Boxee 0.9.20.10261 Beta – O melhor Centro Multimédia

44 Comentários

Já aqui falámos do MediaPortal e do Moovida como exemplo de excelentes media centers gratuitos disponíveis actualmente. Depois de ter analisado cada uma destas propostas, encontrei por fim a solução que procurava, lembram-se de vos ter falado do Boxee?


O Boxee é mais que um simples gestor multimédia. É uma autêntica rede social construída em torno da aplicação. Com ele poderá recomendar (ou não) filmes, séries, músicas e outro conteúdo aos seus contactos, saber o que têm eles estado a ver e muito mais. Para o utilizar, como vê na imagem acima, deverá previamente criar uma conta de utilizador no site que lhe dará então acesso aos links de download.

boxee_login_rsz

Posto isto, poderá procurar contactos seus que estejam já a utilizar o Boxee, ou convidá-los, caso contrário, e associar à sua conta o seu Twitter ou FriendFeed e partilhar com todo o mundo os seus gostos no que a isto diz respeito.

Boxee - Main

É chegada a hora de começar a adicionar conteúdo ao Boxee. O que é um centro multimédia sem alguns vídeos e músicas? O Boxee permite-lhe monitorizar pastas e locais da rede que serão automaticamente indexados.

Boxee- TV Shows

A aplicação possui um variado leque de vistas e formas de dispor o conteúdo para que tudo fique de acordo com as suas preferências. Para além disso, e como é apanágio deste tipo de aplicações, toda a informação disponível sobre, neste caso, o filme ou série em causa é automaticamente obtido na Internet. A informação relativa a séries de televisão é descarregada de TheTVDB, já os filmes têm a sua base de dados no TMDb.

Boxee - Movie

Outra característica que distingue o Boxee das restantes alternativas deste segmento é a presença de pequenas aplicações que lhe permitem navegar pelo conteúdo de variadíssimos locais da Internet sem sair da aplicação.

Boxee - Applications

De consultas ao The Weather Channel, ao Google Video ou aos Movie Trailers da Apple a aplicações mais avançadas como um cliente para o Twitter ou integração com Drop.io, há um pouco de tudo no Boxee. Instalar novas aplicações é tão simples quanto adicionar um repositório!

Boxee - YouTube

Já lhe disse que pode até pesquisar torrents no Boxee? Aliás, não só pesquisar como descarregá-los sem sair deste media center. O Boxee inclui um pequeno mas muito eficaz gestor de downloads, adicionando imediatamente à sua galeria os ficheiros descarregados por este.

Boxee - Downloads

Como vê, o Boxee é a solução ideal para transformar esse velho PC lá de casa num autêntico centro multimédia pleno de funções. Até porque esta aplicação de código aberto está disponível para Windows, Mac OS X, Linux e mesmo para a AppleTV.

Esta versão Beta está bastante estável e completa. Não perfeita, é certo, pois faltam-lhe ainda opções de personalização básicas como a possibilidade de alterar a temperatura para graus Celsius ou as horas para o formato de 24 horas por cá utilizados. Fora isso, o Boxee acaba por ser uma aplicação bastante viciante com a qual irá certamente “brincar” horas a fio. Recomendado!

Licença: Freeware [necessita de registo no serviço]
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Boxee 0.9.20.10261 Beta [44.17MB]
Download [mac]: Boxee 0.9.20.10261 Beta [54.33MB]
Download [linux]: Boxee 0.9.20.10261 Beta
Homepage: Boxee

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zl
    zl

    Interessante 🙂

  2. Avatar de tsa
    tsa

    Já o usei à uns tempos e fiquei positivamente impressionado com o potencial.
    Mas deixei de usar por na altura ainda ter demasiados bugs e voltei ao xbmc que muito mais estável.

  3. Avatar de Sérgio Ramos
    Sérgio Ramos

    Só acho estranho as imagens serem de uma versão atrasada…

    1. Avatar de Vítor M.

      Sérgio faz as novas e envia sff para eu as colocar. Obrigado!

  4. Avatar de Élvio Sousa

    Parece-me ser muito bom. 🙂

  5. Avatar de mmick
    mmick

    Tirando que é baseada no XBMC mais antigo e daí ainda nao funciona a 100%. A ver se se mantem gratuita depois de ir parar ao hardware na DLink e outros aparelhos baseados em Tegra 2 🙂

  6. Avatar de Phara0h
    Phara0h

    Quem não gostava de ter uma coisinha destas ao lado da tv…

    http://www.boxee.tv/box

    😀

  7. Avatar de Phara0h
    Phara0h

    Uau…
    Reparei agora, que este menino tem DXVA(directX video acceleration), adeus 1080p aos soluços :).

    Ate os Atom’s com windows conseguem correr 1080p.

    Algo que o XBMC ainda não tem…

    So fazia em linux atraves do VDPAU

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Já nao es o primeiro a dizer que os Atom correm 1080p mas até hoje ninguem me soube dizer como é que se faz isso. Será que poderias dizer como fazer isso?

      1. Avatar de Phara0h
        Phara0h

        Basta teres uma das seguintes graficas:

        NVidia Cards:
        Geforce GTS xxx
        Geforce GTX xxx
        Geforce GT xxx
        Geforce 9xxx
        Geforce 8xxx
        MCP79 (Ion)
        MCP78
        MCP7A

        ATI Cards:
        Radeon HD 4xxx
        Mobility Radeon HD 4xxx
        Radeon HD 3xxx

        Intel Cards:
        X4500HD (part of G45 chipset)
        X4500MHD (part of GM45 chipset)

        E activar a descodificação por hardware.
        Assim, a grafica faz todo o trabalho em vez do processador.

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Pois, apesar de ter o chipset G45, a grafica que possou é a Mobile Intel(R) 945 Express Chipset Family
          que nao me permite tal coisa. Mas houve alguem aqui no pplware que disse que com um netbook conseguia-se por a rodar videos 1080p mas tal proeza em teoria é impossivel.

          1. Avatar de Phara0h
            Phara0h

            desde que tenha uma das placas anteriores não é impossivel…

        2. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Nas Intel cards falta aí o GMA 500.

          O meu Eee 1101HA corre 720p e 1080p na descontra.
          O processo do player (no meu caso o MPC-HC) não passa dos 15% de utilização do CPU.

          Agora só espero que o Adobe Flash Player 10.1 não demore muito a lançar uma versão estável (ou então os drivers da intel) para poder assitir videos em flash em fullscreen.

  8. Avatar de Cristas ´´/\``
    Cristas ´´/\“

    OFFTOPIC:
    Ouvi dizer que o FIFA 2010 World Cup Game não iria sair para PC é verdade?

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Eu tenho uma PS3, por mim nao há problema 😀

      1. Avatar de -_-'
        -_-‘

        Comentário desnecessário.
        Bom para ti.
        -_-‘

      2. Avatar de Cristas ´´/\``
        Cristas ´´/\“

        Olha instala lá o Word entao lool
        Se alguem souber de algo que post sff

        1. Avatar de mmick
          mmick

          Por acaso pode-se 😉 e Ubuntu 😉 Mas isso já sao outros trinta.

          1. Avatar de Cristas ´´/\``
            Cristas ´´/\“

            Mas eu n tenho idade para isso lool

  9. Avatar de João Silva
    João Silva

    Boa tarde,

    Quero apenas fazer 1 reparo, a aplicação não está disponivel para linux mas sim para Ubuntu (provavelmenta para as restantes distribuições baseadas em debian) só tem o .deb para fazer download.

  10. Avatar de carlos
    carlos

    offtopic. aqui fica um site que permite ouvir milhares de musicas gratis. e um video feito por mim no youtube

    http://listen.grooveshark.com —- site

    http://www.youtube.com/watch?v=ZiiyIDApqXE —- video

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Esse video está muito tremido…

      Esses teleles a filmar é o que dão…

      Usa antes uma aplicação que te capture o que estás a fazer no PC.

      Exemplos para isso há muitos. Vai aqui dar uma vista de olhos:

      https://pplware.sitedev.pt/2009/03/17/potato-screen-capture-10428-beta/

  11. Avatar de jpedrosa
    jpedrosa

    pequena incorrecçao no artigo. tambem ja aqui falamos no xbmc.

  12. Avatar de CarlosA
    CarlosA

    Boa noite, primeiro de tudo queria dar os parabens ao exelente site.
    Eu estou com alguma duvidas sobre este assunto, visto que não ando muito dentro desta tecnologia.

    Eu tou a pensar montar um mediacenter na sala para ver os divx etc etc mas não compreendo como funciona.Como mexo no sistema? com o rato ? o computado/mediacenter arranca sempre para o Boxee? ou é tipo uma aplicação que eu tenho de abrir?
    Obrigado por tudo e aguardo novidades da vossa parte.
    Cumps

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Bom, para começar vou-te dizer o que eu fiz: comprei um Celeron E1400 2.0GHz (baseado em Core 2 Duo) com overclocking para 2.4GHz. Depois meti 2Gb DDR2 + motherboard Nvidia com saída HDMI.
      A nível de software recomendo Windows 7 + Media Portal/XBMC/Boxee e colocas no “Startup” do Windows o media center que queres que arranque.
      Para comando podes comprar um bluetooth USB (5-6€) e um comando de BLU-RAY da PS3 por 25€. Instalas o “PS3 Remote Application Installer” e configuras os botoes do comando PS3 para o que te interessar no programa (XBMC, etc) que vais usar.
      No final ficas com um Media Center super rápido (o W7 + Media Portal demora-me poucos segundos a entrar), super potente e que te vai buscar as capas e info dos filmes.
      Além do mais nao precisas apontar o comando para o Media Center já que é por Bluetooth 😉

      1. Avatar de Phara0h
        Phara0h

        Tambem podes usar o iPhone ou um iPod, para controlar o boxee

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          LOL, para isso tambem com um Windows Mobile ou Symbian (nao sei até que ponto será viavel em symbian, nunca testei) tambem consigo. O que se fala é de ter um sistema funcional, para isso tambem digo que nao preciso do comando da minha TV pois tenho um N95…

  13. Avatar de João Marques
    João Marques

    excelente aplicação que parece prometer muito. O meu Core2duo arrasta-se um bocado a ler 1080p, como disse o Phara0h, que vai dar lindamente então é desta que vou passar a ver tudo em 1080p 😀

    Falta-lhe uma ou outra coisa, mas para Beta está muito bom!

    Outra coisa: Nas settings dá para colocar em Português, alterar o formato da data e até colocar a temperatura da nossa cidade em ºC

    Não estou a conseguir ler ficheiros mkv :\ ele reconhece o ficheiro e faz a thumbnail, mas quando abro fica o ecrã escuro e só dá som.

    Cumprimentos

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Se ele actualmente se arrasta a ver 1080p, o mais provavel é que este programa não faça milagres, já que para ler conteudo FullHD é mais importante uma boa gráfica que propriamente o CPU, que neste caso até é bom mas se a gráfica não acompanhar, o conteudo FullHD 1080p irá sempre se arrastar… 😉

      1. Avatar de João Marques
        João Marques

        A gráfica é uma ATI Radeon X1650.

        Quanto à questão dos ficheiros mkv, alguém com o mesmo problema?

        1. Avatar de mmick
          mmick

          O meu Core 2 Duo 1.8Ghz do portátil (mais gráfica integrada Intel X3100) consegue PERFEITAMENTE ler mkv 1080p, tanto no ecra como na TV 1080p por HDMI.
          O meu Celeron E1400 (2.0 @ 2.4GHz)com gráfica integrada Nvidia 7100 também consegue 1080p a brincar.
          Isto experimentado com 1) Media Portal 1.0.2 e 2) XBMC 9.04 ou 9.11.

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Bem aproveito a discusao para perguntar se alguem daqui conseguiu por um netbook a ler 1080p?!

            Se sim, como?

          2. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            viperbruno

            Num netbook acho que só é possivel aqueles que vêem equipados com o GPU ION da nVidia, mas não te consigo confirmar porque não tenho, mas como já o vi a correr Crysis em Low com bastante fluidez, o mais provavel é conseguirem 1080p.

          3. Avatar de João Marques
            João Marques

            Experimentei o XBMC e parece-me dar sem erros. Diz download duns trailers do site da Apple e pareceu-me bastante bom. Penso é que a qualidade de imagem não é tão boa como no WMP classic, mas pode ser só impressão minha. É pena no XBMC não ter a opção do youtube e mtv como tem o Boxee

        2. Avatar de Phara0h
          Phara0h

          Acho que a tua grafica ñ suporta a aceleração por hardware… segundo o site do boxee so as seguintes gamas d placas é que funcionam:

          ATI Cards:
          Radeon HD 4xxx
          Mobility Radeon HD 4xxx
          Radeon HD 3xxx

  14. Avatar de mmick
    mmick

    Para quem quiser um Media Center a descodificar 1080p eu sugiro:
    1) Windows 7/Ubuntu + drivers actualizados da gráfica (e de tudo)
    2) Gráfica com suporte por hardware para DirectX 9.0c e OpenGL 2.0 (uma Intel X3100 ou uma Nvidia/AMD de gama média chegam)
    3) Instalar o programa GAME BOOSTER que irá desligar os serviços e programas em “excesso” que nao interessam ter a correr e a ocupar o CPU
    4) Usar um Core 2 Duo a 2.0GHz / Celeron BASEADO EM CORE 2 DUO (tipo E1400) a 2.4/2.6Ghz
    5) Aconselho usar Anti-Virus/Firewall NOD32 (é muito bom e leve para o CPU)
    Com um sistema destes podem perfeitamente ver filmes em 1080p e ainda ter o uTorrent ligado 😉

  15. Avatar de Miguel Machado

    Já testei, a nova versão. Os novos menus estão engraçados e a boxe boxee será um produto bastante interessante. Só ainda não encontrei onde posso fazer o reconhecimento dos ficheiro, que tínhamos na versão anterior…

  16. Avatar de Renato
    Renato

    Para disfrutar do nosso media center sem termos de usar um rato/teclado sem fios, com (quase) todas as funções de um rato/teclado, encontrei esta solução: http://www.igugu.com

    Basicamente é um comando similar ao de uma tv, mas este inclui um teclado QWERTY e rato tipo cybercafe (bola) e funciona por wireless (802.11g).

    Abraços ao pplware.

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    muito fixe!
    encontrou tudo no disco do macmini e acessa sem dificuldade ao arquivo em rede.
    Quanto aos graus em celsius á fácil: assim que selecinei a zona e linguagem para portugal, corrigiu automáticamente.

  18. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    o problema e’ que nao le divx

    as series q tenho ele tbm detecta mas so da o som e as legendas.. a imagem piu!!

    1. Avatar de david
      david

      Segundo o forum oficial do boxee algumas pessoas resolveram esse problema actualizando o Direct X.

  19. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    o programa é excelente. so queria que a aplicacao do youtube estivesse melhor (suportar mudar as legendas e coisas do genero) e que as coisas da hulu e abc e cbs, etc… so mesmo com o hotspot ligado. mas isso ja é culpa dos ignorantes que bloueiam os seus serviços para fora dos US.

  20. Avatar de ABraga
    ABraga

    boa noite,

    estou aqui com um problema que se calhar conseguem dar-me solução.
    eu acabei de instalar no boxee e adicionei uma pasta do meu disco onde tenho uma serie de tv na seguinte estrutura “Videos\nome da serie\season 1\ficheiros

    só que parece que o boxee não está a conseguir cataloga-los visto estar há já 10 minutosno ecrã do tv shows a dizer que esta a fazer o scan as pastas… estarei a fazer alguma coisa mal ou o scan demora assim tanto tempo?