Cobian Backup – Uma alternativa viável

21 Comentários

Cobian Backup é um programa “multitarefas” que pode ser usado para agendar cópias de segurança dos seus ficheiros e directorias. A tarefa cópias transfere os dados do local original para um outro local/drive dentro do mesmo computador ou um computador ligado à rede local.


Pode também agendar o envio de dados via FTP de forma “bidireccional” (download and upload). Cobian Backup apresenta-se em duas versões: a aplicação e o serviço. Neste formato de serviço o programa usa pouquíssimos recursos e corre de forma silenciosa nos serviços do Windows, actuando conforme a agenda de backups.

Esta ferramenta é a solução ideal para usar como agenda de cópias de segurança, sejam elas em estado original dentro das pastas ou em modo “zipado” fazendo uso do seu suporte para vários métodos de compressão e encriptação.

Novidades desta versão:

  • Optimização da barra de progresso permite que o backup de ficheiros pequenos seja mais rápido e fluido.
  • Quando usada a compressão e o titulo da tarefa tem caracteres inválidos estes passam a ser substituídos.
  • Adicionados alguns idiomas.

Pode ler aqui as alterações desta versão e das anteriores.

Licença: Freeware
Sistemas operativos: Windows XP/Vista / Server 2008 / 7 (versões 32 e 64bits)
Download: Cobian Backup 10.0.2.695 [14.52MB]
Homepage: Cobian Backup

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gaguiel

    Mas que bem a opção do FTP!

    Boa dica 😛

  2. Avatar de Joana
    Joana

    Este software é F E N O M E N A L

    faz mesmo o que quero: zips, partidos os bocados a gosto, das pastas que quero com excluoes e comprimir so certos tipos de ficheiros. maravilhaaaaaaaaaaaaaaaa

  3. Avatar de wellen

    já o usei em ambiente de produção e crítico e funcionou muito bem, com uso ao FTP 🙂

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Qual é o melhor? Cobian ou SynckBack???

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      (*SyncBack)
      Também prefiro o Cobian, apesar que agora com o uso do Windows 7 prefiro o backup que ele permite fazer… (Para um disco externo, claro)

  5. Avatar de fran
    fran

    uso isto na empresa e não ha melhor. nao conheço nenhum software free tao bom e fiavel como este.

    tenho isto a fazer backup do disco do servidor para um NAS na rede.

    Já agora, tenho uma duvida:

    Eu meti aquilo a enviar-me relatorios para o meu mail, apenas quando existem erros na tarefa. Mas o cobian envia-me sempre relatorios no final de cada tarefa.

    Alguem me sabe dizer porque?

    Tenho selecionado “relatorio normal” e depois selecionei a opção “enviar para email somente se existirem erros”.

    Obrigado

    1. Avatar de Rocha

      Amigo,
      Você disse que usa o cobian para copiar o disco do servidor para um NAS.
      Eu preciso implementar um sistema parecido mas para copiar os arquivos de vídeo dos tres servidores de camera que existem no meu cliente. Quero replicar estes arquivos (backup) em um NAS que eu estou montando com Linux e RAID-0.
      Será isso possível (assim como voce faz com o disco do servidor)? Visto que existem arquivos abertos (no seu caso do sistema operacional) no meu caso o vídeo atual de cada câmera estará gravando e terá arquivos já gravados. Então penso que terei que fazer um backup imcremental com SHADOW COPY, isso!?

  6. Avatar de Johnny
    Johnny

    Estou a testar o Comodo Backup que em termos de funcionalidades se afigura muito semelhante. Parece que vou ter que dar uma vista de olhos também neste…

  7. Avatar de José Carlos
    José Carlos

    Olá Equipa pplware

    Como participante no software Cobian Backup, no que concerne na tradução para Português de Portugal (Europeu), fico muito contente por ver aqui o programa divulgado.

    Antes de conhecer o Cobian, utilizei outros software, mas de todos este ficou-me nos olhinhos. Tendo em vista a sua utilização maioritária na empresa, o facto de ser (tudo) freeware, foi a questão decisiva para a escolha do mesmo e até mesmo aplicar algum do meu tempo pessoal na tradução do mesmo.

    Aproveito o vosso dite, tendo em conta a grande divulgação e referência nacional, para solicitar a todos os utilizadores que, caso encontrem erros, reportem os mesmos via e-mail, para proceder à correcção dos mesmos.

    Bom Fim de Semana

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia José Carlos.

      Antes de mais, bom trabalho, é sempre interessante termos software traduzido para português de Portugal.

      E reitero o teu pedido aos nossos visitantes.

  8. Avatar de Nuno Amaral

    Eu uso o EASEUS Todo Backup, mas este deve ser melhor.

  9. Avatar de Luis Rosa
    Luis Rosa

    excelente software, já utilizo desde a versão 7 e nunca me deixou ficar mal.. aconselho vivamente..

  10. Avatar de EU

    Uso ele na empresa a mais de um ano e não tem melhor, nunca me deixou na mão. É rápido, flexível e confiável, recomendo!

  11. Avatar de Hugo Costa
    Hugo Costa

    Já usei a versão 8. Excelente! Nunca falhou.

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas amigos,

    Também uso e abuso deste software no trabalho e para além de ter uma panóplia de possibilidades de backup funciona tudo sem qualquer problema. Eu normalmente faço backups diferenciais (só copia os que foram alterados) para ficheiro .zip encriptado. 5 estrelas!

  13. Avatar de Kayn
    Kayn

    Eu uso para controlar todos os clientes, mais de 30. O programa é mesmo bom, embora ja tenha andado as cabeçadas com ele. Infelizmente a versao 10 parece me demorar imenso a faze copia em alguns casos. Nao encontro motivo aparente e pelos vistos nem o proprio cobian, a pessoa. Tive recentemente um stress com um cliente onde ele nao consegue copiar para um disco de rede por que diz que o caminho nao tem sintaxe correcta, nao sei porque. E também ja vi o programa a iniciar backups completamente fora de horas, prob o qual o proprio cobian me pediu ajuda porque nao me conseguia ajudar mais. Ainda aconselho o programa a 200%. Ja usei de praticamente tudo e este esta entre os melhores mesmo dos pagos.

  14. Avatar de Francisco
    Francisco

    •The speed of the backup has been increased about 200%
    and much more….

    Também o acho um pouco lento..

  15. Avatar de coradinho
    coradinho

    Boas,

    tenho uma dúvida no cobian. como posso fazer cópias incrementais , mas actualizar o backup já existente. Ou seja tenho a seguinte configuração: Cópia incremental; cópias completas a manter:2 e fazer cópia completa a cada:1. O que eu quero como resultado é o seguinte: fazer uma cópia de segurança completa com os ficheiros todos e depois actualizar somente os ficheiros alterados e os criados. e não o backup completo novamente, mesmo dos ficheiros inalterados. O que está a acontecer. Tenho um backup completo e depois os incrementos dos ficheiros novos ou alterados são copiados mas para uma nova pasta e não para a pasta do backup completo.

    Como faço para ele substituir somente os ficheiros alterados?

    è que fazer backup de 10gb para FTP aqui na empresa é dose…

    Obrigado

    1. Avatar de Welington
      Welington

      Prezado, referente a sua duvida abaixo referente ao cobian.
      eu tenho o mesmo problema , você conseguiu resolver de alguma forma ?

      Muito Obrigado

      Welington Vieira

      tenho uma dúvida no cobian. como posso fazer cópias incrementais , mas actualizar o backup já existente. Ou seja tenho a seguinte configuração: Cópia incremental; cópias completas a manter:2 e fazer cópia completa a cada:1. O que eu quero como resultado é o seguinte: fazer uma cópia de segurança completa com os ficheiros todos e depois actualizar somente os ficheiros alterados e os criados. e não o backup completo novamente, mesmo dos ficheiros inalterados. O que está a acontecer. Tenho um backup completo e depois os incrementos dos ficheiros novos ou alterados são copiados mas para uma nova pasta e não para a pasta do backup completo.
      Como faço para ele substituir somente os ficheiros alterados?
      è que fazer backup de 10gb para FTP aqui na empresa é dose…
      Obrigado

  16. Avatar de Carlos Rodrigues
    Carlos Rodrigues

    POderiam informar se o cobian faz backup das dases de dados em SQL?