DeveDe – Criar vídeo DVDs/CDs no Linux e no Windows

20 Comentários

No feriado de 8 de Dezembro, aproveitando o bom tempo que se fazia sentir, decidi mais uns colegas fazer uns trilhos de BTT. As voltas servem sempre para apreciar as fantásticas paisagens oferecidas pela natureza, tirar umas fotografias e fazer uns vídeos. Durante o passeio alguém me questionava sobre uma boa aplicação para Linux para criar vídeo DVDs/CDs.

Enquanto que para o Windows temos o simples mas eficaz Windows Live Movie Maker, no Linux podemos usar o DeveDe.

devede_00

DeveDe é uma aplicação quer permite criar vídeo DVDs/CDs, para serem reproduzido em qualquer leitor de DVD/CDs. Esta aplicação permite exportar para um conjunto vasto de formatos de vídeos, tem suporte para legendas e títulos, inclusão de ficheiros de áudio entre muitas outras características.

devede_01

Novidades da versão 3.20 (2011-12-08)

  • Principais dependências: Mplayer, Mencoder, FFMpeg, DVDAuthor, VCDImager e MKisofs
  • Suporte para alteração de volume através do FFMpeg
  • Permite alterar as margens do vídeo
  • Optimização para processadores multi-core
  • Suporte para PAL e NTSC
  • Nova imagem de background
  • Suporte para o formato .m2ts
  • Inclusão de todos os ficheiros de áudio no projecto final
  • Edição básicas de edição de vídeo (ex. rotação)
Como instalar no Ubuntu?

Para instalar a última versão do Devede no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install devede

O Devede é sem duvida uma boa aplicação para produzir vídeo DVDs/CDs no Linux e também no Windows. A aplicação disponibiliza ao utilizador as funcionalidades essenciais para criar projectos de vídeo. Haja ideias!

Licença: GPL3
Sistemas Operativos: Windows/Linux
Download: [Linux] DeVeDe 3.20 (2,5 MB)
Download: [Windows] DeVeDe-3.16.9 via torrent
Homepage: Devede

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Romeu Araújo
    Romeu Araújo

    Alguém já utilizou este software em windows?
    Opinião?
    Cumps

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Tem alguns problemas relacionados com o formato de vídeo fonte, como já descrevi abaixo, mas na maioria dos casos funciona bem. Vale a pena, principalmente por ser freeware.

  2. Avatar de ricardo
    ricardo

    Muito bom, sempre usei ele no linux ou no windows.

  3. Avatar de Luís
    Luís

    É um óptimo e excelente programa, bastante simples que permite várias opções mas, há sempre um mas, tem problemas em colocar as imagens de fundo (a tela de início de disco) que deve estar no formato PNG e mesmo assim não “agarra” (pelo menos no Windows). Para a colocação de legendas é necessário um simples cuidado ou elas não aparecem nos leitores de sala mais antigos, ou seja, clicar no quadradinho de forçar legendas.
    Em relação aos ISO que são o produto final do formato VIDEO DVD, é bastante conveniente gravá-los a baixa rotação a fim de se evitar paralisias momentâneas da imagem em reprodução, bem como uma mais fraca qualidade de imagem. Gravar a 27x já não se detectam problemas, mas o melhor seria bem abaixo disso.
    Em UBUNTU é o que funciona melhor devido a não existirem as incompatibilidades em certos formatos que nos impedem de fazer qualquer coisa se o programa estiver a rodar em Microsoft.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hum…esse não conheço. Vou analisar.

      Thanks

  4. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Offtopic: BTT – excelente escolha! 🙂

  5. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde , e conhecem o Kdenlive .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hum…esse não conheço. Serva queres fazer um artigo para o pplware? e-mail me.

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Eu uso o KdenLive, só peca mesmo pelos menus não serem tão bons como os do MovieMaker ou do OpenShot. De resto coloca os outros a milhas. Para instalar no Ubuntu 11.10 tive de instalar manualmente o pacote MLT.

  6. Avatar de Fernando Gonçalves
    Fernando Gonçalves

    Olá,
    É possível apresentarem um quadro comparativo dos diferentes sistemas de produção de videos/cd domésticos?
    Obrigado.
    Fernando Gonçalves, Angola.

  7. Avatar de miguel
    miguel

    Off topic, como meto a barra com os icons mais pequenos :\

  8. Avatar de serva
    serva

    Pedro , está optimizado para interface KDE , mas podes como é evidente instalar noutras interfaces , vou experimentar no Unity e já volto ao vosso contacto .

    Cumprimentos

    Serva

  9. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde , só para vos aguçar o apetite aqui fica um Link com algumas das possibilidades que esta ferramenta possibilita , a aplicação é diferente da apresentada pelo Pedro Pinto , mas pode perfeitamente ser um complemento para unir diversos clips de vídeo de uma forma mais racional e construirmos o projecto , é para isso que eu o utilizo , detecta imediatamente câmaras de vídeo ou maquinas fotográficas ligadas e depois é só estabeleceres a ordem e converteres para outros formatos como o DVD .

    Aqui fica o Link

    http://www.kdenlive.org/tutorial/kdenlive-how-use-audio-and-video-effects

    http://www.youtube.com/watch?v=1eHEAfNFJ0k

    http://www.youtube.com/watch?v=Rvd1qYyFQIM

    http://www.youtube.com/watch?v=AZVsL1SSuGs

    Como podem verificar trata-se mais de um editor de vídeo , mas extremamente poderoso , aqui fica o Link da pagina oficial :

    http://www.kdenlive.org/

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Faz um artigo. Isto vale ouro 🙂

  10. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde de novo, é possível instalar facilmente em Ubuntu , está nos repositórios oficiais .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Pedro Pinto

      yups, é mesmo simples e sem a necessidade de andar a verificar dependencias

  11. Avatar de serva
    serva

    Exacto , pensas que é mesmo necessário fazer um artigo ?

    Cumprimentos

    Serva

  12. Avatar de Reis
    Reis

    Boas pessoal!
    É assim eu gostava de instalar o unity no caixa magica 17, mas pelo centro de software o painel e a launcher não me aparecem…
    Podiam-me indicar um repositório completo?
    O CM17 vem com o gnome 3, o que é bastante porreiro, mas está sempre a crachar…
    Alguém me ajuda?