Chegou o Opera 40 com VPN gratuita e ilimitada

52 Comentários

O Opera é um dos melhores browsers da actualidade apesar de não ser muito popular comparativamente ao Chrome ou ao Firefox. Com o lançamento da versão 40, o Opera passou a disponibilizar gratuitamente, a todos os utilizadores, um serviço de VPN.

Se ainda não experimentou este serviço, aqui está uma boa oportunidade.

vpn_01


Porquê uma VPN?

Muitos leitores têm-nos questionado porque se torna necessário usar uma VPN em determinados cenários. De uma forma muito simples, quando acedemos a um site o IP de origem será o IP externo da nossa máquina (mais concretamente do IP público do router). Se por algum motivo esse IP ou gama de IPs estiver bloqueado, por exemplo por um ISP, então uma das soluções mais fáceis de ultrapassar tal restrição é fazer com que esse pedido seja feito a partir de outra máquina que tenho um IP que não esteja na “lista negra”.

Como solução, nada melhor que usar uma VPN (Virtual Private Network), que além de usar tecnologia que cifra a comunicação, permite também que o pedido seja feito a partir da máquina que recebeu o pedido de estabelecimento da VPN.

 

O Opera 40 passou a disponibilizar, a todos os utilizadores, um serviço de VPN, reforçando assim a segurança das comunicações. Este novo serviço tem como base vários servidores que estão localizados em cinco partes distintas do mundo.

Veja como pode usar o serviço de VPN

Para activar o serviço de VPN basta ir a Menu > Configurações e depois dentro de Privacidade e segurança activar a opção “Activar VPN“.

vpn_02

Depois de activar a VPN, irá aparecer um ícone na barra de endereços onde o utilizador poderá activar/desactivar a VPN, ver quantidade de dados transferidos e também a escolher a localização virtual.

vpn_03

Outras novidades

Além do serviço de VPN gratuito, há também melhorias significativas na gestão de energia, suporte para Chromecast, melhoria na visualização de vídeos, Newsreader com suporte para RSS e outras novidades que podem ser consultadas aqui.

Partilhar:
Tags:

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Furtado
    Zé Furtado

    Terei que experimentar, sem duvida!

  2. Avatar de Pataconcio
    Pataconcio

    Simplesmente o melhor:
    – Só pela Speed dial já dá 10 a 0 aos outros;
    – VPN;
    – Adbloker incluído, sem necessidade de extensões;
    – Pop-up de vídeo pode-se mover o vídeo no ecrã e até abrir outros programas;
    – Totalmente compatível com os sites atuais;
    Único contra:
    – Não ter um tradutor embutido.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      é um browser…tradutores online? 😀

  3. Avatar de DIniz S.
    DIniz S.

    Espionagem chinesa? Não, obrigado.

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Preferencia pela espionagem americana . lol

      1. Avatar de k
        k

        Até sim. Se aceitarmos o facto de que somos espiados de qualquer maneira, pelo menos há gente com tomates por lá para os ir expondo e sempre se vão sabendo coisas sobre os americanos. Já os chineses…

    2. Avatar de pablo
      pablo

      é espionagem canadiana amigo. informe-se

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Browser que faz frente ao Edge.
    Muito bom 🙂

    1. Avatar de FNP.PT
      FNP.PT

      A todos os outros. Impressionado com a rapidez na abertura.

  5. Avatar de Xico Fininho
    Xico Fininho

    Colocar a DNS da google não funciona da mesma maneira? Não é mais prático?

    1. Avatar de Luis Araujo
      Luis Araujo

      É uma solução xico esperto, mas ainda bem que existem outras soluções e alguém para nos informar a respeito. Assim ainda ficas mais xico esperto.

    2. Avatar de Vendo marisco
      Vendo marisco

      São coisas bem diferentes…

    3. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Isso só te abre os sites bloqueados pelo ISP. Uma VPN abre os sites bloqueados e ainda “protege” o teu ip.

      1. Avatar de VC
        VC

        Protege o teu ip?
        Quem não usa essa VPN sou eu, ter os meu dados expostos, não obrigado!

        1. Avatar de TiagoC
          TiagoC

          As aspas estão lá para alguma coisa.

    4. Avatar de john
      john

      Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

      Quanto ao DNS, a tua máquina resolve os nomes das ligações em endereços IP no servidor de DNS da google. Numa VPN, o endereço IP do teu computador é convertido noutro endereço pelo provider da VPN.

      Conclusão, mudar só o DNS não altera o teu endereço IP e o end point (onde te ligas) sabe quem és, enquanto que, utilizando uma VPN, o end point é o do provider e nunca teu. Não sabem quem és. Isto acrescenta muito mais privacidade à tua ligação.

    5. Avatar de Pedro Pinto

      Não tem nada a ver. O DNS da Google não “esconde” a tua identidade e apenas serve para traduzir nomes em IPs e vice-versa.

      1. Avatar de khidreal
        khidreal

        Pedro Pinto, mesmo usando uma VPN a identidade é revelada à mesma! basta ter o WRCT ativado no browser, e aceder a um dos milhentos sites de teste de WRCT… o resultado será sempre o mesmo: aparece o IP simulado pela VPN, e o IP real do computador. Não vale a pena pagar 20€ mensais ou la o que é por uma VPN se o WRCT está ativado (e vem ativado por default nos browsers mais populares)…
        _________________________
        relacionado ao seu post, você só se esqueceu de referir que o Opera VPN não é nenhuma VPN, e sim um servidor de Web proxy. a “VPN” do Opera nem segura é. Pode visitar o seguinte site, no qual eu confio já que sou utilizador frequente: https://www.helpnetsecurity.com/2016/04/22/opera-browser-vpn-proxy/

          1. Avatar de khidreal
            khidreal

            ya isso, problema de quem escreve muito rápido xd. O problema dessas extensões para corrigir o WebRTC é que há os que funcionam, e há os que não funcionam, foi o que eu li num site.
            No firefox dá para desativar totalmente o webRTC, no chromium (ou seja, opera, vivaldi, Chrome, e derivados) é impossivel porque a engine utilizada não permite isso. ou melhor, poderia permitir, mas quem a desenvolve não quer saber…

    6. Avatar de k
      k

      São coisas distintas, mas um dos fins pode ser o mesmo, depende qual o teu objectivo.

      Trocares o DNS só faz com que troques qual o servidor que te diz qual o ip que corresponde ao nome/site que estas a tentar abrir.

      Ou seja, trocar o dns pode fazer com que em vez de http://www.abc.com corresponder ao ip 1.2.3.4, corresponda ao ip 5.6.7.8. Agora pensa que o 1.2.3.4 é o que te mostra a pagina que te diz que o site está bloqueado no teu país. O 5.6.7.8 é a página correcta que deveria abrir quando escreves http://www.abc.com.
      Os operadores em portugal estão obrigados por lei a mandar-te para o ip que diz que está bloqueado e fazem isso alterando os servidores DNS deles para te mandar para o site bloqueado. Se não alterares o teu endereço DNS, usas o do teu operador por defeito e é por isso que te aparece site bloqueado. Trocando o DNS do teu operador pelo do google, o site passa a estar a funcionar porque o google não quer saber nem está obrigado às mesmas leis dos operadores portugueses, então manda-te para o ip correcto.

      Uma VPN não tem nada a ver com isto. Uma vpn é uma ligação privada e encriptada através da net do teu computador a um outro computador, como se eles estivessem na mesma rede local.
      Pode ser usada para muita coisa, geralmente usa-se quando é necessário ter uma ligação segura e privada entre 2 computadores. Pode ser para aceder a uma base de dados, para o computador a que te estas a ligar reencaminhar todo o trafego de internet para ti, etc.
      Hoje em dia, está na moda esta segunda utilidade, ou seja, tu (pc A) ligas-te ao um servidor duma VPN (pc B) que se liga a net. Ou seja, ABInternet. Isto anonimiza a tua presença na internet, assumindo que o B não está a guardar registos do que tu andas a fazer. Do ponto de vista da internet é o B que está ligado e nem sequer sabe que o A existe.

      Agora, a dúvida quanto ao opera é se a VPN deles (nomeadamente o pc B no exemplo acima) está realmente a não guardar registos ou se está a oferecer o serviço de VPN para te poder “espiar”.
      Como o Opera foi comprado recentemente por uma empresa chinesa, perdeu bastante credibilidade e sabe-se qual é o objectivo dos chineses nisto. Se é oferecer um serviço de qualidade benevolente ou datamining do pior. Hoje em dia há muito dinheiro em vender informação sobre os utilizadores.

  6. Avatar de joao
    joao

    Já li em qq lado que a empresa chinesa que comprou o Opera tinha tido um leak gigante de dados de utilizadores, o que para quem procura uma VPN pode n ser boa ideia….

    1. Avatar de lmx
      lmx

      lool
      chegou a “contra informação” dos browsers

  7. Avatar de JoãoSilva
  8. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Uso VPN em todos os cenários, desde que ligo o computdor até o desligar, mas uma VPN desenvolvida por Chineses, não obrigado.

    1. Avatar de xexas
      xexas

      Qual usas? Ando à procura de uma boa para fazer isso mesmo.

      1. Avatar de Pedro Antunes
        Pedro Antunes

        Torguard. $9.99/mes. 5 devices connected simultaneously. Unlimited speed and bandwidth

        1. Avatar de lmx
          lmx

          ou seja…andas a ser espiado por outros e ainda pagas 😀

        2. Avatar de khidreal
          khidreal

          @Pedro Antunes

          Usas VPN em todos os cenários, mas se calhar não sabes que o WRCT dos browsers faz leak do teu IP real… ou seja, pagas 9.99/mes para nada se não desativas-te o WRCT do browser…

  9. Avatar de Manuel Borges
    Manuel Borges

    Está a ser mal ( ou não?) publicitada pela Opera pois não é uma VPN, é um proxy.
    São coisas diferentes com objectivos diferentes e com potencialidade de privacidade diferentes (mais limitado).

  10. Avatar de The Onee
    The Onee

    Fica uma sugestão para o pplware para dois artigos:

    1. Como criar um proxy (usando squidproxy, etc)
    2. Como criar um vpn (não sei como criar lol)

    1. Avatar de Ana
      Ana

      Há que adorar o pessoal do pplware que quando se fazem sugestões responde sempre com uma porcaria qql em vez de agradecer!!! Continuem!

  11. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    E não se esqueçam de colar fita cola na webcam. 😉

  12. Avatar de TOBY
    TOBY

    Li que tinha muitas vulnerabilidades, que não era bem uma VPN

  13. Avatar de Valadares
    Valadares

    Olha… Os chineses a quererem reconquistar-me! Lol

  14. Avatar de Theboice
    Theboice

    Actualização neste momento e nada de 40, versão actual – 39.0.2256.71

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    > Newsreader com suporte para RSS

    Agregação de ATOM e RSS era muito fixe. Nunca percebi a hostilidade que surgiu contra isto.

  16. Avatar de Carlos Bonaparte
    Carlos Bonaparte

    Vou testar. Não pela VPN porque nesses casos prefiro outras, mas porque estou curioso. Até há versão 37 o Opera não era acessível a pessoas cegas. Não acredito muito que já o seja, mas vou experimentar. Dependendo como os navegadores apresentam os diferentes elementos nas páginas, às vezes uma coisa que o leitor de ecrã não deteta num, deteta noutro browser. Isso dá muito jeito em questões de acessibilidade. Mas só utilizo versões portáteis, nada de instaláveis. O único que tenho que ter instalado é o IE, fora esse…

  17. Avatar de UnR3aL
    UnR3aL

    Olá!! E que tal usar o Thor??? Assim na~p precisa de VPN nem de alterar DNS.. e estamos ainda mais anonimos!!!!

    1. Avatar de khidreal
      khidreal

      @UnR3aL

      o tor tem vulnerabilidades conhecidas que já são abusadas por hackers aos anos, principalmente na deep web… pelo menos foi o que eu descobri quando pesquisei “como entrar na deep web”… queria ir até lá para “ver” como era LOL. depois de ler que o tor tinha essas vulnerabilidades desisti da ideia… isto foi à 2 anos atrás, não sei se foram corrigidas…

      1. Avatar de plenop
        plenop

        Não. O TOR não é totalmente anonimo.
        Assim rapidamente:
        A rede tor é constituida por 3 nos: entry, midle, e exit.
        No entry e no midle, os pacotes sao encriptados. No Exit não pois é necessario saber o dst.

        A maneira mais segura é combinares HTTPS com o TOR. Pois só o TOR não é eficaz.

  18. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Até quero ver se isto ultrapassa a rede da marinha.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Porque dizes isso

  19. Avatar de João Rios
    João Rios

    Boa feature , irei testa-la

  20. Avatar de sakura
    sakura

    ! Chinese-in-the-middle
    ok só para ver tv ate serve ……

    fonte:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_man-in-the-middle

  21. Avatar de Helder Meneses
    Helder Meneses

    Quando ligo a VPN aparece-me isto! http://prntscr.com/ckilgo

  22. Avatar de Omega
    Omega

    Bom dia.
    Existem VPNs que possam ser configuradas ao nível do router para que todos dos dispositivos ligados a este passem a usar a VPN?
    Obrigado.

  23. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Resumindo: torrents, certo?

  24. Avatar de Sully
    Sully

    Tente o serviço Onevpn, que é bom, eu estou usando isso. https://www.onevpn.com/

  25. Avatar de sergio
    sergio

    Pessoal…
    Quero fazer donwloads de torrents em segurança, posso fazer com o VPN do opera?