Dica – Tenha de volta a barra lateral no iTunes 11

32 Comentários

A nova versão do iTunes, lançada no final do mês passado, trouxe finalmente as alterações que se esperavam. Adiada por um mês para que fosse terminada e para estar à altura do que lhe é pedido, esta nova versão não se limitou a ser uma simples correcção de problemas e apresentou-se totalmente redesenhada.

As alterações de imagem que foram implementadas mostram um iTunes mais limpo e com acesso facilitado às funções principais. Mas com esta mudança houve funcionalidades que se perderam ou que foram escondidas.



Uma dessas funcionalidades que os utilizadores estavam habituados a usar e que bastante jeito dá, pelo menos até nos habituarmos à localização das funções no novo iTunes é a barra lateral.

Nessa barra tínhamos acesso a todas as funções de forma rápida e intuitiva. A Apple resolveu retirá-la e escondê-la. Mas felizmente ela está disponível, só temos mesmo de a colocar visível.

A forma de o fazerem é muito simples e requer apenas que a activem, através dos menus do iTunes, sem recurso a qualquer hack ou mudança mais estranha. Vejam então como o fazer.

Mac OS

No Mac OS é extremamente simples de trazer de volta a barra lateral do iTunes. Devem apenas aceder à opção Visualização, na barra de menus do iTunes.

Dentro desse menu devem escolher a opção Mostrar barra lateral. Se preferirem podem usar o atalho de teclado Command+Option+S.

Windows

Na versão Windows do iTunes a forma de activar a barra lateral não é muito diferente da versão Mac, mas existe um passo inicial que deve ser executado.

Devem inicialmente, e dentro da interface do iTunes, carregar no pequeno botão que se encontra no canto superior esquerdo. Aí será aberto um menu e devem escolher a opção Show Menu Bar. Em alternativa podem usar o atalho CTRL+B para terem acesso imediato aos menus do iTunes.


Ao terem acesso à barra de menus do iTunes 11 devem então escolher a opção Visualização e depois, no menu, escolher também a opção Mostrar barra lateral.

Se preferirem, podem também nesta versão usar o atalho CTRL+S para activarem de imediato a visualização da barra lateral.

Está assim explicada a forma de ter de volta a barra lateral que a Apple escondeu nesta nova versão do iTunes. Todos os que o usam diariamente deram por falta dela e com certeza que a vão activar.

Aproveitem e tentem conhecer todas as novidades que o iTunes 11 trouxe e que estão disponíveis para serem usadas por todos. Vejam aqui essas novidades.

Se souberem outras dicas para o iTunes 11 partilhem com os restates leitores!

Download: iTunes 11 Windows [83MB]
Download: iTunes 11 Mac OS X [191MB]
Homepage: iTunes

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de migas
    migas

    A apple tem muita coisa boa, mas o itunes é a pior coisinha que existe. Não é nada prático. Ex: para passar uma simples música é preciso um montão de passos.

    1. Avatar de Link
      Link

      Não é so arrastar? lol

    2. Avatar de Jyka
      Jyka

      Migo… Super simples… Arrastar e ja esta! A nao ser que consideres o acto de arrastar complexo! 🙂

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      o teu problema é que te habituaste a trabalhar ao ficheiro. Como o itunes trabalhas à musica

      1. Avatar de André Carvalho
        André Carvalho

        Exacto, eu não diria melhor

    4. Avatar de AJ
      AJ

      WTF??? A única coisa que faço é reproduzir a música e ele faz-me logo uma cópia da música para a própria pasta do itunes ficando logo organizado. O único inconveniente era quando realmente não queria adicionar a música à biblioteca e aí tinha de a remover.

      1. Avatar de The Man
        The Man

        Tens uma opção no itunes para controlar isso. Se queres que a musica seja copiada para a base de dados do itunes ou não

        1. Avatar de AJ
          AJ

          Eu sei mas o que quero dizer é que é uma aplicação tão boa que organiza logo as músicas como deve ser, num pc nunca tem a mesma organização que tem no itunes e ainda vêm dizer que é a pior coisinha que existe?

        2. Avatar de João
          João

          The Man, onde se define essa opção?!

          1. Avatar de Bónus
            Bónus

            Nas preferências, na Tab Avançado.

  2. Avatar de jedi
    jedi

    brigado pela dica. Deu jeito porque estava a procura de radios e nao aparecia na lista da biblioteca que começa por musica e deviam ter colocado a categora de radio á parte e nao dentro de musica.

  3. Avatar de darth
    darth

    esta dica descobri sozinho. thanks na mesma

    mas, epa… estou arrependido de ter feito upgrade para esta m**** de versão. está muito pior que a anterior (nao da para ver as apps por categoria, mais dificil ver as as propriedades de uma app, etc…

    alem disso, estava a espera de ver o itunes a fazer backup dos savegames para o disco do mac, mas continuo sem poder fazer backup dos meus savegames (se apagar app do ipad, perco os savegames)

    as vezes, acho que a apple esta a fazer o maximo que pode para o pessoal fazer jailbreak do idevice, de tao estpudias tem sido as actualiações

    como posso fazer para voltar atras para a versao anterior?

    ps: a mesma duvida tenho em relaão às apps ios em geral. ha dias a porra do “Cut the Rope HD” foi actualizado e agora so suporta o ios6. como eu nao vou fazer upgrade para essa m**** de ios, estou sem poder jogar o jogo. como faço para descarregar uma versao ios5?

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Se tens JB podes guardar os savegames na dropbox com DataDeposit. É free.

      1. Avatar de darth
        darth

        nope, esta ainda por fazer jail. começo a perguntar-me se nao sera o melhor, que as limitações sja comeam a chatear

  4. Avatar de Manuel Raposo
    Manuel Raposo

    Desde que actualizei, sempre que entro na Loja o itunes desaparece (fecha/crasha) sem sequer dar erro =\

    1. Avatar de Link
      1. Avatar de Narc
        Narc

        A mim acontece o mesmo.
        Já reinstalei e continua na mesma.

        1. Avatar de Alves
          Alves

          Ninguém responde? Já desinstalei tudo (itunes, quick time…) reinstalei e crasha na mesma…

  5. Avatar de Link
    Link

    A coisa que sinto mais falta é ter formato de visualização das músicas em lista com as capas. Além disso, eles retiraram mesmo o CoverFlow?

    1. Avatar de Luis Espanhol
  6. Avatar de Regis
    Regis

    Não pondo em causa a utilidade do artigo, queria sugerir, sem intenção de qualquer conflito, uma nova redacção para o seu título: “Recupere a barra lateral no iTunes 11”. Para mim soa-me melhor.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Está “abrasileirado” este título…

    2. Avatar de I M Fontana
      I M Fontana

      Para mim a redação tá boa, cara.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se trouxessem de volta o itunes dj é que era de valor.

  8. Avatar de I M Fontana
    I M Fontana

    Ninguém reparou que voltamos a ter os ícones coloridos na barra? Lol

    1. Avatar de Cristiano Alves
      Cristiano Alves

      Ja nao era sem tempo e no finder deveria acontecer o mesmo.
      A minha produtividade desceu imenso com os icons monocromaticos.

      1. Avatar de Bónus

        Também acho que deveriam voltar ao Finder.

  9. Avatar de Ony
    Ony

    Volta Cover Flow!!!

  10. Avatar de PTO
    PTO

    Acabarem com o coverflow foi a maior estupidez que já se viu na era pós Steve Jobs.

    Não dou mais de meia dúzia de anos para a Apple “desaparecer” como empresa de referência em inovação a nível de software. Goste-se ou não, a Apple era o Steve Jobs e vice-versa.

  11. Avatar de Anna Chris
    Anna Chris

    a PIOR VERSAO DO ITUNES … essa m… de versao 11…
    tiraram TODAS as opções de vizualização. vc não tem mais escolha… não escolhe mais como antes , por exemplo mudar o tamanho da capa, simplesmente aumentando como volume na parte inferior… não se consegue mais vizualizar por classificação.. dentro da seleção de artistas.. não se faz mais um MONTE de coisas… que isso ?? não é possível!!!! REVOLTADA!!

  12. Avatar de Foonoslew
    Foonoslew

    Urgente pessoal! Já procurei de tudo quanto foi jeito mas não encontro mais o ícone da rádio no itunes aqui do macbook… Por acaso aconteceu também com mais alguém? Como posso fazer para encontrar renovo?