Clonezilla: A poderosa ferramenta gratuita para clonar discos

33 Comentários

Se comprou um disco novo (com maior capacidade do que o que tinha) para o PC, mas não quer instalar o sistema operativo de novo (isto para não ter de configurar tudo, instalar drivers, etc), a solução é basicamente clonar o disco original para o novo.

São várias ferramentas para esta finalidade, mas hoje apresentamos aquela que será provavelmente uma das melhores neste segmento! Vamos conhecer o Clonezilla.


O Clonezilla é uma ferramenta idêntica à popular ferramenta comercial Norton Ghost ou True Image, que permite aos utilizadores clonarem discos, partições, de modo a serem “reproduzidos” em outros sistemas.

Esta ferramenta tem a vantagem de ser Open Source e está disponível em duas versões:Clonezilla liveeClonezilla SE (server edition). O Clonezilla SE é direccionado para clones de discos em massa (cerca de 40 em simultâneo), o Clonezilla live é mais para uso doméstico.

Principais características

  • Suporte para vários sistemas de ficheiros:
    • ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, btrfs, f2fs e nilfs2 no GNU/Linux.
    • FAT12, FAT16, FAT32, NTFS em sistemas Microsoft
    • HFS+ no mac OS
  • Por questões de segurança a imagem pode ser cifrada
  • Suporte para clone de uma imagem para vários discos
  • Suporte para MBReGPT
  • Imagem pode ficar armazenada no disco local, ou num servidor remoto com acesso via SSH, SAMBA, ou num servidor com suporte para NFS ou WebDAV
  • No Clonezilla SE é suportado multicast

Se precisa de clonar o seu disco rígido então experimente o Clonezilla que é uma das melhores ferramentas neste segmento. Como referimos, esta ferramenta é totalmente gratuita e tem as mais diversas funcionalidades. O Clonezilla pode ser executado via LiveCD ou através de uma PenUSB.

Clonezilla

Leia também…

Aprenda a clonar um disco com o Clonezilla

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguns programas poderão não funcionar depois de usarem isto para migrar para um disco diferente.

    1. Avatar de Eduardo Lima
      Eduardo Lima

      Como ?! Atão o gajo não faz uma copia tipo chapa 5 ? Porque é que não haveriam de funcionar os programas ?

      1. Avatar de Miguel Sousa
        Miguel Sousa

        Sim é verdade já me aconteceu isso por exemplo com o SAGE, detecta novo hardware e tem que reinstalar a chave (€)

        1. Avatar de André Fontes
          André Fontes

          Eu usei em 4 maquinas com Sage (Retail) e correu tudo bem.

          1. Avatar de Miguel Sousa
            Miguel Sousa

            No meu caso não usei o clonezilla na operação, mas sim o HDClone 6 Enterprise Edition e aconteceu-me a situação acima descrita.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Porque existe certos programas que geram protecção sobre o ids de hardware e como o disco mudou logo a chave é invalida.
        Muitos programas de facturação tem esta protecção.

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Funciona bem para fazer imagem de um servidor com Windows Server 2012 a funcionar em Raid?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Funciona, mas depende de como tens o raid, tipo raid 0, 1, 5, 10, etc, se é por software ou hardware, etc. Lê o manual de instruçoes primeiro!

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Bom conteúdo, sou leitor á 3 anos e nunca me desiludiram com o vosso site.

    Usei este software mas algumas aplicações deixaram de funcionar, se me poderem ajudar a reparar, agradecia.

    Obrigado, continuação de um bom trabalho!☺

  4. Avatar de arc
    arc

    Boa ferramenta, mas dispensável, verdade?

    Esta ferramenta, é mais versátil

    dd if=/dev/sda of=/dev/sdb bs=64M conv=sync,noerror status=progress

    E tudo Open Source!

    1. Avatar de Nine
      Nine

      Mas o clonenezilla brilha é a fazer deploy para, por exemplo, 30 máquinas em simultâneo.

      1. Avatar de arc
        arc

        Olhe @Nine, para não me cansar muito, devido ás minhas artroses, queira continuar se tiver interesse, fiquei em 3 discos…

        dd if=/dev/sda | tee >(dd of=/dev/sdb) >(dd of=/dev/sdc) | dd of=/dev/sdd

        1. Avatar de Nine
          Nine

          Estou falar de deploy de imagens em 30 maquinas máquinas por PXE. Na mesma máquina o dd é bem mais flexível.

          1. Avatar de arc
            arc

            Ó Sr Nine, como eu ando distraído, então eu não li logo no inicio, que sub-liminarmente, estava implícito o Preboot eXecution Environment, já não basta as minhas artroses, agora a bola de cristal, está rachada!!

            Bem, como o dd, não é para todos, porque é muito intimidatório e tem muitas variantes, que tal, um netcat, ou quem sabe um preseeding, já não falo em SystemImager, que é muito GUI e cheira-me a parolice!!

            Bem, mas temos aí o Sr Prof. Pedro Pinto, que pode dar uma aula sabática, em como resolver o seu problema, também com a ajuda do rsync over ssh?

            EU cansei de dar apontamentos!

          2. Avatar de André Fontes
            André Fontes

            @arc ainda assim o Clonezilla é bem mais rápido que o dd, ou seja, identifica o fs e faz a copia apenas dos blocos onde existe data sem passar pelos blocos com empty space ao contrário do dd que faz a leitura e copia de todos os blocos incluindo os que estão com empty space.
            O Clonezilla só usa dd para fazer uma copia sector a sector quando o fs não é suportado.

          3. Avatar de arc
            arc

            @André Fontes, é VERDADE.
            Mas que fazer, eu gosto do dd!!! eheh e nunca me deixou de perna atada.

  5. Avatar de Alberto Jesus
    Alberto Jesus

    É importante esclarecer que alguns programas comerciais quando são instalados fazem uma leitura do número de série do disco rígido (hard disk serial number) e armazenam este código. Sempre que o programa é iniciado confirmam se o número de série é igual e, caso não seja, podem apresentar uma mensagem de novo hardware e impedir que o programa funcione. Este é um procedimento bastante simples em programação para evitar a instalação não autorizada de programas, controlo de licenças, etc. Desta forma, a clonagem de discos rígidos poderá tornar esses programas inoperacionais até que o utilizador introduza uma nova chave ou use outros métodos disponibilizados pelas empresas que desenvolvem esses programas.

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Ora nem mais!

  6. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    Para quem se está a queixar que aplicações não funcionam após clonarem um disco, têm de ter em conta, que isto é usado principalmente para clonar discos que vão para a mesma máquina. Se for para clonar um disco para meter numa máquina diferente, é provável que depois existam coisas que não funcionam, porque o hardware é diferente.
    Vou vos dar um exemplo. Têm o Windows 10 num computador que vinha pré-instalado. Isto é uma licença OEM que está “ligada” ao número de série da motherboard do computador em que vinha instalado. Se clonarem o disco desse computador, para meter noutro, depois o Windows vai reclamar que não activado/legal, não dá para fazer isso.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Olá!

      Obrigado pelo esclarecimento, eu estava com esse problema e não sabia o porque.

      Obrigado☺

      1. Avatar de Miguel Sousa
        Miguel Sousa

        O próprio novo disco clonado já é um novo hardware portanto não é necessário que seja um disco para colocar numa máquina diferente, para que algum programa deixe de funcionar. Programas esses que geram protecção sobre ids do hardware muito comum em programas de facturação.

  7. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    E outra coisa que não está referida no artigo. É possível clonar um disco com o clonezilla, de capacidade maior para um mais pequeno, desde que o espaço ocupado nesse disco seja inferior ao espaço total do novo disco. Há várias coisas em ter em conta, como numero de partições , disposição das mesmas e espaço ocupado em cada uma delas, mas mesmo assim, com um jeito, é possível.

    1. Avatar de r41m31
      r41m31

      Obrigado pela info, por acaso estava a pensar nisso sobretudo na passagem de HDD para SSD (normalmente é mais pequeno), desde que a informação de origem seja inferior à capacidade máxima do dispositivo de chegada.

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Macrium Reflect: Já criei e fiz restore de várias clones de HD em portátil, PC, win 7 win 8 win 10, correu sempre bem

  9. Avatar de Eduardo Lima
    Eduardo Lima

    O Ghost é muito melhor que essa treta livre. Com o ghost as aplicações continuam a funcionar e o clone do disco faz-se em menos de um fosforo.

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      O Norton Ghost é pago, e não tem todas as funcionalidades que o Clonezilla. Sei perfeitamente isso porque já usei ambos para uso profissional (e continuo a usar o Clonezilla).

  10. Avatar de Fernando Neto
    Fernando Neto

    O Clonezilla funciona muito bem em hardwares iguais, para restore em hardwares diferentes existem ferramentas específicas como fazer o backup com o Acronis True Image e o restore com o Acronis True Image Universal Restore.

  11. Avatar de Filipe
    Filipe

    Experimentem usar o fogserver ! É freeware e extremamente fácil de usar com a vantagem de fazer muito mais do que simplesmente clonar e espalhar imagens …

    1. Avatar de Nine
      Nine

      É uma boa alternativa.

    2. Avatar de Baec
      Baec

      Para mim, de longe, melhor do que o Clonezilla e outros parecidos…

  12. Avatar de sakura
    sakura

    tem, que clonar a firmware do disco…. e sim tb deve estar actualizada,,,, mas == android.

  13. Avatar de sc
    sc

    arc…menos, tá? Vaidade a mais fica muito mal.