Chegou o BleachBit 4.0! Tenha o seu Linux e Windows “limpinho”

32 Comentários

O tempo é de ficar em casa  o que pode significar mais tempo para algumas coisas. Relativamente ao nosso sistema, poderemos agora dar aquela limpeza que andamos a adiar. Podemos simplesmente formatar a máquina ou então usar ferramentas que nos ajudem a libertar alguns recursos.

Recentemente foi lançada a ferramenta BleachBit 4.0 que permite “limpar” o sistema de forma simples e rápida.


Um dos problemas que normalmente temos com os nossos sistemas, é o “acumular” de lixo que aplicações vão produzindo silenciosamente e que por norma encontram-se em diretórios não muito visitados. Para resolver este problema, nada melhor que uma boa aplicação capaz de varrer o sistema em busca desse “lixo” mas também que seja inteligente a realizar essa ação.

BleachBit 4.0 – Um tipo de CCleaner para a limpeza do sistema

Com o BleachBit é possível realizar muitas ações de limpeza de uma forma simples e rápida. Este pequeno canivete suíço permite:

  • Libertar espaço em disco
  • Remover ficheiros temporários escondidos
  • Manter a sua privacidade dos dados
  • Apagar a cache, cookies e o historial da Internet
  • Apaga e optimiza mais do que 50 aplicações, entre as quais o Firefox, Internet Explorer, Flash, Google Chrome, Opera, Safari e ferramenta APT
  • Multi Plataforma: Windows e Linux
  • Possibilidade de criação de uma Whitelist para diretórios e ficheiros

O BleachBit é uma aplicação bastante completa e é daquelas que deveria vir nativamente em qualquer sistema operativo. Além das opções, a aplicação disponibiliza uma funcionalidade que permite eliminar ficheiros sem que estes possam vir a ser recuperados por outras ferramentas. Podem ver aqui alguns vídeos da utilização da ferramenta no Windows e Linux.

BleachBit 4.0

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Desaconselho completamente o CCleaner que agora pertence ao Avast / AVG.
    Pois eles vendem os vossos dados! Basta pesquisar.

    Como alternativa:
    https://privazer.com/ (desabilitar de limpeza de registo)
    https://singularlabs.com/software/system-ninja/

    BleachBit é uma ferramenta fenomenal sempre melhor que o bloatware do CCleaner

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Também uso o Privazer…

      1. Avatar de Rita
        Rita

        O melhor sem duvida alguma

  2. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    TFC – Temp File Cleaner by OldTimer, pequeno e eficaz

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Esse não serve, esta desatualizado a imenso tempo!

  3. Avatar de Fiu
    Fiu

    O meu windows está limpo. Não o preciso de sujar com programas extra.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Sujar com o quê? São programas que podes usar sem instalar. Lol o teu comentário é tão ridiculo.

      1. Avatar de 3.14
        3.14

        Concordo Windows e limpo na mesma frase!

      2. Avatar de fak
        fak

        Spoky sabes que a instalação não é nada mais que copiar ficheiros de um lado para o outro certo?
        a unica diferença entre instalação e portable é que no portable tens tudo na mesma pasta, de modo geral ocupa o mesmo espaço.

  4. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Desconhecia existir o BleachBit para Windows. Vou experimentar…

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      Faço as suas as minhas palavras

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu prefiro o CCleaner.Sempre o usei e hei-de usar.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Rir com isso, enquanto isso os teus dados estão a ser vendidos, já que a CCleaner foi adquirida pelo Avast que tambem pertence a AVG.

      E eles agradecem! 🙂

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Senão queres os teus dados vendidos, tens de voltar para o tempo dos homens nas cavernas. Hoje em dia não existe privacidade.

  6. Avatar de Teixas
    Teixas

    Boa tarde
    Tenho um pc com 4G memoria e disco SSD de 120gb. É um I3 -2120 3.3GH. Funciona 5 estrelas para o uso diário normalíssimo, de acesso à net, word excell e nada mais.
    Tenho tb um portatil LENOVO serie 300, com 8G memoria e disco de 1T não ssd. É um i7 (nãi sei de cor a ref). Hiper lento, mal consigo ver videos no youtube, demora n tempo a arrancar… Será só do SSD ?
    Já o limpei com o CCLEANER, mas continua mesmo muito lento. Que aconselham ?

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      …e que tal um clean instal?

      1. Avatar de Teixas
        Teixas

        Carlos
        Fiz um clean install (com a recuperação do proprio portatil) à menos de 1 mes. Sugeres mesmo formatar? É que se continua assim não queria estar a formatar a cada mes… Eheh

        1. Avatar de De Quarentena
          De Quarentena

          Clean install mesmo. Se continuar lento, experimenta colocar um SSD.

          1. Avatar de Teixas
            Teixas

            Muito obrigado a todos pelas dicas. 🙂

    2. Avatar de George Orwell
      George Orwell

      No tocante ao Youtube, experimente instalar um outro browser ( Firefox, Chome, Opera, etc.) diferente daquele que está a usar . Se os vídeos do Youtube passarem a dar bem no novo browser então descobriu a causa.
      Este é um problema recorrente pois há browsers ainda com problemas a lidar bem com o HTM 5 com que o Youtube passou a exibir os seus vídeos relegando para a história o antigo flash.

    3. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      É óbvio que é a falta do SSD…

      Dá brilho a qualquer sucata.

    4. Avatar de Nofx
      Nofx

      Testa o hd com o hd tune a procura de bad block e passa o malwarebytes a procura de vírus.

  7. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    No Lixux, durante muito tempo usei o BleachBit.
    Passei a usar menos quando descobri o Stacer. Esta aplicação é mais abrangente, um autêntico canivete suiço com uma interface bem mais apelativa e polida de fazer inveja às aplicações da Apple e do Windows.
    Porém, descobri que qualquer delas apaga lixo que a outra não apagou.
    Daí que, para higiene total, de tempos a tempos a combinação vencedora Stacer + BleachBit as root.

    No Windows sempre usei o Ccleaner sem problemas e mantive a versão anterior à compra pela Avast mesmo conhecendo o historial da aversão da MS ao Ccleaner nomeadamente o alerta de que o Ccleaner poderia apagar o backup do sistema anterior ao upgrade. Mas, reitero, nunca me deu problemas. Os problemas têm outro culpado. Um “must” do Ccleaner, muito raro noutras aplicações, é a possibilidade deste, se configurado para tal embora fique muito mais lento, apagar o lixo do disco à prova de qualquer futura recuperação utilizando técnicas de sobreposição e baralhamento de bits, curiosamente, um dos settings diz ser à prova da NSA!

    Mas agora que existe o BleachBit também para Windows vou experimentar.

    1. Avatar de George Orwell
      George Orwell

      *Linux

    2. Avatar de Jorge Santos
      Jorge Santos

      “Um “must” do Ccleaner, muito raro noutras aplicações, é a possibilidade deste, se configurado para tal embora fique muito mais lento, apagar o lixo do disco à prova de qualquer futura recuperação utilizando técnicas de sobreposição e baralhamento de bits, curiosamente, um dos settings diz ser à prova da NSA!”

      O que será que andam a fazer para necessitar de uma limpeza à prova da NSA … hummmm

      1. Avatar de George Orwell
        George Orwell

        Hahaha !
        Imagine que o disco tem dados pessoais, por exemplo contabilidade da empresa, contas bancárias, cartões, identificação, conteúdo de cartas e comunicações privadas e, por azar, tem de ir para a garantia por estar a dar muitos erros e blocos errados que o “chkdsk /f” não corrige ou quer oferecer um disco usado a alguém. É o que me ocorre.
        Mas se optar por tal utilidade o Ccleaner fica muito leeennntttto pelo que não é nada aconselhável numa utilização regular.
        O facto de poder contar essa rara possibilidade não deixa de ser uma curiosidade em abono do Ccleaner que merece ser referida.

  8. Avatar de mc
    mc

    Teixas um SSD dá outra vida ao computador… É de acesso direto e não sequencial como um HDD. Há HDD hibridos mais rápidos para quem precisa realmente de espaço. Sugeria verificar o disco com o hdtune a ver se tem amarelos ou vermelhos. Erros amarelos de interface são normais. Discos de 5400 rpm que costumam vir nos portáteis tb säo lentos.

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Há muito tempo que oiço falar do Bleachbit mas nunca usei, porque quando me iniciei no mundo Linux li nalguns artigos que era um programa a não usar, por haver risco da malta apagar aquilo que não devia.
    Usei o CCleaner quando tinha Windows e gostava, isto antes de se ter tornado manhoso (segundo aquilo que vocês dizem, nunca mais liguei ao assunto).

    1. Avatar de fak
      fak

      há mais risco de apagares o que não deves com o Ccleaner do que com o bleachbit.
      eu pelo menos já usei Ccleaner à uns 3 ou 4 anos, um dia meti aquilo a limpar, reiniciei o computador e ele nunca mais deu boot, tive de reinstalar o windows, desde esse dia deixei de usar ccleaner e passei para o bleachbit, até agora 0 problemas.

  10. Avatar de Jorge Pinto
    Jorge Pinto

    Tenho o Windows 7 instalado desde à 10 anos, com 4 ou 5 programas de tratamento de imagem e vídeo, com Office, Outlook e Thunderbird, 5 browsers, dezenas de utilitários para várias funções, e um antivírus pago. E nunca formatei o computador nem utilizo nenhum utilitário de limpeza. Apenas limpo os ficheiros temporários manualmente. E funciona como um relógio suíço. O principal truque é testar tudo o que é “novidade” em máquinas virtuais.

  11. Avatar de Thiago
    Thiago

    !!!ATENÇÃO!!! McAfee Enterprise detectou Trojan no arquivo: unicodedata.pyd [Artemis!]

    1. Avatar de fak
      fak

      @Thiago, é falso positivo.

      o McAfee é dos piores lixos de antivirus que por aí andam para empresas, basta ires ao site Av-comparatives.org, o McAfee teve resultado “Aprovado”, ou seja, nem estrelas tem, no site Av-test.org o McAfee é o 2º pior antivirus para empresas…
      estamos a falar de proteção obviamente, a nivel de performance e usabilidade o McAfee é aceitável mas de nada serve se não te consegue proteger e manda falso positivos a torto e a direito…