Caddy – Um super servidor Web com apenas 2.7 MB

17 Comentários

No Pplware já demos a conhecer os servidores web mais populares, versáteis e poderosos. Tudo o que é site/serviço online necessita de um servidor online, e neste segmento o Apache lidera com 38%, seguido do Microsoft IIS com 34% e o Nginx e o Google’s GWS ocupam a terceira e quarta posição com 15% e 2%, respectivamente.

Hoje vamos conhecer o Caddy, um super servidor Web que nem precisa de ser instalado.

caddy-web-server


O Caddy é um servidor Web recente que está pronto a funcionar em menos de 30 segundos. Com apenas 2.7 MB (para Windows), o Caddy está também disponível para o OS X e Linux. Basta descarregar, extrair e está pronto a funcionar.

Matt Holt refere que este é um servidor Web alternativo aos mais populares e que foi concebido para humanos.

Principais especificações do Caddy
  • Portable
  • Suporte total para iPv6
  • Suporte para logs
  • Disponível para Windows, Linux, BSD, Mac e até Android
  • Suporte para encriptação TLS 1.2
  • Suporte para HTTP/2, Markdown, WebSockets, FastCGI,etc
  • Suporte para VirtualHosts

Como usar?

Como demonstração vamos usar a versão para Windows. Para isso basta descarregar aqui e descompactar de seguida.

caddy_00

 

Depois é só executar o ficheiro caddy.exe que iniciará o servidor Web Caddy na porta 2015.

caddy_01

Dentro da pasta descompactada basta que coloquem o vosso site a acedam via browser através do endereço localhost:2015. E está feito.

caddy_02

Para quem procura um servidor Web leve, sem complicações mas bastante completo então o Caddy é sem dúvida uma boa opção. Experimentem e digam-nos o que acharam.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pmf
    pmf

    Desconhecia este programa. Obrigado.
    Apesar do Firefox conseguir abrir um site local em html, esta solução parece-me excelente para quem não quer instalar um ?AMP e precisa de mostrar um site simples a um cliente a partir de uma simples pen.
    Adicionado aos meus programas favoritos! 🙂

  2. Avatar de Rúben Sousa
    Rúben Sousa

    Cheira-me que vou ter que mandar vir mais um RPi 😀

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Excelente artigo,desconhecia este servidor. Alguém te conhecimento de quando a taxa da cópia privada entrará em vigor?

  4. Avatar de knom
    knom

    e os sites? links, css, js? como funciona

    1. Avatar de Marc
      Marc

      Tudo o que seja client-side funciona de forma igual. Mas server-side (por exemplo PHP) já é outra história; é necessãrio instalá-las a parte.

      Como segundo o artigo, o Caddy tem suporte FastCGI, deve ser simples integrar PHP como extensão.

      1. Avatar de knom
        knom

        é que eu tenho um projecto e queria refazê-lo!! só não sei que plataforma usar, estava a usar o prestashop mas não é o mais adequado, também é só para efeitos de demonstração

        1. Avatar de Marc
          Marc

          Se quiseres somente correr um webserver com tudo no proprio PC, instala o XAMPP. Isso já te trás o Apache + PHP + MySQL out of the box…

    2. Avatar de lab
      lab

      https://caddyserver.com/ aqui está 😀

      tem a versão arm, deve dar no pi

      1. Avatar de knom
        knom

        já estive lá… o django tambem aparece assim e todo bonitinho mas depois para poderes usar precisas procurar 35mil tutoriais e afins

  5. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Excelente artigo especialmente a parte do windows. O linux não é o único sistema operativo para alojar servidores.

    1. Avatar de Filipe Garcia

      E é com isto q se faz concorrência a um servidor linux?

      A Microsoft e até mesmo a Apple têm ambos excelentes softwares para alojar servidores, mas este programa é apenas um ‘hack’ para coisas mínimas. Posso ter entendido mal o teu comentário (e se o fiz, peço já desculpa), mas se achas q isto é uma vitória do Windows sobre alojar servidores face ao linux, passaste completamente ao lado do propósito deste programa.

      Quanto ao conteúdo do post, eu pessoalmente prefiro o ZWAMPP que não preciso de instalar e tem PHP, MySQL e nem sei que mais, de raiz. Mas é um facto que também é mais pesado e para coisas simples isto compensa mais!

  6. Avatar de Alberto Costa
    Alberto Costa

    Existe também o HFS (HFS ~ Http File Server)

    http://www.rejetto.com/hfs/

    1. Avatar de killwill
      killwill

      Obrigado !!! : )

  7. Avatar de Francisco
    Francisco

    Aproveitando a notícia, qual o browser mais leve e com extensão de addblock que conhecem?

    Costumo usar o chrome num hibrido de 2gb mas tenho a noção que depressa lhe gasta a ram toda

    1. Avatar de rand
      rand

      Firefox + uBlock