Converta o seu sistema numa máquina virtual

17 Comentários

E esta hein? Vmware Converter é uma aplicação gratuita que permite criar facilmente uma máquina virtual a partir do nosso próprio sistema. Há coisas fantásticas não há?


Para quem ainda não sabe, o conceito de máquina virtual está associado a poder correr um sistema operativo dentro de outro. Segue um exemplo: eu uso como sistema nativo o Windows XP, no entanto eu tenho uma máquina virtual que me permite correr o Linux Fedora. Desta forma, eu no Windows posso mandar correr o Linux como se de uma aplicação se tratasse.

Como software para criação de máquinas virtuais, podemos usar o VMware (gratuito a versão server), Virtualbox (gratuito) e Virtualpc (gratuito).

Quando ao VmWare Converter, além de poder fazer um clone (réplica) do nosso sistema, permite ainda que se alterem configurações/parâmetros de máquinas virtuais já criadas. A título de exemplo, a descoberta deste software deveu-se ao facto de eu querer alterar o tamanho do disco da minha máquina virtual, com o VMware Converter esse processo é muito simples. Basta fazer um clone da nossa máquina virtual e alterar os parâmetros que pretendemos.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows NT/2k/XP/Vista
Download: VMware Converter 3.0.2 Build 59994 [28.92MB]
Homepage: VMware Converter

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de p2mc
    p2mc

    Espectáculo, de facto a net tem de tudo 🙂

  2. Avatar de João Rocha

    Há algum equivalente a este programa, mas compatível com o VirtualBox?

    Obrigado.

  3. Avatar de ans310
    ans310

    Já agora: e o contrário? Converter uma máquina virtual num sistema?

  4. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Para alterar o tamanho do disco da máquina virtual (em Vmware) eu uso a linha de comandos.
    Por exemplo para aumentar o meu disco virtual para 40GB:
    vmware-vdiskmanager -x 40GB myDisk.vmdk

    Cumprimentos

  5. Avatar de Pedro Pinto

    Excelente dica

    Cumps
    PPinto

  6. Avatar de Carlos Veras
    Carlos Veras

    Olá Vitor.
    Por acaso existe um tutorial em portugues pra se fazer o step by step.desse programa?
    Grato.

  7. Avatar de Arrenka
    Arrenka

    Olá, antes de mais quero felicitar os autores do blog pelo excelente “trabalho” diário que têm para actualizar todas estas notícias e dar primazia aos pordutos freeware.
    A minha questão é a seguinte: este programa também simula outros porgramas (para não encher a pasta windows e ao desisntalar ficar restos)?
    Se não, existe algum programa que o faça?
    Tentei encontrar no site algo com essas características, mas ainda não consegui encontrar.

    Desde já o meu agradecimento 😉

  8. Avatar de Covenant
    Covenant

    Bem este post serviu para conhecer o virtualbox, instalei, experimentei instalar o Ubuntu 7.10 e deu nas calmas 😀

    Ah é verdade, já recebi os meus CD’s esta semana, WAVE 7

  9. Avatar de Oflodor
    Oflodor

    Isso com um tutorial era ouro sobre azul.

  10. Avatar de Gerson
    Gerson

    Oi,
    alguem sabe se estes programas tambem dao para criar uma maquina virtual com SO Mac?

  11. Avatar de Paulo Ribeiro

    100% off topic:
    eu estava aberto era a criares aqui um verdadeiro manual passo a passo para converter um xasso velho num servidor caseiro. des da compra de um UPS ate ao material a usar, para montar um servidor caseiro praticamente silencioso e verdadeiramente util.
    muita gente nao sabe mas é possivel com sites como o no-ip, transformar o nosso pc num servidor caseiro jeitoso sem limitações e talvez mais acessivel que um servidor dedicado. a minha unica duvida seria, que porcaria de ligaçao a net se metia…. estavel claro…

  12. Avatar de Paulo C.
    Paulo C.

    Ora aqui esta uma boa oportunidade para testar o Fedora ;D

  13. Avatar de Bino
    Bino

    Existe algum tutorial em portugues o step by step deste programa?

  14. Avatar de Pedro Pinto

    Testem o Fedora8, ja instalei e parece-me estar bastante bom, bem mais rapido que o anterior Fedora 7

    PP

  15. Avatar de Paulo Ribeiro

    @ Pedro Pinto
    eu nao me dei com o 7 nem com o 8 e instalei o ultimo thunderbird e adorei (falando por mim claro)
    eu era utilizador de outlook até k me fartei da lentidao do programa, e obviamente, ser pago com o office…
    meti o open office no pc… adoro a leveza do programa axo k nao volto a mudar

  16. Avatar de Bruno@Brasil
    Bruno@Brasil

    Meus caros, sugiro que conheçam (e coloquem no vosso blog) o Sandboxie, que permite rodar aplicativos no Windows sem modificar o Windows… Muito bom…
    http://www.sandboxie.com/