Boxee – O centro multimédia social

26 Comentários

Já aqui falámos do MediaPortal e do Moovida como exemplo de excelentes media centers gratuitos disponíveis actualmente. Depois de ter analisado cada uma destas propostas, encontrei por fim a solução que procurava, o Boxee!

boxee_login_rsz

O Boxee é mais que um simples gestor multimédia. É uma autêntica rede social construída em torno da aplicação. Com ele poderá recomendar (ou não) filmes, séries, músicas e outro conteúdo aos seus contactos, saber o que têm eles estado a ver e muito mais. Para o utilizar, como vê na imagem acima, deverá previamente criar uma conta de utilizador no site que lhe dará então acesso aos links de download. Posto isto, poderá procurar contactos seus que estejam já a utilizar o Boxee, ou convidá-los, caso contrário, e associar à sua conta o seu Twitter ou FriendFeed e partilhar com todo o mundo os seus gostos no que a isto diz respeito.

Boxee - Main

É chegada a hora de começar a adicionar conteúdo ao Boxee. O que é um centro multimédia sem alguns vídeos e músicas? O Boxee permite-lhe monitorizar pastas e locais da rede que serão automaticamente indexados.

Boxee- TV Shows

A aplicação possui um variado leque de vistas e formas de dispor o conteúdo para que tudo fique de acordo com as suas preferências. Para além disso, e como é apanágio deste tipo de aplicações, toda a informação disponível sobre, neste caso, o filme ou série em causa é automaticamente obtido na Internet. A informação relativa a séries de televisão é descarregada de TheTVDB, já os filmes têm a sua base de dados no TMDb.

Boxee - Movie

Outra característica que distingue o Boxee das restantes alternativas deste segmento é a presença de pequenas aplicações que lhe permitem navegar pelo conteúdo de variadíssimos locais da Internet sem sair da aplicação.

Boxee - Applications

De consultas ao The Weather Channel, ao Google Video ou aos Movie Trailers da Apple a aplicações mais avançadas como um cliente para o Twitter ou integração com Drop.io, há um pouco de tudo no Boxee. Instalar novas aplicações é tão simples quanto adicionar um repositório!

Boxee - YouTube

Já lhe disse que pode até pesquisar torrents no Boxee? Aliás, não só pesquisar como descarregá-los sem sair deste media center. O Boxee inclui um pequeno mas muito eficaz gestor de downloads, adicionando imediatamente à sua galeria os ficheiros descarregados por este.

Boxee - Downloads

Como vê, o Boxee é a solução ideal para transformar esse velho PC lá de casa num autêntico centro multimédia pleno de funções. Até porque esta aplicação de código aberto está disponível para Windows, Mac OS X, Linux e mesmo para a AppleTV.

Para uma aplicação rotulada de Alpha, acaba por ser surpreendentemente estável e completa. Não perfeita, é certo, pois faltam-lhe ainda opções de personalização básicas como a possibilidade de alterar a temperatura para graus Celsius ou as horas para o formato de 24 horas por cá utilizados. Fora isso, o Boxee acaba por ser uma aplicação bastante viciante com a qual irá certamente “brincar” horas a fio. Recomendado!

Homepage: Boxee

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nfu
    nfu

    Ui! Parece bastante interessante!

    Cada vez mais os Media Center me vão convencendo que são a melhor solução multimédia.

    O problema continua mesmo a ser os Media Centers serem PC’s, que com isso acarretam montes de incómodos, como o barulho das ventoínhas, e os crashes mais ou menos frequentes…

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      qt aos crashes, se usares em linux n vais ter esse problema:P

    2. Avatar de Computed Life

      Quanto aos crashes já deram a resposta, quanto ao barulho tens sistemas de arrefecimento pacifo bons ou ate também o watercooling

      Cumps

    3. Avatar de MC
      MC

      Nem quanto a “crashes” nem a barulho… Se “crasha” é hardware.
      Pode ser um simples PC (com Windows7 de preferência), e se te aconselhares numa loja em condições, compras um PC entre 200 a 300€ com gráfica onboard e pedes um cooler silencioso.

      Eu sei pq montei para mim, tenho na sala e no quarto, uso o MediaPortal, mas vou testar este.

    4. Avatar de as13
      as13

      Ve esta maquina (Acer aspire revo) e depois diz se ainda mantens a mesma opinião

  2. Avatar de sight
    sight

    essa aplicacao e porreira, mas para portugal parece me inutil visto que 90% do seu conteudo e restrito a portugal. para alem de que em linux a aplicacao funciona muito mal. varios bugs, assim como slow performance nos videos.

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Estás a falar das aplicações, certo? O Boxee inclui uma opção para ocultar automaticamente conteúdo que não possa ser reproduzido na localização do utilizador.

      Devo também dizer que os testes que realizei foram feitos em Ubuntu Linux e não me deparei com qualquer bug ou diminuição de performance…

      1. Avatar de sight
        sight

        eu testei em ubuntu jaunty e enquanto via southpark notei que a reproducao ficava lenta assim como o menu.

  3. Avatar de Ana Narciso

    Recomendado também por mim!

    Hoje à tarde recebi o teu convite para o Boxee. Achei interessante e registei-me de imediato.

    Obrigada Ricardo!

  4. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    este media center é simplesmente brutal.

    em termos graficos nao poderia estar melhor..
    ainda por cima reconhece logo sem necessidade de configuraçao os comandos de media center (o q noutros progs nao é assim.. é preciso andar a mexer em ficheiros de configuraçao do lirc e etc).

    no entanto ja tive um problema com ele q era o audio ficar descincronizado do video:\

    agr simplesmente nao o uso pq n ha para 64bits:S e apesar de ja ter havido quem o conseguiu por a rodar, nem sempre funciona (para n dizer quase nunca:S)

    de qlqr das formas para quem ainda usa 32bits, tem comando, e gosta de ver uns filmes, é um software a n perder.

    cumps

    p.s: nao referiram, mas este mc é baseado no conhecido xbmc

    1. Avatar de Flip
      Flip

      Já agora, para quem soluções media center montadas (Linux ou Windows), podem dizer que comando usam?? rato e teclados, ou comando da Microsoft.. etc.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        é mesmo os comandos normais de media center (o meu tem mesmo o simbolo do windows..).

        cumps;)

  5. Avatar de Miguel Machado

    Uso e abuso tanto em Mac como em Windows. Recomendo!

  6. Avatar de Arlindo Mieiro
    Arlindo Mieiro

    Após ter experimentado vários dos softwares disponíveis foi este que me rendi …

    Espero que a versão beta (que se espera q sai ate ao fim do ano) traga novidades para melhorarem um projecto que para já promete muito 🙂

    Já agora só uma correcção ao artigo:
    Para mudar a temperatura para graus celsius e a hora para formato 24h basta irem a Settings > Appearance > Region e escolheres em Region por exemplo UK(24h) que já fica direito

    abrs e continuação do bom trab

    1. Avatar de Ricardo Ferreira

      Muito obrigado pela dica. 😉

  7. Avatar de António Coutinho

    Que maravilha!

    Já agora, quanto ao conteúdo não disponível para Portugal, pode se sempre “driblar” ligando por VPN com o HotspotShield… 😀

  8. Avatar de Redin
    Redin

    Eu era e continuo a ser um fiel fan do XBMC mas mesmo assim vou testar este.
    E por acaso vem mesmo a calhar esta oportunidade porque o meu xbmc teimou a partir de alguns dias atrás a não me funcionar qualquer plugin da Apple para ver os trailers. Assim vou tentar me vingar neste. LOL

  9. Avatar de Neto Prates
    Neto Prates

    controle o boxee pelo iphone, ipod touch”não tenho certeza”

    http://www.youtube.com/watch?v=ZJQE3XFdj9M&feature=player_embedded

  10. Avatar de Fernando Santos
    Fernando Santos

    Este media center de facto tem muito boa apresentação, fácil, rápido, intuitivo etc. Agora é “só” esperar ter um LCD na sala um nettop ION e um NAS para guardar o conteúdo, e ficava com um sistema fantástico.
    Quanto aos conteúdos dá para acrescentar alguns através de RSS videocasts. Porém até agora de interesse descobri apenas o da RTP.
    Existem vários que seriam fáceis de “criar”, desde dos vários canais da Sapo TV como também da SIC. É como um professor meu dizia… É só Fazer…

  11. Avatar de ALL
    ALL

    Ja utilizei os varios q existe no mercado (WMC, XBMC, Moovida, Boxee) e a minha opção mantem-se no Boxee.

    Uma explicação mais detalhada do pq: https://pplware.sitedev.pt/2009/06/29/moovida-103/comment-page-1/#comment-220156

    O q noto é q o Boxee a correr os vídeos deixa-os com uma falta de fluidez que n ocorre qd apenas corro pelo leitor normal como o Media Player Classic.

  12. Avatar de JDuarte

    Boas,
    Ja testei montanhas deste tipo de softwares…. “este não conheço”, mas depois de avaliar prós e contras e o que melhor se adaptou ás minhas necessidades foi :

    http://www.soundgraph.com/Eng_/Products/imon32.aspx?topMenu=2&subMenu=4&leftMenu=32

    Abraços.

  13. Avatar de Nasp

    Boxee é um dos filhos mais novos do XBMC

  14. Avatar de R@lf
    R@lf

    Off topic (ou não)

    Para quando um tutorial sobre a construção de um HTPC?
    Ou já foi feito e eu é que não ando atento?
    Desde a construção (material a utilizar para ficar o mais silencioso possível, e barato, eheh), até ao software a utilizar, tipo Media Center mas com sintonizador de TV.

    Just a thought

    1. Avatar de JDuarte

      Eu prometo ajudar….
      tenho passo a passo a montagem do meu ….

      http://uk.nox-xtreme.com/pagina.php?id=117

      Abraço

      1. Avatar de Redin
        Redin

        É igual ao meu.
        O Media Center que vem junto não gostei e acabei por regressar ao meu adorável XBMC.

        Uma coisa que não consigo me livrar no BOXEE é o facto de quando quero ver um vídeo da quick-time ou youtube fica sempre um aviso a dizer que está a espera de abrir o vídeo e nada.

        Alguma recomendação?
        Obrigado.

  15. Avatar de Pedro Santos

    Alguem sabe como pesquisar torrents de trackers “ilegais”?

    Uma função brutal deste media center, é a possibilidade de descarregar séries através de RSS usando serviços como http://ezrss.it/shows/

    Como uso o salling clicker no telemóvel, com o script boxee, torna tudo mais simples, aconselho a toda a gente.