Dia 0.97.2 – A alternativa gratuita ao Microsoft Visio

13 Comentários

Crie fluxogramas, diagramas de rede, diagramas de circuitos…e muito mais

Como profissional na área das redes, necessito frequentemente de construir diagramas de rede para mais fácil apresentar/demonstrar determinados cenários de rede (alguns deles até apresentados aqui no Pplware). Para este efeito, usava normalmente o fantástico Visio que disponibiliza aos utilizadores várias ferramentas que facilitam a construção de qualquer cenários. No entanto, o Visio  é uma ferramenta paga e para quem precisar de uma alternativa gratuita apresentamos o software Dia.

dia_000

Dia é um software para construção de diagramas, fluxogramas, esquemas de bases de dados, casos de uso, etc. É uma óptima alternativa ao Microsoft Visio. Possui diversas ferramentas e bibliotecas com vários objectos e os itens de um diagrama permitem guardar informações específicas.

dia_01

Este software apresenta uma interface bastante user firendly e é muito fácil, a qualquer utilizador, produzir esquemas com detalhe e de nível profissional. Além disso, no próprio site do projecto são disponibilizados mais objectos para quem pretender adicionar à aplicação (Dia symbols).

dia_00

Além das funcionalidades apresentadas, o Dia destaca-se por ser compatível com os principais sistemas operativos (Windows, Linux e MacOS). Se procura uma ferramenta gratuita para desenhar diagramas, então o Dia é sem duvida uma excelente solução.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download: [Windows] dia-0.97.2 [18.71MB] | Versão portable (aqui)
Download: [MacOS] Dia-0.97.2-3 [1.57MB]
Download: [Linux] Escolha aqui a sua distribuição
Homepage: Dia

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Rebelo
    Pedro Rebelo

    Alguem sabe de uma alternativa ao ms project ?

      1. Avatar de dugi
        dugi

        ganttproject (linux;windows)
        planner (linux)
        Open Workbench (so para windows)

  2. Avatar de Gabriel Queiroz
    Gabriel Queiroz

    Dia é o que eu uso pra projetar os diagramas, uso ele desda epoca da faculdade.
    Muito bom, leve, me atende muito bem, mas gostei muito de usar por ser gratuito.

    dou nota 10

  3. Avatar de Rui Mesquita
    Rui Mesquita

    Uma ferramenta muito boa, ideal para quem tem que fazer desenhos para patentes ( estilo minimalista).

    Para aqueles que acham que esta ferramenta podia ser um pouco mais apelativa tentem o yEd.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Eu usei o Dia durante anos quando apenas usava maquinas Linux e adorava… Agora passo a maior parte do dia com um Macbook (Mac OS), e o dia so corre com X11 fica meio chato de usar. O yEd chamou-me a atenção, pois parece permitir criar diagramas muito mais “elegantes”… no entanto não achei tão apelativo e fácil de usar, para quem vinha do Dia. A verdade é que também não explorei e aprendi bem a trabalhar com ele, mas a resistência inicial que ofereceu fez com que procurasse outras opções… talvez deva de estuda-lo com mais calma quando tenhas tempo :p

      Terminei por decidir por LibreOffice Draw para fazer diagramas simples (funciona em todos os OS, e é muito fácil de usar e com muito potencial! Para diagramas mais “formais” (e.g.: UML) uso o ArgoUML, que também é muito bom.

  4. Avatar de Rafa
    Rafa

    Uso DIA há algum tempo paar desenho de infraestruturas, etc..

    Se usar-mos uns conjuntos de objectos disponíveis na net, temos os mesmos objectos que no visio e alguns até melhores.

    Dá-me muito jeito por ser multi plataforma, mac, win, linux..

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Podes partilhar os objectos que usas? Obrigado

  5. Avatar de @lmx
    @lmx

    Boas..
    ja usei para criar o UML de aplicações, muito bom mesmo.

    cmps

  6. Avatar de Joao
    Joao

    Nada mau!
    Vou testar isso!

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Vou testar, mas será melhor que o Microsoft Visio?

  8. Avatar de Luís Nabais

    Gostava de compreender melhor uma coisa: qual a diferença entre Dia e FreeMind?
    Posso estar enganado, mas Dia é mais desenhado para diagramas de infraestruturas, enquanto que FreeMind é mais para diagramas de lógica e raciocínio, é isso? Mas se for, Dia não serve para o que o FreeMind faz também?

    Obrigado

  9. Avatar de TaNIA
    TaNIA

    É possível migrar do Visio? Como fazer?