Core Temp – Monitorize o seu CPU

9 Comentários

A monitorização do estado do nosso PC pode livrar-nos de alguns dissabores. Não é raro haverem máquinas que começam a ter comportamentos estranhos graças a problemas relacionados com o hardware que a compõem. Um dos problemas mais comuns tem a ver com o sobreaquecimento de alguns componentes, em especial do(s) processadore(s). Para nos ajudar a manter os valores de temperatura do processador debaixo de olho temos o Core Temp.


Com o Core Temp vamos poder ter uma monitorização constante dos valores de temperatura que os nossos CPU’s estão a atingir. Esta ferramenta portátil permite que de forma simples tenhamos essa informação acessível.

Se não pretendermos ter a janela do programa aberta podemos minimiza-la e será apresentada na área de notificação da barra de tarefas ícones novos que vão apresentar a temperatura de cada um dos cores dos(s) vosso(s) processador(es). Fica assim difícil não notarem um aumento de temperatura na vossa máquina.

Outra característica muito interessante do Core Temp é a possibilidade de podermos ter acções a serem despoletadas por ele em função de valores máximos de temperatura. Para além de termos o sistema a alertar-nos é possível, por exemplo, que seja enviado um email ou que um programa específico seja invocado. Para além disso é possível que o sistema se desligue.

Se suspeitarem que o vosso sistema está a aquecer demasiado podem, em qualquer altura, activar os registos da ferramenta e um log completo será  guardado num ficheiro csv. Conseguem assim de forma simples verificar qual a progressão dos valores de temperatura no vosso sistema.

Caso pretendam podem a qualquer altura pedir para que vos seja mostrada uma “fotografia” do vosso sistema, onde serão apresentados dados relativos aos mais diferentes aspectos dos vossos processadores.

Por ser uma ferramenta tão modular existem diversos add-ons criados que fazem uso desta aplicação para vos apresentar os dados de temperatura dos vossos CPU’s. A lista não é extensa, mas a qualidade grande. Os add-ons existentes podem ser encontrados aqui.

Usem esta ferramenta como complemento para outras ferramentas que tenham já a monitorizar o vosso computador para que não tenham problemas.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Core Temp 0.99.6 32Bits [188.60KB]
Download: Core Temp 0.99.6 64Bits [222.67KB]
Homepage: Core Temp

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Msilva

    http://img690.imageshack.us/img690/3099/97167373.jpg

    Vejam o resultado e digam o que devo fazer!

    O meu portátil é um Toshiba Satelite A100 215.

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      @Msilva

      Isso não é muito normal… É bom para o inverno, colocar junto aos pés e ajuda a aquece-los… 🙂

      Faz o seguinte, pelo menos vai ajudar e muito:
      Desliga o portatil, procura aquela ranhura lateral por onde sentes normalmente o calor a sair, encostas aí a boca e sopra-lhe com muita força e vontade.
      Atenção que vai saltar pó e és capaz de ficar com um bigode jeitoso 😀 …mas resulta.

      Se tiveres hipotese, melhor ainda, desmonta-o e limpa-lhe o dissipador.

      É sempre bom monitorizar-mos a temperatura do portátil, com o comportamento erratico que normalmente temos na sua utilização… (ex: coloca-lo no colo é um grande erro, porque absorve as fibras das calças/cobertores e tapa o dissipador.

    2. Avatar de Sarev0k

      Soprar com a boca.. XD

      Usa um aspirador ou um compressor de ar se não quiseres abrir isso para limpar a fundo.

      PS: Essas temperaturas são bastante alarmantes, se não for erro do programa, verifica isso com urgência.

      1. Avatar de pfbatista
        pfbatista

        Compressor sim, aspirador não.

        O objectivo é fazer circular o ar no sentido inverso, com a maior força possível.

        Com aspirador simplesmente iria fazer passar o ar no sentido normal, e não descola o “tapete” de coton do dissipador.

        Mas com a boca ou compressor sim… 😀

        1. Avatar de Sarev0k

          Yah, falei em aspirador porque há uns que dá para inverter o sentido do ar e em ultimo caso, mesmo que n faça isso sempre ajuda um bocado

          1. Avatar de young ten
            young ten

            ou faz como eu,agora com este tempo, ventoinha das pequenas ao lado do portatil e fica sempre fresquinho.ehehe

            mas tb estou quase com essas temperaturas.

            estava entre 80,a 90.

            com a ventoinha ligada esta a 26.lol

    3. Avatar de Filipedgb
      Filipedgb

      Faz torradas e oferece ao pessoal 😛

  2. Avatar de Vsousa
    Vsousa

    Alguém conhece um bom widget para Windows 7?
    Para monotorizar as temperaturas do CPU, disco e motherboard.

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      Eu utilizo uma pequena aplicação, muito simples e eficaz.
      Já em tempos foi referida aqui no pplware.
      Chama-se hwmonitor.

      http://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

      Experimenta.