Chegou o Firefox 59 – Um browser mais rápido que nunca…

27 Comentários

A Mozilla lançou recentemente mais uma nova versão do seu Firefox. Depois do lançamento do Firefox Quantum (versão 57), a empresa tem-se focado no desempenho do seu browser e, segundo as informações, a versão 59 consegue abrir ainda mais rapidamente páginas Web.

Vamos conhecer que outras novidades chegam com esta nova versão.


A Mozilla continua na luta no segmento dos browser e lançou hoje o novo Firefox 59. De acordo com a própria empresa, esta última versão oferece um desempenho ainda superior comparativamente à versão anterior no que diz respeito à abertura de páginas.

Além disso a versão para Desktop traz melhorias significativas ao nível do rendering de elementos gráficos e outras melhorias incluindo novas ferramentas para anotações.

Há também novas ferramentas de edição de screenshots, melhorias ao nível do RTC (Real Time Communications), atualização na API WebExtensions e uma nova opção que permite parar os sites de enviar notificações ou aceder à câmara, microfone e até localização do dispositivo.

Na versão para Android, o Firefox passou a suportar streaming de video de sites que fazem uso do protocolo HLS (HTTP Live Streaming). As pesquisas podem agora também ser iniciadas com um simples “pressionar longo” no botão Home do dispositivo. Na versão para Android passou também a ser possível bloquear um vídeo no modo “paisagem” de modo a que o possa ver em ecrã completo. 

Ao nível do iOS, o Firefox traz menus redesenhados, uma nova página inicial e outras novidades.

O Mozilla para Android também permite que você bloqueie o vídeo no modo paisagem ao assistir um vídeo em tela cheia, e o modo de navegação privada agora remove as informações do caminho dos referentes enviados para terceiros (essa alteração também está incluída na versão desktop do Firefox 59).

O Firefox 59 está já disponível para  Windows, Android, e dispositivos com iOS.

Via Mozilla

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Notei diferença 0 na rapidez.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Nem eu e acho normal…chegamos a um ponto em que as diferenças de velocidade nos browsers se medem por décimos de segundo. Apesar de tudo continuo a preferir o “Edge”…o “Firefox” é o meu segundo navegador! E os dois são suficientes para as minhas necessidades…

    2. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      Eu também,Hugo.Pessoalmente prefiro o Pale Moon do que o Mozilla Firefox.Até curto mais o Basilisk Browser(dos criadores do Pale Moon),do que o Firefox,verdade seja dita.O que é certo é que em Maio lá teremos a versão ESR 60 do Firefox,que neste momento ainda vai na versão 52.7.0. Agora,se me perguntarem o porquê de tamanho salto que vai dar eu não percebo,pois isso nunca aconteceu nestas versões,as ESR.Soube disto através do website do jornalista alemão Martin Brinkmann,a https://www.ghacks.net(https://www.ghacks.net/2018/03/13/firefox-59-0-release-overview/).Quem quiser ler esteja à vontade. 🙂

      1. Avatar de Hefesto,o Grande
        Hefesto,o Grande

        Peço desculpa por estar tudo ligado mas a página é esta(https://www.ghacks.net/2018/03/13/firefox-59-0-release-overview/).

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        Vais-me desculpar, versão estável atual do Firefox é a 59.0 e não a versão 52.7.0…penso que deves proceder à atualização do browser!

        1. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          Lê: ESR.

          1. Avatar de Vitor
            Vitor

            Tem razão…houve uma “precipitação” da minha parte!!

      3. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        A razão da 52 ESR se manter há tanto tempo é que essa é a última versão a suportar o Windows XP… quando aparecer uma nova versão ESR o Windows XP e todos os seus utilizadores ficarão efectivamente abandonados. Pode ser que outros projectos mantenham o código actualizado… mas duvido bastante.

  2. Avatar de ///617
    ///617

    Sempre tive o Firefox como main browser, mas desde que o novo Opera foi lançado não tenho razões para voltar. Aceita Userscripts, aceita as extensões que uso (sejam Opera ou Chrome) é rapidíssimo, base Chromium, até ver nada de mau. Aconselho.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Também gostava do Opera…mas desinstalei porque tem um “pequeno” problema.Não “reconhece” alguns modelos de periféricos um pouco mais antigos (WebCams,Phones,etc.) o que se torna “chato” quando necessitamos de os utilizar! Com o Edge e o Firefox isso não acontece…

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        … também há outro pequeno/grande problema; é made in xiina…

  3. Avatar de José lopes
    José lopes

    Mudei para opera e nao quero outra coisa…mas isso sou eu…

  4. Avatar de jose lopes
    jose lopes

    Mudei para o opera e nao quero outra coisa. Mas isso sou eu…

  5. Avatar de STR
    STR

    O firefox já foi muito bom. Há 6 ou 8 anos era mesmo bom, rápido leve e estável. De repente começaram a lançar updates a torto e a direito e o browser nunca mais foi o mesmo. De minha primeira escolha passou a terceira.

    1. Avatar de eu
      eu

      +1

      Em tempos era IE vs Firefox, sendo o Firefox de longe mais rápido, com uma interface mais limpa e corria em Linux nativamente.
      Só não detinha todo o mercado porque os utilizadores básicos (a grande maioria), nem sabiam o que era um browser, quanto mais ir descarregar um. Existia aquela coisa azul para ir “à Internet” que vinha já instalado.

      Depois surgiu o Chrome e o Firefox começou a meter funcionalidade em cima e a ficar pesada, ou seja, a ficar mais parecido com o IE.
      A Google fez muita publicidade e a cada visita do google, aparecia a mensagem para descarregar um browser melhor (o deles) e assim não só educou as pessoas em relação a existir alternativas, como ao longo do anos formatou as mentes às suas necessidades.

      Acho que por muito publicidade enganosa que façam, perderem a oportunidade para a Google.

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Como isto foi criado, o que irei perguntar é um pouco off topic
    Mas eu quando fiz a instalação do Firefox devido ao chrome consumir demasiados recursos para o meu gosto e a velocidade é igual mas há uma diferença, não consigo ver conteudos online mas é so num especifico sitio:
    -TugaFlix;
    Consigo ver videos no youtube, outros sites, streams etc mas neste especifico site nada
    Mas o mais estranho é na empresa funcionar perfeitamente!!
    Já verifiquei e tenho todas as permissões, opções etc iguais em ambos os lados…
    Não entendo a razão de isto estar acontecer, conseguirão ajudar me?

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Verifica os teus servidores DNS e muda para os servidores DNS da Google: 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        A cena é essa….
        Eu tenho os DNS da google…
        Ou refere se a alterar mesmo a configuração do Firefox para tal?
        Porque ele esta definido para utilizador já esse DNS que está no computador…

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        A cena é essa….
        Eu tenho os DNS da google…
        Ou refere se a alterar mesmo a configuração do Firefox para tal?
        Porque ele esta definido para utilizador já esse DNS que está no computador…

  7. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    A verdade é que desde a versão do quantum deixei de usar o chrome.

    Finalmente consciencia tranquila em largar mais um produto da google 🙂

  8. Avatar de Quim zé
    Quim zé

    O Opera é bem mais rápido e usa um terço da RAM

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Este novo Opera por enquanto deixa me bastante satisfeito, não penso em mudar de browser nos próximos tempos.

  10. Avatar de José
    José

    Estou a usar e noto diferenças. Está mais rápido, mais completo, nota-se em relação à versão 58 e está mais estável. A versão 58 não me convenceu muito pois prometia muito daquilo que não chegou a dar, nada notei em relação à 57. Esta sim, finalmente parece que as promessas da Mozilla estão a ser cumpridas. É a par do Edge o navegador que utilizo, não necessito de outros. O Firefox por que o uso desde há muito tempo e o Edge porque tem vindo a evoluir imenso e não é tão mau como muitos o pintam, bem pelo contrário tem sido excelente e não fosse o velho hábito seria o único instalado nos meus pcs. Li aqui comentadores queixarem-se da abertura de certas páginas, mas não detectei nada abro-as e faço tudo o que pretendo. Até foi xeretar em sítios mais “arriscados” e o navegador soube proteger o pc das ameaças mais corriqueiras sem qualquer intervenção da minha parte, não cede facilmente e fiquei muito satisfeito por isso. Pelo menos por enquanto não tenho qualquer razão de queixa nem detecto os problemas que apontam. Os que não apontam promovem outros navegadores provavelmente sem ter experimentado este. Não faz muito sentido fazer juízos de valor assente em suposições. A minha opinião de utilizador intensivo é positiva.

  11. Avatar de arc
    arc

    Por mera curiosidade, fui instalar o Firefox (versão 59.0-2) e … voltou ao seu devido lugar. Não encontro uma performance melhor. Volto para o Iridium ou para o Ungoogled Chromium

  12. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Boas Pessoal,
    como posso ter de volta o “Navigational Sounds” de volta?
    Cumpts
    Carlos Almeida

  13. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Boas Pessoal,
    como posso ter de volta o “Navigational Sounds” na versão 59?
    Cumpts
    Carlos Almeida

  14. Avatar de manu
    manu

    ñ achei pelo contrario; por exemplo ha episódios da sic play que nem abrem…