BatteryCare 0.9.6.0

37 Comentários

Este artigo foi escrito por: Filipe Lourenço
O BatteryCare é uma aplicação gratuita e nacional, desenvolvida por Filipe Lourenço, que surge numa altura em que se massifica o uso do computador portátil e muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção do seu elemento mais importante, a bateria.

Complementar ao guia de utilização da bateria do portátil, disponível no site oficial, o BatteryCare vem fornecer ao utilizador um conjunto de informações que permitem tirar o máximo partido da bateria do seu portátil e fazer com que esta sofra o tratamento adequado. Além disso contribui para uma maior autonomia.

Esta nova versão espelha o resultado do imenso feedback dos utilizadores que obtive após a anterior publicação. O destaque vai para a nova funcionalidade que permite aos utilizadores do Windows Vista e Seven, seleccionar automaticamente o plano de energia consoante o estado de alimentação do portátil. Para XP não está previsto para já.

Outras novidades nesta versão 0.9.6.0:

  • Alteração menor: Quando é feito uma actualização automática é mostrada a página de Changelog.
  • Alteração menor: Corrigidos aspectos textuais .
  • Correcção de bug: Quando era completado um ciclo de descarga, nas opções avançadas não era actualizado o valor dos ciclos actuais.
  • Correcção de bug: Era mostrada a notificação da bateria carregada quando se retirava a bateria.
  • Correcção de bug: Valores da bateria que sejam fora do comum já não são permitidos.

Abaixo as funcionalidades actuais do programa:

  • Monitorização das descargas da bateria
    O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo. Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total
  • Informação completa da bateria
    Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria. Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.
  • Informação na área de notificação
    Em modo de bateria o ícone de notificação mostra o tempo restante e a percentagem da bateria
  • Comutação automática dos planos de energia
    Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir.
    (Apenas em Windows Vista ou superior)


  • Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes
    Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior). Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos
  • Actualizações automáticas
    Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente
  • Leve e imperceptível no sistema
    Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória

Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.

Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista:
O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade.  Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.

A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.

Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.

Notas sobre esta versão:

  • O indicador de temperatura poderá não ser muito correcto nalguns sistemas pois não lê directamente do sensor do CPU.
  • Num sistema Windows Vista com controlo de conta de utilizador (UAC) activado, não é possível a suspensão dos serviços nem a indicação da temperatura do CPU. O programa necessita de permissões de administrador para o poder fazer e optei por não exigir essas permissões porque senão cada vez que o sistema iniciava o programa era bloqueado pelo UAC. Se optar por desactivar o UAC, eis como fazê-lo.

Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional! Um muito obrigado ao Peopleware e em especial ao Pedro Simões por publicarem o meu trabalho.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: BatteryCare 0.9.6.0 [567.89KB]
Guia: BatteryCare
Homepage: BatteryCare

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    Não conhecia… vou testar…
    Força aí no desenvolvimento!

  2. Avatar de neves, vitor
    neves, vitor

    Continua com o bom trabalho de desenvolver software.
    É salutar que apareçam boas e novas aplicações freeware.

    Vamos distribuir por todos e encorajar o nosso circulo
    de contactos a procurarem software nacional.

    Bem hajas pelo esforço, que um dia serás recompensado.

  3. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Bem, esta nova função de mudar automaticamente o plano de energia foi realmente genial!

    Quantas vezes eu me esquecia de meter o portátil num plano de energia mais “económico” e quando dava por isso já tinha gasto energia que durava para o dobro do tempo!

    Mas há uma coisa que eu ainda não consegui resolver, eu como sou muito curioso, resolvi deixar o portátil gastar a energia toda da bateria até entrar em hibernação acontece que deixei.o nesse estado 2 horas e quando o voltei a ligar o battery care não reiniciou o contador de ciclos de carga/descarga não sei porque! Alguem me pode explicar a razão para o sucedido?

    Cumps

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Quando é atingido o limite configurado de descargas (predefinição 30) é mostrado o aviso para fazer a descarga total. Depois de o fazer basta carregar no botão “Já realizei a descarga total”.
      Quando é feita uma descarga total fora do limite, pode-se ir às opções avançadas e fazer o reset manual do contador.

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Certo, obrigado!
        xP

        Cumps

  4. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Actualizei via o próprio programa.

    Parabéns, é dos “online updates” mais simpáticos que vi.
    Muito simples, e actualizou a app sem problemas.

  5. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Parabéns ao Filipe, é de louvar o desenvolvimento de softwaren nacional ^^

    http://topenmind.blogspot.com/

  6. Avatar de SP™®

    Tb não conhecia… mas andava a precisar de algo assim…

    Abraço

    http://www.torrentpremium.blogspot.com/

  7. Avatar de Filipe Lourenço

    Há uma falhasita que o Vitor M. cometeu ao transcrever o artigo para o blog:
    Abaixo da ultima imagem está descrito:

    “Apenas em Windows Vista ou superior:” Devia ser esta frase mas entre parêntisis ou acima da imagem, pois corresponde à legenda da mesma. Assim como está, dá a entender que as 3 funcionalidades seguintes são exclusivas do Windows Vista, o que não é verdade. 🙂

    Força aí a passar a palavra ao pessoal! 🙂

    Abraços

  8. Avatar de Hugo Cura
    Hugo Cura

    Parabéns Filipe! 😉

    Gostei da “Alteração menor: Corrigidos aspectos textuais .” aka “Tensão (Voltage)” 😀

    Tá a andar com mais funcionalidades nisso!

  9. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    A maior falha é não ter o site em inglês já 😛

    A app tem um look mto sóbrio, e vou começar a passar a palavra.
    Mas depois a malta a quem vou passar vai ao site e come com o site em PT apenas, e PT os gajos não sabem 😛

    Um abraço,
    JP

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Quando tiver tempo é o próximo passo!! Até lá, têm que se ir desenrascando com o google translate! 😛 eheh Mas tenho prevista a tradução num futuro próximo. 🙂 Para internacionalizar todo o projecto e não só a aplicação.

  10. Avatar de Vítor M.

    Filipe Lourenço, está em ordem a frase agora.

    Aproveita para deixar o link da versão anterior, onde eram respondidas e esclarecidas muitas dúvidas:
    http://www.pplware.com/2009/03/21/batterycare_0950/

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Boa ideia, para evitar a repetição de questões. Tenho que elaborar uma FAQ e colocar no site.

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Era uma boa ideia

  11. Avatar de Fábio
    Fábio

    Boas, utilizo o Vista e Ubuntu e tenho um pequeno problema com o qual já me deparei há algum tempo. Tenho um HP dv6590ep e ele, no Linux diz qual é o tempo estimado de duraçao da bateria, bem como a sua percentagem de carga. No Windows apenas me avisa da percentagem e não do tempo restante. Neste programa também não dá para saber qual o tempo restante… Será que tenho alguma “falha de comunicação” entre o sistema Windows e a bateria?

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      O que o Linux faz é o que o BatteryCare faz e que o Windows não faz. Acima no artigo está explícito o seguinte:

      Informação completa da bateria
      Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria.

      Portanto, se o Windows não reportar o tempo restante, o programa trata de calcular com base no comportamento dos últimos 3%. É o que o Linux faz também quando a bateria não disponibiliza a taxa de descarga, que serve para calcular o tempo restante imediato.

  12. Avatar de Filipe Lourenço

    Foi detectado um pequeno bug na maneira como eram mostrados os planos de energia personalizados e já foi resolvido agora mesmo. 🙂
    A nova versão já está disponível com o bug corrigido. 🙂

  13. Avatar de Magno Campos

    ja saiu a versao 0.9.6.1 com uma correcção num erro de nome dos perfis de energia…

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Acabei de o dizer acima 😛 eheh

    2. Avatar de Magno Campos

      peço desculpa n li o comentario anterior.. lol…

      desclpe lourenço

  14. Avatar de Harlis
    Harlis

    Já utilizo essa ferramenta desde a primeira postagem. Sinceramente nesse tempo todo não tenho notado diferença na performance da bateria. Já alterei as opções para analisar resultados e não obtive grandes ganhos. A única coisa que posso elogiar é a respeito das informações que o programa disponibiliza. Abraço a todos.

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas noites malta!
    tava aki a procurar, e não sei como comandar o meu pc para que este hiberne quando atingir os 3% de bateria, alguem me pode dar uma ajuda?

    abraço!

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Se for no Windows Vista, tens que ir ás opções avançadas do plano de energia actual e tens lá uma parte que diz “bateria” e depois “Acção da bateria muito fraca”, metes hibernar e configuras o aviso de bateria muito fraca para 3%.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        sim…é vista
        obrigado! não tinha reparado nas ‘avançadas’!

        cumps!

  16. Avatar de NC
    NC

    Boa iniciativa!
    Continuem o bom trabalho.

  17. Avatar de Filipa
    Filipa

    Boas (: O programa e’ excelente, faz.me um jeito, uma vez que no meu portátil pequenito, não sabia o tempo restante da bateria.. mas surgiu.me uma duvida.. no meu portátil pequeno a parte que diz ‘taxa de descarga’ ta’ a 0w e ta’ sempre a 0… há alguma explicação para tal?

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      É precisamente por não ter acesso ao valor da taxa de descarga que o Windows não consegue calcular o tempo restante.

      PS – Não sei se estás a usar a versão deste post (0.9.6.0) mas olha que já saíram umas poucas depois desta 😀

  18. Avatar de Filipa
    Filipa

    Ai e’ por isso?! hmm.. e’ estranho e’ k noutro pc, com o windows 7 starter, exactamente igual, aparece o tempo restante :/ no meu, com o msm windows nao aparecia.. dai a excelente alternativa do programa e desde ja’ mts parabes por o trabalho (:

    Tou a usar a versao mais recente.. no meu portatil acer (windows vista), mostra a taxa de descarga (e antes tb mostrava o tempo restante), no meu portatil toshiba (windows 7 starter), nao aparece portanto a tal taxa de descarga.. Uma vez k estou a usar a versao mais recente do programa, ha’ alguma outra explicaçao possivel?

    Cumprimentos

  19. Avatar de Filipe Lourenço

    O valor da taxa de descarga pode ou não ser divulgado pela bateria e caso seja, a BIOS é que decide se o disponibiliza ao sistema ou não. Há situações em que com sistemas operativos diferentes podem aparecer valores que noutros sistemas estavam ocultos e vice-versa, isto porque usam diferentes versões do ACPI, que é a coisinha que dá a informação. 🙂

    1. Avatar de Filipa
      Filipa

      E como posso activar a coisa? 😉

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        Não podes. E agora, voilá, temos o BatteryCare para solucionar 😀

        1. Avatar de Filipa
          Filipa

          LoL e’ verdade! Conclusão, e’ normal a minha taxa de descarga tar sempre a 0, ne? lol

          1. Avatar de Filipe Lourenço

            Ora exactamente. Mesmo quando estás a usar a bateria, se mostra 0 W, o Windows não mostra o tempo restante.

          2. Avatar de Filipa
            Filipa

            O windows nc mostrou o tempo restante :/ dai ter procurado uma alternativa.. e encontrei entao o programa 😀 mas yah.. agr atraves do programa, csg ver o tempo restante e percentagem. mas a taxa de descarga ta’ smp a 0… com ou sem bateria, ta’ smp a 0.

  20. Avatar de ferreira
    ferreira

    Que programa ! 🙂

    parabens ao criador dele !

    so tenho um problema com ele, porque o meu icone do battery care simplesmente desaparece ? :S

    Obrigado, Abraço.