Dica Windows 7 – Como mudar o Start Orb

59 Comentários

Certamente que alguns se estão a questionar sobre o que é isto do Start Orb??? Bem, basicamente o Start Orb é o ícone que no Windows 7 parece um globo com um logo do Windows, que dá acesso ao Menu do Windows.

O Windows 7 Start Orb Changer, é uma aplicação que permite de forma muito simples, mudar o ícone para os 3 estados que esse “botão” assume.

start_orb_1

Como proceder à alteração?

1 – Fazer o download do Windows 7 Start Orb Changer, aqui.

2 – Executar a aplicação e escolher os novos ícones (aconselho a executar a aplicação com privilégios de administrador).

start_orb_3

A aplicação disponibiliza actualmente 38 modelos diferentes.

start_orb_2

3 – Para aplicar, basta carregar no botão Change Orb.

Resultado

start_orb_5

start_orb_6

start_orb_4

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Windows 7 Start Orb Changer
Homepage: DevianArt

Partilhar:
Tags:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DoContra
    DoContra

    Va-lhe Deua!!! Que mais hão-de inventar para a gente perder tempo com paneleir… eerrr… inutilidades! 😀

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Ooopss… Leia-se “Valha-me Deus” em vez de “Va-lha Deua”.

      Quanto às “inutilidades”, mantém-se o espírito do post. 😉

      1. Avatar de Emanuel
        Emanuel

        O programa nao da aparece um erro ….

        1. Avatar de avlis rotiv
          avlis rotiv

          E tu pode descobrir a solução em http://www.forum.pplware.com!
          😀
          Isto de publicidade, tem que se lhe diga… 😆

          1. Avatar de pdcc
            pdcc

            não encontro nada no forum sobre este programa…tens a certeza que la esta a solução?

    2. Avatar de rscmike

      esse programa funciona sim se tiverem duvidas mandem-me um mail (pcghost1@hotmail.com)que eu faxo um video para voces.

      ah e outra coisa quando abrirem o “Windows 7 Start Orb Changer”, têm que meter para abrir como administrador.

    3. Avatar de Pedro Rusbopier
      Pedro Rusbopier

      Pra Que Ser Do Contra?

  2. Avatar de Joao
    Joao

    será que não dá para fazer isto sem recorrer a uma aplicação? Bastava alterar os ficheiro na pasta do windows…acho!!

    1. Avatar de Márcio
      Márcio

      Não, porque, segundo sei, as imagens da orb estão embutidas no explorer.exe

      1. Avatar de bigkax
        bigkax

        Fica aqui o link que já tinha postado antes: http://www.fiqueplugado.com/2009/12/altere-o-orb-no-windows-7.html

        O segundo vídeo ensina a alterar a orb sem programa.

    2. Avatar de Melech
      Melech

      Dá para fazer sem esta aplicação. Mas precisas de usar um programa do género do Resource Hacker para modificar o explorer.exe.

    3. Avatar de Emanuel

      Its a great idea. But when I tried it on my W7Ulti32 I recd this error.

      See the end of this message for details on invoking
      just-in-time (JIT) debugging instead of this dialog box.

      ************** Exception Text **************
      System.ArgumentException: Procedure call or argument is not valid.
      at Microsoft.VisualBasic.FileSystem.Rename(String OldPath, String NewPath)
      at Windows_7_Start_Orb_Changer.Main.ood_FileOk(Object sender, CancelEventArgs e)
      at System.Windows.Forms.FileDialog.OnFileOk(CancelEve ntArgs e)
      at System.Windows.Forms.FileDialog.HandleVistaFileOk( IFileDialog dialog)

      ************** Loaded Assemblies **************
      mscorlib
      Assembly Version: 2.0.0.0
      Win32 Version: 2.0.50727.4927 (NetFXspW7.050727-4900)
      CodeBase: file:///E:/Windows/Microsoft.NET/Framework/v2.0.50727/mscorlib.dll
      —————————————-
      Windows 7 Start Orb Changer
      Assembly Version: 1.0.0.0
      Win32 Version: 1.0.0.0
      CodeBase: file:///E:/Users/ACK/Desktop/Windows_7_Start_Orb_Changer_by_Kishan_Bagaria/Windows%207%20Start%20Orb%20Changer/Windows%207%20Start%20Orb%20Changer.exe
      —————————————-
      Microsoft.VisualBasic
      Assembly Version: 8.0.0.0
      Win32 Version: 8.0.50727.4927 (NetFXspW7.050727-4900)
      CodeBase: file:///E:/Windows/assembly/GAC_MSIL/Microsoft.VisualBasic/8.0.0.0__b03f5f7f11d50a3a/Microsoft.VisualBasic.dll
      —————————————-
      System
      Assembly Version: 2.0.0.0
      Win32 Version: 2.0.50727.4927 (NetFXspW7.050727-4900)
      CodeBase: file:///E:/Windows/assembly/GAC_MSIL/System/2.0.0.0__b77a5c561934e089/System.dll
      —————————————-
      System.Windows.Forms
      Assembly Version: 2.0.0.0
      Win32 Version: 2.0.50727.4927 (NetFXspW7.050727-4900)
      CodeBase: file:///E:/Windows/assembly/GAC_MSIL/System.Windows.Forms/2.0.0.0__b77a5c561934e089/System.Windows.Forms.dll
      —————————————-
      System.Drawing
      Assembly Version: 2.0.0.0
      Win32 Version: 2.0.50727.4927 (NetFXspW7.050727-4900)
      CodeBase: file:///E:/Windows/assembly/GAC_MSIL/System.Drawing/2.0.0.0__b03f5f7f11d50a3a/System.Drawing.dll
      —————————————-
      System.Runtime.Remoting
      Assembly Version: 2.0.0.0
      Win32 Version: 2.0.50727.4927 (NetFXspW7.050727-4900)
      CodeBase: file:///E:/Windows/assembly/GAC_MSIL/System.Runtime.Remoting/2.0.0.0__b77a5c561934e089/System.Runtime.Remoting.dll
      —————————————-

      ************** JIT Debugging **************
      To enable just-in-time (JIT) debugging, the .config file for this
      application or computer (machine.config) must have the
      jitDebugging value set in the system.windows.forms section.
      The application must also be compiled with debugging
      enabled.

      For example:

      When JIT debugging is enabled, any unhandled exception
      will be sent to the JIT debugger registered on the computer
      rather than be handled by this dialog box.

      Hope it helps

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Emanuel eu tb tive esse problema e no Domingo informei o autor que proceder a uma actualização do GDI. No entanto deixo-te 1 truque:
        – Correr a aplicação uma primeira vez a partir de uma PEN USB. Se aparecer o erro fazes quit e voltas a executar a aplicação. Depois de funcionar, podes executar a partir do disco do PC. Eu ja testei esse truque no win x32/x64 e funcionou.

        Depois dá feedback

        1. Avatar de Emanuel

          olha nao da na mesma da exactamente o mesmo erro

          1. Avatar de Emannxx
            Emannxx

            Resolução simples: clique com tecla direita do rato em cima do executável e seleccionar “Correr como Administrador” =)

          2. Avatar de pdcc
            pdcc

            comigo o erro permanece mesmo assim

          3. Avatar de Emanuel
      2. Avatar de omgwtfbbq
        omgwtfbbq

        Eu pus a opção “Don’t Restart Explorer Now” e deixou de me dar o erro.

  3. Avatar de 3biz
    3biz

    Windows é o poder da costumização!
    (Atrás do linux, confesso)

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Hei pá… se arranjassem um verniz para as unhas com cores que combinassem com as cores padrão do Win7? Isso é que era… Hei!!! mas pra homem! um verniz… para homem!

    Votos de uma boa manic…. bricolage!

    Abraços!

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      LOL eu adoro isto, arranjam tudo para falar mal do Windows, inclusivé ser incoerentes, o ppl de linux gaba-se de o linux permitir ao user costumizar o seu sistema operativo como quiser, mas quando toca ao windows, isso já não é bom.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        🙂 Ho Shogun, isto é válido para todos os OS… Até porque estou a usar o win7 e até agora, bastante muito satisfeito! Clubismos? bairrismos? ou outro tipo de “ismos” que me cegam? Também não! Acredito que todos os OS têm desvantagens e muito mais vantagens (do ponto de vista de cada ser humano utilizador)!

  5. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Não conhecia! Bem que louco.. esse smiley fica mesmo uma pedra!

    Interessante agora é fazer os nossos proprios orbs 😀

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      «Interessante agora é fazer os nossos proprios orbs»

      Ora aí está! Isso, para mim, é que significa “personalização” 😉

      1. Avatar de Melech
        Melech

        E usar os orbs dos outros não? õ_Ô

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Na minha opinião, não. Nunca será 100% personalizado se usares algo que mais uns milhares usam. “Costumizado” será um termo mais adequado.

  6. Avatar de Melech
    Melech

    Não percebo porque é que dizem mal de mudar a orb… Ela é esteticamente horrível, não percebo que designers desenharam tal.
    Como tal, eu modifico-a internamente no explorer.exe com o Resource Hacker. Mas este programa vai ajudar bastante, de agora em diante. 🙂

  7. Avatar de Marisa Pinto

    Boa Dica Pedro.

    Pus o Orb azul, nr 17, e ficou um must.

    Estas aplicações, não penso serem “inutilidades” nem “paneleirices”.. apenas mais uma forma de transformarmos o nosso Sistema Operativo mais especial, e único ao lhe darmos um toque pessoal.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Não critico quem gosta e as usa, apenas a “necessidade” de existirem só por si.

      Quanto a “personalizar”, bem… isso dava pano para mangas! Na minha opinião “personalizar” é isso mesmo: tornar pessoal. Não é usar modificações de algo tão impessoal como ícones e tretas afins, quem mais uns milhões usam, para outras diferentes mas que outros milhares utilizarão. Personalizar é tornar algo pessoal (penso eu de que…).

      Personalizar seria, por exemplo, teres uma foto tua no Orb e de coisas particulares nos ícones (neste último caso, já há tempos experimentei e é possível).

      Personalizar o teu Windows era teres skins, ícones e afins tão pessoais que mais ninguém os pudesse utilizar (a não ser que os cedesses).

      Mas, como disse, não critico quem gosta de modificar (não usaria o termo “persinalizar”) o seu SO a seu gosto. E gabo a paciência de quem se dedica a criar tais modificações.

      1. Avatar de Melech
        Melech

        Personalizar é meter ao teu gosto, à tua personalidade… Desde quando implica meteres mesmo itens pessoais, como fotos e afins? õ_Ô
        Rapaz, tens uma definição estranha de personalizar…

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Personalizar=tornar pessoal.

          Rest my case.

          1. Avatar de dingas
            dingas

            in: http://priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=personalizar
            1. Tornar pessoal

            4.adaptar às preferências ou necessidades do utilizador

            Diz-me agora, posso ou não personalizar algo sem ser tudo feito por mim de raiz?
            Julgo que a personalização está no processo de escolha e não no processo de criação. Até porque nem sempre quem cria se identifica com o objecto criado.

  8. Avatar de Logan
    Logan

    Não funciona 🙁 dá um erro quando se carregar em abrir na caixa de dialogo de procura de ficheiros.

    1. Avatar de Logan
      Logan

      Esqueçam… já deu…

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Como ultrapassaste isso?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Deve ter sido por tentativas

  9. Avatar de Emanuel

    Pessoal se souberem alguma maneira de ultrapassar o erro digam pfvr:::

    1. Avatar de pdcc
      pdcc

      eu tb tenho o mesmo erro e nao resolve inicia-lo pela pen drive…

      1. Avatar de Victor
        Victor

        FAÇAM ASSIM COMIGU FUNFOU!

        1º ativar o controle de conta de usuario deixe no maximo!
        em seguida o pc vai reiniciar!

        2º No Arquivo explorer.exe (q fica na pasta do windows pros leigos saberem)
        clicar com o botão direito do mouse
        Propriedade -> Segurança -> Editar -> controle total!

        façam isso na conta administradores!

        depois vão no programa Windows 7 Start Button Changer v 2.6 com o botão direito do mouse
        Propriedade -> Compatibilidade -> Executar como Administrador!

        aplica e sejam felizes

        espero ter ajudado!

  10. Avatar de sombra
    sombra

    Pedro um off topic:
    Que programa é aquele na jumplist mesmo ao lado do botão de iniciar? (o do cadeado)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É para soltar o pastor alemão 🙂

      Agora falando a sério. É a VPN (Shrew VPN)

      PPinto

  11. Avatar de Vítor M.

    Vou desenhar um com uma maça hehehehe

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Lol.. não vale… roubaste-me a ideia… 😆

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      Ou… um Tux? 😉

  12. Avatar de pdcc
    pdcc

    alguem tem mais alguma ideia?ajudem-me sff

  13. Avatar de Vitor
    Vitor

    Comigo continua a dar o erro!!

  14. Avatar de zC
    zC

    Aqui também me dá erro, alguém com uma solução?

    Abraço.

  15. Avatar de rCoelho
    rCoelho

    Eu também tenho o mesmo erro.
    Eu penso que o problema está em ter permissões para se alterar o ficheiro “explorer.exe”. Eu tentei mudar o meu ícone manualmente recorrendo apenas ao programa “r.exe” que vem no pacote desta aplicação e o problema era no modificar/eliminar o “explorer.exe”.

    Se alguém tiver ideias de como alterar o ficheiro para que se possa ter permissões para o alterar que diga qualquer coisa sff.

    1. Avatar de Shogun
      Shogun

      desliga a uac

  16. Avatar de Daniel Santos
    Daniel Santos

    Eu pus a opção “Don’t Restart Explorer Now” e deixou de me dar o erro.

  17. Avatar de Emanuel

    pessoal kem estiver com esse problema no programa va aao disco rigido onde esta instalado o windows depois va a”C:\Windows\explorer.exe” e depois clique nas proprieadades e depois no botao avançadas depois em proprietario vai selecionar o seu nome de utilizador depois OK
    ;;;
    Agora n nomes e grupos de utilizadores ha um botao editar depois nas permiçoes selecione todos os (V) permitir depois OK
    E pronto desfrute do seu programa;;

  18. Avatar de Bruno F
    Bruno F

    SOLUÇÃO PARA QUEM (COMO EU) NÃO CONSEGUIA FAZER A ALTERAÇÃO:
    1º DESLIGAR O UAC
    2º INICIAR EM MODO DE SEGURANÇA
    3º MUDAR A ORB
    4º REINICIAR E LIGAR O UAC

    PS: Não esquecer o backup do explorer.

  19. Avatar de DiogoAguiar
    DiogoAguiar

    Pplware eu queria aquele orb que uzaram para demonstrar. Mas já não tem quando se faz download é só hoje me lembrei de alterar isso. Podem arranjar?

  20. Avatar de avlisrotiv
    avlisrotiv

    Alguém tem o ficheiro completo?
    É que agora só contém 10 “orb’s”, precisamente aquelas que menos gostava… 🙁

  21. Avatar de EMANUEL

    galeera eu baixei esse programa + na hr diss q precisa de senha e pede pra eu entra no site e o site e la dos escambal affs alguem ajuda ae ?