Barrier: Um KVM em software para ter vários PCs com apenas um teclado e rato

26 Comentários

Para quem trabalha diariamente com informática, já se deve ter deparado com uma secretaria cheia de computadores (desktops ou notebooks). Tradicionalmente, necessitamos de um teclado e rato por computador para controlar cada máquina ou então podemos recorrer a um KVM switch.

Para quem tem todas as máquinas ligadas em rede, pode usar o Barrier e controlar todas as máquinas recorrendo apenas a um teclado e a um rato.


Barrier – Um KVM em software…

O Barrier é um software que imita a funcionalidade de um comutador KVM, que permite o uso de um único teclado e rato para controlar vários computadores. Este software barrier faz a função de um comutador KVM através de software, permitindo que o utilizador escolha qual máquina a controlar.

Tal como Synergy+, basicamente o que é necessário, é que todas as máquinas estejam ligadas em rede (LAN). Por exemplo, pode usar este software para controlar o seu PC e o seu mini PC Raspberry.

Características interessantes do software Barrier?

  • É grátis
  • Mover o rato facilmente por todos os computadores
  • Apenas necessita de ligação a LAN
  • Copy e paste entre máquinas
  • Não é necessário carregar em qualquer tecla ou conjunto de teclas (como acontece a quem usa o KVM)
  • Bloqueio do rato para apenas um terminal
  • Disponível para
    • Windows 7, 8, 8.1, e 10
    • MacOS/OS X
    • Linux
    • FreeBSD
    • OpenBSD

O Barrier é um fork do software Symless’s Synergy  e o código fonte está no GitHub. 

Barrier

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Douglas Ferreira
    Douglas Ferreira

    Já tinha usado o Synergy há muitos anos. Na época era gratuito, se me lembro bem; hoje, por saudosismo, resolvi olhar o site e constatei já não existe versão gratuita.

    Era muito bem pensado: configurava informando a posição de cada monitor e ao levar o mouse para além da borda do monitor ele mudava automaticamente de computador. Muito melhor do que aquelas antigas chaves manuais.

    1. Avatar de Pedro Yaroze
      Pedro Yaroze

      Sim, o barrier é exatamente o mesmo conceito.

  2. Avatar de Pedro Yaroze
    Pedro Yaroze

    Já uso há alguns anos. É bom e útil, mas às vezes a coisa corre mal entre plataformas diferentes. Bom artigo!

  3. Avatar de mc
    mc

    Microsoft mouse without borders faz o mesmo

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Mas esse só funciona com Windows. O Barrier e o Synergy funcionam com Windows, Linux e Mac.

    2. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      também tens um bug em que é como se o shift estivesse sempre precionado e para usares um atalho como “m” tenho de fazer shift+m enquanto que no host é só o shift?

      1. Avatar de JPSOC
        JPSOC

        uso o mouse without borders diariamente (estou a usar agora), e sem qualquer bug.

    3. Avatar de Bob
      Bob

      Exclusivo para Windows, de resto, muito bom 🙂

  4. Avatar de Eu
    Eu

    Funciona com teclados e ratos por bluetooth? Não há muita informação na página.

    1. Avatar de DOUGLAS MAGALHAES FERREIRA
      DOUGLAS MAGALHAES FERREIRA

      Provavelmente, já que é um recurso de software. Não importa a forma como o teclado ou mouse se conecta ao “servidor”. O movimento ou as teclas pressionadas são processadas pelo computador principal e o comando é enviado aos clientes vida rede.

    2. Avatar de Pedro Yaroze
      Pedro Yaroze

      Funciona sem qualquer problema.

  5. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Podiam fazer um tutorial como instalar em ambiente Windows.

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      +1
      Também gostava!

  6. Avatar de Orlando
    Orlando

    E o contrário? Um PC + um monitor externo, dois ratos e dois teclados, um a trabalhar pelo PC e outro pelo monitor.
    Ex. Um filho a fazer trabalhos pelo PC e o outro pelo monitor.

    1. Avatar de Pedro Yaroze
      Pedro Yaroze

      Aí precisas de algo tipo isto (USB Over Ethernet):
      https://www.net-usb.com/pt/
      Mas ainda não encontrei nada que fosse gratuito… =\

    2. Avatar de Bob
      Bob

      Há muiiiitos anos, isso era possivel com o XP e alterações de registo.
      Mas a solução não é um KVM.

      Será mais uma máquina com OS que dê para multi users, e usar thin clients.

    3. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Compra um Raspberry Pi e faz acesso remoto ao PC. Apesar de o Raspberry Pi não ter poder de processamento suficiente para o Windows, todo o processamento vai estar no PC. No Raspberry Pi você terá o raspbian rodando um cliente de acesso remoto.

    4. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Compra um Raspberry Pi e faz acesso remoto ao PC. Apesar de o Raspberry Pi não ter poder de processamento suficiente para o Windows, todo o processamento vai estar no PC. No Raspberry Pi você terá o raspbian rodando um cliente de acesso remoto.

  7. Avatar de PedroC
    PedroC

    Eu gostava de ter um por software mas que desse para usar entre um PC ligado por VPN e outro sem VPN (ambos na mesma rede). Alguém conhece? Caso não exista, alguém sabe de uma solução boa e não muito cara por hardware?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      cara estou precisando da mesma solução

  8. Avatar de Duarte Melo
    Duarte Melo

    Uso o InputDirector e nunca me deixou mal.

    1. Avatar de João Batista
      João Batista

      Também comecei a usar o Input Director e até ver sem problemas. É simples e faz aquilo a que se propõe…

  9. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Grande dica!!! Dá-me muito jeito isto. Excelente artigo! Muito obrigado!

  10. Avatar de JPSOC
    JPSOC

    em ambientes Windows: Mouse without borders, da própria microsoft. Funciona tal como descrito, com a vantagem que podemos usar qualquer rato/teclado de qualquer computador para aceder aos demais, basta “ir” com o cursor até ao computador que pretendemos (tal como posicionados na configuração)

  11. Avatar de Nelson Branquinho
    Nelson Branquinho

    Veio na altura certa porque também precisava de algo como isto pois o meu rato bluetooth da logitech também me permite isto mas faltava o rato….

  12. Avatar de MXander
    MXander

    Eu costumava usar o win2vnc (x2vnc em linux) porque é portátil (passível de ser usado sem privilégios de administração / sem ser instalado). Este executável corre na máquina central e as restantes apenas precisam de ter o serviço de VNC a correr. A simplicidade vem com uma limitação: apenas permite dois monitores, um de cada lado.