Brackets: O editor de texto que faz esquecer o Notepad++

27 Comentários

Um editor de texto é sempre uma ferramenta essencial em qualquer sistema. Neste segmento as ofertas são muitas e há editores de texto que já fazem parte da história/evolução dos próprios sistema operativos.

A Adobe quis também entrar neste segmento e lançou em 2013 o Brackets – um editor Open Source que também serve para web design. Hoje vamos conhecer as novidades do novo Brackets 1.9.


Editores de texto/código Open Source , são ferramentas que existem com alguma abundância no mundo open source. Os populares vi, vim, nano, joe, gedit continuam a ser os mais utilizados por quem usa Linux.

Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis.

O Brackets oferece um conjunto de funcionalidades interessantes, das quais se destacam o resultado, em tempo real, do código desenvolvido (Live Preview via browser) a opção quick edit que permite editar rapidamente classes CSS e funções Javascript.

A nova versão do Brackets inclui um conjunto de novidades das quais se destacam:

  • Inspeção reversa de código via Live Preview
  • Possibilidade de organizar as extensões com base na data da download ou publicação
  • Github organization com suporte para desenvolvimento de extensões para o Brackets
  • Todas as novidades aqui

Se nunca experimentaram este editor aqui têm uma oportunidade pois é simplesmente fantástico.

Leia também

TOP 10 – Melhores Editores de texto para programadores

Partilhar:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Brackets é giro para html CSS é JS. Mas atom é muito melhor!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Como substituto ao Notepad++ há o Atom, como referiste, o Sublime Text… Este não traz nada de novo e possivelmente ficará significantemente atrás quer do sublime quer do atom.

  2. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Adobe… não obrigado!

    1. Avatar de TekMan
      TekMan

      Pois, o problema da Adobe é o risco de daqui a uns tempos se lembrarem de cobrar uma subscrição e não permitirem comprar o programa de uma vez, como fizeram com os outros programas.
      Dificilmente isso acontecerá com o Atom ou o VS Code.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Sim, a Adobe está envolvida no desenvolvimento do Brackets. Quando estava a trabalha em Web Development, experimentei de tudo, o Dreamweaver foi dos mais completos, dos mais fáceis de usar, mas ao mesmo tempo o mais irritante, especialmente pela baixa fiabilidade, algumas limitações, e o código (lixo) adicionado (teimosamente) pelo Dreamweaver.
      A certa altura testei o Brackets e adorei, so passado uns dias reparei que a Adobe estava envolvida no desenvolvimento desta fantástica ferramenta. Parecido com o Atom, mas melhor ainda, mais profissional. Testa, explora, não tem nada a ver com o Dreamweaver.

  3. Avatar de Nuno Filipe Pinto
    Nuno Filipe Pinto

    para windows / macOS / linux uma alternativa é o atom, disponivel em

    https://atom.io/

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      o Brackets também esta disponível nas 3 plataformas

  4. Avatar de António
    António

    “Brackets: O editor de texto que faz esquecer o Notepad++”
    Não, não faz…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Depende do que queres fazer, se precisares apenas de um editor simples, o Notepad++ chega bem, mas se precisares de funcionalidades mais avançadas, mais produtividade, o Brackets, Atom, Sublime Text, etc, fazem todo o sentido, o Notepad++ já não acompanha esta concorrência.

  5. Avatar de PMPG
    PMPG

    No que toca a editores de texto feitos com linguagens Web, o meu voto vai para o Visual Studio Code (https://code.visualstudio.com/) e muito por causa do IntelliSense e por incluir Git de origem 😉

    O Atom (https://atom.io/) também é muito bom, mas na altura em que o utilizava demorava muito tempo a carregar…

    1. Avatar de Tomas
      Tomas

      Demorava e demora.
      Se trabalhares com ficheiros gigantes o atom arrasta-se todo enquanto o sublimete e o notepad++ funcionam que e uma maravilha.

    2. Avatar de Rafael Saavedra
      Rafael Saavedra

      Estou contigo, VS Code é muito melhor que Atom, pelo menos não crasha e abre bem qualquer ficheiro de qualquer tamanho

  6. Avatar de carlos suarez
    carlos suarez

    Agradeço, mas fico com o Notepad ++

  7. Avatar de Glaand
    Glaand

    JetBrains sem dúvida

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Depende, se for para Web Development acho que não faz sentido, ha soluções mais leves e muito boas, tais como o Atom e o Brackets.

    2. Avatar de m4x
      m4x

      Estás a comprar um IDE com um editor, mas tá-se bem…

  8. Avatar de Ricardo Morgado
    Ricardo Morgado

    Nada me fará abandonar o Notepad++. Já o uso há vários anos e faz tudo o que eu preciso com bom desempenho.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Concordo com a tua opcao, tendo em conta a tua justificação, mas para quem precise de funcionalidades mais avançadas o Notepad++ não chega. Por exemplo, para desenvolver CSS para Tablet ou Mobile, o Brakets poupa-te algumas horas em poucos minutos, ha uma ferramenta de design que é o mais simples que poderias usar, e sem a necessidade de usar Bootstrap, tens maior controlo sobre o posicionamento e dimensionamento dos elementos, sem o desnecessário aumento de trafego na rede, menos consumo de memoria (website mais leve), tens um vasto leque de plugins que te ajudam imenso em coisas mais, ou menos simples, mas sobretudo, aumentam a produtividade ao fazerem-te poupar muito tempo com poucos clicks.
      So por curiosidade, instala-o, experimenta e explora quando tiveres um tempinho livre, acho que vais adorar.

  9. Avatar de Manuel
    Manuel

    Comparações com o WebStorm ou o PHPStorm da Jetbrains??

  10. Avatar de N'uno
    N’uno

    O brackets é muito bom, mas não é flexível numa funcionalidade tão básica como o suporte a vários encodings.

  11. Avatar de Everaldo Lopes
    Everaldo Lopes

    Ainda prefiro o EditPlus, apesar de ser pago.

  12. Avatar de maxim
    maxim

    Podiam fazer uma comparação deste com o VS Code? Tenho os dois neste momento, mas ainda estou no início do iceberg por isso não sei ao certo qual deles o mais indicado para mim. estou a usar mais o vs code, parece-me mais rápido

  13. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Serão REMOVIDOS os seguintes pacotes:
    brackets* libgcrypt11*
    0 pacotes actualizados, 0 pacotes novos instalados, 2 a remover e 16 não actualizados.
    Após esta operação, será libertado 170 MB de espaço em disco.
    é o melhor uso para ele…

  14. Avatar de m4x
    m4x

    Atom e Sublime, os editores que fazem esquecer o Brackets.

    Visual Studio Code, o editor que faz esquecer o resto.

  15. Avatar de Stas
    Stas

    Eu gostaria de recomendar o Codelobster IDE – http://www.codelobsteride.com