Chegou o Winamp que funciona através de um simples browser

19 Comentários

Tem saudades do velhinho Winamp? Não desespere, há uma versão totalmente funcional que pode ser usada através de um simples browser… não acredita?

Vamos conhecer o projeto winamp2-js!

Winamp

Foi em 2013 que recebemos a triste notícia que o Winamp iria morrer… ou melhor, ia perder suporte e qualquer tipo de desenvolvimento. Desde essa altura que têm sido criados vários players e melhorados muitos outros, mas a verdade é que a simplicidade do Winamp continua a deixar saudade.

Recentemente, o programador Jordan Eldregde criou uma versão do Winamp virado para a web ao qual deu o nome de winamp2-js. Este projeto foi totalmente desenvolvido em JavaScript e oferece todas as funcionalidades da versão nativa.

Além de reprodução de ficheiros de áudio, dos mais diversos formatos, podemos mover o leitor para onde quisermos, mudar a skin, criar listas, ajustar o som ao nível da equalização, etc.

Como referido, tudo isto está disponível através de um site a que podem aceder aqui. Se procuravam pelo melhor player do mundo, então experimentem o Winamp via Web, pois assim nem precisam de instalar qualquer aplicação.

O Winamp foi originalmente desenvolvido por Justin Frankel e Dmitry Boldyrev e, rapidamente, viu o seu sucessso a aumentar, tendo em conta que a Internet dava na altura, finais da década de 90, os seus primeiros passos no que toca à grande distribuição da banda larga (ADSL e Cabo) ao grande público e consequente massificação do ficheiro MP3, que nos dias de hoje continua bastante popular. Em 1998 o WinAmp era já o software mais descarregado como complemento ao sistema operativo Windows.

O WinAmp sempre se destacou pelo suporte aos mais variados formatos multimédia e respetiva quantidade de formatos conhecidos. O seu suporte a Plug-ins e Skins tornaram-no ainda mais conhecido pela sua flexibilidade que sempre foram acompanhadas de ricos gráficos de equalização, fazendo as delícias de newbies, nerds a experts.

winamp2-js

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Style
    Style

    Uma versão standalone disto é que era assunto.
    Eu ainda uso o Winamp 2. Os únicos problemas são o facto de a GUI ñ ser scalable e ñ reproduzir alguns formatos, tipo FLAC por exemplo. Mas tirando isso acho que continua a ser dos melhores players que por aí andam.

    1. Avatar de JacareDTR
      JacareDTR

      deves ter isso mal instalado, o meu winamp aceita flac na boa.

      1. Avatar de Style
        Style

        Deves ter uma versão posterior. Eu estou a falar do Winamp 2 (versão 2.x.x) ñ sei ao certo o número da minor version.
        Por default, esta aqui, ñ lê FLAC. Agora ñ sei é se há plug-ins que permitam decode disso. É provavel que haja. Seja como for os formatos que utilizo mais são WAV e MP3 portanto acaba por ñ me causar grande transtorno.

        1. Avatar de JacareDTR
          JacareDTR

          sim, tens razao. tenho o 5.666 com a skin da v2 🙂

  2. Avatar de Umx
    Umx

    Com o fim do meo music, é alojar isto no MEO Cloud e meter lá os MP3 e continuar a ouvir música sem gastar dados 🙂

  3. Avatar de okapi
    okapi

    Eu já não consigo ouvir mp3 ou outro formato rapado.

    1. Avatar de Eric Mac Fadden
      Eric Mac Fadden

      Dois….

      1. Avatar de Mário
        Mário

        aposto que num blind test…

  4. Avatar de Manso
    Manso

    Ainda hoje uso Winamp sem qualquer stress, sempre aquela old reliable tool

  5. Avatar de Kn0xx
    Kn0xx

    Dica:
    Instalar Maxthon Browser… ir ao site… right-click na Tab -> Enviar para -> Aplicação instantânea.
    Voilá… Winamp em app( ou algo proximo disso).

  6. Avatar de Luz
    Luz

    … com a mesma filosofia e simplicidade tem o Audacious no Linux, e ainda é bem melhor, e tem o mesmo Skins que o antigo WinAmp (só usava este programa no windows, ainda hoje tenho lá instalado, apesar de não usar o windows (cada vez está pior, cada vez mais um autentico vírus) … o Audacious tem Plug-ins melhores …
    … ainda não entendo como continuam a usar windows pois é um autentico vírus, o linux no meu caso Mint 18.2 Sonya 64-bit até os jogos corre no Wine 3.0 melhor que no windows … vocês são mesmo masoquistas e crentes …

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Credo…esse escalamento no comentário é qualquer coisa! Começas por dar uma sugestão válida (à qual vou atender) e no fim fazes um ataque completo a quem escolhe Windows LOOL

  7. Avatar de João
    João

    O bom e velho Winamp!!! Tantas CENTENAS de horas que rodou nas minhas mãos….

    bem, agora temos sempre o qmmp ( http://qmmp.ylsoftware.com/ ) que está ainda melhor!!!

  8. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Ainda hoje não percebo como esse excelente player (digam o que quiserem dos outros mas este era unico…) morreu e não desenvolvimentos!!

  9. Avatar de André Rosa
    André Rosa

    A tocar mp3 no Winamp neste preciso momento. De longe o melhor leitor de mp3 de sempre! De qualquer forma percebo os vários comentários a este artigo. O Windows é cada vez menos uma solução de confiança e vistas bem as coisas o Winamp é abandonware… Apesar de tudo, no meu PC com Windows 7 e muito software de produção de áudio antigo lá instalado, o Winamp não só é uma opção viável como é a melhor opção 😉 !

  10. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Tenho instalado no windows 10 e reparo ainda na boa qualidade de som e funciona às mil maravilhas

  11. Avatar de informado
    informado

    Isso é inutil. Tem de estar sempre ligado à net. Sinceramente eu não uso Windows. Linux Fedora para sempre. Quanto a tocador de música uso o QMMP 🙂 Muito bom e tem opção de temas 🙂 iguais ao winamp

  12. Avatar de JuNioR
    JuNioR

    Sempre que troco de computador após instalação limpa do Windows tenho 2 softwares inseparáveis que são os primeiros a serem instalados: DU Meter e Winamp.

  13. Avatar de Manuel Pinho
    Manuel Pinho

    O WINAMP teve o seu momento na história, como tantos outros acabou por atingir o auge e a decadência sendo ultrapassado por outros softwares gratuitos com mais funcionalidades. Usei durante muito tempo o WINAMP (adorava as skins e a forma simples e prática de tocar vários formatos de música) mas depois comecei a usar o VLC e até hoje é o meu media player de eleição. Uso-o há tanto tempo que desconhecia a descontinuidade do WINAMP desde 2014 o que é de lamentar.