Chegou o novo GIMP 2.10! O “rival” open source do Photoshop

40 Comentários

Após 6 anos do lançamento do GIMP 2.8, chegou agora o novo GIMP 2.10. Para quem não conhece, o GIMP (GNU Image Manipulation Program) é provavelmente a melhor ferramenta para edição de imagens open source, sendo considerado por muitos como uma alternativa credível às populares ferramentas comerciais (ex. Photoshop).

Vamos conhecer quais as novidades do novo GIMP 2.10.


O GIMP foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, no âmbito de um projeto para a Universidade, como sendo uma alternativa livre ao Adobe Photoshop. Atualmente o GIMP é mantido por um grupo de voluntários por todo mundo, sendo disponibilizado sob a licença GPL.

Principais novidades do GIMP 2.10

De acordo com a informação disponibilizada no site do projeto, o GIMP 2.10 traz um conjunto vasto de novidades.

Atualização da interface e suporte inicial para HiDPI

Uma das novidades, imediatamente perceptível, no GIMP 2.10 é o novo tema escuro e os ícones simbólicos que estão ativados por padrão. O GIMP 2.10 tem agora também suporte para HiDPI (Retina Displays).

Atualmente são disponibilizados 4 temas: Dark (padrão), Gray, Light e System. Os ícones estão agora separados dos temas.

“Novo” sistema de processamento de imagem, GEGL

Com o lançamento do GIMP 2.10, dá-se por concluída a portabilidade para o “novo” sistema de processamento de imagem, GEGL. Esta alteração começou a ser feita a partir do GIMP 2.6. O GEGL  permite processamento de alta profundidade, processamento de pixels acelerado por hardware e multithread.

Filtro: GEGL Shadow-Highlights

Além das novidades referidas, destaque ainda para:

  • Exibição e edição de metadados para Exif, XMP, IPTC e DICOM
  • Suporte para novos formatos de imagem (ex.OpenEXR, RGBE, WebP, HGT)
  • Ferramenta de pintura digital melhorada
  • Novas ferramentas (ex.Unified Transform, Warp Transform, Handle Transform, etc.)
  • Conheçam aqui em detalhe todas as novidades desta versão

O Gimp é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para quem necessita de editar imagem. Atualmente esta nova versão ainda só está disponível para Linux mas, em breve, deverá chegar ao Windows e MacOS.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só dizer que apesar de ser considerado uma alternativa ao Photoshop, o GIMP tem uma grande escassez de developers a trabalhar nele. Só tem 6 devs que contribuem de forma regular e consistente e isso explica os seis anos de intervalo no lançamento desde a versão 2.8 até esta.

    1. Avatar de GOD
      GOD

      e nem cheira o photoshop
      é esticar MUITOOOOOOO a corda, dizer que é concorrente do deus photoshop

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Mesmo assim prefiro mais o Affinity Photo do que qualquer um destes.

        1. Avatar de euZinHo
          euZinHo

          Ao contrário dos PS e Gimp, o Affinity é underrated, mas ainda bem. A um preço acessível tem-se acesso à uma ferramente excelente. Com uma curva e aprendizagem excelente e um suporte de altíssima qualidade.

        2. Avatar de Joaquim Pedro
          Joaquim Pedro

          Não conhecia o Affinity. Obrigado pela sugestão!
          😉

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Claro que é concorrente do photoshop.
        Este sendo gratuito rouba alguns clientes que se não tivessem outra alternativa teriam de comprar o photoshop.

        1. Avatar de pilinhax
          pilinhax

          Existe quem faça muito bom trabalho em qualquer programa, é um facto.
          Mas dizer que rouba clientes é esticar muito.
          Quem precisa de trabalhar, ira usar o photoshop, ou affinity (que só a relativamente pouco tempo saiu para windows) ou paintshop pro.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Como é óbvio que está longe do Photoshop. Como disse com 6 developers a fazerem o trabalho fica complicado acompanhar o desenvolvimento do Photoshop.
        No entanto, o GIMP é um programa que serve para os mesmos propósitos que o Photoshop (raster-based image editing).

    2. Avatar de met
      met

      Nunca tive de usar photoshop na vida por causa do GIMP. Uso com relativa frequência no trabalho para retocar imagens, nada de muito extravagante… Mas sim, sem isto tinha que pagar a uma empresa tão nojenta como a Adobe

  2. Avatar de Allez
    Allez

    O melhor editor de imagem até ao momento!
    (as áspas, usam-se, entre outros casos, para referir significados não literais, assim sendo, não deveria ser “rival” com áspas e o open source sem?!)

    1. Avatar de Allez
      Allez

      (e aspas sem acento xD)

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim sim, era mais em rival e não em Open Source 😀

  3. Avatar de pia
    pia

    GIMP nunca vai ser rival do Photoshop, só na cabeça dos xiitas do software livre.
    Pra começar nem é pago… rsrsrrsrsrs

    1. Avatar de eachtime
      eachtime

      Xiitas? Porque não Sunitas?

    2. Avatar de Marcos Alvaro
      Marcos Alvaro

      Ser open source não significa ser software livre, vai estudar pra falar alguma coisa.

  4. Avatar de Pimp
    Pimp

    Era bom que quando esta versão chegasse ao Windows a grande novidade do Gimp fosse ter um arranque um bocadinho mais rápido, sem aquela seca infinita do carregamento de fontes e de extensões pré-instaladas.

    1. Avatar de irlm
      irlm

      reduz o tamanho de memoria e cache nas definições

  5. Avatar de eu eu
    eu eu

    Rival às ferramentas da Adobe. Que anedota !
    Onde está uma versão oficial para macOS (onde se encontram os designers) ?

      1. Avatar de pilinhax
        pilinhax

        “There is no macOS package yet, sorry. Please check back later.”
        É pior que o inkscape, ao menos lá o port já está “feito”

    1. Avatar de RR
      RR

      Que boneco! muitos a comentar e nem sabem do que falam…

  6. Avatar de Danilo
    Danilo

    O que não gosto no Gimp é o layout, sei lá, prefiro o Photoshop e toda suite Adobe. After Effects também é 10! Outro nível… Tá, o Gimp pode satisfazer 90%, mas se existisse o Photoshop pra Linux, aí sim…

    1. Avatar de FAK
      FAK

      Se existisse photoshop para Linux, poucos o compravam.
      encare-se os factos, o photoshop está a ser substituído lentamente pelo Gimp nos centros de formação e cursos que se encontram, já vi 2 casos desses: no Facebook, anúncio de curso de Gimp, e numa escola de formação profissional no Norte.
      convenhamos, o Gimp sai muito mais em conta e faz quase o mesmo que o photoshop mesmo a nível profissional.

      Eu já usei os dois e Gimp compensa mais, tem os seus problemas, há ferramentas do photoshop que gostaria de ver no Gimp, mas para o preço (0€) não posso exigir nada, só posso estar agradecido de existir o Gimp e assim poupar 150€ anuais.

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Confirmo, estive numa formação à uns anos atrás e usavam a suite corel draw, que é pago evidentemente.
        Agora una anitos depois voltei lá e usam o gimp, claro que oGIMP pode não ter certas coisas que um programa pago e com bastantes programadores a desenvolver os programas tem mais probabilidade de ser algo melhor.

      2. Avatar de pilinhax
        pilinhax

        E sabem o porque de agora existir essas formações de Gimp (e não edição/manipulação imagem)?
        Porque começa a ver escasses de informação pela internet, então, vamos ganhar uns euros a ensinar, e ainda lhes sai mais barato.
        A ferramenta faz muito, é verdade, mas o photoshop faz muito mais.

        Dizer que o Gimp compensa mais, só se nao for profissional na area. Ai sim, qualquer coisa que nao se pague deve compensar mais 🙂

      3. Avatar de Danilo
        Danilo

        Claro que poucos compram, afinal a maioria dos linuxers são comunistas ou tem uma relação de amor pela esquerda. É claro que querem tudo de graça a qualquer custo, não é a toa que usam SO que não custam nada e sugam os devs ao invés de fazer uma doação.

        1. Avatar de met
          met

          Eu fiz uma doação à distribuição que uso, como é que bastante comum na comunidade Linux. Ou achas que os devs trabalham sem comida na barriga? Eu uso steam e pago todos os jogos que uso. Eu vou ao bandcamp comprar a música que ouço. Eu compro os meus pcs como o resto da malta, não os roubo da loja. A diferença entre nós é que eu prefiro consumir o que é feito pela a comunidade para a comunidade de não o que é feito por uma empresa para o bem da empresa. Qual foi o último escândalo que envolveu open source? E o último escândalo envolveu quem? Certo.

          1. Avatar de Marcelo
            Marcelo

            O cara ficou caladinho diante de argumentos ..

        2. Avatar de Jhon
          Jhon

          Não se trata de ser de graça, se trata de ter autonomia para modificar como se quer, posso ter o Debian e usar a interface que me familiarizo mais, diferente do windows que toda versão que lança muda tudo, o Debian uso a 8 anos e uso a mesma interface, melhorias vem para todo sistema de processamento e qualidade só que permaneço com o mesmo visual, fora que faço doação para as distribuições e não pirateio nada, compro tudo que preciso usar, ridículo é a pessoa falar que gosta de usar software pago, e todos que usa serem pirateados, isso sim é um pensamento, deturpado, mesma coisa que roubar, tá se apropriado de um conteúdo PAGO, mas sem pagar nada por ele…

  7. Avatar de João Mendes
    João Mendes

    A versão WINDOWS já está disponível!
    O site deteta o sistema operativo que estão a usar e sugere a versão para esse SO.

    1. Avatar de James
      James

      Boa Noite.

      Sim mas é explicado no site que para windows,só tem a versão para download de 64 bits.

      “These links download the official GIMP installer for Windows (~100MB). The installer contains the 64-bit version of GIMP.”

      Para quem como é que é 32 bits.nem adianta fazer o download.

  8. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    gimp + krita + blender

  9. Avatar de Ju
    Ju

    Eu amo o Gimp, quanto mais conheço mais amo.
    PS não gostei

  10. Avatar de Anderson Marques
    Anderson Marques

    Rival do photoshop?
    vai demorar alguns anos para isso acontecer, se é que um dia acontecerá, já que os desenvolvedores do Gimp tem focado em criar funcionalidades, mas em nenhum momento foca na produtividade.

  11. Avatar de A. Martins
    A. Martins

    Por favor, há por aqui alguém que me possa dar uma ajuda? Tinha instalado o GIMP 2.8 no meu computador. Instalei agora o novo GIMP 2.10.8 mas ao abrir continua com o layout igual ao anterior em janelas separadas. Já desinstalei e voltei a instalar e nada. Não consigo entender o motivo. Agradeço a ajuda.

  12. Avatar de ana flavia
    ana flavia

    A opção ”tornar encaixável” não tem mais nessa versão? Baixei o novo mas não acho ele.

  13. Avatar de Carlos Vitor
    Carlos Vitor

    Eu tenho um desenho (foto) para mudanças – retirar e acrescentar imagens. Gostaria de saber se você faz esse serviço a parte.
    Abraço,
    Carlos