BatteryCare 0.9.8.5 – Mais robustez e trabalho futuro

57 Comentários

Com a preocupação de caminhar para uma maior robustez e compatibilidade com os milhares de sistemas em todo o mundo, eis o novo BatteryCare. Este já conhecido utilitário, desenvolvido em Portugal por Filipe Lourenço, permite monitorizar todos os aspectos relacionados com a bateria do computador portátil e dispõe de funcionalidades que ajudam a maximizar a sua longevidade e autonomia.

Esta ferramenta vem preencher uma das lacunas do Windows, que é o quase desprezo por um dos elementos mais importantes deste aparelho. Simples e fácil de usar, além de leve e não intrusivo, é sem dúvida um “must have” para qualquer utilizador de computador portátil que deseje ter mais conhecimento sobre a manutenção e cuidados com a bateria.

Sendo esta uma versão de manutenção, lançada uns meses após versão principal 0.9.8, aproveito para voltar a dar destaque às funcionalidades que esta última nos trouxe, das quais destaco em primeiro lugar o novo painel de opções. Maior, mais simples e organizado e também moderno, em consonância com o estilo do Windows 7, este novo painel permite assim mais liberdade e expansibilidade no que toca à inclusão de novas funcionalidades. O design do painel de opções traça as linhas modernas que pretendo dar também ao restante programa, especialmente à janela principal que começa a não conseguir fazer juz à qualidade crescente apresentada pelo BatteryCare.

Na versão principal 0.9.8 foram adicionados mais 3 novos idiomas: Checo, holandês e polaco.

Como novas funcionalidades destaco a possibilidade de desactivar a sidebar/gadgets em modo de bateria, no Windows Vista e 7 e também uma opção para o cálculo do tempo estatístico, conferindo mais liberdade ao utilizador.

Existe ainda a possibilidade nesta versão de configurar avisos baseados em tempo restante.

Finalmente uma das opções mais aguardadas é a de poder correr o programa no arranque em modo de Administrador, mesmo com o UAC activado. O UAC impede a leitura das temperaturas e a suspensão dos serviços e desta maneira contorna-se este problema, podendo o BatteryCare funcionar a 100% mesmo com o UAC activado.

Existe também a possibilidade de configurar manualmente, com toda a liberdade, as estatísticas relativas aos ciclos da bateria.

Quanto a correcções e melhoramentos, o programa está 33% mais leve na RAM e também no CPU, foram corrigidos alguns bugs e melhorados aspectos como o suporte em sistemas com Tipos de Letra grandes (120dpi) onde anteriormente o ícone de notificação ficava ilegível.

Existe também uma novidade nas leituras de temperaturas dos CPUs Intel, agora a temperatura é calculada com base num ficheiro CSV onde estão as configurações de cada CPU. Este ficheiro é editável, portanto se entretanto for lançado um CPU que não conste da lista, o utilizador pode adicionar manualmente. No entanto, a cada actualização esses dados são actualizados.

Quem quiser acompanhar mais de perto o decorrer do projecto, pode seguir-me nas páginas twitter ou facebook do projecto BatteryCare.

Novidades a implementar para futuras versões

Como se sabe, este projecto está em constante desenvolvimento e tenho uma panóplia de novas funcionalidades já registadas no meu roadmap, que quero implementar para versões futuras. Vou partilhar convosco algumas das mais importantes funcionalidades, de entre as muitas, que quero implementar até atingir a versão 1.0 do programa:

  • Calibração automática da bateria.
  • Possibilidade de escolher quais os serviços a serem pausados em modo de bateria.
  • Melhorar o sistema de notificações e passar a incluir avisos sonoros.
  • Possibilidade de personalizar a aparência de certos elementos da interface.
  • Uma nova interface para a janela principal.

Ficam aqui então as novidades desta versão:

  • Optimização na Pausa/Retoma dos Serviços, activados agora com um atraso de segundos, resultando em melhor performance.
  • Corrigido um problema de compatibilidade com o software Granola, que causava um crash quando o cursor era colocado em cima do ícone de notificação.
  • Corrigido um bug de “memory leak” que causava um crash após algumas horas de utilização.

Abaixo as funcionalidades actuais do programa

  • Monitorização das descargas da bateria – O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo. Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total;
  • Informação completa da bateria – Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria. Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc;
  • Leitura da temperatura do CPU e do Disco Rígido – O BatteryCare monitoriza constantemente a temperatura do processador (CPU) e do disco rígido (HDD);
  • Comutação automática dos planos de energia – Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir;
  • Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes – Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior). Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos;
  • Informação na área de notificação – Disponibiliza um popup compacto contendo a informação essencial para monitorizar rapidamente o estado da bateria, carga actual, tempo restante, temperaturas e plano de energia activo;
  • Actualizações automáticas – Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente;
  • Leve e imperceptível no sistema – Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória.

Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.

Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista/7:

O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.
A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.

Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.

Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!

Um muito obrigado ao Pplware por apoiar o meu trabalho.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7 (x86 e x64)
Guia: BatteryCare
Download: BatteryCare 0.9.8.5 [1.4MB]
Homepage: BatteryCare

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Braga

    Excelente aplicação!
    É algo que uso há já bastante tempo no meu portátil; fundamental quando se pretende trabalhar com mobilidade.

  2. Avatar de Pedro Garcia
    Pedro Garcia

    Não daria para colocar as temperaturas na barra de notificações?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Dá sim, e já está no roadmap também. 🙂 É uma questão de tempo. Irei colocar a opção para monitorizar ou não as temperaturas e também para as colocar na tray.

  3. Avatar de dajosova
    dajosova

    …já agora, o que fazer para usar o portátil ligado à corrente com a bateria metida mas sem a carregar?

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      A bateria quando está colocada, pára de receber energia durante um bom período de tempo, até que a bateria perca carga suficiente para que seja disparado o sinal para ela voltar a receber carga, normalmente é à volta dos 95%. Existem é fabricantes que, através da BIOS, conseguem limitar a carga até uma certa percentagem, tipo só carregar até 80%.

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Isso acontece com o BatteryCare ou esta se referindo que é do fabricante? Porque tenho a impressão de que meu portatil sempre esta carregando quando ligado à conrrente.

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Estava a referir-me à programação do circuito da bateria e à BIOS que controla a alimentação da mesma. O BatteryCare, ou qualquer outro software sem ser do fabricante, não tem a capacidade de controlar se o computador fornece energia ou não à bateria.

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            Mas Filipe, eu tinha um Sony VAIO que tinha uma opção através do software da Sony que permitia usar o laptop com a bateria metida e ligado à corrente e apenas usava a energia do carregador. A bateria ficava desligada. A minha pergunta era saber se é possível fazer isso sem ser através do software das marcas!

            P.S.: Já agora o meu agradecimento pelo empenho no BatteryCare 😉

          2. Avatar de Filipe Lourenço

            @dajosova: Como eu disse, isso é controlado através da BIOS e quem desenha as BIOS são os fabricantes, portanto só eles conseguem ter software que comunique com a BIOS proprietária de determinado modelo, de modo a impedir a carga da bateria.
            Que eu tenha conhecimento, não existe nenhum programa, sem ser do fabricante, que permita fazer o que dizes.

          3. Avatar de dajosova
            dajosova

            OK Filipe. Fiquei esclarecido. Obrigado

  4. Avatar de jcrl
    jcrl

    Viva:
    Eu já estou na fase em que, apesar da bateria aguentar 45-60m, o pc desliga-se sozinho pois “pensa” que ainda tem carga. Estive a ler o guia que indica que para fazer uma descarga total é necessário configurar a hibernação aos 3% de capacidade, mas o portátil não chega lá….
    Neste caso: o que fazer?

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Já actualizei o guia para responder precisamente a essa questão. Quando não é possível colocar o 3%, deve ser usado o mínimo permitido pelo Windows.

      1. Avatar de jcrl
        jcrl

        Não é uma questão do mínimo permitido pelo windows, mas sim do que a bateria aguenta. No meu caso consigo até escolher menos, mas que não serve de nada pois o pc desliga-se abruptamente sem dar sequer um aviso.

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Ah, pois então tens uma bateria da treta como a que eu tenho actualmente (comprada no eBay) e que é impossível de calibrar. Já as anteriores originais da Toshiba actualizavam sempre o valor da capacidade total quando fazia uma calibração.

          Isso deve-se a que estas baterias (muito mais baratas) com circuitos simplistas e pouco robustos, não fazem uma gestão adequada da capacidade existente. Outro exemplo que posso dar é que esta bateria se estiver 100% carregada e retirar o cabo e voltar a ligá-lo imediatamente, ela começa a carregar, apesar de não ter descarregado nada. Já com as originais, só recebem carga se a percentagem for abaixo de 95%. 🙂 Mas também, esta custou 70% menos que uma original! Não se pode ter tudo! 😀

    2. Avatar de ze
      ze

      Tou com mesmo problema, meu diz que ainda tenho 1h de uso e após 3 min desliga-se completamente.

      Não consigo calibrar devido ao facto de ele simplesmente desligar-se após 3 min não entrando em suspensão.

      Quando volto ligar pc, com cabo pois sem ele nao liga, diz que bateria já está 100% :/

  5. Avatar de tritao

    Olá.. Apenas para dizer que esta aplicação é simplesmente brutal! Já agora, se possível, algum dos responsáveis pelo Pplware pode dizer que plugin é utilizado para apresentar as imagens quando carregamos nos posts? e o plugin para pôr o botão gosto do fecebook no fim do post?

    Obrigado. Peço desculpa se me estou a intrometer… mas o PPLWare é uma referência para mim.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Respondendo de forma muito simples à tua questão… nenhum plugin.

      No caso das imagens usamos o lightbox (javascript) adaptado para a nossa necessidade e no caso do Like, usamos o código que o Facebook disponibiliza.

      É mais simples usa os plugins para quem não tem muito tempo para desenvolver, mas usar código permite muito mais liberdade.

      Espero ter respondido a todas as suas questões de forma compreensível.

  6. Avatar de ze
    ze

    Minha bateria parece estar completamente viciada. É de iões mas não sei o que se passa. Diz que tem 90% carga mas apos 3 min desliga-se. Nem entra em suspensão.

    Eu tentei fazer aquilo de calibrar mas como ele desliga logo nao dá para deixar suspender e perder toda bateria.

    Após liga-lo, com corrente ligada, ele diz que já está cheia outra vez :/

    Alguma ideia?

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Nestes casos assim, é a bateria que já foi à vida e provavelmente está permanentemente danificada. A solução é substituir por uma nova.

      1. Avatar de ze
        ze

        Aquele truques manhosos de colocar no frio pode resolver ou são apenas mitos?

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          São mitos até prova em contrário, eu no teu caso tentava, já que não tens nada a perder. Eu próprio já o fiz à minha 1ª bateria morta, mas não resultou. 🙂

  7. Avatar de cmtuga
    cmtuga

    Esta aplicação é fantástica! gratuita e desenvolvida em Portugal!
    Parabéns!

  8. Avatar de Emannxx

    Este programa é 100% indispensável, no entanto, está a ficar pesadote.. pelo menos no meu computador e de uns amigos, o sistema inicia, faz-se login e só ao fim de uns largos minutos (não sei precisar, devem ser uns 5) é que o programa inicia e começa a desactivar os serviços etc.

    Mas nada que não se suporte, é claro =)

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Os serviços agora são desactivados e retomados com um atraso de 30 segundos a 1 minuto para evitar aquelas situações em que o computador perde energia por breves instantes.

      Mas olha que arrancar passados 5 minutos é estranho, podes ter algum problema com o .NET 2.0. Nunca tive relatos semelhantes ao teu, assim de demorar tanto tempo a arrancar.

      1. Avatar de Emannxx

        Não é o programa iniciar após 5 minutos… o processo já está iniciado instantes depois do login, só que está ali a moer e moer (o sistema fica mesmo lento) e só depois do BatteryCare estar visível e ter desactivado os serviços, aero, etc. é que o PC volta ao normal.

        Poderá ser, se calhar, de eu colocar o desempenho máximo do processador a 50% quando está na bateria (ou seja, o processador funciona a metade da velocidade)… mas pela lógica não deverá pois o sistema fica normalíssimo após o programa ter feito tudo…

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          É estranho, mas eu agradecia que entrasses em contacto comigo de forma a podermos descortinar o que se passa. Como eu apenas tenho uma máquina para testes, é complicadíssimo prever comportamentos nos portáteis espalhados por esse mundo fora. 🙂

          Maila para “batterycaresoftware at gmail”.

  9. Avatar de André Ferreira
    André Ferreira

    Boas, estou com um problema, não me aparece a temperatura do disco…:s

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      É comum nalguns portáteis não ser possível mostrar a info do disco, especialmente nos HP. É um problema conhecido e que vou tentar resolver no futuro.

      1. Avatar de Sim@o
        Sim@o

        Pois o meu é HP. Ontem quando instalei tava a dar bem hoje não está a dar :s não sei o que se passa

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Experimenta ir ás opções -> Avançadas -> Correr no arranque em modo de Administrador.

  10. Avatar de cartoon
    cartoon

    Já é a terceira vez que instalo o programa. Da primeira vez, a única informação que me aparecia era “Battery care is already running” e não passava disso. Voltei a instalar e aí sim, já me apareceu a janela com as informações todas. Mas foi sol de pouca duração porque voltou à aparecer a janela “Battery care is already running”. Desinstalei e pela 3ª vez voltei a instalar, mas continua a aparecer unicamente esta última mensagem…

  11. Avatar de José Pires
    José Pires

    Uso e recomendo.

    Aproveito para dar os parabéns ao programador por esta excelente aplicação.

  12. Avatar de Lucas
    Lucas

    Parabéns pelo software, uso há muito tempo e recomendo, é indispensável

  13. Avatar de Guilherme Aurelio
    Guilherme Aurelio

    Bom programa…

    Mas no meu desktop não funciona muito bem.

  14. Avatar de Jé

    De facto o no meu Desktop tambem nao funciona muit bem, penso que deve ser por ter o gerador de energia ligado ao mesmo. E ele por defeito considera o gerador a bateria, nao percebo!…

    Alguma sugestão?

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Isto é para portáteis! 😀 lol

  15. Avatar de The STK
    The STK

    “Esta ferramenta vem preencher uma das lacunas do Windows, que é o quase desprezo por um dos elementos mais importantes deste aparelho”. Não concordo, se estivermos a falar do Windows 7 existe uma preocupação energética muito grande, é possível configurar tanta coisa… O programa em questão é um addon interessante, já utilizei num toshiba que tive..

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Nessa frase eu refiro-me à possibilidade de consultar valores mais avançados da bateria. Sim o Windows Vista/7 já têm uma gestão bem boa, desenhada pela Toshiba, curiosamente, que é baseada no Toshiba Power Saver.

  16. Avatar de jorge1555
    jorge1555

    eu já tinha instalado mas desisti porque o tempo restante da bateria estava sempre errado.

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Nas opções, marca a opção de usar o cálculo estatístico e deixa descarregar uns 10% e vais ver como o valor é o correcto. Não te fies é no valor mostrado pelo Windows, que flutua mais do que esferovite na água 🙂

  17. Avatar de Hugo
    Hugo

    Awesome…de rei… estou a usar e adorei :p andei a tanto tempo á procura de algo deste género mas é complicado arranjar algo com estas funções e que não se lembre de usar 25-35k só para o manter corrido :p
    congratz e bom trabalho para os próximos updates 😉

  18. Avatar de irlm
    irlm

    boa tarde
    pergunta direta ao srº Filipe Lourenço

    Eu tenho um sony vaio em que o programa diz que tenho de calibrar a bateria, mas como o vaio não tem essa opção pela Bios, pergunto como se pode calibrar a bateria que está com um desgaste de 20%, agradeço resposta, obrigado. (Ivo Magalhães)

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Olá Ivo,

      é simples, quando o programa avisa que é necessário calibrar, aparece um botão na janela principal que diz “Como fazer?” e é redireccionado para aqui:
      http://batterycare.net/guia.html#descTot

      Boa leitura. 🙂

  19. Avatar de cartoon
    cartoon

    Filipe,
    sabes explicar-me porque é que só me aparece uma janela com “Battery care is already running” quando tento aceder ao programa. Já o instalei 3 vezes e continua igual.

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Vê se o ícone não está oculto naquele conjunto de ícones que o Windows 7 tem ocultos.

      1. Avatar de cartoon
        cartoon

        Não está e quando vou a “todos os programas” e clico no icon, aparece-me essa tal mensagem. Na segunda instalação ainda chegou a aparecer as janela com as informações e configurações mas na vez seguinte que iniciei o portátil já não havia nada.

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Faz o seguinte, abre o gestor de tarefas e mata o processo “BatteryCare.exe”, depois tenta correr a ver se aparece. É estranho. Se não resultar, entra em contacto comigo para vermos isso em mais detalhe.

          Maila para “batterycaresoftare at gmail”

          1. Avatar de cartoon
            cartoon

            Liguei agora o portátil e já me aparece a janela com as informações. Vou ver se da próxima vez que o ligar continua a funcionar, caso contrário entro em contacto via mail. Obrigado pela disponibilidade.

  20. Avatar de Diogo Vila Viçosa
    Diogo Vila Viçosa

    Há alguma aplicação parecida para linux?

    Obrigado

  21. Avatar de Jony
    Jony

    <>

    Eu peço desculpa aos utilizadores que gostam desta aplicação e dar os parabéns pela aplicação desenvolvida… Mas até a esta versão, o programa não faz nada a não ser mostrar os ciclos de carga e descarga e dizer quando se deve calibrar a bateria. Contudo… o que realmente interessa é a calibração da bateria nem no HELP diz ou dá uma possibilidade de o fazer…. A minha BIOS tem la a opção de calibrar bateria e as que não têm???como fazem??

    Não vou comentar as opções da leitura das temperaturas que OK é FIXE. MAS FICA AQUI OS PARABÉNS PELO DESENVOLVIDO, EU NÃO O FARIA NEM MELHOR NEM PIOR, simplesmente não é uma “skill” minha

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Como referido no artigo, a calibração automática está planeada para futuras versões.

      Cada coisa no seu tempo. Não faço disto o meu modo de vida (estava bem lixado se o fizesse) e como tal vou desenvolvendo e testando (muito importante) à medida que vou podendo.

      1. Avatar de Jony
        Jony

        sim eu compreendo, mas então talvez tivesses de referir no HELP um modo para fazer a calibração. Porque ter o programa e no fim dizer que temos de calibrar a bateria e não saber-mos como é, é aborrecido. Mas não leves isto como critica de deitar a baixo mas sim como de incentivo… ok?

        PS: não tinha visto que o artigo tinha sido escrito pelo autor do programa lol por isso pensei que fosse uma analise a um software…. e onde os “” tinha la escrito uma citação.

        1. Avatar de Filipe Lourenço

          Jony, como já respondi hoje a um user aqui neste tópico, o programa quando recomenda a calibração, tem na janela principal um botão a dizer “Como fazer?” e que redirecciona para esta página onde é explicado como fazer a calibração:
          http://batterycare.net/guia.html#descTot

          Eu aceito todas as críticas construtivas e bem fundamentadas Jony. 🙂

  22. Avatar de Hugo
    Hugo

    grande cena grande cena (e o que é grande falta nesta aplicação) era quando a bateria chegar aos 100% épa berre, faça popup, qualquer cena que mande mesmo uma chapada ao utilizador…um pequeno balão a dizer “bateria carregada” é muito facilmente ignorado então se tiver uma aplicação fullscreened é que não se vê mesmo :s

    muito honestamente…acho que não lhe falta mais nada :p

  23. Avatar de tdp
    tdp

    tenho aqui uma duvida. como colocamos a hibernar nesses tais 3% se nas opções aquilo aparece em minutos?

  24. Avatar de Clayton
    Clayton

    Programa muito bom! Mas tenho dúvidas: tenho um EEE PC R101D. Junto veio instalado o Super Hybrid Engine da Asus. Instalei o seu programa também. Não é muita coisa para gerenciar a bateria? Windows 7 Starter x Super Hybrid Engine x BatteryCare?

  25. Avatar de Valéria
    Valéria

    tento executar o programa, mas somente aparece a msg: battery care is already running.

    E não abre a interface do programa… o que fazer?