ColorConsole – Dos a cores

12 Comentários

Poucos ainda usaram a velha consola de DOS que vem disponibilizada em todas as versões do Windows. Meio sem graça e sem cor (pelo menos como vem de fábrica) mas plenamente funcional.

Sim, é possível “afinar” o DOS para que esteja apelativo para os nossos olhos e para que esteja ao nosso gosto. Mas não é trivial.

Para colmatar essa falha descobri o ColorConsole. Mas perguntam porque raio vão trocar? DOS é assim mesmo e quem mexe sabe embelezar. Mas o ColorConsole tem muito mais!

cconsole_small


Enumero então o que me cativou e que faz dele uma ferramenta muito interessante:

  • Não necessita de instalação e é um simples executável que fica no desktop ou na vossa pen de aplicações portáteis.
  • Possibilidade de exportar a janela para HTML ou Word (ou qualquer outro editor de texto) com apenas um click.
  • Possibilidade de usar “temas” de cores.
  • Possibilidade de ter comandos já pré-definidos.
  • Copy, Paste e Cut de forma mais simples.
  • Tabs com diferentes consolas.

Mesmo para quem não usa o DOS de forma intensiva merece que seja testado pois é uma ferramenta muito interessante. Para os utilizadores intensivos do DOS fica com uma excelente ferramenta alternativa à velhinha consola e que é um pouco limitada.

Sistemas Operativos: Windows
Download:  ColorConsole 1.61 [76 KB]
Homepage: ColorConsole

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N_Lite

    É uma boa alternativa ao clássico MS-DOS mas, se for a ter em conta as cores no MS-DOS basta colocar o comando “Color 2”, por exemplo.

    http://www.nyzux.net | Design, Inspiração & Web

  2. Avatar de Paulo Cardiga
    Paulo Cardiga

    Parece os velhinhos terminais 3270.

    #N_Lite – Essa do “Color 2” é nova para mim. Todos os dias se aprende.

  3. Avatar de só para meter nojo
    só para meter nojo

    No terminal MS-DOS vasta digitar o camando “color default” para as diversas alternativas para a cor de fundo e das letras.

    Cumprimentos!

  4. Avatar de Shogun
    Shogun

    E powershell n?! Parece-me ter mt mais potencial.

  5. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Para aqueles que olharam para isto e pensaram “porque raio quero cores no DOS”.

    Pois bem, quando se “trabalha” o DOZ ainda é uma ferramenta, para mim por exemplo para correr o SQL Plus 🙂

    e as cores servem acima de tudo para distinguir ambientes de produção de ambientes de teste.

    @Pedro Simões
    Boa dica .

  6. Avatar de duvida_importante
    duvida_importante

    OFFTOPIC:

    Bom dia, alguém me pode dizer se é possível (e caso seja, como) ter simultaneamente instalados o ie7 e o ie8 no windows xp? Eu sei que existe o compatability view no ie8 mas não é isso que pretendo. Preciso das duas versões instaladas.

    Obrigado a todos por antecipação 🙂

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      suspeito que queiras isso para efeitos de teste de sites e afins.

      eu pessoalmente utilizaria máquinas virtuais para isso, mesmo que dê para ter o IE7 e 8 instalados, até porque nunca sabes até que ponto existem libs usadas em simultâneo.

      Cumps,
      JP

  7. Avatar de tagravado.com

    acho que prefiro o velhinho preto e branco.

    esse verde faz-me lembrar quando apareceu o primeiro gameboy 😀 (q saudades)

    http://www.tagravado.com

    1. Avatar de BigLord

      Então!? Mais uma razão para mudar para o verde e verde escuro! 😀

  8. Avatar de RF
    RF

    Vou testar pelas tabs.

    Espero que dê para correr como admin em utilizadores sem privilégios.

    Telnet, configurar router, routs, ipconfig, etc etc

  9. Avatar de R. Campachi

    Executar: cmd /t:xy

    x: corresponde à cor de plano de fundo (bg);
    y: corresponde à cor da fonte (fg);

    Exemplo:

    cmd /t:17

    Atalho:
    %SystemRoot%\system32\cmd.exe /t:17

    Tabela das cores:
    0 = Preto 8 = Cinza
    1 = Azul 9 = Azul claro
    2 = Verde A = Verde claro
    3 = Verde-água B = Verde-água claro
    4 = Vermelho C = Vermelho claro
    5 = Roxo D = Lilás
    6 = Amarelo E = Amarelo claro
    7 = Branco F = Branco brilhante

  10. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Para mudar as cores, é mais fácil através das propriedades 😉
    Uma das primeiras coisas que faço no Windows, é mudar para TrueType.