Chegou o novo VirtualBox 5.0 com suporte para Windows 10

25 Comentários

Uma das tecnologias que marca esta nova onda de tendências tecnológicas é a virtualização. Esta tecnologia permite-nos, de uma forma simples, ter vários sistemas operativos a correr (simultaneamente) na mesma máquina, sem qualquer tipo de alterações. Desta forma podemos ter um único sistema operativo nativo e virtualizar os sistemas operativos que pretendermos.

Um dos melhores softwares para virtualização é o VirtualBox. Hoje vamos conhecer as novidades do novíssimo VirtualBox 5.0.

virtualbox5_00

Depois de várias versões beta, a Oracle disponibilizou finalmente o VirtualBox 5.0. O  VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.

Esta última versão do VirtualBox traz suporte para os sistemas operativos mais recentes incluindo o Mac OS X Yosemite, Windows 10, Oracle Linux, Oracle Solaris e várias distribuições Linux.

Das muitas novidades, o VirtualBox 5.0 destaca-se:

  • Suporte à paravirtualização no Windows e Linux
  • Melhorias na utilização do CPU
  • Suporte para USB 3.
  • Bi-Direcional Drag and Drop com suporte agora no Windows
  • Possibilidade de cifrar os discos rígidos virtuais
  • Suporte para captura de tráfego USB
  • Suporte para a framework de rede NDIS6 no Windows

Galeria de Imagens








anterior próxima

A nova versão inclui também melhorias ao nível da interface gráfica, suporte para hotplugging de discos com interface SATA e muito mais. Ver  aqui

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    VMWare 4Ever!

    1. Avatar de BotFather Droid
      BotFather Droid

      +1

    2. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      provavelmente não o pagas. Falar assim é facil lol

      1. Avatar de BotFather Droid
        BotFather Droid

        Gold Partner

      2. Avatar de panhonhas
        panhonhas

        Se há keygens, para quê ir comprar lol.
        Ainda por cima para uso pessoal, não há mal nenhum.

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Quero ver pensar assim se você fosse o dono da empresa que desenvolve.

      3. Avatar de rui
        rui

        VMWare player é gratuito. e pode-se criar maquinas virtuais.
        Ambos são bons, e cada um tem sua vantagens e desvantagens.
        No player da vmware, uma delas é não ser para uso comercial 🙁

        1. Avatar de panhonhas
          panhonhas

          Creio que ele estava a falar da versão Workstation, a versão Player não dá para nada.

  2. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Acabei de experimentar…..mas nada como o hyper-v da microsoft xD

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      podes elaborar? porquê? o que fazes melhor no hyper-v? ou mais facilmente?

    2. Avatar de PAULO SILVA
      PAULO SILVA

      BOAS

      pode-se usar no mac osx? em linux?
      .)

    3. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Não sei se percebeste o que é paravirtualização. Tu agora consegues pôr o Hyper-V a processar tudo mas com as vantagens dos USBs e etc da Virtualbox! está nas opções da máquina virtual.

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        pois ja reparei nessas opções. qual a melhor? KVM? HYPER-V? MINIMAL?

        1. Avatar de Emanuel Vitorino
          Emanuel Vitorino

          Se tiveres em Windows 8.1 para cima e tiveres o Hyper-V ativado, usa o Hyper-V.

          Se tiveres no Linux e tiveres o KVM instalado, usa o KVM.

  3. Avatar de Mysecond
    Mysecond

    Alguém me sabe dizer se com este programa, consigo instalar o Windows 10 e ter “tudo” disponível como se fosse mesmo no PC (aceleração 2D/3D, aceleração som, etc)? Ou corre tudo principalmente por software?

    Eu gostava de manter o meu Windows 8.1 mas experimentei o Windows 10 a ver se gosto e se funciona bem no meu hardware. (Portátil AMD dual core 64 bit 1.6 GHz, 4 gb RAM, 500 gb disco sata, ecrã 1366×768)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, funciona tudo correctamente. Eu tenho-o neste momento a funcionar 5*

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Consegues correr o SO, agora ter a mesma aceleração 3D que tens no Host nem pensar. A aceleração 3D no virtualbox é muito rudimentar. Serve para correr o Aero e outras coisas muito simples, mais que isso não.

  4. Avatar de Adiemlaonun
    Adiemlaonun

    Com a versão 4.3.26 tudo funciona bem mas nas versões a seguir não consigo resolver o seguinte erro:

    “NtCreateFile(\Device\VBoxDrvStub) failed: 0xc000000034
    STATUS_OBJECT_NAME_NOT_FOUND (0 retries)

    Driver is probably stuck stopping/starting. Try ‘sc.exe query vboxdrv’ to get more information about its state. Rebooting may actually help. (rc=-101)”

    Tenho o windows 8.1 64bits.
    Alguém sabe como resolver?

    1. Avatar de Adiemlaonun
      Adiemlaonun

      Afinal já resolvi o erro basta fazer o seguinte:
      Em C:\Program Files\Oracle\VirtualBox\drivers\vboxdrv directory, botão direito do rato em VBoxDrv.inf e selecionar instalar. Depois numa janela de comandos escrever ‘sc start vboxdrv’ e está feito.

  5. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Agora só falta melhorarem a driver gráfica deles, correr o Office 2010 ou 2013 numa máquina virtual do Windows no Linux não funcona lá muito bem…

  6. Avatar de RuiB
    RuiB

    Para ambientes de uso pessoal é suficiente, agora para ambientes empresariais com failover cluster, live migrate, etc… esqueçam lá isso.

  7. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Já fiz download mas acho que só vou instalar quando saír o Windows 10 porque nessa altura faço uma formatação e instalação limpa. É que sempre que tenho atualizar o VirtualBox para uma versão mais recente o PC passa-se e fica sem dar a rede e o teclado e rato e só formatando é que resolvo isso e já que falta pouco para saír o Windows 10 espero até essa altura para não ter que formatar duas vezes.

  8. Avatar de irlm
    irlm

    Gnome Boxes, Libvirt incluido do Gnome 3

  9. Avatar de Andherson Peter
    Andherson Peter

    A versão 5 não é mais free para uso comercial. Tive duvidas quanto a isso, pois o próprio site da Oracle é confuso e gera ambiguidade. Em determinado momento eles falam que pode usar e em outros deixam no ar. Na dúvida contactei a Oracle e fui informado que para uso em empresa tem que adquirir a licença. Sobre o site falaram que será corrigido. Os pontos que deixam mais duvidas são: “Personal use is When you install the product on one or more PCs yourself and you make use of
    it (or even your friend, sister and grandmother). It does not matter Whether you just use it for fun
    or run your multimillion
    euro business with it. Also, if you install it on your PC work at some large
    company, is still personal use this. ”
    Mas em outro ponto você encontra:
    “VirtualBox is based on open source software and is free for personal use. Commercial licenses
    and support are Also Available.”
    Enfim é ou não free em empresas? A oracle respondeu que ‘NÂO’.

  10. Avatar de Jose Santos Monteiro monteiro
    Jose Santos Monteiro monteiro

    como eu fico ligado ao virtualbox