Dia for Windows 0.96.1-8

9 Comentários

Dia é um software para construção de diagramas, fluxogramas, esquemas de bases de dados, casos de uso, etc. É uma óptima alternativa ao Microsoft Visio. Possui diversas ferramentas e bibliotecas de objectos e os itens de um diagrama possuem inteligência para guardar informações específicas.


É uma excelente aplicação para Engenheiros electrónicos, Analistas de Sistemas, entre outros que tenham necessidade de documentar os seus sistemas e inter-operar com aplicações comerciais do Windows (Microsoft Office, por exemplo).

Esta ferramenta é uma óptima alternativa ao Microsoft Visio.

NOTA1
: É necessário instalar as bibliotecas GTK+ para poder correr a aplicação.
Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: Bibliotecas GTK+ 2.6.10-1 [5.40MB]
Download: DIA 0.96.1-8 [12.22MB]
Homepage: DIA

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Peralta

    **OFFTOPIC**
    Windows Live Essentials estão lançados na versão final, isto é, as versões mais recentes do http://download.live.com foram consideradas as versões finals, desde ontem.
    Confirmem: http://windowslivewire.spaces.live.com/

  2. Avatar de carrapa

    Bom post, no entanto prefiro usar o Mindomo, uma aplicação do adobeAIR, apesar de ter conteudos premium, tem também uma versão freeware.

  3. Avatar de Bruno Bernardino

    E eu, que tenho de fazer uma coisa dessas em Java (editor de diagramas de classes vectorial), para um trabalho para a faculdade… lembram-se de cada uma… :\

    Parece-me uma aplicação bem mais simples que o Visio ou Raptor, de qualquer das maneiras.

  4. Avatar de Nastase

    Este Dia não é mau de todo. Agora para UML, casos de uso e coisas dessas uso o StarUML. Muito bom, prático, grátis e muito muito funcional.

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  5. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    @Nastase: O StarUML já exporta para SVG e PNG?
    Pelo que vi está parado em termos de produção… nos últimos anos só uns módulos sem relevo. Confirmas?
    Em termos de programa penso estar muito abaixo do DIA

    Programas:

    Diagramas (UML)
    DIA – http://dia-installer.de
    Network Notepad – http://www.networknotepad.com/
    Diagram Designer – http://meesoft.logicnet.dk/DiagramDesigner/
    # Comerciais equivalentes: MS Visio, SmartDraw, Enterprise Architect

    Alternativas online:

    Diagramas e plantas
    Gliffy – http://www.gliffy.com
    Project Draw – http://draw.labs.autodesk.com/ADDraw/draw.html
    Floorplanner – http://www.floorplanner.com
    Bubbl.us – http://www.bubbl.us/
    WiseMapping – http://www.wisemapping.com
    Glinkr – http://www.glinkr.net/

  6. Avatar de AIR
    AIR

    No outro dia, andei à procura de uma alternativa ao smartdraw http://www.smartdraw.com/product/ (software que utilizei na faculdade para criar diagramas SSADM) no site http://www.osalt.com/ e encontrei uma referência ao progroma DIA, como alternativa.

    Não sei se faz o mesmo que o smartdraw, se é melhor ou pior… Tem a vantagem de ser gratuito, o que já é um bom aliciante. Parece-me ser interessante.

  7. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    Qual a melhor alternativa para linux?

  8. Avatar de Nastase

    @Paulo Pereira
    Que eu tenha visto não exporta.

    Agora deixa-me discordar da tua opinião: para UML acho o Dia muito muito fraco. Os diagramas não se organizam, fico tudo uma grande embrulhada. O StarUML por seu lado permite integração com linguagens de programação, gestão de métodos e variáveis de classes. Enfim, parece bastante superior. Agora é claro que para outro tipo de diagramas, o StarUML não serve.

    [ http://www.revolucaodigital.net ]