CrystalDiskInfo 3.0.0 Alpha1

36 Comentários

O disco rígido é um dos componentes da nossa máquina, que mais sofre com as temperaturas que chegam com o verão. O próprio sistema, só por si, já cria calor, o disco cria calor, dentro da caixa começa a lembrar o inferno.


Então dá conta que a máquina faz mais ruído, dá conta que perde rendimento e em casos extremos o sistema desliga-se, sem razão aparente. Pois é, é calor a mais nos componentes.

Vamos monitorizar o disco com o CrystalDiskInfo.

Esta pequena ferramenta, analisa constantemente o disco rígido, oferecendo dados precisos sobre o desempenho, temperatura, valores técnicos e identificativos. Poderá, sem qualquer instalação, ter na barra de tarefas o programa constantemente a monitorizar as pulsações do seu disco, indicando quando perde rendimento, quando dá erros de leitura e escrita, quando o tempo de acesso é exagerado e quando está em sobreaquecimento.

Graficamente poderá ter essa e muita outra informação, poderá ter valores comparativos e dados que lhe permitem começar a estudar formas de minorar o problema da temperatura.

Limpe a máquina, retirando do cooler o pó que se acumula, faça com que os fios estejam presos e longe das correntes de ar essenciais para o arrefecimento, verifique se tem entradas e saídas de ar suficientes, caso o disco esteja em sofrimento, coloque um cooler dedicado ao disco, este funcionará melhor e durará por muito mais tempo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7
Download: CrystalDiskInfo 3.0.0 Alpha1 [923.10KB]
Homepage: Crystal

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Álvaro Anjos
    Álvaro Anjos

    Muito útil sem duvida

  2. Avatar de sergio
    sergio

    Pois limpe a máquina.. e se for 1 portátil? o meu vaio no verão atinge temperaturas loucas, a jogar entao….

    noto algum pó na saída do dissipador mas como limpar?

    quanto à aplicacao vou testar a ver se diz algo com altas temperaturas..

    1. Avatar de HikariKyubi
      HikariKyubi

      Por acaso um tutorialzeco sobre como limpar portateis era uma moca 😀

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é difícil, o pior nesse guia seria explicar que em cada máquina os componentes estão em locais diferentes e os mil e quinhentos parafusos encontram-se em locais quase secretos. Mas o ideal será alguém com competência para isso, limpar as ventoinhas da placa gráfica e a do CPU.

        mas vou endereçar a sugestão para o nosso editor de assuntos hardware, Hugo Cura, a ver o que ele diz.

        No entanto e já que me dão a oportunidade, visitem os posts que ele fala em refrigeração:

        http://www.pplware.com/2009/03/03/a-temperatura-no-pc/

        1. Avatar de Emannxx
          Emannxx

          Pois, tens razão.. o meu HP tem uma ventoinha localizada num sitio fora do comum (a trás, por baixo do ecrã) e o acesso a ela é relativamente complicado… O meu portátil a jogar Burnout Paradise atinge temperaturas na ordem dos 94ºC (temp mais alta que detectei), e o unico sinal é a ventoinha estar a funcionar a toda a velocidade e de fazer um ruido esquisito, como se algo estivesse enrrolado no eixo da ventoinha… e o portatil vibra por tudo o que é sitio… estou um pouco preocupado.. no entanto, caso avarie… garantia com ele …

      2. Avatar de Sérgio Pontes

        Concordo. E se pudesse ter exemplos praticos sobre as principais marcas, vaio, toshiba, hp’s, etc…

      3. Avatar de Kekes

        existem milhentos sites a falar sobre isso com imagens e tudo, é que cada modelo é diferente.

        No google aparece tudo, eu a 2 semanas tive a procura disso e achei e o meu modelo nem é muito vendido…

        1. Avatar de Kekes

          http://www.irisvista.com/tech/ acho que é so de toshibas tive que ir buscar o link aos favoritos XD

    2. Avatar de Vítor M.

      Por vezes ganha-se “dinheiro” em procurar uma boa casa de reparação de computadores e solicitar que o abram e limpem, principalmente o “aspirador” da gráfica.

    3. Avatar de xptonix.wblogin.com

      Se não tiveres um compressor limpa com um aspirador. Quem mais morre este verão são os equipamentos eléctricos.

      1. Avatar de sergio
        sergio

        nem de propósito estava a escrever sobre isso em baixo…

      2. Avatar de sergio
        sergio

        lá passei o secador.. resultado fan deixou de trabalhar.. e agora :S?

        1. Avatar de Kekes

          vê se está bem conectada onde deve estar… mas porque o secador? :S

          1. Avatar de sergio
            sergio

            é um prtatil :S nao da pa ver

            secador porque ja me tinham dito.. lol

          2. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            Sempre me disseram para não usar aspiradores/blowers demasiado potentes em computadores, porque pode danificar alguns componentes… O secador é capaz de ter deslocado a tua ventoinha, e por isso ela não consegue rodar.

            BTW, há uns dias comprei um mini-aspirador tã

          3. Avatar de Kekes

            haa pensei que tinhas desmontado o portatil todo pois eu no meu acesso a todas as conecçoes dele fico so com a board na mao… mas na melhro da hipoteses compra um fan nova e aplica, mas nao sei como sao as tuas, há alguns portateis que percisam de umas que sao juntas, as minhas sao separadas por exemplo, devias ter usado um aspirador a puxar pouco…

  3. Avatar de SP™®

    Cada portátil tem uma maneira de abrir diferente… quando não se sabe como fazê-lo o melhor é não abrir porque algo pode correr mal…

    http://torrentpremium.blogspot.com

    1. Avatar de xptonix.wblogin.com

      Desmontar um portátil é só cacos.

  4. Avatar de Jaime
    Jaime

    essa foto do cooler sujo agradou-me bastante 😀

    acho que é um abre olhos para muita gente

    pelo menos uma vez por ano limpeza é necessaria

  5. Avatar de LF
    LF

    Sim um Tutorial para abrir alguns portateis era genial….. Já agora começem pelos Sony´s Vaios 😛 😛 😛

    1. Avatar de xptonix.wblogin.com

      É dificil maior parte dos portáteis abre de maneira diferente. Não faltam manuais para os mais conhecidos na net.

    2. Avatar de mpercheiro
      mpercheiro

      http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=317635

      Esta thread tem uns links interessante ao longo das 4 páginas, especialmente para os Vaios 😉

      Cumprimentos

  6. Avatar de sergio
    sergio

    já testei a aplicação o que noto e já notei com outras aplicacoes de monitorização de temperatura é que o meu disco é o componente que menos sofre de aquecimento…

    o portátil escalda mas o disco nao sobe além dos 42º..

    só existe outro ambiente onde posso testar mas não agora: em casa de uma amigo meu se tiver a jogar ao fim de um pouco não consigo meter a mão por baixo do portátil porque escaldo-me.. mesmo assim com o everest se me lembro o disco não passou dos 46º enquanto processodor tava nos 80 e muitos

    quanto à limpeza que referi, tenho amigos que disseram pa passar 1 secador da parte da saida de ar outros até disseram compressor de ar mas havia de danificar a ventionha como foi o caso de quem me disse

    1. Avatar de xptonix.wblogin.com

      SÓ abrindo mesmo. Limpas tudo. Procura um manual do teu na net ou parecidos ao teu e com muita paciência e jeitinho fazes o serviço.
      Isto se a garantia já se foi.

  7. Avatar de sergio
    sergio

    estive a ver algumas fotos de abertura de portateis nao me parece que vá abrir o meu.. li algures que o tempo médio de vida de um portatil é de 3 anos.. à temperatura que o meu atinge por vexes em jogos e folding deve durar pouco mais de 2 lol(espero bem que não)

  8. Avatar de daniel
    daniel

    alguem me sabe dizer a temperatura que um disco rigido não deve ultrapassar? ou quais as que já são consideradas um pouco elevadas etc?

    fiz uma rapida pesquisa no google e n encontrei. nao devo ter colocado os termos correctos certamente 😉

    1. Avatar de AirCrack

      Olá,
      Acho que primeiro passa por saberes qual a marca/modelo do disco que pretendes!?
      Por norma os sites dos fabricantes tem isso tudo ao pormenor.. só é necessário colocar o modelo exacto!

  9. Avatar de AirCrack

    Caso tenham essa dificuldade em abrir portáteis e estejam interessados em limpa-los. Eu posso perfeitamente e sem tutorial abrir e limpar, mas por um mínimo de 100 euros 😀
    Posso também adiantar que já trabalhei com quase todas as grandes marcas de portáteis, sejam elas HP/Compaq, Toshiba, Acer…

    Confesso que antigamente é tipo mito urbano o desmontar um portátil, e pouca informação havia disponibilizada na NET, mas não hoje em dia!

    Sou do tempo dos Compaq LTE,Armada, etc… poucos portáteis havia de outras marcas a não ser da Compaq nessa altura em Portugal.

    Mas se quizerem estou disponivel… mas já sabem, por menos de 100€, não! 😀

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      100€ para limpar um portátil que pode ter custado 150 (e-escolas)? E, pelo caminho, ainda ficas com tudo o que de “interessante” lá esteja, não? lol 😛

  10. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Este programa é compatível com raid (a maioria dos programas do género só dá informações dum único disco, em raid)?

    Evitar lixo num desktop é relativamente fácil: entradas de ventilação tapadas por pedaços de filtro de exaustor colados com fita isoladora e é ver a diferença (não esquecer de tapar todas as aberturas mais pequenas com fita, também).

    1. Avatar de AirCrack

      “CrystalDiskInfo does not support RAID disks and IDE (Parallel ATA) and Serial ATA disks connected external ATA controller.”

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Hmm, pois, já estava um bocado à espera… :/

        tks.

  11. Avatar de Alexandre Rangel
    Alexandre Rangel

    Cara, fiquei preocupado, executei em meu desktop e deu 40º, e a saúde, ALERTA, algúem pode me dar uma dica?

  12. Avatar de Pm:E
    Pm:E

    Limpei a minha torre o fim de semana passado, nada como um compressor para limpar uma torre cheia de pó ( mas com as devidas precauções).
    Tirei a massa termica antiga e pus nova. agora o meu “aspirador” esta pronto para mais um ano.lol

  13. Avatar de Jaime
    Jaime

    Os meus dão todos Saudáveis

    Fiquei surpreendido com as horas de trabalho de dois deles…tem mais de 12mil!

    Muito vicio aqui não vai metido =)

  14. Avatar de diogoj95
    diogoj95

    eu fiz extract para a minha pen e depois apareceu “Not Found “Main.html””