BatteryCare 0.9.7.2

18 Comentários

O BatteryCare é uma aplicação gratuita e nacional, desenvolvida por Filipe Lourenço, que surge numa altura em que se massifica o uso do computador portátil e muitos dos seus utilizadores desconhecem os cuidados a ter na manutenção de um dos seus elementos mais importante, a bateria.

null

Complementar ao guia de utilização da bateria do portátil, disponível no site oficial, o BatteryCare vem fornecer ao utilizador um conjunto de informações que permitem tirar o máximo partido da bateria do seu portátil e fazer com que esta sofra o tratamento adequado. Além disso contribui para uma maior autonomia.

null

Nesta nova versão a possibilidade de troca automática de planos de energia é agora suportada também em Windows XP. O suporte nesta plataforma é muito bem-vindo e era de facto uma necessidade. Os crescentes utilizadores de NetBooks com Windows XP irão com certeza agradecer esta novidade.

Além disso, o programa agora regista todos os ciclos de descarga da bateria, assim é particularmente útil para quem acaba de adquirir um portátil, pois o BatteryCare permite começar a registar os ciclos desde o início.

Nas anteriores versões, quando um computador não fornecia o tempo restante, o programa encarregava-se de o calcular através de um método estatístico onde regista o tempo que demorou a descarregar os últimos 3% e com base na média desses 3 registos estima o tempo restante. Nesta versão essa opção está agora disponível a todos os utilizadores nas opções.

 

Também anteriormente, quando ocorria um erro no programa e este era obrigado a fechar, era mostrada uma caixa de diálogo com os detalhes técnicos do erro e uma frase onde eu pedia para que o utilizador tirasse um printscreen da mensagem e me enviasse via e-mail. Ora este método era bastante rudimentar e então desenvolvi um mecanismo em que o utilizador pode submeter um relatório de erro, onde os detalhes técnicos me são enviados de forma totalmente automática e transparente para o utilizador.

Adicionalmente este pode inserir os seus dados e descrever as circunstâncias em que o erro ocorreu.

Todas as novidades nesta versão:

  • Novos idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Turco e Letão.
  • Novidade: Novo e melhorado sistema de relato de erros.
  • Adicionado suporte para servidor de actualização redundante.
  • Correcção de bug: Aumentado o valor máximo permitido na caixa do valor do ajuste manual dos ciclos de descarga.
  • Correcção de bug: Quando um utilizador confirma uma descarga total, todas as percentagens registadas até esse momento são reinicializadas.
  • Correcção de bug: Corrigida a leitura de temperatura em CPUs Intel de 45nm (Penryn) e em Intel Atom (usados em NetBooks).
  • Correcção de bug: Era mostrada uma mensagem de reinicialização das opções numa primeira instalação do programa.
  • Correcções menores e optimização de performance.

Abaixo as funcionalidades actuais do programa:

  • Monitorização das descargas da bateria
    • O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo.
    • Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total
  • Informação completa da bateria
    • Possibilidade de calcular de forma estatística o tempo restante estimado. Útil para portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria.
    • Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.
  • Informação na área de notificação
    • Em modo de bateria o ícone de notificação mostra o tempo restante e a percentagem da bateria
    • Comutação automática dos planos de energia
    • Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir.
  • Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes
    • Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior) Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos
  • Actualizações automáticas
    • Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente
  • Leve e imperceptível no sistema
    • Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória

Peço a todos os que utilizem o programa que me contactem através do site se detectarem algum problema ou tiverem alguma sugestão.

Acerca do benefício da suspensão de serviços e do tema Aero em Windows Vista:
O serviço SuperFetch em conjunto com o ReadyBoost, no arranque do sistema ou no resumo da hibernação indexa os ficheiros mais usados durante cerca de 2 a 3 minutos. São estes minutos de intensa actividade no disco e processador que no meu caso consomem logo 5% da bateria sem necessidade. Assim, sempre que ligo o portátil e ele está em bateria, os serviços são suspensos e tenho esses 5% preciosos de autonomia.

A desactivação do tema Windows Aero em bateria também contribui para maior autonomia pois retira a carga sobre a placa gráfica que, ainda que esta seja mínima, consome energia.
Em ambos os casos, assim que se liga o portátil à corrente, os serviços são retomados normalmente e o tema Aero é reposto.

Sintam-se livres para fazer o download e espalhar pelos vossos amigos! E apoiem o software nacional!

Um muito obrigado ao Pplware por publicarem o meu trabalho.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: BatteryCare 0.9.7.2 [618.91KB]
Homepage: BatteryCare

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Lourenço

    Aqui está mais uma actualização ao programa mais catita feito em Portugal! 😛 eheh

    Qualquer coisa que corra mal já sabem, agradeço o feedback.

    Abraços

  2. Avatar de lfspaulo
    lfspaulo

    És pouco modesto, és!!! 😛

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Como diz a senhora do leite: “Se eu não gostar de mim… Quem gostará?…”

      lol 😀

  3. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Uma coisa Filipe! 🙂
    Na versão 0.9.7.1, quando clico em “Actualizações” ele mostra-me uma mensagem a dizer que já se encontra na versão mais recente.

    No entanto já existe uma nova.

    De qualquer modo, parabéns! 😉
    Utilizo diariamente, e muitas são as vezes em que vou ver a temperatura do CPU.

    Já me perguntava quando seria lançada a nova versão! 😀

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Epa descobri um bugsito de última hora que não copiava os ficheiros de idiomas novos do updater para a pasta do programa e então tive que desactivar o auto-update para só agora poderem actualizar correctamente. Experimenta agora que já funciona. 🙂

  4. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Tá quase tão bom como o gestor de energia do gnome, agora falta uns gráficositos para o histórico de energia.

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    Adoro este programa.
    Configurei a o Windows para dar aviso aos 25% de fraca e 20% de muito fraca.
    Parece que deixar ir ao 5% é perigoso.
    A minha ideia era, instalar apenas o BatteryCare num sistema operativo, no meu caso XP. Como tenho o Seven noutra partição aproveitava a directoria onde está instalado no Xp e criava um atalho para o ambiente de trabalho do Seven e assim aproveitava a contagem do XP. Será possível realizar esta ideia?!
    Filipe Lourenço parabens pelo programa. No Xp não aparece as carateristicas da bateria. Tenho um Acer 5737Z (E-escola).

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Não é possível porque o programa guarda as definições na pasta %appdata% do sistema em que está a correr. Então se arrancas no Seven, ele cria as definições na pasta do Seven. Se arrancas no XP, cria na pasta do XP.

    2. Avatar de Sky
      Sky

      Mas neste programa não dá para deixar ir a bateria aos 5%. Isso só é possivel através das opções de energia do Win. Ou estou errado?

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        A configuração para deixar ir até aos 5% tem que ser feita através das opções de energia do Windows para já. Mas está pensado ser o programa a tratar da descarga sozinho.

  6. Avatar de Hugo Cura

    Sim Sr.! Apenas no sábado passado fui contratado como beta-tester num netbook e já hoje há novidades para mim! 😀

    Força no projecto, tens todo o meu apoio.
    Abraço

  7. Avatar de Sky
    Sky

    @Filipe Lourenço
    No Windows Vista quando vou às opções avançadas do plano de energia actual e na parte que diz “bateria” e depois “Acção da bateria muito fraca”, não tenho a opção de hibernar apenas SUSPENDER e ENCERRAR.

    Como posso hibernar o sistema aos 5%?
    Cumps

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Podes activar a hibernação abrindo a consola e escrevendo: “powercfg /hibernate on”
      Mas se não quiseres activar a hibernação, podes simplesmente suspender. A fase após a hibernação a essa percentagem durante a calibração é somente para a bateria arrefecer. Com o PC suspenso continua-se a consumir bateria mas é uma coisa mínima, desde que não o deixes a 5% suspenso por mais de 12h não tens problemas. Assim que suspender aos 5%, esperas 2 horitas e depois metes a carregar, como é dito no site.

      ——————
      Já tive que lançar outra versão, já que com a com uma correcção de leitura da temperatura para os Intel de 45nm e Atom, estraguei a leitura dos velhinhos Pentium M! lol 🙂 Mas agora já está tudo bem outra vez!

      1. Avatar de Sky
        Sky

        Fantastico. Rápido e eficaz na resposta. Já está a hibernar.
        E também já está a nova actualização feita 🙂
        Cumps. e continuação de um excelente trabalho

  8. Avatar de PJviana
    PJviana

    Eu sei que é difícil mas quem sabe um dia não funcione também para Linux e de preferência no ubuntu! 😉 Será que funciona bem com o novo processador AMD Athlon L110 que vem no meu netbook? Continuação de um bom trabalho.

  9. Avatar de Bigman46
    Bigman46

    Não foi a versão 0.9.7.3 que saiu hoje?

    Cumps e parabéns pelo bom trabalho.

    1. Avatar de Filipe Lourenço

      Saiu a 0.9.7.2 de manhã, mas depois como eu descobri um bug que foi introduzido com essa versão, apressei-me a lançar uma versão com apenas essa correcção. 🙂

      1. Avatar de Bigman46
        Bigman46

        Esclarecido. Thanks.

        (Que rapidez na resposta!!! 🙂 )