Code Writer – Programar no Windows 8 está mais simples

16 Comentários

A chegada do Windows 8 e toda a sua nova panóplia de novidades, veio trazer novas oportunidades a todos os que pretendem usar um sistema operativo simples e com uma interface limpa e com imensas potencialidades.

As muitas ferramentas que têm surgido permitem que exploremos de forma muito mais centrada as suas potencialidades e a sua interface. Hoje vamos conhecer o Code Writer, uma ferramenta para todos os programadores poderem escrever o seu código, dentro da Modern UI.

Code_Writer_0

O Code Writer foi proposto pelo leitor Miguel Ribeiro aquando da apresentação de várias ferramentas que estavam gratuitas.

Com o Code Writer vão poder editar os vossos ficheiros de código, tendo disponível a formatação e os códigos de cores necessários para que possam trabalhar e entender o código que têm escrito.

Este editor de texto pode ser usado para escrever qualquer texto, mas está mais orientado para a programação. São mais de 20 linguagens que podem ser interpretadas pelo Code Writer, podendo os utilizadores adicionar extensões pelas quais os ficheiros vão ser interpretados e mostrados de acordo com o pretendido.

O Code Writer suporta terem vários ficheiros abertos em simultâneo e pode trabalhar neles, alternando entre ficheiros.

A sua interface permite que criem novos ficheiros de código, podendo seleccionar directamente a linguagem de programação em que vão trabalhar. A lista é mostrada na interface e apensa necessitam de clicar na linguagem pretendida.

Mas como podem necessitar de aceder a ficheiros previamente criados, o Code Wirter permite que naveguem no vosso disco ou serviço cloud que tenham instalados (SkyDrive ou Dropbox).

Todos os ficheiros recentemente abertos vão ser também mostrados na interface principal do Code Writer e até num Live Tile que pode ser adicionado ao Windows 8.

A interface de edição de ficheiros, para além de estar com a sintaxe activa e os códigos de cores, tem também presente a numeração das linhas. Esta interface está maximizada para a edição de texto e apenas contra a utilização do botão direito do rato vão poder aceder a algumas opções adicionais.

Vai ser aí que vão conseguir gravar os ficheiros, pesquisar no ficheiro, ver as suas propriedades, ou aceder a uma zona específica deste.

Por ser um editor de texto têm disponíveis algumas ferramentas extra, que permitem a substituição de texto, a criação de notas, a indexação, a substituição de maiúsculas em minúsculas e o oposto.

 
anterior próxima

As opções do Code Writer podem ser acedidas pela CharmBar e aí encontram várias possibilidades de configuração, quer do editor ou das linguagens de programação.

Se não procuram um IDE completo e se querem apenas um editor de texto (código) avançado e perfeitamente adaptado à Modern UI, então o Code Writer é a opção mais acertada.

Simples de usar e com excelente possibilidades de configuração e customização, o Code Writer é dos mais parecidos com uma ferramenta profissional de edição de código.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8/RT
Download: Code Wirter
Homepage: Code Wirter

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos André
    Carlos André

    Ainda dizem mal do windows 8 em especial a nova interface.
    É só aplicações de qualidade e simples de trabalhar que saem cada dia que passa para a inovadora e revolucionaria interface metro.

    1. Avatar de João Pedro Moreira
      João Pedro Moreira

      Ora nem mais! O windows 8 só trouxe coisas boa. O pessoal é que “estranhou” a diferença.

      1. Avatar de José Cordeiro
        José Cordeiro

        “estranhou” e nao aceita…

        Sinceramente nao sei porque… acho que tornou-se ainda mais simples…

        1. Avatar de See Mee
          See Mee

          Concordo com vocês! Também acho o Windows 8 um avanço muito bom…

    2. Avatar de K
      K

      Eu mesmo após um ano de uso, continuo a achá-la pouco funcional quando usada com um rato e teclado…

  2. Avatar de Martins
    Martins

    First thing that actually makes me want windows 8!

  3. Avatar de naps
    naps

    sabem se isto funcionará no Surface RT?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Funciona perfeitamente, tirando que o “teclado” no ecrã não é grande coisa para escrever código. Mas o Touch Cover funciona bem.

      E se se guardar os ficheiros no SkyDrive/DropBox/Box (e provavelmente outros serviços do género), funciona melhor ainda.

  4. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Para compilar codigo nada ainda para RT?
    Alguem conhece se existe algum servidor SQL tipo xamp + PHP para Win8 RT? Fazia ca um jeitaço. E como agora existem programas open source recompilados era um must have ter algo como o xamp no RT.

    Abraço

    1. Avatar de Ricardo Antunes
      Ricardo Antunes

      Pelo que estive a ver nestes últimos dias ainda não tem nada de jeito, só js, perl e c# incompleto.
      Só mesmo com compiladores online ou por RDP…

  5. Avatar de Nuno Castro
    Nuno Castro

    Já agora deixo também uma alternativa ao Filezilla que podem usar no Modern UI do Windows 8:
    mFTP

  6. Avatar de Sérgio Cardoso
    Sérgio Cardoso

    O editor está muito bom. Experimentei e gostei.
    Relativamente ao facto das pessoas criticarem o W8, deem tempo. Sinceramente, para mim, está a ser um dos melhores SO da Microsoft. E no que toca a desenvolver para o mesmo, não quero outra coisa, estou mesmo muito satisfeito como se aborda o XAML e obtem-se resultados fantasticos (ainda que haja coisas que precisam ser afinadas).

  7. Avatar de Diogo Lamego
    Diogo Lamego

    Na minha opiniã, falta a Microsoft criar uma versão do visual studio paraa interface metro.

  8. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    continuo a gostar muito do meu vs 2010 😛

  9. Avatar de César Teixeira

    Eu como utilizador de MacOSX e Linux, muito por causa dos maus SOs que a Microsoft foi lançando, embora não use hoje em dia, o meu irmão tem o Windows8 no portátil e sinceramente está a surpreender-me a cada dia que passa…

    É de dar os parabéns à Microsoft desta vez, estão no bom caminho! Finalmente…