Calendário e Agenda no Thunderbird

37 Comentários

Devo dizer, que quanto mais uso o Thunderbird mais gosto dele. É simples, leve, versátil, gratuito, etc, etc. Ou seja, é uma solução perfeita para quem necessitar de um cliente de e-mail. Então e o calendário e agenda para marcação dos nossos compromissos, lembrar datas de aniversário, que a concorrência (Microsoft – Microsoft Outlook) tem? Calma, se o Thunderbird não tem de origem já se arranja.

Já agora, alguém usa o Outlook 2007 ? …é bem pesadinho não é? Eu também o uso, devo confessar, mas há uma série de situações que me irritam como por exemplo, não permitir ver as imagens todas de uma só vez (se alguém tiver solução para isto, avise !!!), ser pesado, etc. Por isso, é que dia após dia, o vou deixando “quieto” e em substituição uso o Thunderbird. Bem, mas era o calendário e agenda que faltava, não era? Vamos lá..

Como todos sabem, tanto para o Firefox com para o thunderbird ,existem uma série de Add-ons que tornam esses programas mais “user-friendly” e poderosos.

Para incluirmos um calendário / agenda no nosso cliente de e-mail basta seguir os seguintes passos:

1) Efectuar o download do add-on (Lightning 0.31) aqui (botão lado direito do rato e salvar como)

2) Abrir o thunderbird. No menu Tools, escolher Add-ons

3) Arrastar o ficheiro (lightning-0.3.1-tb-windows.xpi) para cima da janela pertencente aos Add-ons

4) Fazer restart ao thundirbird e está feito

Outros Add-ons Thunderbird: Aqui

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo Roque
    Eduardo Roque

    Tenho de admitir que já usei mais o Thunderbird, agora uso o Evolution mas tenho de admitir que a facilidade de adicionar novas aplicações (add-ons) ao Thunderbird faz-me sempre ponderar 🙂

    Outlook looooool…

  2. Avatar de iGama

    Existe uma forma de sincronizar com o Google Calendar, com o “Provider for Google Calendar”

    Para o Lightning: https://addons.mozilla.org/en-US/thunderbird/addon/4631
    Para o Sunbird : https://addons.mozilla.org/en-US/sunbird/addon/4631

    Para adicionar o calendario:

    1. Abrir o Google Calendar
    2. Escolhe o calendario que queres usar no Sunbird ou Lightning
    3. Escolhe Calendar Settings
    4. Copia o Link tal como é dado num dos XML
    5. Adicionar como Google Calendar 🙂

    Recomendado 🙂

  3. Avatar de Marco Martins
    Marco Martins

    Este foi 5 estrelas.Obrigado

  4. Avatar de Rui

    Já uso o thunderbird há algum tempo e não troco por outro. E para mim tá 5 estrelas. Usei o outlook mas esse já era. Este add-on parece-me ser 5 estrelas tb.

    Abraço.

  5. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    Também uso o Thunderbird com o Lightning. Mas leve? Sim, comparado com o Outlook é leve… (o que é que não é?) Mas mesmo assim cerca de 50Mb em RAM sem usar skins nem outros adornos…

  6. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Simplesmente genial

  7. Avatar de p2mc
    p2mc

    Está muito bom e comparando com o Outlook 2007, de facto está muito mais leve, contudo continuo a não poder deixar de utilizar o Outlook, devido a ter um smartphone com Windows Mobile e preciso ter tudo sincronizado entre o PC e o PDA, se alguém souber de uma forma para sincronizar o Thunderbird com os contactos do Windows Mobile, que diga, estou muito interessado em saber.

    Cumps,

    p2mc

  8. Avatar de Tharos
    Tharos

    O Outlook tem uma ferramenta interessante que são as “Tasks” através das quais podemos realizar um planeamento para as nossas tarefas, bem como ficar com um registo de tudo o que foi feito. Alguém conhece alguma aplicação (free) semelhante que faça isto? Obrigado, continuem com as boas dicas.

  9. Avatar de BYme
    BYme

    Viva!
    Já utilizei o Outlook, ja utilizei o Thunderbird, Incredimail (uma boa bosta)..etc.
    Acabei por utilizar o webmail do gmail.. e o google agenda (que manda um sms a borla por cada evento). De facto o thunderbird é uma boa alternativa ao Outlook, mas fica – por muito que custe dizer, e a mim custa – muito longe do MS Outlook, principalmente a nível da interacção entre os vários componentes do programa – mail, tarefas, calendario, notas, etc etc etc…
    Bom, esta é a minha opinião.

    Já agora, nos tempos em que utilizava o Outlook, havia um addon para vermos as imagens todas de uma vez… ja nao me lembro o nome, mas sei que há.

    Cumps

  10. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    muito bom.. andava á procura disto á muito tempo… por isso mui gracias

    Outro pedido: que tal um ad on para ligar o thunderbird ao meu PDA??

  11. Avatar de dc
    dc

    hmmmm, pessoalmente não uso softwares para ler ou descarregar os meus e-mails.

    Uso os Web-Mail do Hotmail e Gmail e chega-me e sobra para me organizar tudo!

    Já usei Thunderbird mas como tenho um PC fraquito a nivel de RAM acabei por desistir, o Web-Mail chega e sobra.

    CUMPS

  12. Avatar de tiago vieira
    tiago vieira

    PDA ? Pois… não dá. é pena. mas utilizo o thunderbird à 2 anitos. Qual outlook qual o k? Liguem o tbird a PDA que é o fim do outlook.

    Cumps a todos e especialmente a todas
    tiago

  13. Avatar de Reporter
    Reporter

    Uso o outlook porque tenho alguma dificuldade com o thunderbird.
    Não etm a ver com a instalação mas, creio, com alguma configuração que faz com que apareça sempre algo a dizer que não é possível abrir o thunderbird ou que o POP não o reconhece.
    Alguém me pode explicar, tendo em consideração que sou um nabo nestas andanças?
    Obrigado e tenham paciência. 🙂

  14. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    @Reporter parece-me que tens mal configurado o teu outlook. Podes dizer a quem pertence o teu endereço de e-mail (exemplo: sapo, gmail, etc), e quem é o teu ISP (exemplo: cabovisão, SAPO ADSL, Telepac, etc)

    Cumps
    Pedro Pinto

  15. Avatar de Dinesh Waghela
    Dinesh Waghela

    Eu também sou fanático do Thunderbird, tanto para ler e-mail como para ler RSS feeds e Newsgroups. Contudo o corrector ortográfico é incipiente e por isso escrevo as minhas mensagens com o corrector ortográfico e gramatical do Word. Mas a função do Word 2003 para escrever mensagens e-mail só está acessível a partir do Outlook Office! Alguém sabe uma forma de conseguir escrever a mensagem no Word e enviá-la directamente usando o Thunderbird sem ter que fazer o “copy/paste”?

  16. Avatar de Slash
    Slash

    Desde que descobri o thunderbird, que não uso outra coisa, quer em ubuntu que em win. Este addon vem, vem preencher um “buraco” que era tapado pelo google calendar…

  17. Avatar de Thiago

    Muito boa mesmo a dica.Obrigado.
    Tow procurando uma ferramenta para sincronizar isso tudo em um celular com Symbian

  18. Avatar de Urbano
    Urbano

    Tb sou grande fã do Thunderbird.

    Aproveito, para confirmar a utilidade dos “Add-ons” referidos pelo iGama.
    Quero também dizer que tenho seguido a extensão Lightning já a algum tempo. Ando a ver se largo o Outlook e quando mudar p Linux, não vai custar tanto.

    Assim faço a gestão de todas minhas contas de email e do calendário com o Thunderbird e Lightining.

    Os grandes problemas do Lightining para agora, na minha opinião, são:
    – Opções de impressão;
    – Gestão de tarefas;

    Isto sempre comparando com o Outlook.
    Aliás ainda só não deixei de utilizar o Outlook, completamente por causa das suas capacidades de gestão das tarefas.
    Contudo encontrei um programa interessante – Task Coach. Que quase iguala o Outlook. Sendo que nalguns aspectos até é melhor. Um link em português para introdução é: http://www.programaslivres.net/?p=574

    E tb já foi falado aqui no Pplware em: http://www.pplware.com/?p=3804

    Para os aventureiros e aqueles que gostam de ajudar a comunidade “open source”, deixem-me dizer mais 3 coisas.
    1º O lightning e Thunderbird serão integrados em futuras versões do OpenOffice e já conta com participação de pessoal da SUN;
    Vejam:
    http://weblogs.mozillazine.org/calendar/2006/10/sun_microsystems_announces_int.html
    http://weblogs.mozillazine.org/calendar/2006/11/interview_on_lightning_and_ope.html

    Acho que isto garante que será um projecto com futuro e cada vez mais interessante.

    2º Tá p sair uma nova versão do Lightning 0,5. Já conta com trabalho de pessoal da SUN. Se quiserem ajudar nos testes, a comunidade agradecia!

    Deixem-me dizer que tenho vindo a utilizar e entre outras coisas destaco as grandes melhorias no visual a usabilidade do programa. Assim como a capacidade de trocar tarefas e convites de calendário com o Outlook.
    http://weblogs.mozillazine.org/calendar/2007/06/lightning_sunbird_05_rc2_have.html

    3º O Thunderbird (livro de contactos) dá para sincronizar com o os telemóveis Nokia (isto p quem usa);
    Vejam: https://addons.mozilla.org/en-US/thunderbird/addon/4075

    E c já devem tar fartos de ler isto. Fico por aqui. 😉

  19. Avatar de Pedro Pinto

    @Urbano, Parabéns pelo trabalho realizado !!!

    Pedro Pinto

  20. Avatar de Thiago

    Obrigado pela dica Urbano

  21. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Muito útil, isto vai-me dar muito jeito, só uma dúvida dá para usar no thunderbird portable?

  22. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Fixe Fixe !
    Sim tb ja usuava este modulo do calendário. So acho pena não dar para sincronizar com o PDA. Ou pelo menos não encontrei ainda uma app decente para isso. Mas tb sou sincero que não googlei muito

    abraço

  23. Avatar de A Silva

    Alguém me diz onde encontrar aquela extensão da imagem, do corrector de português?

    Obrigado

  24. Avatar de Pisquinho
    Pisquinho

    Boas,
    Aqui está como sincronizar o thunderbird com PDAs, mas é uma aplicação comercial:
    http://www.downloadsquad.com/2007/02/26/how-to-sync-your-pocket-pc-with-thunderbird-mobile-minute/

    Cumprimentos

  25. Avatar de Urbano
    Urbano

    Os dicionário e correctores para Thunderbird, inclusive em Português podem ser encontrados em: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/browse/type:3

    Quanto à sincronização com PDA, ainda não é possível (Q eu saiba), mas faz parte dos planos de futuras versões. Os “gajos” sabem que hoje em dia é isso é “feature” valiosíssima. Contudo também envolve muito trabalho de implementação.

    Quanto à utilização do “add-on” da extensão Lightning na versão do Thunderbird portable, nunca experimentei, mas sendo uma extensão, penso que funcionará sem problemas, basta seguir os passos indicados acima. Basta ver se o add-on é compatível com versão do Thunderbird.

    Recordo só que as extensões p o Thunderbird tem que ser instaladas como este artigo explica para o Lightining. Pois se apenas carregarem com o botão esquerdo do rato, e se estiverem a navegar com o Firefox, este pensará que é uma extensão p si, algo que não é o desejado.

    Espero ter ajudado!

  26. Avatar de Reporter
    Reporter

    Obrigado, Pedro Pinto.
    Vou ver o que se passa.

  27. Avatar de nfu
    nfu

    Para quem quer sincronizar com os PDA, a única solução realmente universal (Windows, MAC e Linux) e sem precisar tão pouco de ActiveSync, é o FinchSync, ainda em versões beta:

    http://www.finchsync.com/

  28. Avatar de ALL
    ALL

    Verdade a vantagem de abrir as imagens todas, mas e a sincronização com os contactos entre PC e Tlm nokia… o Outlook tem, ja os outros, q tenha conhecimento n tem :\ por isso nem tudo é mau

  29. Avatar de Krassyus Murilo
    Krassyus Murilo

    Ok, aqui vai: Tenho um PDA, adoro o Thunderbird (apesar de estar no momento tentando exportar seus itens de volta para o MS outofluck) Problemas: Não consegui fazer o Birdiesync (o aplicativo comercial de sincronização) funcionar no meu Moto Q (bela bosta). O Finchsync parecia que ia resolver, so que ainda não consegui fazer ele funcionar… logo continuo procurando uma forma de sincronizar o TH com o Out, nem que seja pra fazer isso uma vez por semana…

    Mas pra quem não comprou PDA com Ruindous Morbile, vai para um Palm ou Linux ou Symbian que vocês ganham muito mais…

    E vida longa ao Thunderbird! (e ao Sunbird)

  30. Avatar de Isabel
    Isabel

    Gostei do sunbird mas tenho um problema com o privado e publico do evento . Isto não funciona. alguem me pode ajudar.

  31. Avatar de andre machado
    andre machado

    POssuo Thunderbird com o Lighthing.

    Porém a dúvida é, qual oarqeuivo que ele guarda as informações no Lighthing.

    Preciso recuperar a agenda e não sei onde procurar.
    Obigado
    no aguardo

  32. Avatar de Bruno
    Bruno

    A agenda não tem tradução pra português?
    Em alguns clientes é o diferencial.

  33. Avatar de Minadabe
    Minadabe

    Pessoal,

    Uso o Thunderbird em ambiente coorporativo e nunca tivemos problemas com a ferramenta para organização das contas, recebimento e envio dos e-mail.

    Baixei e instalei o Lightning 0.9 para organizar os compromissos, porém não consegui compartilhar os eventos com as outras maquinas.

    Alguém sabe se é possivel criar este tipo de compartilhamento, onde eu crio um novo evento em uma estação de trabalho e todas as outras podem visualizar e receber notificação ???

    Obrigado,

    Minadabe

  34. Avatar de Marcel
    Marcel

    Prezados Colegas, estou batalhando pra largar o Outlook. Meu problema: trabalho e recebo muitos “appointments” de reuniões e agendas de outros outlooks. Minhas duvidas:
    1. Estes “appointments” são compatíveis com o Lightning?
    2. Consigo deixar sincronizado (Agenda e Contatos) com o Iphone?
    Valeu pela força e um grande abraço!

  35. Avatar de João Nascimento
    João Nascimento

    É o seguinte eu tenho o mozila thunderbird e o sundbird instalados e usei o complemento em cima para abrir, mas da-me um erro quando arranco o sundbird..

  36. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Slash,
    Onde posso encontrar o Lightning para ubuntu, pois o que foi disponibilizado no tutorial para plataforma Windows.
    Att,
    Eduardo.

  37. Avatar de ruygiraldes

    Sou usuário do lightning e google calendar, no entanto o google calendar não dá suporte a tarefas, ainda que pela interface web seja possível adicionar tarefas. Pelo Lightning não consigo. Você teria alguma solução para esse transtorno?
    Obrigado