica de ser uma manipulação ao que foi previamente homologado, mesmo funcionando bem ou mal.
          O software original da VW foi homologado. Portanto nenhum veículo que circule e não tenha efectuado a alteração está ilegal. Quem está ilegal é a Volkswagen. Verifiquem as noticias alemãs sobre o Dieselgate. Lá foram muitos presos. O senhor Wintercorn demitiu-se. A SIVA sempre fez o que a VW manda. O IMT em parte faz o que as masrcas sugestionam e em parte o IMT não entende na realidade os problemas e consequências de determinadas acções suas. A lista de motores a poluir só na Europa revela carraos com maior poluição do que os motores VW. A fiat tem o carro com maior poluição no Mercado. Um FIAT 500 D… Existem barcos com motores de 400 cv a poluirem muito mais. A lei ainda não saiu para nos obrigar a alerar os veículos. Será um erro político social muito grande obrigar umas marcas a efecrtuar alteraçºoes e deixar as outras a circular. Olhem para todos os carros com mais de 8 anos a circular em Portugal. Todos eles com niveis de NOX muito sueperiores. Esses também devem ou ser tirados da circulação ou modificados. Os deveres e direitos são para todos. A VW só foi descoberta porque tinha a maior cota de vendas dentro dos USA. Senão ninguém tinha dado por nada. Bem haja.

  3. Avatar de Fantasti
    Fantasti

    Boas Lesado VW,

    Onde posso encontrar esse vídeo?

    1. Avatar de Lesado VW
      Lesado VW

      Basta procurar no google: “Sexta às 9 8 Dezembro” e procurar pelo programa no primeiro resultado de pesquisa. Peço desculpa por não deixar o link mas no local onde estou não consigo aceder ao referido site por bloqueios de firewall.

  4. Avatar de Mario Silva
    Mario Silva

    “Os proprietários ficam sujeitos à apreensão dos documentos da viatura.” Façam a noticia como deve ser…. SIVA não é autoridade para apreender documentos… Para tal acontecer, tem de ser IMT ou outra autoridade!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Quem diz é a SIVA, quem apreende os documentos de identificação de um veículo são as autoridades fiscalizadoras do trânsito por diversos motivos.
      Como a atualização é obrigatória…quem não o fizer…anda ilegal.

      1. Avatar de Luis Miguel
        Luis Miguel

        cada ves mais ridiculo ! quero ver na LEI essa OBRIGAÇÃO

        1. Avatar de int3
          int3

          circular com um carro com propriedades não homolgadas é ilegal.

  5. Avatar de João Costa
    João Costa

    A Silva também já vos vende noticias.
    Ganhem vergonha

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Tá maluco pela Silva..

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Claro que a noticia é falsa pois a inspeção automóvel em Portugal tem de avaliar a emissão de gases poluentes de forma autónoma em relação ao veiculo em questão.

  7. Avatar de Diogo Amaral
    Diogo Amaral

    Dizem que mandaram uma carta a todas as pessoas mas eu tinha um new beetle e nunca recebi carta nenhuma em casa nem uma chamada. Quando vendi o carro fui la perguntar como era afinal e foi dito que já estava pronta a atualização para ser instalada no meu carro e estavam á espera que eu viesse fazer.
    Por acaso vendi o carro e fui lá saber como era para o carro não ir com problema nenhum se não continuava na mesma.

  8. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Dando a minha opinião como lesado e já depois de ter actualizado há um ano, fica aqui os problemas que a vw e a Siva encobre.

    Primeiro na minha carrinha fiquei na estrada aos 40 mil porque a Siva sabe dos problemas da mecatronica da caixa automática e não chamou ninguém para reparar… Houve inclusive pessoas a terem de pagar 1600€ ou mais para reparar algo com defeito.
    Depois com o defeito da mecatronica afetou os discos da embraiagem que Foram também trocados.
    Segundo teste de injectores, deu erro e trocaram os injectores assim como a válvula egr de novo por defeito e o que me safou foi a extensão de garantia que cobriu tudo.

    Terceiro maldita hora que fiz o fix e fui na letra desta entidade da Siva, a mesma que esconde os defeitos de fabrico em que o fix em nada altera e que não existe reclamações…

    Então aqui vai:

    Motor a tremer arrancar e se for numa subida de marcha atrás até me assustei porque parecia que o motor ia saltar fora!

    Consumo subiu cerca de 1 litro, eu uso sempre gasóleo Galp evologic!

    As regenerações…
    Antes do fix elas faziam de 560 a 600km e por vezes chegava a casa a regenerar e deixava terminar com calma!
    Depois do fix, regenerações de 250 em 250 até menos, interrompe se estiver a trabalhar ao relanti e mesmo que o motor não esteja quente ou depósito na reserva, faz sempre regeneração.

    De arranque não perdeu potência, mas sim depois das 2500 começa a se sentir menos desenvolver.

    De fix não teve nada, só vejo é o material ter um desgaste prematuro, obrigar as pessoas a fazer muito mais cedo a mudança do óleo porque com tanta regeneração o óleo do motor fica mais contaminado e a vw dá 2 anos de garantia para este tipo de avarias da válvula egr, filtro de partículas, injectores e mais algumas peças.

    Para mim que faço poucos km, vou ser fortemente penalizado por este fix arranjado em cima do joelho.

    É o governo que temos e o país que temos.

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu recebi uma carta registada a dizer que tinha de ligar para o número da volkswagen em 15 dias senão iam informar as autoridades legais que o meu carro não estava atualizado. Liguei para lá, ficaram de marcar a atualização e até agora nada. Eu não quero mesmo nada fazer a atualização, mas também não quero ficar com o carro apreendido. Vai ser uma chatice do caraças para resolver isto. O erro é deles e quem se lixa é quem não tem culpa nenhuma.
    E o estado em vez de ajudar quem foi lesado prefere ajudar quem faz o mal. O grupo SIVA também não quer saber dos clientes. Enfim

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Se nao quiseres mesmo fazer a actualizacao ao carro, uma opcao ‘e vende-lo :p

  10. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Ou seja…. vão lá fazer a tal atualização de software para “resolver o problema”, assim a informação já não é enviada para o IMT e ficam descansados. Passado uns dias vão até uma “loja” de reprogramação de centralinas paguem e até ficam com uma mapa melhor que o de origem, melhorando a resposta do motor, mais potência, e em alguns casos até diminuindo consumos! Problema resolvido….
    Quanto à VW… comprem Alemão porque o que é bom é Alemão tipo BMW com os motores N47 ou os MB que ardem!! (Ironia)

  11. Avatar de João Pedro Castro Pereira
    João Pedro Castro Pereira

    Então não entendo, pois existe um Audi cá em casa atingido pelo problema e nunca foi chamado para nada.

  12. Avatar de Jorge Xavier
    Jorge Xavier

    Caros. A actualização “é obrigatória” não no sentido estritamente legal (não é) mas do ponto de vista prático: porque se os veículos chumbarem na inspeção por apresentarem níveis de poluição elevados são impedidos de circular…
    Para mim nada disto é estranho. O que é mesmo estranho (estranhíssimo) é que, depois disto, a VW continua a conseguir vender automóveis com motor diesel. Um autêntico mistério. É que uma coisa é ser “apanhado na curva” (ou seja, ter comprado um veículo e depois concluir que esse veículo não estava em conformidade com a lei); a outra é, depois de saber aquilo de que a VW é capaz (spoiler alert: é capaz de tudo), continuar alegremente a comprar diesel da marca.

      1. Avatar de ff
        ff

        só uma pergunta, este problema só afecta os carros a diesel ou tambem os a gasolina?

        1. Avatar de int3
          int3

          Gasolina não polui tanto.
          Não precisas de muita coisa para combater a poluição em gasolina.
          O diesel é que é um cancro para o ambiente e a gente alegremente adora.

    1. Avatar de RN
      RN

      Para já o IMTT não me parece, salvo melhor opinião, que possa chumbar os carros só porque sim. Julgo que ainda existem Leis em Portugal e que para o IMTT chumbar os carros tenha que existir uma norma/Lei/Decreto-Lei ….. para o efeito e que defina especificamente que os carros que não façam o “fix” a partir de uma determinada data chumbem na inspeção. Se o governo vai publicar essa Lei? Não sei. Se o IMTT vai publicar essa Lei? Não sei. Agora uma coisa eu sei e não é por a SIVA dizer que é obrigatório que passa a ser obrigatório.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        O IMT não publica leis, as leis são da responsabilidade da assembleia a da republica e do governo o IMT pode propor leis, não as publica. O IMT é uma entidade fiscalizadora das leis.

    2. Avatar de Slayer
      Slayer

      Vou mais longe.
      Continuar a comprar diesel pq?

    3. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Como é que os carros chumbam na inspecção se os centros não têm como medir os gases NOX?

      1. Avatar de Ze Nandooo
        Ze Nandooo

        Pior é: Se os carros da VW te/tinhamm um sistema que “deteta” modos de teste, mesmo que na inspeção medissem os gases NOx (que não o fazem) um carro sem fix continuaria a passar na mesma! 😛

      2. Avatar de censo
        censo

        Após a atualização a marca emite um certificado para acompanhar a viatura. Agora pensa.

      3. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Com “fix” ou sem “fiX”, com certificado ou sem certificado os carros vão chumbar na mesma nesse teste. Os carros ficam com o mesmo problema que tinham antes e com mais problemas. O que acontece é que a EGR ficar muito mais tempo fechada e isso é a causa maior dos problemas.

    4. Avatar de pedro silva
      pedro silva

      eu tenho uma Audi a4 de 2010 com este motor ainda nao fiz a Actualização, já foi a 2 inspeções aos 4 e 6 anos e nao me chumbaram o carro em nenhuma, porque os centros de inspeções nao tem meios para detectar estes problemas do co2 foi me dito pelo proprietário

  13. Avatar de Humigosa
    Humigosa

    O mais engraçado, no meio disto tudo, é que ainda não fui notificado! Enviei um e-mail para eles à 1 ano atrás e diziam que ainda ia ser chamado lá….até hoje…

    1. Avatar de censo
      censo

      Confirma a tua morada. A notificação é por escrito, não por mail.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    Aqui não há que culpar o governo, não sejam cegos, mas sim VW, existem normas de emissões que tem de ser cumpridas, leis , os efeitos da poluição está à vista de todos, a não ser que sejam como Trump, que põe os estudos científicos em causa, as alterações climáticas são evidentes, o nosso pais tem sentido isso mesmo.
    O culpado desta embrulhada é da VW, sobre ela devia cair todos os encargos resultantes deste crime que cometeu, criaram um produto com um desempenho x, agota tem de alterar para y, e claro altera tudo, menos potência, etc.
    Os clientes foram ludibriados com uma actualização, muitos já fora da garantia, que resolve emissões, o problema da marca com UE e outros países, mas cria outros problemas, agora a questão é provar que essa actualização tem efeitos secundários e por VW a os corrigir.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      O governo não quer meter mão nisto por causa da Autoeuropa, dá que pensar não?

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Não é o governo, é a Europa. A Alemanha manda e a Europa segue. Mas como também há marcas francesas e italianas a cometer quase a mesma fraude, ninguém abre bico.

        Habituem-se: Intel, marcas automóveis, etc. Come o que te vendem e cala lol só andamos a encher vacas gordas.

        PS: “VW” = VW, Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, SEAT, Škoda.

        PS2: Profit Increase €5.144 billion (2016)

        Acho que está claro quem manda aqui 🙂

  15. Avatar de JP
    JP

    Nesse caso a Siva que se prepare para responder às reclamações, com pedidos de indemnização dos clientes lesados e afetados pelas jogadas internas, que visaram, unicamente, servir os interesses monetários do grupo. Nos EUA, apesar das diferenças da análise, à poluição envolvida, foram severos (correctamente) com o grupo. Por cá (nós), com a pacividade que nos pertence, aliada ao interesse nacional pela Autoeuropa, permitimos que nos tratem como marionetas.
    Basta!

  16. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu recebo informação da Alemanha de conhecidos e referem que os updates sao lobo em pele de carneiro: a curva de potência/binário é completamente alterada e os carros perdem muita performance em situações de carga média e alta. Para o condutor calmo e carro vazio não há diferenças, para o carro com família e algum peso então as diferenças são marcantes.

    O pior de tudo é que na Europa os fabricantes de carros / CPU etc que fazem burrada e ao corrigirem com Patch perdem a performance inicial, os clientes em nenhum caso são indemnizados por terem um produto inferior ao que pagaram.

    Muito bem C.E., sempre ao serviço das grandes empresas de energias, telecomunicações, electrónica, automóvel, etc. O cliente que aguente, agora tocar nos milionários acionistas é que não.

    1. Avatar de censo
      censo

      Não aconteceu nada disso com o meu caso. Não há diferenças, e a que há é apenas para melhor no que respeita aos consumos.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Deves ser caso quase único porque se vires na própria Alemanha (em alemão…) Há milhares de queixas.

        1. Avatar de censo
          censo

          Sim, claro, devo ser. Tenham juízo. E façam as alterações que tem de fazer, não inventem.

          1. Avatar de maiscensoainda
            maiscensoainda

            censo, se o seu carro não teve problemas não duvido, melhor para si, agora não coloque em causa as queixas existentes, que são várias e bem graves.

  17. Avatar de Rui Ferreira
    Rui Ferreira

    Caros admins da plware,fiquem pela tecnologia que não meta o #dieselgate, como proprietário de um EA189 percebo o “desespero” da SIVA e IMTT, e dos próprios organismos do governo que quiseram que o fix fosse feito em Portugal. Alguém vai impedir de 20 mil automóveis circular… Não gastemos energia, vamos nos concentrar na VW e pedir responsabilidades…

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Estás a ver o caso de modo errado. A SIVA é apenas a cara da marca. Quem tem que pedir responsabilidades são os organismos do estado que:
      1) estão para proteger o cidadão da poluição
      2) estão para proteger da fraude
      3) tem uma marca de “confiança” que avisou dessa confiança para enganar os organismos que controlam
      4) nenhum organismo que controla anda a trabalhar, apenas fazem homologação do que a marca diz e nem se dão ao trabalho de verificar (típico tuga)

      Este próximo MUITO importante:

      5) a população foi enganada em massa pelo grupo VW e o único que pediram foi um “fix”. Agora a pergunta é: se este fix é tão simples, porque não veio de fábrica ??? E porque é que a Europa/Portugal não aplicaram uma multa pela burla e obrigaram como nos EUA a ressarcir os clientes burlados???

      Tudo isto só demonstra quem realmente manda nos países …

  18. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    A SIVA deu uma palestra encomendada e a comunicação social como sempre informação mal. Nem souberam fazer o trabalho de casa e ir pesquisar um pouco do que é que acontece aos carros após o “fix”. Só para relembrar a quem ainda não fez o “fix” para se deixar estar quieto porque esta não notícias não passa de uma mentira, não existe nenhuma lei que vá obrigar o quer que seja, os centros de inspeções não têm como medir os gases NOX. Por isso abram os olhos e não vão na cantiga das notícias encomendadas.

    Passem pelo grupo do Facebook

    https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já aderi ao grupo, dá lá permissão sff.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Não sou administrador do grupo

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Já me aceitaram. Obrigado

    2. Avatar de censo
      censo

      Os centros de inspeção não medem o NOX, mas vão te pedir o certificado que a marca emite após a atualização da viatura. É melhor pensares nisso. Não o pedem ainda porque o prazo ainda não terminou. Tem cuidado com o que dizes.

      1. Avatar de RN
        RN

        censo mas para pedirem o certificado que a marca emite após a atualização da viatura terá de ser publicada uma lei em diário da república que aprove isso mesmo. Ou será que não existem Leis no nosso pais? Onde é que está o prazo que falas na legislação? Quando e se publicarem a Lei é que teremos que nos preocupar e cumprir a legislação, se quisermos andar legais, até lá, segundo melhor entendimento, só quem quer é que segue a recomendação da SIVA. Não vale a pena andar a espalhar o pânico e a sofrer por antecipação, digo eu.

        1. Avatar de censo
          censo

          O prazo está descrito no artigo. Lê no artigo. As alterações as viaturas foram validadas pela autoridade federal alemã e são válidas para o território europeu. Portanto, eu sugeria maior cuidado com o que dizes. As regras estão definidas. Se me disseres que a correção pode dar problemas… eu acredito…caso contrário não haviam oficinas das marcas. Posso te contar o meu caso pessoal. Viatura ficou melhor em consumos, e o resto sem alterações. A minha viatura só teve atualização de software. Outras há que requerem um intervenção no hardware, ou seja, no motor. Agora não me parece saudável a atitude desafiadora e desconfiada que pareces assumir perante o problema. O que ganhas afinal com isso?

          1. Avatar de RN
            RN

            Censo enquanto alguma autoridade portuguesa nao publicar legislacao, repito autoridade portuguesa, nao me parece, salvo melhor opiniao, que seja válida, até porque as lei europeias tem de ser transpostas para a lei portuguesa. Conheco mts pessoas que já fixeram o fix umas correram bem, ou estao a correr bem, outras não o problema é que conheco mais pessoas que tem problemas após o fix do que o contrário. Não tiveste problemas no carro pq o teu deve ser motor 2.0 mas nao achas estranho que os motores 1.6 tenham dado tantos problemas apos o fix? Sabes o que ganho? €€€ na carteira enquanto nao fizer o fix. Quando for e se for obrigatorio decido o que fazer.

          2. Avatar de censo
            censo

            Os veículos e o fix tem homologação, portanto a lei está feita. Não tenho qualquer base para afirmar que são mais os casos problemáticos que os outros, ou vice versa. Apenas sei o que se passou comigo. E digo-te mais, sempre fui bem tratado pela marca. Reclamei quando estourou o escândalo, pois o carro ainda estava na garantia, e sempre me trataram de forma correta. Tenho certificado de conformidade e prazo de garantia após a intervenção.

      2. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Sem certificado passam na mesma, basta deixar a nota do cinzeiro do carro, é o que acontece hoje em dia em muitos centros de inspecção. Como é que achas que os carros todos alterados passam?

        1. Avatar de censo
          censo

          Bom, esse comentário é reprovável. E parece um pouco contraditório quando a modificação proposta pela marca é gratuita. O resto é mesmo de portuguesinho Chico esperto. Mas tu lá sabes.

  19. Avatar de Paulo
    Paulo

    Mas foi o KBA [regulador alemão] (que é o IMT alemão) que tinha homologado as viaturas fraudulentas…e agora voltam a confiar nesta entidade?
    Porque é que só em 4 paises este recall é obrigatorio?
    Porque não testam a validade do recall mas por entidades CREDIVEIS?

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Cada país tem o seu regulador e os teus impostos pagam-lhes o salário. Pergunta aos de cá porque não testam.

  20. Avatar de Luís M
    Luís M

    Se eu tivesse um carro nessa situação tentava fazer o seguinte: procurava um profissional que fizesse um backup do SW do meu carro…ia à VW fazer a tal “atualização” no dia seguinte voltava a por como estava de fábrica.

    1. Avatar de Lesado VW
      Lesado VW

      Não dá para fazer isso, ao que parece existe um bloqueio eletrónico qualquer que impede de ser feito o downgrade para a versão da centralina anterior.

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        impede…. *wink *wink

      2. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Dá sim, conheço quem faça isso

    2. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Não é assim tão simples já que depois de actualização o número da centralina muda e não é compatível com o ficheiro anterior.
      Creio que só seja possivet por forma física devido à proteção anti tuning.

    3. Avatar de censo
      censo

      Em dadas viaturas a alteração não é só de software.

    4. Avatar de Tx2
      Tx2

      Funciona como as consolas de jogos recentes, uma vez atualizadas é impossível através de software fazer o downgrade do firmware

  21. Avatar de Rudolfo Correia
    Rudolfo Correia

    O que me tinha dito era que esta “actualizacao de software” era a colocação de uma determina resistência.
    Isto dito por uma pessoa da auto europa.

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Por ser trabalhador da AE achas que é um especialista no assunto? A maioria deles limita-se a instalar uma qualquer peça num determinado sitio. São montadores de puzzles.

    2. Avatar de censo
      censo

      Algumas viaturas requerem alteração de hardware, ou seja , requerem mexidas no motor, outras só precisam de atualização do software.

  22. Avatar de Rui
    Rui

    Conclusão, fazer a reparação dá uns trocos à SIVA que envia a factura à VW;

    Esta por sua vez e para fazer os valores medidos nos motores baixarem para os parãmetros que constavam nas medições de homologação da viatura, através da reparação…….. esta vai provocar que os carros tenham de substituir injectores, FAP, aumento de combustível……. acaba por ser um bom negócio para a VW!

    Enfim, tirem as vossas conclusões!
    Já aqui foi dito que os centros de inspecções não conseguem medir os gases NOX. É verdade! Mas também me confirmaram que isso está para mudar para breve, precisamente para apanharem quem remove o FAP!!!!

    Precisamente por causa disso lá tive de desembolsar 2.500€ em Setembro, para substituír pela 1ª vez a FAP do meu BMW (tinha perto de 240.000Km).

    Mas também afirmo que nos centros de inspecções nem sequer sabem medir o CO2, quanto mais NOX…..
    A minha esposa levou o meu carro a um centro novo…… e em vez de medirem o nível de emissões de CO2 às x rotações como indica o documento único…… aceleravam a fundo! Passados muitos minutos diziam à minha esposa que o meu carro não emitia CO2, porque a sonda não media nada! Nem a acelerarem a fundo! Estou grato pelo BMW milagroso que me calhou, 0 de CO2! E não, nunca alterei o motor, nem escape….. nada. Tudo de origem (incluindo a FAP que na altura ainda não tinha substituído).

    Posto isto tudo…… não vejo como possam medir o NOX eficazmente nos carros. Outra coisa diferente é o nível de CO2 que é alterado assim que alguém retira a FAP, e isso os centros de Inspecções detectam (nos carros posteriores a 2007), por isso muito cuidado com o que fazem!

    Qualquer dia estou rendido aos eléctricos….. se me sair o Euromilhões!!!!!!

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      A última vez que levei o meu carro à inspecção nem o CO2 mediram xD.

    2. Avatar de censo
      censo

      Como já referi inúmeras vezes, em vez de suporem uma série de cenários cujo nível de credibilidade cada um lhe atribui, volto a dizer: as viaturas após a intervenção recebem certificado de conformidade. Para além disso, as intervenções tiveram ser homologadas e em primeira instância foram aprovadas pela autoridade alemã, em condições válidas para o espaço europeu. Canadá, EUA, e se não me engano, Ásia, não estão abrangidos pela homologação da autoridade alemã.

  23. Avatar de Jorge H
    Jorge H

    Isto é uma não noticia, certo?
    – Qual é a base legal esta eventual apreensão de documentos? Foi publicada alguma nova lei em Diário da República?
    – Como vão os centros de inspecção medir estas diferenças diferenças nas emissões, se hoje não o conseguem fazer?
    – Como é comunicada ao IMT a reparação? É uma factura do serviço ou é um simples “diz que sim”? O IMT vai verificar milhares de facturas referentes a cada reparação afim de perceber se corresponde à verdade? Ou basta a oficina dizer que sim (porque até se trata de um bom cliente e não queremos hostilizar ninguém a passar para a concorrência)?
    – Boa publicidade para a SIVA, esta onda de “queixinhas”. 🙂

    1. Avatar de censo
      censo

      Cada viatura intervencionada recebe um certificado de conformidade. Agora, é só puxares pela cabeça…

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu comprei uma Passat que já tinha feito o fix quando a comprei… E por mim não o tinha feito… Gostava era que a história de ser obrigatório acabesse e quem já fez tivesse oportunidade de voltar atrás… Um amigo meu com um carro igual, já o tinha antes do fix e diz que era muito melhor antes do fix… Eu não testei antes… Mas pelos comentários que vejo…

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Eu devo dizer que não percebo nada do assunto, mas pelo que vou lendo o fix é a reprogramação de determinados parâmetros na centralina…há empresas especializadas nessas afinações…aquelas que “metem” mais cavalos nos carros.

    2. Avatar de censo
      censo

      Eu fiz a atualização de software após chamada da marca, e fiquei melhor a nível de consumos. Quanto ao resto, tudo normal. Não esquecer que após a correção o proprietário recebe um certificado, que poderá mais tarde vir a fazer falta…

  25. Avatar de Paulo Carmo
    Paulo Carmo

    Se forem actualizados, os automóveis nem chegam a Maio de 2018, quanto mais a 2019.

    Se não queres fazer o #vwfixfail ou estás com problemas assina apetição COM O NOME COMPLETO:

    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=dieselgate

    Com tantos clientes que estão com problemas depois do #vwfixfail quem não fez o melhor é não mexer.
    Junta-te a nós no FB:

    https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/?ref=group_header

    1. Avatar de RN
      RN

      Deixo à vossa consideração:
      Se para as inspeções técnicas a veículos rodoviários foi publicado um despacho pelo IMTT que pode ser consultado inclusive no site do IMTT em “http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/Delibera%c3%a7%c3%a3o-CD-Substitui%c3%a7%c3%a3o-Tarifas.aspx” porque é que para o “fix” dos veículos afetados não foi publicado nenhum despacho?
      Não ponho em causa que o IMTT possa vir a publicar algum despacho e, se publicar, que seja obrigatório que os carros afetados tenham de fazer o “fix”, mas até ao momento, repito, até ao momento, ainda não encontrei nenhum despacho, lei, decreto lei……nesse sentido.
      Por isso parem lá de lançar o pânico e o diz que disse a quem ainda não fez o “fix” e assinem a petição.

  26. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu não entendo como há mentecaptos que acham que os FAP e outros filtros/normas só servem para custear e aumentar consumos. Ou seja, não lhes chega ao pensamento que estes fiéis estão lá para diminuir a poluição, doenças respiratórias e cancro …… Enfim, mentalidade da pré história.

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      É a carteira a falar.

  27. Avatar de Ed
    Ed

    Então e quem fez repro?

  28. Avatar de Regis
    Regis

    Caros leitores PPLware, deixem-me fazer aqui o meu ponto da situação sobre este post, pois parece-me que há aqui alguma confusão.
    1 – O que o Pedro Pinto apenas fez, e a meu ver bem, foi divulgar uma informação que entendeu poder ser útil aos seus leitores. Não é crime, e é seguramente bem-intencionado. Independentemente do teor da notícia não adianta “matar o mensageiro”.
    2- felizmente houve leitores, já devidamente esclarecidos, que postaram informações preciosas para todos, mas muito especialmente para aqueles que têm veículos abrangidos pelos fix.
    3- em jeito de conclusão obrigado ao PP, obrigado a todos os que contribuíram para podermos ficar esclarecidos que: o fix parece ser prejudicial; não há lei, logo não há coimas; há uma petição (http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=dieselgate) e um FB (https://www.facebook.com/groups/1119234038178270/) para apoiar quem necessite.
    Bom trabalho de todos, correcto?

  29. Avatar de Bruno
    Bruno

    Assinem mas é a petição para fazer-se justiça. Todo o resto são balelas.
    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=dieselgate

    Não se esqueçam de validar com o link que vai posteriormente para o email.

  30. Avatar de censo
    censo

    Como é normal neste país, treinadores de bancada, especialistas de tudo e conhecedores de nada, são espécies que abundam. Façam o upgrade que é preciso fazer. Ninguém vos quer mal. Eu fiz. O carro está melhor no consumo, e continua a andar que se farta. Tenham é cuidado na estrada. E cuidem bem do vosso carro, se o dinheirinho ao fim do mês vos custa a ganhar. Para mim, um carro é uma senhora. Tem de se tratar com delicadeza. Assim leva-nos sempre, com prazer! Boa viagem.

    1. Avatar de Lesado VW
      Lesado VW

      censo, desculpe a pergunta, mas que carro tem? Pela sua boa experiência com a atualização deixa a adivinhar de antemão que não é um 1.6TDI 105 CV …

      1. Avatar de censo
        censo

        Não, não é esse. Mas não lhe vou dizer qual é. Mas, há boas experiências, ao contrário de tentar fazer parecer que é tudo mau.

        1. Avatar de Antoónio José Nicha Xarope
          Antoónio José Nicha Xarope

          Censo, se tivesse um Ibiza de 105 cv de 2010 que nunca deu problemas antes dessa tal intervenção e agora em frio o motor vai abaixo soluça parece um carro velho quando está a fazer a regeneração do filtro que se não for em viagens longas se for só em cidade faz várias vezes por semana a dita regeneração, coisa que em seis anos nunca fazia só depois de me destruírem o carro embora seja uma palavra forte é a verdade, gostava de saber que diria??

    2. Avatar de Ze Nandooo
      Ze Nandooo

      Tiveste acesso ao estudo da DECO sobre os valores de reparações que em média os clientes VW tiveram de desembolsar depois de fazerem a atualização?
      Novamente a pergunta: Se tudo é tão bom e tudo fica melhor, porque é que nao foi feito logo à partida e veio de uma obrigação imposta à VW?

      O meu carro sempre foi assistido na marca a tempo e horas. Sempre usei combustível aditivado. 80% dos meus trajetos são em AE e faço em media 2000km/mes.
      Foram injetores e EGR à vida em meio ano. Curiosamente no meio ano seguinte à atualização…

    3. Avatar de Jose peixoto
      Jose peixoto

      se tem de o tratar com delicadeza,não é carro; é carrossa,carrinha,carreta…é yugo ou lada lol

  31. Avatar de bilgaitas
    bilgaitas

    O dieselgate é um dos maiores logros da historia automovel. Vigarizou os clientes, os estados, o ambiente e fez concorrencia desleal com os outros fabricantes. Mas o mais incrivel é que vende mais e mais a cada ano…. ou seja a culpa acaba por ser dos consumidores.

    1. Avatar de Morbidus
      Morbidus

      Na mouche!!!!
      Nunca tive um carro desse grupo nem nuca hei-de ter! Se ninguém comprasse,eles teriam muito mais respeito pelas pessoas..Bom fds

    2. Avatar de censo
      censo

      Já muito aqui escrevi pelo conhecimento de causa que tenho sobre o problema, mas acrescento só mais este ponto, pois parece que toda a gente se esquece do que na realidade aconteceu, pelo menos lembrar alinha do tempo dos acontecimentos, em vez de se andar aqui a espalhar falsas notícias de alegados logros ou coisas que vos valha…então: onde é que este assunto foi descoberto, se é que foi uma descoberta? Onde foi? Eu ajudo, com próxima pergunta: em que estado estava a indústria automóvel desse país, quando se deu a descoberta? Que setor da indústria ganhou com isto? Quem é que cresceu de forma exponencial depois disto? Porquê atacar o grupo VW ? Pensem bem, contextualizem, não se deixem levar pelas notícias avulsas, e reportagens de tv que apenas falam em supostos ou associações de consumidor que acham isto ou aquilo, com base em suposições não comprovadas. Boa ?

    1. Avatar de censo
      censo

      A sério? Deco? Nunca procuro a opinião deles.

  32. Avatar de no topo
    no topo

    O bonito nisto tudo é que a VW chegou ao final do ano de 2017 na frente com 10,74 milhões de veículos vendidos!

    1. Avatar de José flor
      José flor

      Bom dia caros compatriotas e amigos.

      A Volkswagen tinha de ser lesada nos Estados Unidos porque na altura tinha mais de 70% do mercado. É verdade que a VW enganou o mundo. Mas quem não o fez e faz? De fato quase todas as marcas foram testadas na altura e só a VW é que levou nas lonas… será que levou? As modificações que a VW apresentou através de lobbying politica na Alemanha, concluindo na obrigação de os alemães, sob pena de ficarem sem a licença de circulação, não saõ novidade técnica. A opel usa aquela rede nos seus carros á mais de 20 anos. Os motores VW EA189 só apresentam graus de poluição (NOx) criticos quando são conduzidos a mais à potência máxima. De fato, a VW criou uma rotina nos motores, para que na Alemanha e outros países, onde as inspeções de gases são feitas com as duas rodas de tração em rolos, se possa desactivar a potência máxima e reduzir os valores para valores aprovados. Basta entrar no carro, Ligar a ignição, ligar os 4 piscas, e carregar no acelarador 5 vezes. Destav forma a centralina passa a modo de segurança e enquanto se fizer os testes nos rolos e as rodas de trás não se movem não existe nenhum problema. Testem! Foi assim que os americanos lixaram a VW. Agora a VW faz uma pipa de massa a vender Injectores, Filtros de Partículas, Catalizadores e válvulas EGR, e todos estas peças sãp caríssimas. Falamos de diversas fraudes. A venda do carro com dados mafiados, uma correção que provaca danos aos veículos, o oferecer “sem custos para o cliente” mas n~ºao pagam os custos de deslocação para modifica e corrigir posteriormente, O não permitir que a modificação seja invertida ( ação ditactorial), venda de peças para corrigir um problema criado por eles, não devolução do custo de compra por dissatifação com a mentira. Irónicamente o senhor Wolfgang Hatz da VW foi preso e está na cadeia. Ofereceu em excesso a 3 milhôes de euros para sair mas o tribunal recusou. Este senhor foi juntamente com outros o criador do problema. agora, se tivermos de modificar os veiculos por motivos de poluição, então temos mais uns milhões de veículos que são mais velhos e estão piores. O IMTT deveria pensar nisso concretamente e o nosso Governo Também. Na Europa só 4 paise resolveram obrigar as pessao a modificar os veículos, A Alemanha, a Finlãndia, salvo erro a Dinamarca e agora nós, embora nunca tenha sido oficialmente decretado por lei o que foi feito nos outros países. Sinto-me engandao não só pela VW mas pelo nosso governo e instituições como o IMTT. A deco para além de reclamar em tribunal um única fraude, a da modificação pouco mais faz.

  33. Avatar de José flor
    José flor

    Em adição ou meu um tanto ou quanto extensivo comentário, e porque existem sempre aqueles que tem diversas opiniões e questões, sugestiono que quem tiver curiosidade adquira informações sobre o sistema OBD2 utilizado em todos os veículos vendidos na Europa e nos Estados Unidos. Existem regras para programação de protocolos e rotinas de verificação de funcionamento dos motores nas respectivas centralinas de forma a efectuarem verificações automáticas enquanto em movimento e no momento de inspeções. Na maioria dos estados (senão em todos) dos Estados Unidos, antes de se efectuar uma inspeção periódoca, liga-se o veículo a um equipamento denominado OBDII, isto é, On Board Diagnostics 2. Com este equipamento verifica-se o estado do veículo relativamente ao seu fincionamento em função de determinados paramentros de emissões. Foi aqui e com isto que lá se descobriu o truque da Volkswagen. Na Europa, existem algusn mas não muitos países, sendo a Alemanha uma realidade, inspeções periódicas onde a emissão de gases é testada de forma semelhante. Para isso, foi criada na VW a tal rotina para esconder o pequeno aumento de poluição em regimes elevados de funcionamento. A questão é bastante complicada. Existem dados públicos na internet onde se pode verificar em detalhe osm procedimentos e as consequências. Não é a minah intenção aqui difamar nem molestar ninguém, nem mesmo proclamar se a Volkswagen ou alguém involvidos neste problema têm ou tiveram atitudes menos corerctas. A minha intenção é simplesmente focar um ponto crucial. O da poluição provocada por outros veículos mais antigos e, com motores que até nem estão regulados pelas regras aplicadas d tipo EURO 4/5/6. Motores que poluem muito mais e continuam como estão sem que ninguém seja lesado. No cao Volkswagen, estamos a ser lesados por uma ninharia, e vamos pagar uma factura porque na realidade, e aqui temos de ser coerentes, a Volkswagen está a ser obrigada a corrigir o problema mas está ao mesmo tempo a utilizar a situação para fazer dinheiro com vendas de peças novas e mão de obra e, embora prometa que cobre todos os custos, não os está a cobrir porque não paga as despesas de deslocação aos clientes.
    Suggestiono aqueles que têm veículos com motores EA189, a assinarem a petição pública contra isto e a contactarem a DECO, a qual tem um caso em tribunal contra a VW sobre este assunto para que sejamos muitos a mostrar descontentamento e indignação. Escrevam ao IMTT, escrevam ao Ministro dos Transportes, escrevam aos grupos parlamentares sobre esta matéria. “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura” e é o nosso direito de reclamar quando nos estão a lesar. Unidos fazemos a força. Não se pode aceitar que nos obriguem a efectuar alterações a veículos depois de tantos anos sob pena de ficarmos sem eles se não o fizermos, especialmente e, quando as correções são prejudiciais e trazem masis problemas. O meu carro, de 2010, trabalha de momento muito bem, tem um consumo de 0,2 litros ao relantin, 5 litros em misto a velocidades não superiores ás sinalizadas na estrada e sem grandes acelaradelas, e no auto estrada a 120 faz 6,2 litros. Não tenho ruídos nem vibrações não mau desempenho. Não creio que a minha poluição de NOx seja assim tão má em comparação com tratoes, barcos, geradores, veículos pesados mais velhos, etc… e ainda não fia a alteração.
    Bem haja a todos.

  34. Avatar de Ratatui
    Ratatui

    Carros Alemães ? Tenho um, foi o 1º e o ultimo.
    Chateia-me ser aldrabado/vigarizado.
    Então a SIVA como importador e com a sua “eficiência” no apoio ao consumidor, é a cereja no cimo do bolo.

  35. Avatar de Jorge Esteves
    Jorge Esteves

    Boa noite, adquiri uma carrinha VW Caddy 06/2013 1.6 TDI 75CV à cerca de um ano, usada e com 89000kms. Até a semana passada estava tudo bem, quando em plena A1 e a 120Km/h acende a luz avisadora da resistência das velas o que deixou-me transtornado, pois, estava à caminho do trabalho. Agora, não sei se a minha carrinha já foi intervencionada, como saber? Já tentei inserir o número de identificação do veículo no site da VW, e diz-me que o tal número é desconhecido. O pouco que consegui apura sobre o acendimento desta luz: 1 pode ser uma vela queimada, 2 pode ser uma lâmpada de STOP queimada, 3 ou a válvula do STOP atrás do pedal de travão que esteja avariada. Conclusão, após sair do trabalho e o carro ficar parado por mais de 10h, estava tudo normal, nem luz avisadora e nem coisa alguma. Em matéria de consumo, acho o carro económico, em matéria de potência acho que fica aquém do que imaginava, mesmo com 75CV. Se alguém conseguir ajudar-me nestas questões fico muito agradecido, pois quero saber se o meu carro já sofreu o tal update.
    Obrigado

  36. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    Tenho um Seat Ibiza 1.2 TDI iTech de 2015. Fui com ele à inspeção em junho na Controloauto da Brisa e passou sem problemas. Recebi na altura deste caso uma carta registada a indicar que o meu carro estava na “lista negra” de veículos com o software adulterado. Nunca cheguei a ir a nenhuma oficina oficial SEAT. E até hoje zero problemas. É só manutenção regular.

  37. Avatar de Antonio Costa
    Antonio Costa

    Então é a Mercedes?
    Tenho um Mercedes nessa situação e agora não me é permitido vender, portanto perda total. Alguem tem experiencia com Mercedes?

  38. Avatar de Mário Martins
    Mário Martins

    Só tenho a dizer, que com atualização, o nível do óleo subia constantemente. Tive que retificar os injetores e a VW não se responsabilizou por isto. . A minha carrinha é uma Variant 1.6 TDI 2011