Converta o Windows XP numa máquina virtual com o VirtualXP

23 Comentários

Como é sabido, a Microsoft deixou de oferecer suporte técnico ou actualizações de segurança para aquele que muitos ainda consideram como o sistema operativo com mais sucesso, o Windows XP. Os utilizadores que insistem em permanecer com este sistema operativo podem estar sob o jugo de ameaças de vírus nocivos, spyware e outros softwares mal-intencionados.

Mas e quem tem aplicações específicas ou precisa de dados que só funcionam no XP? Para esses a FarStone Software desenvolveu o VirtualXP. Esta aplicação converte o XP para um disco virtual da Microsoft, que pode ser executado no Windows 7/8 ou numa máquina virtual de Windows Server 2008/2012.

virtualxp-01-pplware


A verdade é que uma máquina virtual com o XP pode ser (ou é mesmo!!!) mais segura, uma vez que corre em cima do Windows 7/8 ou do Windows Server 2008/2012, plataformas com protecção extra de segurança do ambiente de host.

A fim de ajudar os utilizadores a ser capaz de manter os seus sistemas Windows XP e todas as suas aplicações em ambientes futuros, O FarStone VirtualXP pode garantir que qualquer sistema XP e respectivos aplicativos podem continuar a ser utilizados, preservados num novo sistema de janelas de backup: uma máquina virtual.

Principais características:

  • Converter o Windows XP numa máquina virtual;
  • Permite que continuar a correr o XP e as suas aplicações no Windows 8;
  • O VirtualXP pode converter o Windows XP e o Windows 2003.

Com apenas 4 passos podemos proceder à alteração do nosso sistema operativo. Vejamos:

Instale o VirtualXP no seu Windows XP:

virtualxp-05-pplware

 

Converta todo o seu sistema operativo XP numa máquina virtual:

virtualxp-06-pplware

Carregue a imagejm virtual (formato VHD) dentro do seu Windows 8. Processo terminado e pode continuar a trabalhar com o seu XP.

virtualxp-04-pplware

 

Mais fácil parece impossível. Infelizmente não existe uma versão com Português mas o processo de transferência é muito limpo e transparente, sem necessidade aparente de conhecimentos técnicos em profundidade

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7 / 8 / 8.1
Download: VirtualXP 10 | Mirror  [19.67 MB]
Homepage: FarStone

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ph
    Ph

    Melhor que isto tens a virtual box e ainda melhor o player da VMWare. Também tens o Windows XP Mode que é só instalar.

    1. Avatar de nunov
      nunov

      Mas pelo que eu percebi a ideia aqui é diferente, esta aplicação permite migrar todo o SO para uma máquina virtual, com todos os programas instalados e ficheiros etc, com o VMWare tinhas de criar uma instalação nova e o Windows XP Mode deixou de estar presente no win8…

      1. Avatar de Mário Sousa

        precisamente nunov! este programa converteo actual Windows XP e transfere-o para uma outra máquina com o Windows 7/8 e corre-lo como máquina virtual.

      2. Avatar de DSpinola
        DSpinola

        FAz o mesmo que o VMWare workstation. replicas o OS que esta’ a correr para uma VM. Util.. e free!

  2. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    O jeito que isto me tinha dado há uns tempos atrás!!!

    1. Avatar de JJ

      Realmente já vem tarde…
      Mas parece ser uma boa aplicação.

  3. Avatar de FA
    FA

    E quem tem maquinas que so correm WinXP e não tem capacidade para mais? E precisa que elas continuem funcionais.

    1. Avatar de JJ

      Continuam a trabalhar com elas, com uma utilização consciente, e não vão ter problemas.

  4. Avatar de OMCL
    OMCL

    Bom… para leigos a explicação não é suficiente.
    Como é que se carrega a imagem no windows 8?
    Na máquina em que tenho o XP posso utilizá-lo como o fazia antes?

  5. Avatar de Carlos Pombo
    Carlos Pombo

    Boa sugestão.
    No entanto para este tipo de situações costumo utilizar o Disk2vhd (http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/ee656415.aspx) e não me falha.
    De qualquer forma irei dar uma vista de olhos nesta solução para experimentar.
    Obrigado.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      +1

      Até para fazer um backup o Disk2vhd é bom, pois não temos de nos preocupar com as permissões dos ficheiros. E para recuperar alguma coisa do ficheiro VHD basta montar o disco no Windows ou usar o 7-zip e recuperar os ficheiros que precisamos.

  6. Avatar de dio
    dio

    A própria MS tem uma ferramenta que faz isso… disk2vhd.

  7. Avatar de User
    User

    O VMware Worksation 10 oferece igualmente a possibilidade de virtualizar uma máquina física!

    http://pubs.vmware.com/workstation-10/index.jsp?topic=%2Fcom.vmware.ws.using.doc%2FGUID-87B43C18-06A0-4055-B82D-EA0E81047B45.html

    Abraço

    1. Avatar de nfu
      nfu

      Pois “oferece”, mas não é gratuito!

      1. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Não interessa, tens keygens para isso, não é preciso substuitir por cracks nem executar patchs como administrador, portanto é gratuito.

        1. Avatar de rui
          rui

          vmware converter
          gratuito

  8. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Não esquecer que devido ao licenciamento restritivo da Microsoft, o mais certo, dependendo do tipo de licença que possuam, é isto ser ilegal. Se converterem uma máquina com uma licença OEM, tal não permite a utilização em outro “sitio” que não a máquina onde veio originalmente instalado. Viva a M$ 😀

  9. Avatar de LuisS4ALL
    LuisS4ALL

    Mais uma ferramenta. Por acaso nao conhecia mas vou testar.
    Eu uso ja a 2 anos o xenserver e um servidor importado com ferramenta propria da Xen.
    Nada de configuracao apenas gerar o disco virtual e voila.

    Cuidado com as licenças porque versoes oem nao podem passar e se for pro so pode estar activa numa maquina. Mas como nos duas de hoje licenciamentos para esta maltave ir a loja do p2p e encontra tudo a borla é fácil…

    Parabens pela dica vou testar.
    Alguem sabe dizer se esse disco virtual criado é compativel com xen ou vmware?

    LuisS4ALL

  10. Avatar de Arrosa
    Arrosa

    Já alguém experimentou?
    é que tentei fazer isto e carregar o xp no win.7 e quando vou montar o disco com o win virtual pc dá me erro e diz-me para verificar os valores fornecidos :S

  11. Avatar de Redin

    Quando o Windows 7 saiu, muitas vozes se levantaram a questionar compatibilidades com software antigo.
    Logo a Microsoft criou o “Windows XP mode” que eu cheguei a utilizar no meu serviço de forma a trazer compatibilidade com programas que deixaram de funcionar com o 7.
    Portanto, se não for o caso de como diz o nunov de ser diferente nas funcionalidades que ele diz ter, então esta ferramenta não veio trazer nada de novo. E quanto a chaves, também não precisava para funcionar.
    Também me lembro que era de distribuição gratuita.
    O único inconveniente para isto funcionar era que só se podia instalar em edições Professional, Ultimate e Enterprise.

    http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows7/install-and-use-windows-xp-mode-in-windows-7

    Nota da Microsoft:
    “Desde 8 de abril de 2014, o suporte técnico para o Windows XP e o Windows XP Mode deixou de estar disponível, incluindo as atualizações que ajudam a proteger o seu PC. Isto significa que se continuar a utilizar o Windows XP ou o Windows XP Mode num PC com o Windows 7 após o fim do suporte, o seu PC poderá ficar mais vulnerável a riscos de segurança e vírus. Como tal, para manter o seu PC com o Windows 7 seguro após 8 de abril de 2014, recomendamos que utilize apenas o Windows XP Mode se o seu PC estiver desligado da Internet. Obtenha mais informações sobre o final do suporte para o Windows XP.”

    1. Avatar de Redin

      esqueci de ligar as notificações…

    2. Avatar de Manuel Peñascoso
      Manuel Peñascoso

      Neste caso o XP Mode está protegido pelo Windows 8.1 e pelos aoftwares de segurança neles instalado para além de que a navegação na Internet se faz e deve fazer com o Windows 8.1. Afinal o XP na máquina virtual passa a funcionar coo uma aplicação do Windows 8.1. Consta que o Windows 10 vem com aplicação para correr programas antigos que só corriam até ao XP.

  12. Avatar de GIL_M
    GIL_M

    Tudo bem. Não sou muito expert em Informática mas este programa que cria a imagem Virtual ajudava-me muito. A minha pergunta simples e que peço a quem saiba o favor de me explicar é como se coloca a tal imagem VHD no W7 e como é que se faz correr o que está lá dentro. Obrigado