Chegou o LibreOffice 7.0! Adeus Office da Microsoft

66 Comentários

Quer um Office à borla? Chegou o novo LibreOffice 7.0. Não há dúvida que nas ferramentas de produtividade a Microsoft é a empresa que mais se destaque. No entanto, nos últimos anos, muitas plataformas têm aparecido e uma das que se tem destacado é o LibreOffice.

Recentemente foi lançado o LibreOffice 7.0. Saibam quais as novidades.

Chegou o LibreOffice 7.0! Adeus Office da Microsoft


O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas.

Naturalmente o novo LibreOffice 7.0 chega com um conjunto de novidades e melhorias interessantes. A Document Foundation, responsável pelo projeto, anuncia esta nova versão como “funcionalidades significantes”. O LibreOffice 7.0 está disponível gratuitamente para Windows, macOS e para Linux.

Novidades do LibreOffice 7.0 em vídeo

Das várias novidades, destaque para o ODF 1.3. Este “Open Document Format” é o formato esta solução de Office usa para guardar os documentos. As novidades são muitas, mas o destaque vai para o suporte de assinaturas digitais, encriptação OpenPGP com base em XML, melhor suporte na formatação de documentos.

Outra das novidades, cortesia da AMD, é o novo motor gráfico Skia que é usado para a utilização de objetos dentro dos documentos.

Para Windows esta novidade vem ativa por omissão. Tal como outras versões desta plataforma, o suporte para documentos do Office também foiu melhorada.

O LibreOffice oferece ferramentas idênticas ao WordExcel e PowerPoint. O Draw é uma ferramenta de diagramas semelhante ao Visio.

Existem também o Math que é usado para criar fórmulas simples e complexas e o Base que é um estilo de Microsoft Access. Tal como o Office 365, o LibreOffice também está disponível na cloud – ver aqui.

Chegou o LibreOffice 7.0! Adeus Office da Microsoft

LibreOffice 7.0

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Libre Office nunca chegará aos pés do Office original, prova disso é o PowerPoint, tenta usar o PPT no libre e depois usem no Office original… A diferença é abismal

    Para além de que está sempre a travar no livre

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Pois, mas não te esqueças que é open source, eles não ganham nada ao desenvolver o Libreoffice, só ganham em doações mais nada 😉

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Nem relógio trabalha de graça, meu caro.

      2. Avatar de David Welber
        David Welber

        O pior é que ganham. Muitas empresas patrocinam. Do contrário o projeto já estaria obsoleto.

    2. Avatar de Miguel Lima
      Miguel Lima

      Nunca é uma palavra muito forte! Lá diz o ditado “Nunca digas nunca”…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        macos e melhor, so nao usa quem nao pode

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Eu não uso nem windows nem o mirasoft office, neste PC/portátil só Linux e Libreoffice

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Tenho pena de ti 🙂

        2. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          E tenho pena de ti também mas é por usares algo em que não mandas nada 😛

    3. Avatar de Csilva
      Csilva

      Umm, MS Office é realmente muito bom, tenho a versão 2010 original, mas já troquei pelo LibreOffice já faz muito tempo, porque? Simples, tente criar um livro Epub no M$Office, ummm não dá.
      Cada um tem seus pontos fortes e fracos.

    4. Avatar de Daniel Rios
      Daniel Rios

      PPT é o formato proprietário do próprio PowerPoint (o antigo por sinal, que funciona perfeitamente no LibreOffice), mas o PPTX também é do PowerPoint, é claro que vai rodar melhor nele…

    5. Avatar de Pedro Martins
      Pedro Martins

      Eu, que sou utilizador intensivo do LibreOffice talvez há uns 15 anos, devo ser o único gajo que acha o LibreOffice mais completo que o Microsoft Office. E nunca tive qualquer problema em utilizá-lo em trabalho, com conversão de ficheiros ou seja o que for. Utilizo sempre o formato ODF, e quando tenho que enviar para alguém, faço questão de me fazer esquecido e enviar sempre nesse formato, e ficar a aguardar a reclamação “Não consigo abrir o ficheiro…”. Depois converto para *xls, *doc ou *pdf e volto a enviar. Simples.

    6. Avatar de jose
      jose

      Usualmente utilizo Microsoft Office, mas quando quero fazer coisas a sério realmente personalisaveis vou para o OpenOffice ou LibreOffice…. O MS Office é demasiado duro cheia de automatismos que nos impede de fazer muitas coisas.

    7. Avatar de Bruno Maia
      Bruno Maia

      Isso não é verdade. É uma visão limitada do LibreOffice. A ferramenta de desenho, o Draw, é fenomenal. Eu diagramo páginas, faço desenhos, crio efeitos avançados de sombreamento e transparência, edito curvas bézier, faço folders avançados. O PowerPoint destaca-se por ter mais templates e configurações prontas, apenas. Deve de ser um utilizador que não conhece a fundo o libreoffice. Não lhe quero ofender, mas não é verdade.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Verdade , estes artigos metem bué piada porque dizem: adeus WhatsApp! Adeus Windows ! Adeus iPhone! , Mas depois os produtos que essas mesmas pessoas que escrevem este artigo usam são justamente esses, os mais populares e conhecidos.

    Só dá para rir mesmo

    1. Avatar de silva
      silva

      Calma que quando é “Adeus iPhone!” é porque foi descontinuado e não para substituir por um concorrente 😀

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Verdade, a comunidade da Apple todos os anos muda de iPhone, pagam 1000 euros todos os anos só para conseguir o modelo seguinte kkkk iludidos

  3. Avatar de Pedro Pinto

    eh eh eh, Por acaso nem uso 🙂

    1. Avatar de Atento
      Atento

      Apanhado!! 🙂 🙂

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Adopta formatos abertos, usa odp.
    Quem está mal é a Microsoft, a usar extensões proprietárias. Mas eles lá sabem da vida deles.
    Seja como fôr, se não conseguirem abrir documentos enviados por mim, quem está mal não é certamente quem usa formatos abertos e respectivo software que os suporte.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tu tens emprego? Paga as minhas contas. Mando já uma folha de cálculo em .ods
      A minha opinião sobre os formatos continua a mesma. Formatos abertos a 100%

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      nao preciso de trabalhar os meus pais pagam tudo. No natal até comprei uma switch

  5. Avatar de Mike
    Mike

    Pena continuarem com o sistema de icons do século passado. Se querem realmente serem adoptados por mais utilizadores, não tem outra alternativa senão mudarem o ambiente gráfico para um idêntico ao MS Office, tal como acontece com o Freeoffice ou WPS… E para quem quer um MS Office básico e gratuito, procurem pelo MS Office Starter, que para a maioria tem as funções necessárias…

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Olha que não, aqui tens a possibilidade de mudar de interface ( e ícones) e escolhes a que te der mais jeito, és livre de escolher. Se gostas da ribon escolhe a ribon, eu cá sou mais produtivo a usar a clássica. Se quiseres ser incompatível continua a usar formatos proprietários e o starter deve ser altamente básico.

  6. Avatar de Charles
    Charles

    Totalmente de acordo!
    Estes títulos estão a ficar patéticos.

  7. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    MS Office é MS Office. O resto é paisagem.

    1. Avatar de Jack
      Jack

      Não precisas de usar. Podes sempre usar o Office da Microsoft. Cada software tem o seu propósito. Não gostas não usas. Simples.

    2. Avatar de Daniel Rios
      Daniel Rios

      WPS Office pra mim já substitui o MS Office, são alguns pouquíssimos detalhes que o MS Office ainda leva vantagem, como poder editar uma apresentação enquanto apresenta, dá pra contar nos dedos, mas no final das contas não justifica pagar podendo usar o WPS de graça…

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        Você não deve ter montado uma planilha que armazene datas. E nem resolve mudar o formato padrão do sistema. É um caos.

  8. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Uma suite de produtividade excelente pra quem precisa de um Office básico!

    Chega de mandar bocas uns aos outros só porque a vossa opinião é diferente da dos outros. Faziam melhor se postassem comentários mais construtivos como 2ªs opiniões etc… em vez de desdizer do comentário do outro ou do próprio artigo em sí. Acho que chega de mariquices e coisas dessas. Mas pronto…. uma casa sem crianças não tem a mesma piada nem alegria.

    E nem sou o dono nem administrador do site pra mandar este bitaite. Mas tá dito…!!!

    Conclusão: Muito bom software de produção para quem (como já disse) necessita de um Office para as necessidades básicas do dia a dia. Chega e serve muito bem!

    Os cães ladram mas a caravana passa!

    1. Avatar de jack
      jack

      Obrigado pelo comentário,foi acertivo. Certos comentários fazem lembrar de quando puto todos punham a mangueira para fora e depois começava a guerra, olha olha a minha é maior cá tua. Como seria se não houvesse pirataria.

  9. Avatar de Compilador
    Compilador

    Oi!??
    Não sou professor, mas tenho amigos que são, fui há muitos anos aluno e não me lembro de ver um professor meu usar o Office, até porque o que faziam não dependia do office para nada, zero.
    Provavelmente estás a falar de cursos tipo finanças, contabilidade, economia, gestão, etc.
    Cursos de engenharia e Office? Onde é que usas isso?
    Nem para escrever o relatório, visto que querem o relatório impresso ou em PDF.
    Até te posso dizer que, relatórios de final de curso/estágio, teses de mestrado, teses de doutoramento, pelo menos onde andei era obrigatório ser em LaTeX e convertido para PDF, e os cabeçalhos até eram standard para todos.
    Andaste a estudar onde e o que tu?

    1. Avatar de Monte Gordo
      Monte Gordo

      “visto que querem o relatório impresso ou em PDF.”

      E quando escreves em ms office e imprimes ou guardas em pdf, é o quê? Não é impresso e pdf?

      Eu andei em 2 universidades, fiz várias graduações posteriores no estrangeiro e até hoje todos os PC levavam Windows e Office da Microsoft…

      1. Avatar de Compilador
        Compilador

        Não é obrigatório usar o word para escrever um relatório, e converter um word com pessima formatação para PDF, é qualquer coisa.
        Parabéns por onde andaste, principalmente se te exigiram usar o word, revela logo muito sobre a instituição.

  10. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    por acaso uso há anos, calc e writer. ainda sou do tempo que demorava um minuto a iniciar =)
    mas sinceramente o que me atrai nem sequer é o factor preço, é mesmo os GiB que ocupa(o office está completamente ao abandono em termos de optimização estrutural), sou um maníaco em busca da app mais piquena

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      De que serve uma APP mais pequena que não faz nem metade?

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Sinceramente nem sei do que as pessoas se queixam de uma boa opção ao office de forma gratuita…

    1. Avatar de Compilador
      Compilador

      É assim, pessoas que tratam software e empresas de software como de religião ou fanatismo clubistico se tratasse.

  12. Avatar de Maria
    Maria

    Acho que andas enganado. É o mesmo que dizer que doidos trocam de equipamento anualmente, para se manterem na onda das especificações, que para eles é a coisa mais relevante para mostrar que “tem melhor especificação” que o parceiro

  13. Avatar de Maria
    Maria

    Acho que andas enganado. É o mesmo que dizer que doidos trocam de equipamento anualmente, para se manterem na onda das especificações, que para eles é a coisa mais relevante para mostrar que “tem melhor especificação” que o parceiro

  14. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    O LibreOffice nasceu em Setembro de 2010, e é desde essa altura que o utilizo. Já tinha antes migrado do Microsoft Office para o Open Office. Para o tipo de trabalho que faço dá para quase tudo; e só não digo “tudo” porque o LibreOffice tem um problema comum a qualquer outro software alternativo que não seja o da Microsoft: não suporta as macros do Excel. E aí nada a fazer, pois trata-se de uma questão comercial. Mas nada que não se resolva.
    Dizer no entanto “Adeus Office da Microsoft” é que não concordo. Até porque para utilizadores avançados que tirem partido de funcionalidades proprietárias deste software, nem o LibreOffice nem outro qualquer o poderá substituir. Além disso 69€ por ano pelo Microsoft Office completo com utilização simultânea em até cinco dispositivos e 1 TB de armazenamento online nem é assim tão caro como isso (para quem tiver rendimento regular). Portanto aqui há que cada um determinar aquilo que precisa. Se calhar para 90% dos utilizadores (onde me incluo) o LibreOffice chega e sobra, e nunca na vida irei utilizá-lo a 100% da sua funcionalidade. Mas há sempre alguém que necessita de mais, e aí dependendo das possibilidades e das necessidades lá terá de permanecer o “velho” Microsoft Office.

  15. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Se calhar vou fazer uma pergunta parva mas a MS não poderia disponibilizar um Office gratuito com funções básicas para quem dá poucos toques nestas áreas sem recorrer a versões como direi “pirateadas”?

    Seja como for o LibreOffice é o que uso nos meus PCs só para dar uns toques mesmo.

    Muitas vezes acabo por usar as apps que tanto a Google como a MS no Outlook nos permite criar/alterar…

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Já existiu, o MS Office Starter 2010… Da última vez que testei, ainda funcionava no Windows 10…

    2. Avatar de Crow-
      Crow-

      Sim, chama-se Office Online. Já não uso sites Office Desktop há vários anos, para o tipo de utilização que lhes dou as versões web chegam e sobram.
      Inclusivé profissionalmemte só uso o Office no OneDrive.

  16. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Para brincar serve ms para trabalho a sério não presta.

    1. Avatar de Jack
      Jack

      Não presta ou não sabe trabalhar com ele. Muita gente confunde as coisas.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        ou não percebe o workflow que é diferente. quando se muda, não tem que ser necessariamente igual e muitas vezes até é melhor desde que se saiba usar.

  17. Avatar de Pensamento Positivo
    Pensamento Positivo

    Caros: Sendo certo que, para o mundo médio e grande empresarial, mais especificamente para os departamentos financeiros, o Office da Microsoft é na realidade a única solução possível, já para o uso corrente, há hoje uma enorme quantidade de boas soluções!… Pessoalmente prefiro usar as ferramentas gratuitas da Google. Simples, prático e rápido. Integrado no Chrome, permite partilhar com outros utilizadores Google via drive… Enfim, temos de forma simples e intuitiva aquilo que verdadeiramente interessa… E melhor de mês para mês, sem que nos tenhamos de preocupar com as actualizações, outras que não a do browser!… Por este caminho, em breve até no empresarial começam a entrar…

    Meus caros: Olhem mais para o mundo à volta… Software é, cada vez menos, sinónimo exclusivo de Microsoft!… E ainda bem!…

  18. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Na minha opiniao fica-se a comparar alhos com bugalhos, na microshit tem um batalhao de programadores, enquanto que no libreoffice tem meia duzia de gatos pingados. Logo ai a m$ tem a obrigacao de fazer um software melhor digo eu mas mesmo comparativamente ao libreoffice muita gente fica satisfeita com o seu potencial, eu incluido. so nao fica melhor por causa da mesma politica de bosta da m$ em querer tudo para ela no seu ecossistema e nao partilhar a documentacao correcta de forma a ser possivel implementar a leitura correcta dos documentos criados em libreoffice

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Boa sorte, juntamente com as restantes cinco pessoas que usam isto, assim como uma das duas mil distros de linux diferentes para um contexto que não seja “brincar com máquinas virtuais”. Quando se entra no mercado de trabalho nas mais variadas empresas, utiliza-se o office pois não há qualquer outra ferramenta que faça o mesmo nem de forma competente. São factos.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Quando te referes a “brincar com máquinas virtuais” espero que te estejas a referir às versões desktop. Porque a nivel de servidores nem sequer há questão, Linux is the way. O linux a nivel de serviços sustenta o mundo literalmente..

  19. Avatar de Notliz
    Notliz

    Office na mão da maioria dos usuários é que nem Smartphone. Essa grande maioria subutiliza o produto. Para que fique claro, a grande maioria não sabe o que pode fazer com o produto. Libre atende e bem às necessidades dessa grande maioria. Sendo redundante para não generalizar. Claro que o Office é muito melhor em termos gerais, mas o Libre atende bem.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      A publicidade ao programa é muito fraca

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Claro, que se numa loja não podes vender um produto, não vais fazer publicidade a esse produto nem que seja melhor. Com o Linux é o mesmo. Não ganham a comissão de venda por isso vendem algum ruim como se fosse algo de bom. Ao menos podiam instalá-lo às pessoas por metade do preço e aí ainda ganhavam dinheiro. Bolas, esqueci-me que depois a M$ lhes cortava com o desconto…

  20. Avatar de Diogo Teixeira
    Diogo Teixeira

    Bom é o WPS, consegue ainda abrir bem melhor os ficheiros normais do Office do que o libreoffice , mas falta uma coisa que é o access no WPS.
    Ainda assim, eu utilizo no meu computador de trabalho o OFFICE 365 (Microsoft 365), e no portátil o WPS e
    abre os documentos perfeitamente.
    O Libreoffice tem a paixão de desconfigurar tudo do documento feito no OFFICE, mesmo que seja em ODF.
    Mas cada um é que sabe, se gosta do libreoffice, ou do wps ou do office, para mim não me interessa, são todos bons editores de documentos e cada um tem as suas falhas

  21. Avatar de fui
    fui

    Quando é a empresa a pagar o Office é o máximo…

    1. Avatar de Diogo Teixeira
      Diogo Teixeira

      E como sou o dono l da empresa, melhor ainda

  22. Avatar de Algo
    Algo

    O meu único problema com essas alternativas é mesmo o PowerPoint “deles”. Quem sabe mexer no MS PowerPoint sabe o quão formidável esse programa é. Fora isso acho que até o OpenOffice org serve.

  23. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Para quem quiser testar sem adicionar o Libreoffice ao registo:
    https://www.youtube.com/watch?v=dEFEgVGYekA&t=66s
    Documentos mestres:
    https://www.youtube.com/watch?v=-jq6Gmon_I0&t=2s
    Cálculo de preço de combustíveis:
    https://www.youtube.com/watch?v=D-LI0G9eNkk&t=44s
    tenho de fazer para o elétrico:
    (custo compra: 13k€, combustível: 0,2€/kW consumo: 15kW rendimento do carregador: 75%)

    Nota: O som no android não funciona correctamente

  24. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Por acaso é curioso.

    No site a versão para descarregar é a 7 mas se usar o atualizador a versão é a 6.4.4…

  25. Avatar de Anderson Anacleto
    Anderson Anacleto

    Faz mais de 12 anos que utilizo LibreOffice e sempre o achei mais completo. Utilizo MSOffice por obrigação onde trabalho, e porque muitos NÃO SABEM utilizar outra Suíte de escritório, mas quando pedem pra instalar uma já o faço de imediato.
    Penso o seguinte para que piratear se temos um software livre e que faz exatamente as mesmas coisas e até mais que MSOffice.

    Como já mencionaram cada uma das suítes tem os seus pontos fortes e fracos, porém convenhamos MSOffice tá no mercado porquê tem investimento pesado, marketing e já está culturalmente estruturado em nosso dia-dia, muitas coisas saem das empresas para as nossas casas é totalmente natural, mas temos que ter a mente aberta para alternativas justas.

  26. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    ONLYOFFICE

  27. Avatar de Bruno Maia
    Bruno Maia

    Sou utilizador do LibreOffice há dez anos… Bem, vamos às minhas impressões: O corrector órtográfico(corretor em Brasil) do Libre é mais fraco, ainda mais em PTpt, quando preciso editar um texto para o mercado luso e de África, fica muito a desejar. O travamento da App quando se abre um documento grande, é um percalço: ele trava mesmo lá à página 100. O Impress, opção ao power point, de que falaram tão mal por este sítio, ao contrário, é fenomeal. Os recursos de curvas bézier, transições, transparência, desenho, sombreamento estão anos luz à frente do MSOffice. Enfim, minha impressão.

  28. Avatar de Luis Testa
    Luis Testa

    Desde que fiz a actualização para a nova versão, 7, deixei de conseguir abrir ficheiros.
    Alguma sugestão?

  29. Avatar de decio reis
    decio reis

    Sinceramente vejo um monte de gente brigando por esse ser o melhor ou pior, mas o problema é o seguinte o linux tem poucos aplicativos o broffice é pesado, mas porque as pessoas menos gostam no linux acredito que seja porque tem menos programas piratas também, a piratara é uma festa no Brasil por isso todo mundo gosta, mas comece a pagar pelo windows pagar pelo office pagar por um editor de pdf, e pagar por vários programas então começariam a valorizar os programas de códigos abertos. Em um país onde a corrupção e a desonestidade são virtudes é fácil dizer que um programa desenvolvido durante anos e que custou milhões é melhor e não discordo. Apenas gostaria de ver se as pessoas que usam programas piratas fossem presas. A pergunta correta a ser feita a seguinte qual programa tem melhor custo beneficio?

  30. Avatar de Lucine Abdias
    Lucine Abdias

    Eu gostaria de um dia ler uma comparação realmente honesta entre esses dois programas. Até agora somente encontrei matérias tendenciosas ou escritas por pessoas que parecem nunca ter usado esses softwares.