Clover, acrescente separadores ao Explorador do Windows

53 Comentários

Com o advento do Windows 8 em breve muitas coisas vão mudar o que por si só vai exigir a adaptação, rápida espera-se, dos utilizadores a novas funções e a novas disposições das opções que conhecemos naquela determinada posição toda a nossa vida. Mas enquanto esta mudança ou upgrade de sistema operativo não acontece o ideal é tentarmos melhorar as ferramentas que temos à nossa disposição. Ora com base nesse pensamento apresentamos o Clover, uma extensão do Explorador do Windows que uma vez instalada espoleta uma funcionalidade semelhante aos navegadores de Internet: a inclusão de separadores na mesma janela.




A funcionalidade do programa não podia ser mais simples e básica: após a instalação, vamos ser capazes de abrir várias pastas dentro da mesma janela, podendo inclusivamente adicionar pastas e ou páginas favoritas para um acesso directo às mesmas. Além do mais é-nos oferecida a função de fixar separadores com pastas, duplicar separadores ou fechar separadores.

 

Aos utilizadores mais curiosos e que gostam de visitar a homepage dos programadores, quando o fizerem poderão encontrar-se com uma página de origem chinesa. Ora o estigma de origens chinesas na Internet leva a pensar imediatamente em vírus ou outro software malicioso como adware ou spyware, o que neste caso não existe sendo perfeitamente segura a aplicação e livre de ameaças. De qualquer das formas e para descansar um pouco mais poderão consultar o relatório emitido pelo VirusTotal AQUI.

 

Apesar de ainda não ter mencionado, o acesso às funções do Clover são directas via Explorador do Windows ou então clicando directamente no atalho do Clover que nos é criado no Ambiente de trabalho.

O Clover é perfeito também para os utilizadores que preferem os atalhos de teclado, onde se incluem as famosas combinações, estilo explorador de Internet, como:

  • Ctrl-T para abrir um novo separador;
  • Ctrl-D para adicionar a pasta actual ao marcador;
  • Ctrl-W para fechar um separador;
  • Ctrl-Shift-T para abrir o último separador fechado;
  • Ctrl-Shift-D para adicionar os separadores de pastas a abertos aos marcadores (favoritos);
  • Através da opção no menu de contexto, clicando com o botão direito do rato por cima dos separadores, teremos acesso a todas as funções deste plug-in.
O programa é distribuído de forma oficial no formato RAR o que neste caso recomendo uma ferramenta que já por aqui falamos, o Haozip ou outro da vossa preferência para a descompressão

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP / Vista / 7 / 8
Download: Clover 2.0.136 | Download via KeroDownload [2.45 MB]
Homepage: Trevo Expresso

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de andregoms
    andregoms

    Muito bom e muito prático!
    Uma forma nova de trabalhar com pastas e ficheiros.. e de forma simples e leve.

    Recomendo a todos..

  2. Avatar de Fabio
    Fabio

    Acho que faz todo o sentido. É esse o caminho da evolução. Já os browsers antigamente só permitiam um separador por instância, quando começaram a permitir mais, foi brutal, e este “tweak” vem fazer o mesmo com o explorer! 🙂

  3. Avatar de João
    João

    OMG que épico! vou já experimentar

  4. Avatar de Vasco Palmeirão
    Vasco Palmeirão

    muito bom e pratico! recomendo!

  5. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    Já tinha tentado varios programas para fazer o mesmo, tudo muito pesado, e com aquelas manobras de substituir o explorer e assim.
    E como sempre o pplware com a solução perfeita.
    Está instado e a rolar, perfeito!

  6. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Experimentei e adorei! Nem sei como é que a Microsoft não implementou já este sistema no Windows!

    1. Avatar de Raclima23
      Raclima23

      +1
      lá isso é verdade pelo menos o windows 8 deveria ter como default

  7. Avatar de arrebenta
    arrebenta

    para quê isso quando existe o Q-Dir?

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      O Q-Dir convém ser utilizado em ecrãs quadrados, ou grandes (19″ ou mais), coisa que os portáteis não têm…

      1. Avatar de arrebenta
        arrebenta

        o Q-Dir convem ser utilizado onde quiseres porque dá para configurar o layout de várias formas, tanto está em Quad como Dual ou Single mesmo.

        1. Avatar de Fabio
          Fabio

          Não sabia, obrigado 😉

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      E porque não? Temos de usar todos o Q-Dir? Por acaso não conhecia, mas gosto mais do conceito deste Clover. Vês? Nem todos gostamos do mesmo!

  8. Avatar de YellowManOnFire
    YellowManOnFire

    Inapá, cum catano o jeito que isto me vai dar hehehe.
    Muito obrigado 😀

  9. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    Thanks

  10. Avatar de Carlos Costa

    Google Chrome Windows Explorer!!

    Mais uma vez, PPLWARE em grande

    1. Avatar de MiniMeu
      MiniMeu

      pensei que era o unico que tinha reparado que era o chrome lol

  11. Avatar de Pedro Loureiro
    Pedro Loureiro

    Já experimentei e sinceramente não gostei.

    Neste momento estou a usar este addon e recomendo a todos os utilizadores que continuam a usar o windows explorer.
    http://qttabbar.sourceforge.net/

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Isso não é a mesma coisa, mas com um aspecto diferente? Não vi com muita atenção e peço desculpa se estiver a falar errado.

      1. Avatar de Lucas Barros
        Lucas Barros

        Muito Bom Este QTTabbar!!

  12. Avatar de Hugo
    Hugo

    Hum, ainda não me agrada.
    Para mim a evolução só faz sentido combinado com tabs para pastas (como este clover) e ao mesmo tempo multi pane (Xplorer2 = dual pane).

    Para já fico-me pelo Xplorer2.

    Mas força com isso estamos no caminho certo.

  13. Avatar de Pedro Loureiro
    Pedro Loureiro

    Para quem sempre gostou da feacture dos macs em que dá para realizar cálculos no search, deixo aqui o link para o meu utensilio indespensavel em qualquer computador que trabalho

    http://robotification.com/start-menu-calculator/

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      A aplicação está interessante mas considerando que o google faz isso sem problemas e muitas outras funções interessantes e considerando ainda que para a grande maioria das pessoas nas empresas tem sempre o browser aberto então fica sem efeito.

      No entanto, para aqueles que têm restrições e não têm net pode ser uma boa ajuda.

      Cumps.

      1. Avatar de SatoMew
        SatoMew

        Google para fazer cálculos, etc.? O Wolfram Alpha é sem dúvida melhor para isso. 😉

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Melhor sim, mas para cálculos simples o google chega.

          De qualquer forma com o Wolfram Alpha não é necessário mais nenhum soft adicional 🙂

  14. Avatar de SatoMew
    SatoMew

    É uma funcionalidade útil mas a GUI é feia como tudo. Quem se lembra de adicionar separadores à la Chrome e, ainda por cima, no topo, onde ficam mal?

  15. Avatar de NekoSensei
    NekoSensei

    Muito útil, mas também com os seus bugs e alguns defeitos; click direito num dos itens a direita e o explorer crasha. Impossibilidade de dar click do meio para abrir itens como separador.

    1. Avatar de NekoSensei
      NekoSensei

      Corrijo o que disse, sem bugs. Voltei a instalar e já não crasha ao dar click direito. So falta mesmo o uso do click do meio para, então, abrir itens numa aba. Tal como existe em qualquer browser de Internet.

      Espero que a pplware se mantenha actualizado aos futuros updates desta aplicação !

      1. Avatar de Manel C.C.
        Manel C.C.

        bem visto o click do meio

  16. Avatar de João
    João

    Coisas destas só mesmo no ENORME PPLWARE! 😀

  17. Avatar de Ricardo Negreiros
    Ricardo Negreiros

    Ele é realmente prático e eficaz! Uso ele no Windows 7 Ultimate x86, é uma pena não funcionar corretamente no Windows 8, afinal, não foi criado visando essa versão do sistema. Mas cumpre o que promete! =)

  18. Avatar de el_raton
    el_raton

    Só tem um defeito… não dá para arrastar ficheiros de um separador para outro… :/

    1. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      Pois…!!! Tambem não há bela sem senão.

    2. Avatar de NekoSensei
      NekoSensei

      Eu consigo :S

      1. Avatar de el_raton
        el_raton

        E que SO tens?

        1. Avatar de NekoSensei
          NekoSensei

          Win7 64 bits

  19. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Simplesmente nota 10.

  20. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    Muito bom! Obrigado!

  21. Avatar de Vardas
    Vardas

    Gostei da proximidade com o chrome, mas as settings do programa são muito poucas. Tive de correr o resource hacker para alterar o icon para substitui o explorer na taskbar ! 😉

  22. Avatar de fdrams
    fdrams

    Acho interessante ninguém ter mencionado o facto de isso existir no linux há muito tempo. (ex: Nautilus) É nativo, permite arrastar de uma janela para outra, tem marcadores, permite painel extra, etc. De novidade não tem nada. (excepto no windows é claro, e nem a MS o implementou ainda. LOL)

    1. Avatar de NekoSensei
      NekoSensei

      Ja existiam aplicações semelhantes para o windows, ao contrario do Clover; eram pesadas, bugadas ou até pagas.

  23. Avatar de César Martins
    César Martins

    Gostei muito da ideia, funciona tudo muito bem, mas quando faço scroll, ele faz scroll entre os separadores, o que é bastante irritante. E, ou estou um bocado cego, ou não dá para mudar isso…
    Se alguém souber como dar a volta a isso, agradecia 😀

  24. Avatar de Jorge Revés
    Jorge Revés

    Alguém consegue usar os parêntesis rectos dentro do clover? Quer seja na barra do caminho, na barra de procura ou nos nomes de ficheiros não consigo escrever estes caracteres.

    Cumprimentos

  25. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Eu prefiro o Nautilus do meu Linux que já trás essas funções.

  26. Avatar de Ozyart

    Para quem quizer ter os icons dos favoritos no clover ao estilo do windows 7 podes subtituir a dll clover.dll por esta

    http://whiterabbit.net16.net/clover/clover.dll

    nota:com o clover desligado fazer download directamente para a pasta onde esta o clover instalado.

    C:\Program Files\Clover

    http://ejie.me/clover-wings-for-explorer#comment-624

  27. Avatar de undasnaite
    undasnaite

    Boa funcionalidade mas podiam ter colocado as tabs noutro sitio porque da forma como está actualmente a barra do Explorer fica prai com o dobro da altura.

    Podiam ter feito como o Nautilus no Linux em que as tabs aparecem mais abaixo, dentro da “vista” onde aparecem os icones e apenas quando existe mais do que uma tab aberta.

  28. Avatar de Rui Silva

    Já uso há uns tempos e só tenho a dizer bem.

    Mário, o homepage não está a abrir. Podes ver o que se passa, se faz favor? Obrigadão.

    1. Avatar de Mário Sousa

      Rui, aqui consigo abrir a Homepage sem problemas…já testaste de novo? Diz algo quando tiveres oportunidade…

  29. Avatar de Manel C.C.
    Manel C.C.

    Obrigado!

  30. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    No windows, para seleccionar todos os ficheiros de uma determinada pasta, fazemos ctrl + a ou ctrl + t, consoante o sistema esteja em inglês em português.

    Em algumas máquinas, tenho o sistema em português.

    Sabendo que o ctrl + t, abre uma nova janela, alguém me consegue ajudar e dizer como alterar isto?

  31. Avatar de Win8Full
    Win8Full

    Para voltar com os ícones originais do Windows baixe o pacote de alteração…

    http://www.4shared.com/zip/fLkvxium/clover_setup_30386.html

  32. Avatar de Mafikizolo
    Mafikizolo

    Não sei se o mesmo acontece com quem usa o Win7 x64 mas no meu PC aquilo fica mais lento e as vezes “crasha”.

    Sugestões?

  33. Avatar de ReginoCoeli
    ReginoCoeli

    Boas,

    Posso utilizar o Clover na empresa?

  34. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Ao instalar não me aparece nenhum contrato de licenciamento onde mencionem (for private use only) ou algo que o valha, pelo que não parece haver restrição à utilização para fins não pessoais.
    Na FAQ temos:

    “Q: Is “Clover” free?
    A: Yes, “Clover” is Freeware.
    If you use “Clover” in a commercial environment and find it useful a donation would be appreciated.”

    Ou seja, seria de bom tom contribuíres para o projeto se utilizares na empresa. Seria apreciado.