Cisco Webex: Plataforma para aulas e reuniões online (está gratuita)

14 Comentários

O momento é de isolamento social presencial! Os meios de comunicação digitais ganham ainda mais relevância e são vários os serviços disponíveis para Ensino a distância, reuniões, etc.

Um dos serviços em destaque é da Cisco que disponibilizou a sua plataforma de colaboração Cisco Webex.

Cisco Webex: Uma das mais poderosas plataformas para Ensino a distância


Para ajudar a fazer face a esta situação da pandemia, a Cisco disponibiliza a sua plataforma de colaboração Cisco Webex de forma gratuita em todos os países onde esta versão está disponível, incluindo Portugal. Num comunicado enviado ao Pplware, a empresa informa que:

  • A licença pessoal gratuita inclui a sua utilização sem restrições para reuniões de até 100 participantes, tendo-se eliminado temporariamente o limite da duração da sessão.
  • Às organizações que não são atualmente clientes da Cisco, através dos nossos parceiros, são disponibilizadas licenças gratuitas com todas as funcionalidades empresariais do Webex, permitindo a sua implementação e uso imediato, durante 90 dias, sem compromisso.
  • Os clientes atuais de Webex podem adicionar utilizadores para além do número contratualizado, sem qualquer custo até 1 de julho de 2020.

Como usar a plataforma Cisco Webex?

A utilização desta plataforma é relativamente simples. Para isso devem começar por criar uma conta gratuita, aqui.

Cisco Webex: Uma das mais poderosas plataformas para Ensino a distância

Em seguida indiquem um e-mail para utilização. Após carregarem em Sign Up será enviado um código de confirmação.

Cisco Webex: Uma das mais poderosas plataformas para Ensino a distância

No próximo passo insiram o código que receberam no e-mail para dar seguimento ao registo.

Cisco Webex: Uma das mais poderosas plataformas para Ensino a distância

Em seguida indiquem os vossos dados para a criação de uma conta. Lembrem-se que devem definir uma password forte.

E está feito! A partir de agora o utilizador pode personalizar a sua conta ou então usar a atribuída, por sugestão da plataforma.

Iniciar reunião/sessão online

Após alguns minutos a conta será criada e o utilizador poderá iniciar a sua reunião/sessão online. De referir que o utilizador pode iniciar a reunião/sessão através da app do Webex para Desktop ou então via Web. Pode também agendar reuniões.

Após tudo pronto é só dar início à reunião/sessão online. Não se esqueçam de partilhar o link com quem vão ter a reunião/sessão.

Com o Webex o utilizador pode facilmente partilhar o ecrã, fazer anotações, gravar a sessão para posteriormente partilhar, entre outras funcionalidades. Quem assiste à reunião/sessão online pode usar um simples computador com acesso à internet ou então através de um smartphone. Experimentem!

Webex

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JMonte
    JMonte

    Parece bem útil,
    Se calhar deve estar na *Categoria errada*.

  2. Avatar de Artur Peralta
    Artur Peralta

    Se há soluções abertas como meet.jit.si e repleta de funcionalidades (certamente existem outras), não vejo utilizade nestas ferramenta “temporáriamente gratuitas”….

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Pareceu uma solução mas não encontrei a possibilidade de partilhar (visualisar) o meu ecrã, como posso colocar as pessoas a ver os meus powerpoints?

      Obrigado

      1. Avatar de Carlos Faria
        Carlos Faria

        nao conhecia. consigo partilhar o ecrã. muito fixe! e opensource!!

    2. Avatar de Mario Antunes
      Mario Antunes

      Sem duvida , concordo plenamente

  3. Avatar de A.
    A.

    Algém pode dizer quais as vantagens especificas desta solução, webex face ao openmeetings ?

    uma vez que se sabe que as soluções Cisco pagam a qualidade, isto é até julho, bom marketinga os que agora ficaram a partir de Julho começam a pagar, quando esta crise acabar…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      ” Cisco pagam a qualidade”
      ahem… mais ou menos.

      Onde trabalho usávamos muito esta solução mas estamos a substituí-la por outra porque este produto está a ficar para trás.

    2. Avatar de winetree
      winetree

      A força do Webex está na qualidade do seu serviço, da chamada/videochamada e das funcionalidades que tem (são muitas, no site da Cisco pode encontrar todas). Como utilizo bastante este tipo de ferramentas tenho experiência vs Skype/teams, Zoom e outras e esta é de longe a melhor, mas sim, é paga…

  4. Avatar de Bob
    Bob

    Muitas das melhores ferramentas do género estão com períodos alargados de trial, ou mesmo com funcionalidades que por norma são pagas.
    Dar a conhecer as ferramentas que se pode usar, neste período, é sempre positivo. Depois cada empresa ou pessoa escolhe.

  5. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    Uso o Cisco Webex e é TOP! Já existia uma versão gratuita, mas parece que agora deixaram cair as limitações que existiam nesse versão.

    Existem vários tutorials de como usar o Webex no youtube. Destaco estes:
    Portugues – https://www.youtube.com/watch?v=gnJakUvOSW4
    Inglês – https://www.youtube.com/watch?v=fE5FnEUKtaE

  6. Avatar de jorge geraldes
    jorge geraldes

    Boa tarde
    Faço o registo.. e nada.
    Como entrar?

    Grato

  7. Avatar de Crow-
    Crow-

    Apenas uma jogada de marketing para captar mais clientes uma vez que a Cisco tem vindo a perder muitos nesta área para outras plataformas como o MS Teams, Zoom, BlueJeans, etc.
    A minha empresa é uma delas que usou Webex durante muito anos e agora avalia alternativas face ao elevado preço da plataforma e a enorme instabilidade e falta de qualidade do serviço prestado.

  8. Avatar de pata_forma
    pata_forma

    Alguém me pode explicar, de preferência com links de referência, nonde vão buscar esse termo “plataforma” para tudo e para nada, quando no fundo se tratam de aplicações web? Grato.

  9. Avatar de Luís
    Luís

    Experimentei e não gostei. Qualidade de imagem péssima, estabilidade da comunicação péssima, para não falar das 2 ou 3 vezes que bloqueou durante uma videoconferência.