Clips – o coleccionador de texto

19 Comentários

Uma funcionalidade que adoro nos sistemas operativos actuais (e passados) é a capacidade de copiar e colar.

É possivel pegar em pedaços de texto que temos e “levá-los” para outros ficheiros. Desta forma evitamos ter de estar a repetir o que já escrevemos, evitando todo um processo aborrecido de voltar a escrever e voltar e voltar….

Para nos ajudar nesta tarefa surgiu o Clips. E de que forma nos pode ele ajudar?

clips

É simples. O Clips guarda o histórico do texto que temos estado a copiar. Assim podemos ter vários texto copiados e só temos de escolher o que queremos colar.

Com um histórico para 10 textos copiados só temos de clicar no clip que nos aparece na barra de tarefas e escolher o que queremos usar.

Podemos ainda limpar o clipboard e deixamos de ter texto seleccionar e podemos ainda limpar o histórico que temos guardado.

clips2

De salientar ainda uma caracteristica interessante que é a capacidade de guardar e interpretear endereços de páginas web. Ou seja, se copiarmos um endereço web ao voltarmos a selecciona-lo é-nos apresentada uma caixa de mensagem com a pergunta se pretendemos aceder ao endereço ou usá-lo como texto.

clips3_small

Se tal como eu usam e abusam do copy paste esta é uma ferramenta a ter em conta. Facilita-nos e muito a vida, ao evitar-nos de ter de andar a copiar texto atrás de texto sempre que querem alterar o conteúdo do clipboard.

Apenas não gostei do facto de que quando ocupamos os 10 slots disponíveis o Clip alerta-nos para esse facto e deixa de registar o que copiamos. Somos então obrigados a limpar o histórico e recomeçar a recolha de texto. Era muito simpático que efectuasse uma gestão inteligente desses slots e preferencialmente nos deixasse escolher qual o método de limpeza. Pode ser que em futuras versões esta característica esteja disponível.

Licença: GNU (General Public Licence)
Sistemas Operativos: Windows XP, Vista e Sete
Download: Clips 1.0 [914KB]
Homepage: Clips

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ice
    Ice

    Parece-me uma versão recente de um programa que uso há já algum tempo, o CLCL
    http://www.nakka.com/soft/clcl/index_eng.html

    Usei o CLCL em XP, Vista e agora em Windows 7, sem precisar nunca de activar a compatibilidade. O programa data de 2005, nunca mais foi mexido a partir daí e não precisa de instalação.

    A única coisa que fiz foi coloca-lo a arrancar juntamente com o Windows para não ter que o iniciar manualmente.

    E este, o Clips não sei, mas o CLCL tem até um sistema de templates, frases ou imagens (sim, o CLCL também guarda imagens!!) que podemos guardar e re-utilizar. Ajuda bastante em frases que usamos todos os dias.

    Além de tudo isto, o CLCL não tem limite de slots, ou melhor, somos nós que definimos esse limite, que, quando atingido ele simplesmente apaga os registos mais antigos à medida que vai dando lugar aos mais recentes.

    Resumindo, na minha opinião, o CLCL é muito mais funcional e utilitário que o Clips.

    1. Avatar de neox
      neox

      segundo me pareceu pela tua descrição o CLCL é superior ao Clips.

  2. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Nasa anuncia descoberta de água em cratera da Lua

    Desculpem me o oftopic
    mas é uma das maiores descobertas do ano talvez da decada

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Agora é só esticar uma mangueira e mandá-la para cá – só precisam é de não ir para lá fazer xixi…

      ps: já tinham descoberto, só que agora é maior quantidade

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Sim mas é a enorme quantidade cerca de 90 litros que torna a descoberta importante, ja se sabai que exisitia em quantidades pequenas devido a impacto de meteoritos e outros corpos celestes que tem (alguns) agua na sua composiçao

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Grande coisa, se descobrissem 90 litros de Vinho é que era agora agua??? Disso temos muito ca em baixo.

          LOL, na brinca LOL sim uma grande descoberta, no entanto na minha opinião é uma coisa completamente normal e previsivel, não é a toa que andaram anos sem desistir nessa coisa…

  3. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    O melhor programa para clipboard que usei foi o clipmate (http://www.thornsoft.com/) – dá não só para texto (formatado), como para tudo o resto: imagens, etc. – só que não é grátis…

    1. Avatar de Ice
      Ice

      Também me parece ser muito bom, mas tem esse contra tão importante que referiste: é pago.

  4. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    OT:

    E não é que os malditos ficheiros thumbs.db voltaram com o windows7? Acabei de apagar do meu pc nada mais nada menos que *500 MB 500* dessas pragas.
    Para quem se quiser ver livre desses emplastros para sempre(?), sigam este tutorial (http://www.youtube.com/watch?v=_kmv5hICvUY):

    http://www.youtube.com/watch?v=_kmv5hICvUY&feature=player_embedded

    O mais estranho é que há *anos* que o gnome mostra miniaturas e não precisa de nada disso: além de ser quase instantâneo, mostrar bem mais formatos, ainda mostra a formatação dos documentos de texto! A MS só vai aprender quando já ninguém tiver mais paciência para os aturar…

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Mas eles nunca foram eliminados… no vista existiam noutra pasta para eles criados… Alias, eu por acaso até gosto disso porque agiliza muito mais o prcesso ao abrir as pastas tenta usar um PC lento e ve o que o Gnome te faz… Durante uns segundos sem poderes mexer nada na pasta, agora se tiver um PC todo XPTO, está claro…

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        No vista estava centralizado no perfil do utilizador, mas no xp podias desactivá-los na interface, agora não.

        Pc lento era aquele! Já foi há uns anitos – talvez no início do gnome – e lembro-me que era bem bem mais rápido que no windows, com o mesmo pc – foi o que me chamou a atenção em primeiro lugar: muito mais fluido e sem usar o disco.

        Isso de bloquear o pc acontecia no windows, precisamente por estar a ler e escrever no disco – desde já te digo que é mais rápido agora que antes, mesmo em pastas com mais de 1000 imagens – não ter que ler/escrever faz toda a diferença, e só processar as que estão visíveis de cada vez, também.

      2. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        (o que aconteceu à minha resposta?)

        No vista estavam centralizados no perfil de utilizador, no xp dava para desactivá-los nas opções das pastas.

        Lento era aquele pc (foi nos inícios do gnome)! E era mais rápido que no windows, no mesmo pc – foi o que me chamou a atenção em primeiro lugar – era no windows que ficava lento, precisamente pela escrita no disco (bem mais lentos que agora).

        Garanto-te que agora não tenho problemas de velocidade, mesmo em pastas com mais de 1000 imagens, por não haver escritas e por só ler as que estão visíveis no momento.

          1. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Só apareceu depois de pôr a segunda – às vezes acontece isso, nem refrescando a página ela aparece.

        1. Avatar de Pedro Simões

          Porque fica presa para moderação, é essa a razão.

  5. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Uso o ClipX há anos, é freeware, permite fixar o tamanho das entradas do clipboard e trabalha com imagens…
    http://bluemars.org/clipx/

    1. Avatar de Dalmo

      acesse http://clipx.org é o melhor programa de gerenciamento de clipboard que eu testei… Há a versão básica e também a opção de instalar plugins, além da possibilidade de versão portátil.

      Em tempo: Parabéns ao pplware, direto do Brasil.

    2. Avatar de Hawk

      Também uso o ClipX. Uso ele desde as primeiras versões.

      É o que mais assemelha-se ao Klipper do KDE.

  6. Avatar de Paulo Pereira
    Paulo Pereira

    Prefiro o Texter
    http://lifehacker.com/238306/lifehacker-code-texter-windows

    Muito simples, permite ter várias Hotstrings organizadas em pastas, ter código e texto, etc..

    Para quem modera fóruns é um descanso!!