BatteryCare 0.9.6.2

44 Comentários

Este artigo foi escrito por: Filipe Lourenço
O BatteryCare é uma aplicação gratuita e nacional, desenvolvida por Filipe Lourenço, que surge numa altura em que se massifica o uso do computador portátil e muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção do seu elemento mais importante, a bateria.

Complementar ao guia de utilização da bateria do portátil, disponível no site oficial, o BatteryCare vem fornecer ao utilizador um conjunto de informações que permitem tirar o máximo partido da bateria do seu portátil e fazer com que esta sofra o tratamento adequado. Além disso contribui para uma maior autonomia.

Esta nova versão espelha o resultado do imenso feedback dos utilizadores que obtive após a anterior publicação. O destaque vai para a nova funcionalidade que permite aos utilizadores do Windows Vista e Seven, seleccionar automaticamente o plano de energia consoante o estado de alimentação do portátil. Para XP não está previsto para já.

Abaixo as funcionalidades actuais do programa:

  • Monitorização das descargas da bateria
    O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo. Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total
  • Informação completa da bateria
    Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria. Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.
  • Informação na área de notificação
    Em modo de bateria o ícone de notificação mostra o tempo restante e a percentagem da bateria
  • Comutação automática dos planos de energia
    Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir.
    (Apenas em Windows Vista ou superior)


  • Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes
    Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior). Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos
  • Actualizações automáticas
    Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente
  • Leve e imperceptível no sistema
    Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória

Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.

Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista:
O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.

A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.

Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.

Notas sobre esta versão:

  • Correcção de bug: Ocorria um crash quando só se seleccionava um perfil de energia.

Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional! Um muito obrigado ao Peopleware e em especial ao Pedro Simões por publicarem o meu trabalho.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: BatteryCare 0.9.6.2 [568.31KB]
Guia: BatteryCare
Homepage: BatteryCare

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sábio
    sábio

    grande aplicação.

    Nao encontro melhor!

    Parabens

  2. Avatar de MwS
    MwS

    “Para XP não está previsto para já”

    Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7.

    Então?

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Então não leste tudo.

      “O destaque vai para a nova funcionalidade que permite aos utilizadores do Windows Vista e Seven, seleccionar automaticamente o plano de energia consoante o estado de alimentação do portátil. Para XP não está previsto para já.” 😉

      Muito boa aplicação, por acaso instalei-a ontem mesmo e agradou-me. 🙂

      1. Avatar de JGomes

        Apesar de a actualizacao envolver apenas correcções relacionadas com o Vista/Seven, o que o MWS estava a indicar é que o programa suporta na realidade XP (inclusive esta versão) quando indicam no artigo que não.

        Imagina um utilizador que vê um artigo sobre o programa pela primeira vez e tem Windows XP?

        Alias o meu programa actualizou-se na semana passada.

  3. Avatar de Flávio
    Flávio

    Grande aplicação sim senhor

  4. Avatar de Ferdi66
    Ferdi66

    De uma vez por todas, RESUMO não quer dizer RETOMA de um processo. Haja alguém, sff, que vá ver um dicionário. (É imitação do termo inglês RESUME, que não tem nada a ver). RESUMIR, em português pt-br quer dizer sintetizar, abreviar, concentrar (uma ideia ou exposição); vem do latim «resumere».

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Tens razão mas não precisavas de ser tão “bruto”.

      1. Avatar de Ferdi66
        Ferdi66

        Concordo, viperbruno. Mas estou farto da fama que as pessoas que gostam de computadores têm de serem um bando de analfabetos (ou analfabrutos…).

  5. Avatar de Filipe Lourenço

    Ia para notificar o Pplware do update mas anteciparam-se! 😀

    Usem e abusem do meu programa. 🙂

    1. Avatar de manuel_jose_silva@hotmail.com
      manuel_jose_silva@hotmail.com

      Parabéns! Um excelente programa que me vai poupar dores de cabaça sempre que uso a bateria! Assim já não preciso de andar a mudar o plano de energia nem desactivar o aero. E ainda por cima é portuguẽs! Portugal está num bom caminho.

      1. Avatar de manuel_jose_silva@hotmail.com
        manuel_jose_silva@hotmail.com

        *português

  6. Avatar de ArtD
    ArtD

    Muito boa aplicação, já a uso a algum tempo e tenho recomendado a amigos/conhecidos.

    Para alem de que o site desmistifica muitos “mitos urbanos” que surgiram nos últimos tempos com as baterias dos portáteis.

    O Filipe está de parabéns 🙂

  7. Avatar de Gil

    Bom dia!
    Alguém me arranja um convite para o Demonoid? Please 😀
    meu mail: webmaster@reticencias.com

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      toma lá o código
      123Xfxbll4j3krcu13ai2jsbv2uervero82k4s

      Estás de Parabéns de Filipe 😉

  8. Avatar de youdaware
    youdaware

    Só podia ter sido um “Developer” Português…

    Aplica-se: “O que é Nacional é Bom!”

  9. Avatar de Bil Gates
    Bil Gates

    O “para já para o XP não está previsto” é que se lamenta. Mas pronto não se pode ter tudo de uma vez. Parabens pela tua iniciativa.

  10. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Uso e recomendo vivamente! Sem duvida um óptimo gestor da bateria!

  11. Avatar de mac
    mac

    Sem deixar de dar o respectivo valor a esta aplicação…
    Tenho usado o BATERRYBAR, que acho ser tb muito bom.

    http://osirisdevelopment.com/BatteryBar/index.html

  12. Avatar de sergio
    sergio

    ando a tanto tempo pra arranjar 1 convite desses e vejo uma aqui a passar :p…

    este programa serve para baterias ainda em bom estado ou é possivel recuperar uma bateria que dura pouco mais de 10 minutos??

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Acho que o programa é muito bom, mas ainda não faz milagres! 🙂

      1. Avatar de sergio
        sergio

        pois.. não coloco em dúvida a qualidade do programa.. até ja o usei mas talvez na indevida altura… agora só me resta comprar uma nova :s

  13. Avatar de bigjapa

    Aplicativo de excelente qualidade. A partir da sugestão do Pplware conheci e sou agora utilizador assíduo.

    Como sugestão ou dúvida, gostaria de saber se existe um meio de burlar essa história de ciclo de bateria? ou quando chegar no final dos ciclos tenho que correr e comprar outra?

    Abraço a todos e parabéns, tanto ao site quanto ao Felipe Lourenço

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Quando atingir os 30 ciclos de descarga é recomendado que faças uma descarga total. Não tens que ir comprar outra. O controlo de ciclos apenas serve para o utilizador saber quando tem de fazer a calibragem para que a bateria reporte sempre o valor real.

      1. Avatar de sergio
        sergio

        no site do programa diz que devemos deixar descarregar ate 20-30% e voltar a carregar pa fazer 1 ciclo

        quando tento fazer isso por vezes a bateria vai abaixo aos 50 so dando sinal de vida com o carregador! tá bonita

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Lamento mas não é isso que está escrito no site. Em parte alguma diz que é preciso descarregar até 30% para completar um ciclo. Volte a ler, desta vez com atenção, todo o guia.

          Aproveito para citar:
          “É preferível fazer descargas parciais, até níveis de capacidade restante de bateria na ordem dos 20~30%, e frequentes recargas a fazer um descarregamento e carregamento total.”

          e mais:
          “Os ciclos de descarga (ou carga) consistem em utilizar toda a carga da bateria (100%), mas não necessariamente de uma só vez.”

          1. Avatar de sergio
            sergio

            eu sei mas fiz aos 70 e nao contou ciclo de descarga

          2. Avatar de Filipe Lourenço

            🙂 Que confusão vai nessa cabeça. Volte a ler, só conta quando descarrega 100%, só que não tem que ser os 100% de uma só vez. Pode descarregar 70 hoje e carregar até 100%, depois amanhã se descarregar de 100% até 70% (gastar mais 30%) aí soma aos 70% do dia anterior e perfaz um total de 100%. Nesta altura é que é incrementado um ciclo de descarga.

            Espero ter ficado esclarecido.

  14. Avatar de sergio
    sergio

    reparei que nao imagem apresentada está uma bateria de um Vaio..

    Tambem tenho 1 a informacao que obtenho é identica, tem mais capacidade desenhada e uma desgaste de 14.67 no entanto tem uma autonomia de 10 minutos.. :S

  15. Avatar de sergio
    sergio

    reparei que nao imagem apresentada está uma bateria de um Vaio..

    Tambem tenho um vaio, a informacao que obtenho é identica, tem mais capacidade desenhada e uma desgaste de 14.67 no entanto tem uma autonomia de 10 minutos.. :S

  16. Avatar de ex0
    ex0

    já usava e recomendo 😉

    obrigado Filipe!

  17. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    A minha bateria já só tem 11% de capacidade (diz o Linux)… Já ta em estado terminal e não deve haver volta a dar. Quando comprar uma nova, começo a usar isto

  18. Avatar de alain
    alain

    Obrigado pela dica, recebi um portátil esta semana, meu primeiro, com certeza veio a calhar esta dica

  19. Avatar de Gota
    Gota

    A bateria do meu portatil fica sempre pelos 96%! é estranho nao e?

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      É aceitável se não for nova. 🙂 A do ASUS da minha namorada também não vai além dos 97.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Aceitável oO.. mas estranho.
        Normalmente o Computador indica 100%, mas a capacidade verdadeira é apenas 97% (no vosso caso). O Linux (Ubuntu, Fedora) mostra os dois valores!

  20. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Não sei até que ponto é fácil a portabilidade, mas seria interessante ter isto para todas as plataformas mais utilizadas no mercado residêncial actualmente, Windows, MacOS e Linux. Fica aqui o pedido.

    Continua o bom trabalho

  21. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    esta com problemas nas contagem do numero de descargas… a mim acontece ia com 2/30 descargas e nao sei como passou a 0/30 descargas

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Podes voltar a colocar as duas descargas nas opções avançadas.

      1. Avatar de BrunoM
  22. Avatar de Luis Rente
    Luis Rente

    Quando isto funcionar em Mac, aí sim será um bom programa…

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Cala-te parolo 😀 Querias era que isto tivesse animações em opengl como o nosso projecto. lol

  23. Avatar de João Reis
    João Reis

    Boas a todos 😀

    Uma coisa que ainda não percebi é se o programa em XP APENAS não corre apenas os planos de energia ou não utiliza todas as suas funcionalidades (pois instalar e correr dá.) ???

    Aparenta ser um trabalho de excelente qualidade, parabéns Sr. Filipe Lourenço.

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Em XP não é possível seleccionar os planos de energia, nem desactivar serviços e o tema Aero, estes 2 ultimos dado que só existem no Vista ou superior.