Chegou o Firefox 52 – Mais poderoso e seguro que nunca

54 Comentários

O Firefox da Mozilla é inquestionavelmente um dos melhores browsers da atualidade. Apesar de não ser o mais usado à escala mundial, este browser tem evoluído significativamente tanto ao nível de performance como ao nível de funcionalidades.

Recentemente, a Mozilla lançou o novo Firefox 52 que está ainda mais rápido, poderoso e seguro.




A última versão do Firefox inclui várias novidades interessantes das quais se destacam o suporte para o novo standard  WebAssembly, que permite executar web apps com um desempenho muito próximo de apps nativas, assim como passa a alertar os utilizadores quando uma página com formulário não tem HTTPs.

Esta versão traz também suporte para a arquiteturas multiprocesso em PCs com ecrãs touchscreen.

Mas o que é o WebAssembly?

De acordo com a própria Mozilla, este novo standard garante um fantástico desempenho no browser de aplicações 3D, jogos, aplicações complexas e pesadas de audio e vídeo. Desta forma, a Mozilla diz estar muito perto de conseguir a mesma performance aquando da utilização de apps nativas (que necessitam de ser instaladas no sistema).

Veja uma pequena DEMO do WebAssembly

O Firefox 52 para Windows, Mac, Linux e Android têm já suporte para WebAssemblySe o WebAssembly cumprir o que a Mozilla refere, talvez agora as Web apps ofereçam finalmente uma concorrência real às apps desenvolvidas para dispositivos móveis disponíveis. Depois de instalar o Firefox 52 carregue aqui para testar o WebAssembly.

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tão poderoso que ninguem usa pois o chrome é melhor..nem da para mudar o zoom permanentemente das paginas

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Ninguém usa lol.. Adoro esses comentários o Firefox depois do Chrome é um dos mais usados

      Eu uso *ninguém usa* cough cough

      O Firefox é mais seguro que o Chrome não é ao acaso que é usado no tor e em sistemas Linux tais como tais whoenix e em outras distros

    2. Avatar de Blue Screen of Death
      Blue Screen of Death

      Não sabes o que dizes… CTRL + (Zoom In), CTRL – (Zoom Out) e o Zoom fica memorizado para cada website. A indicação do nível de Zoom é mostrada no extremo direito da barra de endereço e clicando lá volta-se ao valor por defeito (100 %) e a indicação desaparece. Também se pode usar a combinação CTRL 0.

      1. Avatar de ...

        obrigado…também não sabia 🙂

        1. Avatar de Blue Screen of Death
          Blue Screen of Death

          De nada.
          Consoante a preferência do utilizador, podemos ter diferentes websites com diferentes níveis de Zoom. Estes ficam memorizados (guardados) quando fechamos o Firefox. São mantidos até que os voltemos a alterar…

      2. Avatar de Fido
        Fido

        Lá diz o ditado “Quem não sabe é como quem não vê” .
        Exatamente Blue. É facil e é básico, mesmo não se sabendo seria 1ª coisa a experimentar ;).

    3. Avatar de Pedro relvas
      Pedro relvas

      Ignorancia é muito feia.Para teres ideia o firefox neste momento é muito mais estável no youtube do que o google chrome que se farta de crashar.

      1. Avatar de FNP.PT
        FNP.PT

        Não tenho preferência nem pelo CHR ou FIR. Mas informo que instalei o FIR52 e crashou logo à primeira! Resultado, já foi…

      2. Avatar de rlopes
        rlopes

        Não sei de onde tiraste essa conclusão, Pedro. Num i7 com 16gb de ram o firefox “borra-se” bastante em sites com html5. Tanto tempo depois ainda continua com esse problema, ao passo que o chrome funciona perfeitamente bem e fluído.

    4. Avatar de Francisco Santos
      Francisco Santos

      Quando fizer o IRS continue com o chrome …. por exemplo 😉

      1. Avatar de N'uno
        N’uno

        Nem mais! Ou utilizar o Chrome para entrar em portais de homebanking que requerem autenticação baseada em certificados. Conheço pessoalmente o caso do Millennium…

      2. Avatar de Paulo Horta
        Paulo Horta

        O chrome há muito tempo que não permite correr JAVA.

  2. Avatar de Paulo Horta
    Paulo Horta

    Bom… agora que o Firefox acabou com a execução de plug-ins NPAPI, as alternativas para o JAVA na web são quase nulas!
    ???IRS???… Anyone??? ???Java em Linux… Alternativas???
    Alguém sabe se há intenções nos portais oficiais para substituir o Java por outra tecnologia?
    Obrigado.

    1. Avatar de Joel Henriques
      Joel Henriques

      tens o browser “avant” que carrega java como se fosse o IE

    2. Avatar de Nitro
      Nitro

      Sem stress!
      Recorre ao velhinho Internet Explorer, que vem com o W10!
      E parece que o Safari também permite a utilização do Java.

    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      Sim contactar os portais e pedir que deixem de utilizar Java Chrome já bloqueava agora é a vez do Firefox

    4. Avatar de Paulo Horta
      Paulo Horta

      E quem não usa windows?
      Eu uso Mac e Linux. No Mac, o safari ainda desenrasca com o java, mas no Linux, vai mesmo deixar de haver alternativa! (O
      O governo tem vários serviços ainda a correr sobre java applets! E em windows, já nem o edge suporta !!

      1. Avatar de Crist. N
        Crist. N

        Firefox ESR.

    5. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      A culpa é das gestões: o valor gasto nas equipas informáticas é brutal e suficiente para se actualizarem os portais para métodos mais seguros e compatíveis.

    6. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      As finanças já não usam java desde o ano passado.

      1. Avatar de Antonio Jose
        Antonio Jose

        O quê?! Veja lá bem!

      2. Avatar de Paulo Horta
        Paulo Horta

        No portal das finanças, se tentar preencher o IRS, pede JAVA!

        1. Avatar de Sambalaia
          Sambalaia

          saca a aplicação, instalas e já está. Sem stress e fácil 🙂

      3. Avatar de MLopes
        MLopes

        isso é que era bom, claro que usam

    7. Avatar de Contribuinte
      Contribuinte

      @Paulo Horta e restantes:
      Podem sempre fazer download da aplicação no Portal e instalar no PC.
      Assim ela deixa executar o Java, pois é usada fora do browser! 🙂

      1. Avatar de Paulo Horta
        Paulo Horta

        Sim. Há algumas aplicações que estão disponíveis com download independente, mas isso obriga a instalar as várias aplicações e a actualizações constantes. Há serviços que não têm alternativa sem ser no browser!
        Penso que vai ter que haver alguma alteração. A versão ESR vai estar disponível por tempo limitado e haverão muito utilizadores que nem sequer vão perceber o que aconteceu, nem que existe a ESR!

        1. Avatar de Contribuinte
          Contribuinte

          Sim, do ponto de vista profissional, poderá ser importante procurar outras soluções! 🙂
          Do ponto de vista pessoal, a aplicação instalada quase resolve o dilema, dado que é só uma vez por ano, em muitos casos.

        2. Avatar de MLopes
          MLopes

          por norma até em gabinetes de contabilidade é muito mais fácil e rápido utilizar as aplicações offline. mesmo com o ónus de ter que instalar as sucessivas versões. a instalaçao é super rápida e acabam-se os problemas dos timouts, etc

      2. Avatar de onlyghost
        onlyghost

        O envio do ficheiro SAF-T referente à facturação mensal só é possível com recurso a applet java no browser, não existindo nenhuma app alternativa para instalação no SO.

    8. Avatar de Carlos Ferreira
      Carlos Ferreira

      Eu instalei a versão 51 do firefox:
      https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/51.0/win32/pt-PT/

      (Tem que ser a de 32 bits)

  3. Avatar de GugaMaster
    GugaMaster

    Poderemos sempre usar o FF 52 ESR até 2018.

  4. Avatar de me and me
    me and me

    e que tal deixar de comer recursos como uma besta faminta? um browser que so por abrir como 300MB de ram acho exagerado….

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Cada vez mais os browser são mais evoluídos, tal como o office, etc etc e como tal aumenta o tamanho. Mas hoje em dia é raro o PC com menos de 4 GB RAM e o Edge (que é o que eu uso) está topo e muito fluído. Já usei o Chrome e Firefox mas a performance era sempre inferior e menos fluída. Honestamente para mim (não testei este FF12) fluido só o edge no PC e safari em Mac.

    2. Avatar de P
      P

      Qual é o problema de os programas usarem RAM? Tens 8GB de RAM para quê? Para ganharem pó?

  5. Avatar de Constantino
    Constantino

    Pela minha experiência, o poderoso Firefox engasga-se todo com vídeos. O leitor de HTML5 é uma desgraça.

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      No Youtube funciona muito bem…

    2. Avatar de rlopes
      rlopes

      Haja alguém com o mesmo problema que eu. No youtube “atrapalha-se”. No twitch muito pior. E isto só dando esses dois como exemplo. Quem usa o browser só para ir ver o email e ir ao facebook ou outra rede social qualquer, claro que não se queixa.

      1. Avatar de Luís Gustavo
        Luís Gustavo

        Também estou tendo problemas no Youtube desde a atualização. Travamentos na execução dos vídeos. Alguma solução?

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Acho que é desta que vou dizer adeus ao Chrome.

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Vou ficar pelo Brave, até agora não falhou!
    Claro que não todas as funções do Firefox (ou Chrome) mas para quem pretende apenas navegar sem anuncios ou trackers é uma boa alternativa a muitos outros.

    1. Avatar de P
      P

      O objectivo do Brave não é uma internet sem anúncios e sem seres seguido!

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Se fosse esse o meu objetivo basta usar o Tor e afins. Mas não é esse o meu ponto de vista 😉

  8. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    Sem dúvida o melhor browser – de longe… E como alguém já disse, quem quiser continuar a ter suporte à API de Plugins Netscape (NPAPI) para além do Flash, tais como Java (utilizado no Portal das Finanças, entre outros), Acrobat, Silverlight, etc, pode usar a versão 52.0 ESR (Extended Support Release) do Firefox.
    A versão ESR pode ser instalada sobre qualquer outra versão. Basta escolher a versão adequada ao SO (apesar de que aconselho a versão 32 bits para SOs de 64 bits, porque existe maior diversidade e melhor compatibilidade com Plugins) e escolher a linguagem pretendida. Todas as definições do utilizador são mantidas.

    Link: https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.0esr/

  9. Avatar de pedro
    pedro

    Gosto do firefox. Mas nas dev tools, ou é por usar mais, ou simplesmente o chrome está muito à frente.

  10. Avatar de Blue Screen of Death
    Blue Screen of Death

    O Firefox é, sem dúvida, o melhor browser – e de longe… E como alguém já disse, quem quiser continuar a ter suporte à API de Plugins Netscape (NPAPI) para além do Flash, tal como Java (utilizado no Portal das Finanças, entre outros), Acrobat, Silverlight, etc, pode usar a versão 52.0 ESR (Extended Support Release) do Firefox.
    A versão ESR pode ser instalada sobre qualquer outra versão do Firefox. Basta escolher a versão adequada ao SO (aconselho a versão de 32 bits, mesmo para SOs de 64 bits, porque existe maior diversidade e maior compatibilidade com Plugins) e escolher a linguagem pretendida.

    Todas as definições do utilizador são mantidas.

    Link (Linux, Win, Mac): https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/52.0esr/

    1. Avatar de SergioJP
      SergioJP

      Existe uma outra maneira usando o about:config , adicione 1 nova string Borlean “plugin.load_flash_only” e deixe como false. Reiniciar o navegador e pronto.
      O Problema de instalar o Firefox ESR é quevai ter suporte só até 2018 apenas, assim que sair o 53 o NPAPI vair ser totalmente extinguido.

  11. Avatar de Cortano
    Cortano

    Alguém sabe porque é que os comentários do Youtube (e outas funcionalidades), nem sempre carregam no Firefox?
    Já tenho este problema há algum tempo e até já tive de usar o Explorer várias vezes para ver alguns videos porque estes abriam como se fosse em duplicado com um em backgound e provoca sobreposição não sincronizada de som.

    Alguém sabe como resolver o problema do youtube no Firefox?

  12. Avatar de knight
    knight

    Baixei a versão 54 do firefox, muito melhor.

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Acho que a ideia é acabar com o flash player… pk o java… ainda dá no chrome…alguns sites!

    Mas para o IRS não é por umas horas que o IE vai fazer mal… sempre fiz o IRS pelo IE e nunca tive problemas!

    1. Avatar de Fido
      Fido

      E com a extensão IETab, não funciona?

  14. Avatar de Pedro Faim
    Pedro Faim

    Para quem quiser activar o JAVA no FIREFOX 52, basta efectuarem da forma seguinte:

    1) Abra o Firefox e digite “about:config” na barra de endereços e pressione enter
    2) Clique em “Eu aceito o risco!”
    3) Clique com o botão direito em qualquer lugar e selecione Novo > Booleano
    4) Digite “plugin.load_flash_only” na caixa que aparece
    5) Defina o valor como “false”
    6) Limpe todo o histórico e reinicie o Firefox

    Testado e a funcionar no portal das finanças.

    Fonte:
    http://askubuntu.com/questions/890603/how-to-install-firefox-32-bit-esr-52-on-ubuntu-16-04-64-bit-without-uninstalling

    1. Avatar de ulisses de sousa
      ulisses de sousa

      muito obrigado!

    2. Avatar de Contibuinte desesperado
      Contibuinte desesperado

      Muito obrigado amigo! Até funciona no linux (Ubuntu Mate 16.04) 🙂

  15. Avatar de Ruca77
    Ruca77

    Uso o firefox há anos, nunca me deu razões para mudar!