Cuidado com a sua webcam! Proteja-se com esta aplicação

40 Comentários

As câmaras que temos nos nossos computadores são ferramentas essenciais nos agitados dias de trabalho e também nos proporcionam formas de contacto directas com aqueles que nos são queridos.

Mas se as queremos usar de forma directa e controladas por nós, temos de ter presente que são também um ponto de ataque e com implicações muito grandes. Há agora uma forma simples de as monitorizar e controlar, tudo graças ao Who Stalks My Cam.

cam_0

São bem conhecidos os casos em que as webcams dos computadores são comprometidas e acedidas remotamente, deitando por terra toda a privacidade que possa existir.

Estando ligadas ao computador são um elemento que qualquer hacker pode controlar depois de aceder a uma máquina comprometida. Há ainda casos em que são as próprias aplicações a recolher as imagens dos utilizadores, sem o seu consentimento.

Mas estes dias podem ter terminado com a utilização da aplicação Who Stalks My Cam. Esta app controla e mostra ao utilizador que processos estão a aceder à sua câmara e em caso de necessidade pode simplesmente terminar esse processo.

cam_1

Tudo está concentrado na sua interface, onde temos acesso directo ao que acontece na câmara, nomeadamente o processo que a controla, o seu estado dentro do Who Stalks My Cam e até a hora de início do acesso à câmara.

Mas porque o utilizador quer ter um controlo fino sobre a sua câmara, o Who Stalks My Cam dá a capacidade de impedir a utilização da câmara a qualquer momento ou, por exemplo, depois de alguns minutos de inactividade do computador.

Há ainda a possibilidade de criar listas de aplicações que estão autorizadas a aceder à câmara, garantindo assim o controlo que todos querem.

cam_2

Porque os utilizadores não querem passar o tempo a controlar o Who Stalks My Cam e a utilização da câmara, este tem disponíveis alertas que são apresentados no Windows, na zona de notificações, que informam os utilizadores que a câmara está em uso, dando de imediato a possibilidade de terminar essa utilização ou terminar o processo.

Há ainda informação útil dentro do próprio Who Stalks My Cam, que indica qual a hora de inicio e de fim de todas as utilizações da câmara. O próprio histórico dá ao utilizador informação essencial.

cam_3

O Who Stalks My Cam tem a particularidade de poder ser usado como aplicação instalada no Windows ou como aplicação portátil, facilitando a sua utilização em qualquer computador com o Windows onde tenhamos de trabalhar.

Não é uma solução que impeça de forma total os ataques mal intencionados, mas garante ao utilizador que apenas as aplicações que são confiadas podem usar a câmara web e aceder às suas imagens.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Magapife
    Magapife

    Nada que um pedaço de fita adesiva preta não resolva…

    1. Avatar de Mario Silva
      Mario Silva

      Mas assim não sabes se tens algum trojan no PC e que processo queira ver a tua webcam, essa cabecinha ai ai, o que conta aqui não é impedir quem vai visualizar a nossa webcam, mas sim o processo que está a pedir para ver a webcam.. e isso é muito bom para detectar malware a correr no nosso PC..

      Com um pedaço de fita isso não te ajuda em nada.. qual é o processo? não sabes.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        na verdade é mais simples do que parece detectar um trojan escondido, o próprio cmd tem um modo de verificares se estás infectado porem tens de ver manualmente um por um, vendo o numero do processo no taskManager!, de qualquer das formas isso de ter a camera hackeada não funciona assim tão bem, tem uma latencia bastante alta, e ao microfone captado é lhe baixado a qualidade, eu prefiro um pedaço de fita cola preta na lente, pois uso portatil!

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Usei um penso dos mais pequeninos em todos os portáteis de casa.
          Assim quando quiser tirar e usar a camera não fico com bocados de cola na lente.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        na verdade é mais simples do que parece detectar um trojan escondido, o próprio cmd tem um modo de verificares se estás infectado porem tens de ver manualmente um por um, vendo o numero do processo no taskManager!, de qualquer das formas isso de ter a camera hackeada não funciona assim tão bem, tem uma latencia bastante alta, e ao microfone captado é lhe baixado a qualidade, eu prefiro um pedaço de fita cola preta na lente, pois uso portatil!

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          fia-te nessa, apanhas assim trojans comprados, trojans a serio nao os vês.

    2. Avatar de João
      João

      Done that. 😀

    3. Avatar de YaBa
      YaBa

      +1
      Apesar que desligar a câmara fisicamente no portátil é mais eficaz. Também não tem qualquer utilidade…

    4. Avatar de RG
      RG

      Com a fita o som contínua a ser captado

  2. Avatar de Alberto
    Alberto

    Mas…. se colocar um pouco de adesivo não transparente em frente da camara, não resolvera o problema? E não será mais simples e seguro?

    1. Avatar de Summit
      Summit

      Nem mais, mas a malta gosta de criar software para tudo.

    2. Avatar de Mario Silva
      Mario Silva

      Outro és tão inteligente, ISTO não é para impedir quem visita a tua webcam.. mas sim para saberes se tens algum malware/trojan que quer aceder a tua webcam, tu ao pores uma fita, o mesmo não te avisa se tens malware ou quando alguem tenta a aceder a webcam!

      Inteligencia a cima de tudo! Isto avisa não só quem tenta aceder, como o processo que tenta aceder.

      Vamos começar a lá a pensar. Essa coisa da fita é boa para não verem, mas não é boa para te avisar quando tens algum “intruso” 😉

      1. Avatar de Alberto
        Alberto

        Estou impressionado com a tua “inteligencia”!

    3. Avatar de Tete
      Tete

      E por isso que não tenho câmara micro

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        como fizeste para o modulo gsm e gps do tlm?

  3. Avatar de BajayzuzTheBeast
    BajayzuzTheBeast

    E desactivar a driver nos dispositivos do computador não seria mais fácil e menos intrusivo que instalar 3rd party’s? É que sem a driver o dispositivo não funca. Mesmo.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Ora mais nada.

      Isso e fita cola é uma maravilha.

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      Mas alguem pode instalar a driver remotamente se tiver root access ao PC portanto fita adesiva é mesmo a melhor forma, não dá para atacar remotamente :p

    3. Avatar de Fabio Ribeiro
      Fabio Ribeiro

      seguro só tapar mesmo a camera

    4. Avatar de EC
      EC

      da mesma forma que algum software mal-intencionado também poderá desativar este programa de monitorização e ter acesso na mesma a camera. Alias este proprio programa, que é freeware porem não opensource e cuja desenvolvedor é a PHROZEN SASU, não poderá estar reter as informações da monitorização? Vocês conhecem a PHROZEN SASU?

  4. Avatar de luis santos
    luis santos

    Quando a camara fica ativada ela acende o led de operação . É um sinal que alguma coisa está a ocorrer ..

    1. Avatar de PedroFortuna
      PedroFortuna

      Existem maneiras de desactivar isso.. hoje em dia alguns malware já têm uma função que desabilita o LED.. 😉 Por isso muito cuidado..

    2. Avatar de qwe
      qwe

      Não é verdade. Isso já foi ultrapassado. Ligar a câmara sem ligar o led.

      1. Avatar de André
        André

        Sim o luis santos tem razão. O led está ligado em série com a câmara, logo como é algo ao nivel do hardware, se o led acende a câmara está on.

  5. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Há muitos putos que mandam malware para os pcs dos amigos e amigas para depois experimentarem estes guias que existem na net para controlar a webcam remotamente. Putos reguilas é o que mais há hoje.

  6. Avatar de Scor
    Scor

    Eu aponto a webcam para o tecto quando não a uso… basta inclinar

    1. Avatar de Diogo Ribeiro
      Diogo Ribeiro

      Se tiveres um portátil, se inclinares a camara, não vês o ecrã!

      1. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        Não necessariamente; há (ou havia) portáteis que dava para direccionar a câmera.

    2. Avatar de cra2sh
      cra2sh

      E quem tem a camera no portatil?

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        ha portateis com cameras que podem ser rodadas face ao plano do ecrã

  7. Avatar de irlm
    irlm

    ou se a BIOS tiver opção de desativar a webcam, tambem será uma ideia…

  8. Avatar de KURT
    KURT

    O problema não é apenas a webcam mas sim também o micro..

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Fita cola na webcam e está o problema resolvido.

  10. Avatar de Marcos
    Marcos

    Existe algo semelhante para o Android

  11. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    “But who watch the watchmen?”
    Como já disseram é melhor a fita.
    A menos que fosse open source, que não parece ser.

  12. Avatar de Luis
    Luis

    Instalei para experimentar, logo quis desinstalar, o meu espanto deu como estava desinstalado mas o programa continua lá , não consigo achar a diretoria onde foi instalado, diz que não existe. Uma ajuda sff. Obrigado.

  13. Avatar de Krasy
    Krasy

    Sempre k a câmara liga o Led acende logo não me xateio muito com isso e pelo que vi não há bypass ao Led mas nada que um post it não resolva

  14. Avatar de Zé Constâncio
    Zé Constâncio

    Deita a câmara, ou o computador completo no caso de ser um portátil, dentro de um balde de água durante umas 4 a 5 horas, e vais ver que os vírus se afogam todinhos e não te incomodam mais!
    Aqui o zé é que sabe, isso de aplicações pra vírus e bla bla bla, à moda antiga é que é.

    PS. É melhor usar água morninha pra câmara ou portátil não se constipar é claro!

    Não precisam de agradecer : )

  15. Avatar de joaquim
    joaquim

    e versão para Linux não existe?
    ….hooo wait…