Como monitorizar a navegação Web dos filhos?

30 Comentários

Cada vez mais os browsers (I.E., Firefox, Safari, etc.) seguem no caminho oposto de “ajuda” para “controlar” os caminhos que cada um de nós trilha na Internet. Isto é, todas as novas versões de qualquer um dos browsers trazem ferramentas e opções que permitem mesmo “esconder” as nossas navegações na Internet, como por exemplo não gravar históricos entre outras coisas. Para nós adultos, por vezes até dá jeito, mas torna-se uma ferramenta que limita qualquer tipo de controlo que um pai queira fazer ao filho, sobretudo sobre os sites que ele vê.


Por estes motivos, é necessário usar um programa de protecção infantil para a web que irá funcionar em segundo plano, guardando o histórico e o “caminho” que os menores estão a fazer, além de bloquear sites com conteúdos inapropriados também cria relatórios para que possamos verificar o tipo de navegação que estão a fazer.

Claro que usar um programa deste género pode levantar vários tipos de problemas, desde privacidade, como até a sensação de falta de confiança e isso não é bom. Por estes motivos entre outros, é preciso ter um cuidado extra quando informamos os filhos da decisão tomada. Como ainda não sou pai, não posso dar grandes conselhos, mas em todos os computadores que já instalei, fui reparando nas várias maneiras como amigos e clientes meus vão tentado sensibilizar os filhos.

Se “entrar a matar” e disser que quer controlar o acesso, certamente a reacção não será a melhor. Mas se esconderem é bem pior, pois se eles descobrem as coisas vão ser bastantes problemáticas.

O ideal é ouvir também a versão do filho e deixar bem claro o que será permitido ou não, fazendo com que a sua palavra seja a “última palavra”.

Bloquear os sites que não quer que eles visitem, pode não ser a solução ideal, mas por vezes é importante. O aconselhável é ensinar hábitos de navegação, pois se bloquear um site, certamente eles vão tentar descobrir uma forma de ultrapassar essa situação.

OnlineFamily.Norton

Para este “controlo” das escolhas de navegação, recomendo dois programas. O OnlineFamily.Norton da Symantec e o Internet Filter, deste último irei fazer um pequeno tutorial ainda esta semana.

Mas hoje falarei um pouco sobre o OnlineFamily.Norton, pois tem uma interface mais sociável, pois incentiva uma ligação entre pais e filhos; já o Internet Filter é mais restritivo.

O OnlineFamily.Norton não deixa que esconda que está a monitorizar a navegação dos seus filhos, pois irá alertar os filhos sobre qualquer “irregularidade”.

Por exemplo, se o seu filho entrar num site que esteja dentro das 47 categorias (são as várias categorias incluídas no programa, como sexo, terror, etc.) ele será informado que não pode visitar aquele site, e até dá a oportunidade de o filho escrever o porquê de estar a tentar entrar naquele site.

Assim, pode desde bloquear sites indesejáveis, controlá-los ou apenas alertar as crianças, e depois permitir que elas continuem.

O Online.Family também pode bloquear algumas pesquisas, as mensagens instantâneas, e controlar o tempo que passam ao computador. Sem dúvida, o facto de as crianças hoje em dia passarem demasiado tempo em frente ao computador, é bastante prejudicial.

O programa é bastante pequeno e é executado em segundo plano do computador da criança. Pode “acompanhar” a navegação através do site do Online.Family, ou receber avisos através do correio electrónico.

O programa é gratuito até ao final do ano, apesar de a Symantec dizer que não terá nenhum custo após essa data.

Esperar para ver…

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac
Download [win]: SafetyMinder 1.0.3.18 [9.21Mb]
Download [mac]: SafetyMinder 1.0.3.18 [26.66Mb]
Homepage: Website OnlineFamily.Norten

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de aospapéis

    E que tal colocarem as criancinhas ao colo e tomarem conta delas?

    http://aospapeis.blogspot.com

    1. Avatar de tagravado.com

      eu ía dizer exactamente a mesma coisa, a supervisão directa e o “ensinar” será sempre a melhor solução…

      http://www.tagravado.com

  2. Avatar de Diogo Serrano

    Sei que é uma coisa muito procurada pelos pais..

    Eu ainda não sou pai mas tenho que me preocupar com uns pessoas que andam sempre a ver sites em computadores em locais publicos..e a melhor maneira de bloquear é através do OpenDNS.

    É muito bom pois muda-se os DNS dos routers e depois consigo ter algum controlo do que as pessoas veêm.

    Abraço e parabens pelo Blog

  3. Avatar de antonio 'T
    antonio ‘T

    Boas, nao tem absolutamente nada a ver com o post, mas por ser o mais recente provavalmente e o que vai ser mais vezes visto. tenho uma pergunta simples (ou nao). Estando ligado a uma rede da para saber qual e a porta a que estamos ligados no roter? sem ter aseso ao mesmo.Obrigado e descupem me se e uma pergunta pouco parva.

    Cumprimentos

  4. Avatar de nome
    nome

    lol nunca ninguem monitorizou a nossa internet, de todos nos.

    e isso nao faz de nos piores pessoas.

    que coisa parva

  5. Avatar de Lokier
    Lokier

    Ou faz. só o futuro o dirá. lol

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Uma boa ajuda para uma navegação mais segura e maior controlo é o OpenDNS. http://www.opendns.com/

    Para quem já usa este serviço, alguém sabe se existe algum router que faça a actualização automática do IP no OpenDNS?

    1. Avatar de cambralenta
      cambralenta

      Mas, não basta configurar o router no DDNS, colocando aí as configurações do OpenDNS?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Obrigado por responderes.

        Eu não percebi se tas a falar de configurar o DNS do router ou o DDNS.

        Os routers que eu conheço já vêm com alguns serviços de DDNS pré configurados onde se pode escolher um, mas não consta o OpenDNS.

    2. Avatar de pinjoa
      pinjoa

      neste caso concreto deves instalar um utilitário (ex: OpenDNS-Updater) no PC que estiver mais tempo ligado…

  7. Avatar de Luís Artur
    Luís Artur

    Onde é que a Symantec diz que nao terá custos após 1 de Janeiro de 2010? O que eu vejo é que vai custar 60USD por ano… http://onlinefamilywelcome.norton.com/images/tryToday.gif

  8. Avatar de Scrabby
    Scrabby

    Olha olha o Vitor andou a ver sites que não deve ahahah 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Nesse caso é um site mundial que visito… acho que não deve haver software proprietário que não esteja nesse site totalmente crakado. Mas o que mais me interessa nesse site são os e-books… são impressionantes 😉

      Não é nenhum site dos que estás a pensar 🙂

      Para os pais que têm educandos com o Magalhães ou com o e-escolhas (c/ ligação à internet)… esta é uma excelente alternativa…

  9. Avatar de Pedro Simões

    A partir de que idade se aprende a colocar um proxy e passar por cima disso?

    1. Avatar de Luís Artur
      Luís Artur

      A partir de que idade é que se aprende a bloquear proxies? 😉

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Um problemas a mais para os pais de hoje.

    e crianças não acreditaram mais papai noel, já que o google diz que não existe…. =P

    @off..
    ahhh, eu esqueço nome e email e abre uma pagina só pra falar isso… mudem isso, por favor.

  11. Avatar de Gota
    Gota

    LOL que portátil mais grosso e feio…

    😀

  12. Avatar de PauloMV
    PauloMV

    A BueCoat, fabricante de appliances de Web Filtering, disponibiliza gratuitamente para consumo doméstico uma aplicação baseada no seu produto.
    Descobri este produto recentemente e tenho recomendado a pessoas que conheço.
    Podem encontrar em http://www.bluecoat.com/products/k9web
    Pessoalmente ainda não experimentei, o puto ainda tem 1 ano, mas poderá ser uma alternativa de valor dado o seu preço (zero) e a qualidade do fabricante.

    1. Avatar de pinjoa
      pinjoa

      este software é 5***** porque além de ter uma excelente performance também ocupa pouca memória…

  13. Avatar de Nuno-mc

    Nao devias ter posto isto xD o que se ve na NET é privado x)

  14. Avatar de ruca
    ruca

    OpenDNS é simples e eficaz. Do tipo: aceita o site do record e o do jogo, mas não aceita o da http://www.abola.pt. E esta?

    1. Avatar de pinjoa
      pinjoa

      podes sempre configurar uma whitelist…

  15. Avatar de aver
    aver

    Segundo a minha experiência o acesso à internet e ao MSN (com os colegas de turma, claro) deve começar pelos 7 anos. Nesta altura os miúdos precisam de ajuda, nem estranham que andemos sempre de volta deles. É quando devem ser alertados para armadilhas (mostrando-lhas) e aprender a ser muito desconfiados.

    Pelos 10 (e, de certeza, aos 12 anos) já não nos querem por perto e era bom ter a garantia que já sabiam usar a internet e as comunicações instantâneas de forma segura.

    Penso que as crianças reajem bem ao tipo de programas do post que os avisam sobre os sites. Até eu, nas pesquisas do Google não dispenso esse tipo de indicações,por exemplo do Wot, um addon para Firefox que usam também aos miúdos cá de casa. Acho que só carregam nos links com o círculo verde (que vale o que vale, mas é melhor que nada). Há outras boas ferramentas do mesmo tipo.

    1. Avatar de aver
      aver

      ..reagem (de reagir) :sorry:

  16. Avatar de crazy_gnu
    crazy_gnu

    Para além de outros modos ainda mais simples e óbvios de contornar este tipo de aplicações, alguém me explique, por favor, e como se eu fosse uma criança de 4 anos, como é que este tipo de aplicações impede uma criança de simplesmente arrancar por um LiveCD ou por uma LiveUSB e então navegar à vontade pelos sites que bem entender?

    Antecipadamente grato pela explicação que aguardo.

    1. Avatar de aver
      aver

      A que idades te estás a referir e a que sites ?. O que eu acho é que quando ainda são crianças são bastante sensatas. Quando são pré-adolescentes/ adolescentes, já não tenho tanto a certeza. Sinceramente não estou a ver uma criança (criança mesmo) a ter esse trabalho todo para aceder a sites esconsos. É mais natural fazerem uma pesquisa no Google e irem lá parar sem querer – é para impedir isso que estes programas servem.

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    O tema é sensivel… e complicado.. tenho uma filha com 13 anos..

    nunca instalei no portatil dela nenhum programa.. até agora .. mas ela sabe q existem regras.. o router wireless esta no meu quarto..

    e o computador tem de estar na sala e voltado para o interior nunca para as paredes….. nunca o leva para o quarto .. se levar para o quarto ela sabe q eu desligo o router…

    ela aceita e compreende ate agora…

    mas é um tema brutal porque eu ja tive 13 anos.. nos tempos da gina.. e companhia limitada…

    fabuloso este site.. 🙂

    dos poucos q visito todos os dias e mais do que uma vez por dia!!

    Fernando Pinheiro

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois é Fernando, compreendo que essa forma de “cooperação” seja a mais eficaz… o problema é que ela tem 13, fará 14, 15 e por aí fora num tempo do messenger, do hi5 e de outros estímulos exteriores que na adolescência são pontos de extrema importância estar presente (nem falo das SMS’s).

      Não é fácil, principalmente com uma comunicação social como a que temos.

      Há dias estava a ver um pouco de televisão antes do jantar e… aquelas séries que passam do tipo morangos com açúcar… literalmente o jovem coloca-se em cima da jovem… mão a entrar nas calças… isto são ricos exemplos para um target que consome aqueles programas avidamente.

      🙂 Fernando…. já passamos por isso na nossa adolescência, é boa politica sim ter o ali o router debaixo de olho.

  18. Avatar de Rodolfo F.
    Rodolfo F.

    Sugiro aos colegas conferir o software InterApp Control Freeware, extremamente fácil de usar e muito objetivo nas funções de bloqueio de sites e monitoração de uso.

    http://www.baixaki.com.br/download/interapp-control.htm